sexta-feira, 29 de julho de 2011

VENCENDO A SI MESMO



A obra mais importante da criação de Deus é o homem. Nenhum animal, planeta ou obra alguma da criação se assemelha ao homem, a quem Deus dotou de consciência e capacidade para escolher e realizar.
Paradoxalmente, milhares de pessoas vivem em estado de miséria e depreciação, sujeitando-se às mais vis condições sem perceberem a importância de suas vidas e de seus corpos. Muitas se afundam no vício e corrompem suas mentes; outras se entregam ao domínio de demônios ou inferiorizam suas vidas de tal maneiras que não dão a ela nenhum valor. Tais pessoas nunca aprenderam que foram criadas "À imagem e semelhança de Deus" e "Um pouco menores do que os anjos", ou ainda que, na esfera de vida terrestre, são as mais importantes das criaturas.

O primeiro passo para que você possa vencer-se a si mesmo é ter em mente que você é uma pessoas muito importante.
Você é a coroa da criação de Deus e alguém muito especial para Ele. Talvez esteja pensando que seriam assim, não fosse a entrada do pecado no mundo, mas quero lembrar-lhe aquela história que Jesus contou acerca da ovelha perdida. Ele se coloca como um pastor que deixa as noventa e nove ovelhas salvas e vai amorosamente buscar a perdida. Todas as ovelhas são importantes para o pastor, e a mais necessitada encontra em Deus Seu maior interesse.


                                    SEU MAIOR PROBLEMA

Por mais incrível que possa parecer, podemos afirmar que seu maior problema é você mesmo. Há certas coisas que ninguém pode fazer por você. Ninguém pode se arrepender em seu lugar. Muitas vezes o senso de culpa nos ataca e nos deixa frustrados e deprimidos. Temos dificuldades de encarar alguém, de nos relacionarmos com Deus ou de participarmos de alguma coisa, por termos praticado algo desagradável, injusto e imoral. A solução para este problema está em um arrependimento sincero, e só você pode fazer isso, olhando para o seu interior, para dentro de sua própria alma tomando decisões sábias.
Muitas pessoas vivem sofrendo porque os mais terríveis pensamentos lhes ocorrem à mente. Pensam apenas na derrota, no que não vai dar certo, na impossibilidade de realizar determinada coisa e no insucesso. Há quem pense que tudo está perdido, que ninguém é honesto, que tudo é ilusão e que nada é importante. Tais pessoas, é óbvio, tornam-se desiludidas e desesperançadas. Talvez você esteja experimentando algo assim. Ninguém pode abandonar esses temores e esses pensamnetos alienantes por você, procure tirar isso da mente.
Há situações na qual amigos não podem ajudá-lo. Há casos em que nem Deus pode, pois Ele não ajuda ninguém que não quer ser ajudado e não se ajuda a si mesmo. Jesus tornou isso muito claro quando pergunatava às pessoas se elas queriam ser curadas. Não poderia fazer isso por elas se elas se fechassem para o milagre.

O segundo passo para que você possa vencer-se a si mesmo é ficar livre de seus temores, de suas angústias e de sua desilusão. É um passo que só você pode dar. Antes de ir a outras pessoas pedindo ajuda, procure você mesmo dar este passo.
Aprenda que agir é melhor forma de orar.

O começo do livramento de qualquer pessoa está no momento em que ela toma a si mesma e se compele a agir a seu próprio favor. Podemos confiar que Deus fará Sua parte quando começarmos a fazer a nossa.
Porque Deus é fiel a Sua Palavra.


x_3e1c66cc photo x_3e1c66cc_zps06a001ac.gif



sábado, 16 de julho de 2011

COISAS DE DEUS



TUDO O QUE DEUS FAZ É BOM !


