sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

VOCÊ TEM ORADO PELOS SEUS INIMIGOS?



Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem.
Mateus 4. 44

O texto de Mateus 5. 38-48 apresenta uma atitude de verdadeira abnegação em favor dos inimigos: ao que lhe bater em um lado da face, ofereça-lhe  também o outro; ao que pleitear por algo, declare-o vencedor; dê auxílio a quem peça; bendiga os que o maldizem; faça bem aos que o odeiam; ore pelos que o maltratam e perseguem.

Segundo muitos comentaristas, esse conceito de amar os inimigos não é encontrado em qualquer outro livro religioso dos mais diversos povos e nações. O nosso Deus, ao estabelecer esse modo de proceder para Seus filhos, queria que nós, por atos como esse, nos assemelhássemos a Ele. Se realmente existe um só Deus e se nós somos o povo escolhido por Ele, não é de admirar que Ele queira fazer que em nós exista a diferença que deve existir entre o santo e o imundo, entre aquele que Lhe serve e aquele que O rejeita. Ele quer que realmente sejamos à Sua imagem e semelhança.


CONTEXTO  HISTÓRICO

A época em que Jesus pregou essa mensagem era muito difícil. O povo judeu encontrava-se politicamente cativo pelos romanos; portanto, estes eram seus maiores inimigos. Havia influência de várias culturas (grega e romana, dentre outras), o que gerava a introdução de novas formas de pensar e de ver a vida, afetando, inclusive, a interpretação da Lei mosaica.

A Lei dizia: Amarás o teu próximo a como a ti mesmo (Lv 19. 18). Mas, quer por inserção dos escribas quando das cópias que faziam da Lei, quer por interpretação dos fariseus (religiosos da época), o mandamento era completa da seguinte forma: e aborrecerás o teu inimigo (Mt 5. 43). Ora, essa orientação não vinha de Deus, não constava na Lei; era uma ação diabólica para manter o povo preso a uma religiosidade que não levava a nada, que não gerava vida, pois sem o cumprimento do mandamento do amor é impossível andar com Deus.

Repare que o texto não diz: "está escrito", o que nos levaria à Lei. Antes, Jesus diz: Ouviste que foi dito (Mt 5. 43). Aquelas palavra (e aborrecerás o teu inimigo) eram ditas pelo povo como se fossem ordenanças de Deus. Então o Senhor Jesus, majestosamente, traz aquela mentira à tona; desmascara Satanás, que penetra sorrateiramente entre o povo de Deus, disseminando suas falsas doutrinas.

Hoje, infelizmente, o mesmo tem acontecido. Há quem não concorde com certas declarações da Palavra e, por isso, começa a criar frases que agradam às pessoas que se acercam delas. Com o passar do tempo, essas frases são aceitas como se fossem parte da Palavra. Mas são apenas tradições que nada tem a ver com a Verdade.

O inimigo continua usando a mesma tática nos dias de hoje.  Às vezes, as pressões são tantas que muitos filhos de Deus se desesperam e começam a tomar atitudes contrárias às orientações da Palavra. É preciso ter muito cuidado, pois os fins jamais justificarão os meios.

Na Idade Média, a Igreja Católica, quando precisava de fundos para suas obras, usava o instituto da venda de indulgências, de maneira que as pessoas que fizessem elevadas doações compravam antecipadamente o perdão para os pecados que viessem a praticar posteriormente, bem como pelos já praticados. Hoje, há líderes que, no desespero de conseguir comprar alguma coisa ou de realizar alguma obra, orientam o povo a que se sacrifique, tirando como exemplo os sacrifícios do Antigo Testamento. De modo criminoso, eles passam por cima das declarações da Palavra de que as bênçãos nos são dadas gratuitamente pela fé. Contra essas aberrações, a Sagrada Escritura nos orienta:

Mas o Espírito expressamente diz que, nos últimos tempos, apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios.
I Timóteo 4. 1

Voltando aos tempos de Jesus, vemos que, naqueles dias, ouvir que era preciso amar os inimigos era como receber uma punhalada pelas costas. "Amar um romano! Impossível!"
Havia revolta pela opressão política; além disso, não podemos nos esquecer de que o judeu, historicamente, era um povo que havia sido um grande conquistador (nos tempos do Antigo Testamento) e, por isso, não estava acostumado a mar os inimigos - traduzidos por qualquer pessoa que não fosse judia. Para um judeu, o próximo da Lei referia-se a um outro judeu, jamais a um gentio (aquele que pertencia à outra nação qualquer).

