quinta-feira, 22 de setembro de 2011

COMO FICAR POR CIMA DAS LUTAS


Você já experimentou o que significa travar uma tremenda luta na qual não vê as menores condições de vencer?
Já se sentiu como se estivesse no meio do oceano em um bote, enfrentando uma terrível tempestade, sem poder sequer contar com os remos e não sabendo nadar?
Nenhuma situação dessa, só se pode esperar um milagre.
Mas, enquanto o milagre não vem, qual deve ser o nosso comportamento?
Como conviver com a turbulência das ondas e com a força dos ventos querendo nos arrancar do único lugar onde ainda conseguimos nos agarrar?


O BOM ÂNIMO

"No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, porque eu venci o mundo"
João 16. 33

O primeiro grande segredo para ficarmos por cima nas lutas é o bom ânimo. Ter bom ânimo significa ter valor, coragem, resolução, força. Desanimar é o contrário: não ter ou dar valor, não ter coragem, não ter resolução e não ter força.
Há pessoas que não valorizam a vida. Nada para elas tem valor. São pessimistas e por isso mesmo vivem amargando derrotas. Se alguém deseja ser um vencedor, deve primeiramente aprender a dar valor às coisas. Qual é, por exemplo, o valor de uma pessoa?
É incalculável. Entretanto, vemos milhares jogadas por este mundo, na mendicância, na servidão e sendo oprimidas pelos poderosos da Terra. Satanás também oprime as pessoas e as transforma em verdadeiros escravos.
Saiba que sua vida é muito importante para Deus. Valorize-se e busque sua realização maior conforme os propósitos de seu coração. Não se satisfaça com o mínimo; não aceite a derrota e busque alcançar sempre o máximo. Tenha a certeza de que Deus está com você neste negócio. Ele é o pai amoroso, o Criador e o dono de tudo o que existe, e tem prazer em colocar essas coisas a seu alcance.
São grandes os recursos com os quais Deus dotou a criatura humana. O homem possui três componentes extraordinários, que podem realizar prodígios:
o corpo físico, a capacidade mental e a transcendência espiritual. O corpo físico é operado pela mente, que por sua vez é motivada pelo espírito. Na teoria médica convencional, o corpo influencia a mente e o espírito,  e a doença física pode causar sofrimento mental ou espiritual. Na linguagem espiritual, isso acontece de outra forma: a doença espiritual faz a mente agir sobre o corpo, o qual, por sua vez, fica afetado.
De acordo com a Bíblia, a sede do homem está no espírito e, se ele está em sintonia com Deus, está sadio e todas as demais coisas irão bem.
"A fim de que o preceito da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o espírito"
Romanos 8. 4

"O espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e vida"
João 6. 63

Assim, o bom ânimo começa por uma vida espiritual sintonizada em Deus, o que se torna o maior motivo para uma vida vitoriosa. Se o seu espírito está em sintonia com Deus, então nas lutas você ficará sempre por cima. Por mais acirrada que elas sejam, terá a certeza da vitória, e essa certeza o animará a prosseguir.
A falta de sintonia com o Senhor é causa de muitos viverem derrotados. Querem vencer através do corpo e da mente; concentram aí todas as suas forças e não conseguem vencer porque esquecem a parte mais importante.
Valorize sua vida espiritual. Busque constantemente estar em comunhão com Deus. Procure praticar aquilo que O agrada. Sua natureza é divina, logo seus poderes devem refletrir claramente os poderes divinos. Uma vez em sintonia com Deus, tenha coragem para enfrentar as adversidades. Enfrente-as com vigor; reúna suas forças e aplique-as resolutamente na busca da vitória. Nada poderá prevalecer contra você se fizer assim. Jamais diga que "eu não posso" ou "não vou conseguir". Jesus disse que
"tudo é possível ao que crê"
Marcos 9. 23


AS AFLIÇÕES

Muita coisa nos aflige neste mundo. O fato de sermos filhos de Deus não significa que não estejamos sujeitos a elas. 
Aflição é todo tipo de agonia, tribulação, angústia, sofrimento, tristeza, mágoa, ansiedade, pesar, dor, inquietação, padecimento físico, tortura, etc. Jesus disse que no mundo teríamos aflições, mas não afirmou que tais aflições são enviadas por Deus e que devemos nos contentar com elas. Pelo contrário, Ele disse que deveríamos ter bom ânimo em relação a elas. Valor, coragem, resolução e força, em todos os sentidos, devem ser colocados em ação para vencermos as aflições.
As aflições são causadas pelo diabo. Encontramos, é certo, alguns trechos na Bíblia onde homens pensavam que as aflições pelas quais  estavam passando eram enviadas por Deus. A religiosidade popular, ainda em nossos dias, crê dessa forma. Entretanto, a Bíblia apresenta Deus como alguém que livra da aflição.
"Muitas são as aflições dos justos, mas o Senhor de todas os livra"
Salmo 34. 19.
O que vem de Deus é bom, porque Ele é bom, mas o que não e bom certamente vem do diabo, porque ele é mau.


EU VENCI O MUNDO

Esta afirmação de Jesus certamente se transforma num cântico de vitória para aquele que crê.
Se Ele venceu, certamente venceremos, é o que Ele quer dizer. A vitória de Jesus é também a nossa vitória:
"Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crer ser Jesus o Filho de Deus?"
I João 5. 4-5


x_3e1c66cc photo x_3e1c66cc_zps06a001ac.gif



quinta-feira, 15 de setembro de 2011

A QUEM VENCER PRIMEIRO ?



"Pois não é contra a carne e sangue que temos que lutar, mas contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniquidade nas regiões celestes".
Efésios 6. 12

O fato que mais nos chama a atenção quando começamos a ler os Evangelhos é, sem dúvida, a tentação de Jesus. Mal acabou de deixar o rio onde fora batizado por João Batista, foi tentado pelo diabo (Mateus 4. 1-11). É interessante notar que o primeiro combate de Jesus em seu ministério foi com o diabo, o primeiro inimigo a vencer para que pudesse executar Sua obra.

Nossa vida é uma guerra de muitas batalhas. A preparação, o exercício, as armas e a disposição para o combate traduzem a própria vida. Viver é lutar. Quando não temos mais forças para lutar, quando nos consideramos derrotados, então não mais vivemos. Para garantirmos consecutivas vitórias na vida, temos de ganhar a primeira e mais poderosa de todas as batalhas - a batalha "contra as potestades, contra os principados do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniquidade nas regiões celestes". Se não somos vitoriosos nesta batalha, então certamente perderemos as outras. Se garantimos a vitória aí, então seremos vitoriosos nas demais.

Espero que esteja percebendo a grandiosidade desta verdade. Certamente já está entendendo por que milhares de pessoas vivem uma vida de fracasso e derrotas.
A Bíblia não nos deixa dúvidas quanto a isso. Vivemos em um mundo cercado pelas "forças espirituais da maldade". O diabo e seus demônios estão vivos e ativos por toda a parte.

O homem é seu alvo principal. Desejam destruí-lo, arrasá-lo e afastá-lo de Deus. Cada dia me convenço mais de que coisas como miséria, opressão, escravidão, exploração, doenças, vícios e todo mal que acontece aos homens têm sua origem na ação do diabo e dos demônios.

x_3e1c66cc photo x_3e1c66cc_zps06a001ac.gif



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...