Há muito tempo, num Reino distante, havia um Rei que não acreditava na bondade de Deus. Tinha, porém um súdito que sempre lhe lembrava dessa verdade. Em todas situações dizia:

-- Meu Rei, não desanime, porque Deus é bom !
Um dia, o Rei saiu para caçar juntamente com seu súdito, e uma fera da floresta atacou o Rei. O súdito conseguiu matar o animal, porém não evitou que sua majestade perdesse o dedo mínimo da mão direita.
O Rei, furioso pelo que havia acontecido, e sem mostrar agradecimento por ter sua vida salva pelos esforços de seu servo, perguntou a este:

-- E agora, o que você me diz ?
Deus é bom ?
Se Deus fosse bom eu não teria sido atacado, e não teria perdido o meu dedo.
O servo respondeu:

-- Meu Rei, apesar de todas essas coisas, somente posso dizer-lhe que Deus é bom, e que mesmo isso, perder um dedo, é para seu bem !

O Rei indignado com a resposta do súdito, mandou que fosse preso na cela mais fétida do calabouço.

Após algum tempo, o Rei saiu novamente para caçar e aconteceu dele ser atacado, desta vez por uma tribo de índios que vivia na selva. Estes índios eram temidos por todos, pois sabia-se que faziam sacrifícios humanos para seus deuses.

Mal prenderam o rei, passaram a preparar, cheios de júbilo, o ritual do sacrifício. Quando já estava tudo pronto, e o Rei já estava diante do altar, o sacerdote indígena, ao examinar a vítima, observou furioso:

-- Este homem não pode ser sacrificado, pois é defeituoso !
.....Falta-lhe um dedo"

E o Rei foi libertado. Ao voltar para o palácio, muito alegre e aliviado, libertou seu súdito e pediu que viesse em sua presença.
Ao ver o servo, abraçou-o afetuosamente dizendo-lhe:

-- Meu caro, Deus foi realmente bom comigo ! Você já deve estar sabendo que escapei da morte justamente porque não tinha um dos dedos. Mas ainda tenho em meu coração uma grande dúvida:

Se Deus é bom, por que permitiu que você fosse preso da maneira como foi ? .... Logo você, que tanto O defendeu !?
O servo sorriu e disse:

-- Meu Rei, se eu estivesse junto contigo nessa caçada, certamente seria sacrificado em teu lugar, pois não me falta dedo algum !
Deus é bom demais!!!

x_3e1c66cc photo x_3e1c66cc_zps06a001ac.gif



sábado, 9 de julho de 2011

COMO RESOLVER SEUS PROBLEMAS

"Irmã, tenho mais problemas do que toda uma coleção de livros de Matemática",
disse-me certa vez alguém em desespero, e continuou -
"Por causa deles não consigo pensar em nada, não tenho paz e nada dá certo em minha vida. Que devo fazer?"



Certamente, existem milhares de problema que nos assaltam e perturbam nossas vidas. Problemas pessoais, sociais, nacionais e mundiais se misturam e se confundem, exercendo grande influência e colocando pesada carga sobre nós. Vivemos num país politicamente indefinido.
E o que dizer das enchentes que deixam milhares de pessoas desabrigadas, da seca do nordeste e dos flagelados das grandes cidades?
Nossos problemas pessoais quase sempre são reflexos dos problemas sociais, nacionais e mundiais. Será que Deus não está olhando para nós?
Por que as coisas tem de ser assim?

COISAS DOS HOMENS

O que a Bíblia ensina claramente a esse respeito é o seguinte:
"Não havendo sábia direção, cai o povo" (Prov. 11. 14).
O livro de Deus é claro ao afirmar que a queda do povo é causada pela falta de direção sábia daqueles que o governam. O pecado fez com que o homem se corrompesse, e a corrupção é quem faz com que aqueles que estão no governo não cumpram fielmente sua missão.

Quando falo em corrupção, logicamente estou generalizando. Corrupção dos valores, dos princípios básicos da vida, dos objetivos mais sublimes, da moral e do próprio significado da vida são alguns elementos que se enquadram no termo geral.