Se Jesus havia atingido aos falsos religiosos da época ao dizer para amarem os inimigos, agora, com aquela ordem para orar pelos perseguidores Ele atingia diretamente os cristãos, pois estes eram os mais perseguidores, não só pelo judaísmo como também pelos romanos. Estava dizendo ao Seu povo que teriam de orar por aqueles que já os perseguiam por causa do cristianismo.

Nos dias do ministério terreno do Senhor Jesus, as autoridades judaicas estavam decididas a punir qualquer pessoa que declarasse Jesus como o Cristo. Tal fato pode ser claramente visto na passagem em que o cego de nascença foi curado pelo Senhor Jesus.

Os judeus, porém, não creram que ele tivesse sido cego e que agora visse, enquanto não chamaram os pais do que agora via. E perguntaram-lhes, dizendo: É este o vosso filho, que vós dizeis ter nascido cego? Como, pois, vê agora? Seus pais responderam e disseram-lhes: Sabemos que este é nosso filho e que nasceu cego, mas como agora vê não sabemos; ou quem lhe tenha aberto os olhos não sabemos; tem idade; perguntai-lho a ele mesmo, e ele falará por si mesmo. Seus pais disseram isso, porque temiam os judeus, porquanto já os judeus tinham resolvido que, se alguém confessasse ser ele o Cristo, fosse expulso da sinagoga.
João 9. 18-22

Mais tarde, essa perseguição tornou-se muito mais intensa, levando milhares de cristãos às arenas, para serem devorados por leões ou queimados vivos como espetáculo ao povo e ao império.

Muito bem, podemos assim imaginar quão difícil foi aos primeiros discípulos (eles eram judeus) aceitar aquela mensagem do Senhor Jesus; mas e hoje, como ela tem sido vivenciada pelo povo de Deus?


x_3e1c66cc photo x_3e1c66cc_zps06a001ac.gif

A esposa do Discípulo:

sábado, 21 de fevereiro de 2015

A PERSEGUIÇÃO NÃO TERMINOU!




A perseguição não terminou !
Até pouco tempo, em nossa pátria, irmãos nossos pagaram um alto preço por pregar a Verdade. Em alguns países do mundo, a perseguição está tão viva quanto nos dias do Império Romano.

Antes do comunismo ter fim na antiga União Soviética, a perseguição religiosa era tão feroz quanto fora no início da cristandade. Os livros Torturados por amor a Cristo e Cristo em cadeias comunistas, de Richard Wurbrand, revelam o quanto nossos irmãos do Leste europeu sofreram por professar a fé no Senhor Jesus. Eles só venceram porque praticaram ao pé da letra o mandamento do Senhor, orando pelos que os perseguem e amando os inimigos.

Muitos podem dizer: "Ah, eu sinto muito mas essa é a única parte da Bíblia que não consigo pôr em prática". Se esse é o seu pensamento, meu amigo (a), então digo que você não cumpre parte qualquer da Palavra, pois amor ao próximo é a segunda parte em que se resumem todos os mandamentos de Deus - a primeira é amar a Ele sobre todas as coisas.

Essa segunda parte é o ponto de partida para a vida abundante que Ele nos oferece. Certamente, aqueles que não conseguem amar o próximo como a eles próprios jamais poderão se aproximar de Deus para receber qualquer bênção. Amar o próximo, seja ele amigo ou inimigo, da mesma maneira que amamos a nós mesmos é um do melhores modos de mostrar ao diabo que o senhorio dele sobre a nossa vida acabou e que Jesus agora é o nosso autêntico e único Senhor.

O mandamneto de Mateus 5.44 inclui a ordem de orar por aqueles que nos perseguem. Alguém pode declarar que isso já é demais. Não, não é demais. É a medida exata do nosso serviço a Cristo. Lembre-se de que éramos trevas, estávamos debaixo do domínio e direção do maligno. Estávamos longe de deus, mas agora estamos perto. Temos sobre a nossa vida um novo Senhor, cuja essência é amor, e que quer derramar Sua natureza sobre nós, tirando à natureza do nosso antigo senhor.

Não importa o preço a ser pago. Se quisermos ser obedientes e fazer a vontade do nosso Pai, temos de Lhe obedecer, nos assemelhando a Ele, e orar por aqueles que nos perseguem, mentem a nosso respeito ou nos prejudicam. Temos de amá-los, enviando-lhes presentes espirituais, lutando espiritualmente para que sejam libertos das garras do nosso verdadeiro e único inimigo, o diabo.


A ORAÇÃO PELOS QUE NOS PERSEGUEM

A Palavra declara que a oração do justo surte grande efeito.

Orai uns pelos outros, para que sareis; a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.
Tiago 5. 16

Crendo no que o nosso Deus fala a nosso respeito, devemos entrar decididos na batalha de oração para libertar de qualquer envolvimento maligno aquela pessoa que teima em nos perseguir e nos odiar. Quando oramos por aqueles que nos amaldiçoam, estamos abençoando não só a vida deles, mas alargando o nosso próprio caminho, pois o presente do homem alarga-lhe o caminho, e o leva à presença dos grandes ( Prov. 18. 16)

Mas que tipo de oração devemos fazer por aqueles que nos perseguem para que sejam justiçados ou abençoados ?

Seria o mesmo tipo de clamor que fez Elias quando pediu que descesse fogo dos céus sobre os inimigos ?
Afinal, sendo filhos de Deus, temos autoridade para fazer como Elias. Não, nós não somos do mesmo espírito de Elias; somos do Espírito de Cristo.

E os discípulos Tiago e João, vendo isso, disseram:
Senhor, queres que digamos que desça fogo do céu e os consuma, como Elias também fez? Voltando-se, porém, repreendeu-os e disse: Vós não sabeis de que espírito sois. Porque o Filho do Homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las.
Lucas 9. 54-56


Orar pelos inimigos, contudo, não significa que devemos ficar como "bobinhos", chorando diante de Deus para que Ele lhes dê emprego, saúde ou qualquer outra bênção. Isso também deve fazer parte da nossa oração por eles, mas orar pelos nossos inimigos significa ir muito além disso. Devemos chegar diante do trono do nosso Pai para combater os principados, as potestades, os príncipes das trevas deste século, as hostes espirituais da maldade que estão dominando e instigando aquele perseguidor a nos fazer mal. Pois a nossa luta é mais séria do que algumas lágrimas de piedade que derramemos em favor de alguém.

Porque não temos que luatr contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade nos lugares celestiais.
Efésios 6. 12


AS VANTAGENS DE OBEDECER AO SENHOR

Como vimos anteriormente, quando alguém peca contra nós, fica, espiritualmente, sob nossa responsabilidade. Se nós, que somos de Deus não liberarmos, estaremos perdendo a oportunidade de acabar com aquela perseguição. Ele, por ter sido usado contra nós, encontra-se agora em nosso poder.

Àqueles a quem perdoardes os pecados, lhes são perdoados; e, àqueles a quem os retiverdes, lhes são retidos.
João 20. 23

Se usarmos a autoridade que possuímos em o Nome de Jesus, certamente, libertaremos todos aqueles que estão sendo usados pelo diabo para nos prejudicar. Se os libertarmos, acabarão os nossos perseguidores e, por conseguinte, as nossas perseguições cessarão.

Contra as perseguições não adianta orar, importunar o Senhor, pedindo a Ele que as afaste de nós. Tudo que precisamos fazer é usar a autoridade, amarrando a força maligna que está usando a pessoa. Isso é enviar presentes para ela.
Se fizermos isso em o Nome do Senhor Jesus, Ele mesmo fará a obra (João 14. 13).
x_3e1c66cc photo x_3e1c66cc_zps06a001ac.gif



segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

AMAR NOSSOS INIMIGOS: Sacrifício ou Mandamento?