Deus criou todas as coisas e tudo Lhe pertence, mas Ele as colocou sob os cuidados do homem. Se este conseguisse governar sob a Sua direção, certamente seríamos uma humanidade feliz. Entretanto, o homem se perdeu em seus próprios caminhos, e por isso ficará em apuros até que se converta e encontre seu verdadeiro caminho.
"Tão certo como eu vivo, diz o Senhor Deus, não tenho prazer na morte do perverso, mas em que o perverso se converta do seu caminho e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos caminhos; pois, por que haveis de morrer, ó casa de Israel?" (Ez. 33. 11).

DEUS ESTÁ CONOSCO NOS BONS E MAUS MOMENTOS

Uma das grandes realidades da vida é que Deus está conosco nos bons e maus momentos. O que necessitamos é aprender a confiar nEle. O maior desejo de Deus é o de governar nossas vidas. "Ele, em seu poder, governa eternamente; os Seus olhos vigiam as nações; não se exaltem os rebeldes" (Sl. 66. 7).

Conta-nos uma história que nos dias da República de um certo país, seu embaixador, com grande ansiedade e cheio de temor, não podia conciliar o sono, turbado e apreensivo com a condição em que se achava seu país.

   Um de seus empregados, sábio e idoso, repousava no mesmo aposento.
-- Senhor -- disse o velho ao embaixador -- permite-me fazer-lhe uma pergunta?

-- Perfeitamente.

-- Porventura Deus governou bem o mundo antes de sua existência?

-- Sem dúvida alguma -- foi a resposta do embaixador.

-- Governará Ele bem o mundo após sua ausência? -- perguntou ainda o ancião.

-- Por certo -- respondeu o embaixador.

-- Então não pode o senhor confiar a Ele a direção do mundo enquanto aqui se achar?

   O embaixador, fatigado, virou-se e dormiu.

Embora os problemas existam, precisamos estar cientes de que nossa fonte está em Deus. Todas as coisas do mundo são instáveis. Elas mudam a cada momento, porém Deus não muda. Ele é constante e o que era antigamente o é agora.
Dê uma ocasião a Deus em sua vida. Isso é muito simples de se fazer. Quando se está sentindo uma dor violenta, geralmente se chama o médico, que faz a diagnose do mal e sugere o meio de extirpá-lo; é grande aventura entregar-se nas mãos de outra pessoa; no entanto, o cirurgião obtém sua oportunidade pela confiança que lhe é depositada.
Um viajante pretende chegar a certa hora da noite; pode muito bem tomar um avião que o conduzirá à cidade desejada. Embora não sabia nada de mecânica de aviões, não conheça o piloto nem a rota que irá seguir, embarca no avião confiando inteiramente no piloto, dando-lhe assim ocasião.
Confiamos no médico e no piloto e ambos terão sua oportunidade de fazer alguma coisa por nós. De igual modo, quando nos entregamos nas mãos de Deus, estamos concedendo-Lhe a ocasião que Ele tanto deseja para curar-nos e conduzir-nos a uma bela cidade, ao lugar de descando que desejamos encontrar.
Os problemas que nos afligem são produtos do nosso mau governo. Não devemos colocar Deus em nossos próprios erros. Se uma pessoa em posição de autoridade representa mal a Deus e não O confessa, tem de arcar com as consequências.
Somos propensos demais para o erro. Queremos governar nossas vidas sem o auxílio de Deus, e é por isso que estamos sempre errando e arranjando problemas. Se, entretanto, ao errarmos, reconhecermos imediatamente o erro e clamarmos pela ajuda de Deus Ele certamente nos responderá.

POR QUE COMPLICAR?