Devemos também combater com todas as nossas forças as hostes infernais que fazem com que as pessoas se tornem inimigas nossas, usando-as para nos prejudicar. Ao fazermos isso, liberamos essas pessoas das garras do inimigo. Elas, então, deixam de ser um meio pelo qual o demônio consegue nos atingir. E mais, ficamos na condição em que o nosso Pai pode nos abençoar, pois é dando que se recebe.

O amor com que devemos amar a todos seres humanos não está restrito só aos amigos. O Senhor nos informa que os nossos inimigos devem receber o nosso amor.

Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem.
Mateus 5. 44

É mandamento. O Senhor nos ordena a que amemos nossos inimigos. Alguém pode dizer:
"Ah, amar os amigos, tudo bem... mas os inimigos! É simplesmente impossível. Eu quero mais é que um raio do céu caia e parta a pessoa em mil pedaços!".
Se você pensa assim, o seu caminho vai ser apertado e difícil!

Seguir a Cristo não significa somente buscar as bênçãos. Há muitas ordenanças que, se não praticadas, nos impedirão de receber tudo o que o nosso Deus tem para nós. Amar os inimigos significa encampá-los com as nossas orações, lutando contra os principados e potestades contra os príncipes das trevas deste século e contra as hostes espirituais da maldade que atuam nas regiões celestes, usando estas pessoas para se nos opor. A Palavra de Deus nos dá a receita completa sobre como amar os inimigos.

Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça.
Romanos 12. 20

Isso é amar o inimigo, não de "boca", mas de fato.
O texto não diz para esperarmos que, num momento de necessidade, o inimigo reconheça que temos razão e clame a nós por ajuda, nos dando, assim, oportunidade de nos vingar, ajudando-o. Não, essa não é a orientação do nosso Deus. A Palavra nos fala para ajudá-lo em amor, sem que ele tenha de se humilhar diante de nós. Lembre-se: quem está lhe fazendo ou intentando fazer o mal, somente está procedendo assim porque o diabo o está usando. E você, que está sofrendo com a ação maligna, é o único que, por ser filho de Deus, pode anular toda a ação maligna na vida daquela pessoa, pois ao procurar fazer algum mal, ela fica "presa" nas mãos da vítima, a quem intentou fazer o mal.

Toda pessoa que quiser ter seus caminhos alargados terá de, obrigatoriamente, fazer o bem àqueles que o perseguem, orando, determinando, lutando espiritualmente. Quem sofre o agravo tem condições de orar, dizendo:
"Deus, essa pessoa que me prejudicou, que está contra mim e quer me arrasar, vai ser abençoada agora mesmo. Em Nome de Jesus, eu tiro do meu coração toda ira, raiva, sentimento ruim a respeito dela e a abençôo nesse momento. Que todas as bênçãos celestiais venham sobre ela. Pai, pela suas ações ela mostra que está perturbada, endemoninhada; ela não sabe o que está fazendo. Por isso, eu, como Teu filho quero vê-la liberta, abençoada e transformada, sendo até mesmo usada nas Tuas mãos. Desse modo, eu vou usar o Teu poder para acabar com o cativeiro do inimigo na vida dessa pessoa. Eu posso fazer isso, pois da Tua plenitude eu tenho recebido; a Tua autoridade me foi conferida, e o Teu Espírito Santo habita em mim. Com ese ato eu, em  o Nome do Senhor Jesus, a liberto. Seja feliz, fulano(a), você está perdoado (a) e abençoado(a).



OS  BENEFÍCIOS  DA  OBEDIÊNCIA

Este é o tipo de procedimento que o Senhor espera que Seus filhos tenham. Esta é uma das melhores obras que podemos fazer para o nosso Deus. Ele deu-nos o exemplo, amando o mundo de tal maneira que deu o Seu único Filho, para morrer por nós lá no Calvário. Quando o cristão ama os seus inimigos, ele está libertando alguém que seria escravizado, para sempre, pelas forças do ódio e, ao mesmo tempo, está alargando seu próprio caminho. Isso é fácil de fazer, basta obedecer ao Senhor.

Ao começar a obedecer a Deus, amando de coração aqueles que se declaram seus inimigos, você começará a desfrutar de vitórias em sua vida. Quando elas começarem a acontecer, a alegria que inundará a sua alma será tanta que você simplesmente adotará esse procedimento como norma na sua vida. O lucro da obediência ao Senhor é tão grande que, quem uma vez obedece, jamais deixa de fazê-lo de novo. Não se esqueça de que aquilo que você pede em o Nome de Jesus Ele próprio Se encarrega de concretizar.

Amar na total acepção dessa palavra, é o modo correto de tratar o seu inimigo e de cumprir o mandamento do Senhor Jesus. Para quem obedece ao Senhor, amando o seu inimigo e enviando para ele presentes, a Palavra do nosso Deus garante.

O presente alarga o caminho de quem o dá.
Provérbios 18. 16
x_3e1c66cc photo x_3e1c66cc_zps06a001ac.gif




segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

EU TENHO UMA NOVA VIDA!





Toda pessoa que veio ao mundo é uma obra do Altíssimo, não importa se nasceu em um país considerado cristão ou não. Deus tem um plano maravilhoso para essa vida e, sem dúvida, irá cumpri-lo se ela escutar o que Ele diz. Desprezar alguém por qualquer motivo é uma afronta ao Criador, pois, como Ser perfeito, o Senhor não criaria ninguém por acaso ou para algum propósito sujo. Ao pregarmos o Evangelho para todas as criaturas, estamos colaborando para que o sonho divino se realize.

Aquele que recebe Jesus como Salvador não o faz por acaso. A sabedoria divina levou essa pessoa a tomar a decisão mais sábia de sua vida. Por meio de um trabalho especial, realizado pelo próprio Deus, o homem é alcançado pela graça divina e, por isso, pode-se dizer o seu valor é altíssimo. Levar alguém ao conhecimento da vontade do Pai e o trabalho mais lucrativo e importante que pode ser feito.

Em ambas as obras, o nascimento natural e o novo nascimento, há glória e majestade do Altíssimo Deus Criador. O Senhor nunca economiza capacidade no que faz. Na criação, ao fazer o homem, o Onipotente usou toda a Sua sabedoria. Na recriação, Ele também não agiu de qualquer modo. Todo novo convertido é feitura de Deus, recriado em Cristo Jesus. Pelo trabalho que o Senhor tem de levar as pessoas à salvação, podemos concluir que somos importantes para Ele.

O Criador de todas as coisas é o Deus justo. Quando o homem pecou, o Altíssimo teve de expulsá-lo de Sua presença. Então, para que voltássemos a ter comunhão com o Pai, Ele teve de enviar seu único Filho, o qual sofreu pelos nossos pecados e morreu em nosso lugar (Gl 1. 3,4). Hoje, não há nada mais a ser feito para que sejamos libertos das opressões e de todo o poder do inimigo. Basta aceitarmos Jesus como Salvador e vivermos de acordo com aquilo que Ele nos orienta elas Escrituras. Para que isso se tornasse real, Deus fez Jesus cumprir toda a justiça a fim de nos dar a salvação.

A justiça que o Altíssimo dispensou para fazer de nós, hoje, membros do Corpo de Cristo permanece para sempre. Mesmo que você tenha-se desviado e feito o que o demônio queria, a justiça de Deus ainda está falando seu nome perante o trono da Gloria.
Aproveite essa bênção e garanta a sua salvação eterna.

Em suas obras há glória e majestade, e a sua justiça permanece para sempre.
Salmo 111. 3

Pai de amor!
Como é lindo saber que tens um plano bom e perfeito para cada ser humano!
Nisso, vejo a importância do Teu chamado para a minha vida.
Sei que preciso ir aos confins do mundo e falar a todos dessa verdade.

Os que aprendem o Teu caminho e o seguem veem o quanto o Senhor é bom. Tu tens preparado para todos os que ouvirem o Evangelho e derem crédito ao Teu Espírito o melhor que o homem jamais poderia ter. A eternidade ao Teu lado será maravilhosa.

Que eu nunca despreze alguém por algum motivo, pois isso feriria o Teu amado e sensível coração. Assim como Tu me alcançaste com a Verdade, outros também precisam ser alcançados. Envia-me para levar todos a provarem o Teu amor.

x_3cebcff8

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...