Quantas pessoas, por causa de uma dor de cabeça ou um problema qualquer, procuram os centros espíritas, na intenção de terem seus problemas resolvidos? Em todo os casos que conheço, essas pessoas vão buscar lã e saem tosquiadas.
Muitas vezes fico pensando seriamente na facilidade que o diabo tem para atuar nas vidas dessas pessoas. Elas se entregam a ele com a maior ingenuidade. Com pequenas coisas, o astuto enganador consegue atrair as pessoas para suas teias. Por outro lado, medito na dificuldade que encontramos para conduzir alguém a Jesus Cristo. Parece brincadeira, mas é uma grande realidade esta que nós, os que nos dedicamos a pregar o Evangelho, enfrentamos.
As pessoas complicam suas próprias vidas e deixam de confiar no verdadeiro Deus. Por isso nosso país tem problemas, e nossa sociedade, e  nosso povo. Quando conseguirmos olhar para o alto, quando aprendermos a buscar a Deus, então Ele mudará nossa sorte.



x_3e1c66cc photo x_3e1c66cc_zps06a001ac.gif



UM PLANO GRANDIOSO


E porei inimizade entre ti e a mulher e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
Gênesis 3. 15

O homem caiu.

Mas Deus tinha um plano, um plano glorioso, a redenção!
Deus pagou as dívidas das transgressões do homem e o redimiu do domínio de Satanás. Deus tinha um plano para devolver a vida ao homem. O plano de Deus permitiu que a natureza do homem fosse transformada a ponto de voltar à harmonia com a natureza de Deus.

Deus não pôde encobrir as transgressões do homem.
A justiça exigia que fosse paga a penalidade pelo crime do homem. No entanto, o próprio homem nunca teve a capacidade de pagá-la. Logo, uma vez que o homem não poderia salvar a si mesmo, foi necessário que Deus provesse um Redentor.

Tão logo o homem sucumbiu ao domínio de seu inimigo, Satanás.
Deus começou a declarar o Seu plano a respeito dAquele que havia de vir. O redentor, descendente da mulher
( porque fora profetizado que uma mulher daria à luz um filho, sem participação natural), romperia o domínio de Satanás sobre o homem!
Esse Redentor libertaria o homem e "feriria a cabeça da serpente"!

Nas línguas orientais "ferir a cabeça" significa quebrar o domínio de um governante. Quando Deus proferiu aquelas palavras contra Satanás, em Gênesis 3. 15, Satanás acabará de usurpar o domínio destinado ao homem. Deus, porém proclamou esse Descendente maravilhoso. O nosso Senhor e Salvador.

x_3e1c66cc photo x_3e1c66cc_zps06a001ac.gif



sexta-feira, 1 de julho de 2011

ORAÇÃO EFICAZ




Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.
Tiago 5. 16

Jesus, que é justo, tornou-Se sua justiça (I Cor. 1. 30). Sua situação diante de Deus está garantida. Por isso, você pode ficar na presença de Deus como nunca tivesse feito coisa alguma de errado!
Como se você nunca tivesse pecado!
Sem senso de condenação, sem complexo de inferioridade espiritual!
Não é de se admirar que Hebreus 4. 16 diga:
Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.

Quando você tomar conhecimento dessas poderosas verdades espirituais, não precisará correr à procura de outra pessoa para orar por você. Saberá que Deus o Pai e escutará tão rapidamente quanto Ele escuta qualquer outro cristão.
Por que ?
Porque você está em situação tão certa diante de Deus quanto qualquer outro cristão. Deus não ama um membro de Seu corpo mais do que outro.

As pessoas pensam as vezes:
"Se eu conseguisse que Fulano orasse por mim, a sua oração funcionaria. Ele é um verdadeiro homem de Deus". Embora aquele cristão talvez tenha aprendido a usar um pouco melhor aquilo que pertence a ele do que você aprendeu, ele não é mais justo do que você. Deus não atenderá mais rapidamente as orações dele do que as suas.


x_3e1c66cc photo x_3e1c66cc_zps06a001ac.gif



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...