sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

VOCÊ É AMIGO DE DEUS?




Como é bom ter um amigo fiel, daqueles que a gente sabe que pode confiar em qualquer situação da vida. Seja nos momentos de alegria ou de profunda tristeza, ele está ali, ao seu lado, pronto para te estender a mão. Um amigo verdadeiro é tão especial, que muitas vezes ele é mais íntimo do que um irmão de sangue: 
"Quem tem muitos amigos pode chegar à ruína, mas existe amigo mais apegado que um irmão" (Provérbios 18:24).
O rei Davi é considerado um dos maiores guerreiros da Bíblia, porém, houve um tempo em que ele passou por momentos muito difíceis. Ele e seu exército se preparavam para fugir, porque Absalão, seu filho, tentava matá-lo para tomar o seu trono. A tristeza de Davi foi tão grande que ele chegou a escrever diversos salmos para expressar seus sentimentos.
Contudo, no meio de tanta angústia e solidão, Davi recebeu um presente que dinheiro algum poderia pagar: a fidelidade de um amigo
Veja: "Itai respondeu ao rei: ‘Juro pelo nome do Senhor e por tua vida que onde quer que o rei, meu senhor, esteja, ali estará o seu servo, para viver ou para morrer!’"(2 Samuel 15:21).
Davi permitiu que Itai ficasse em Israel para servir o novo rei, mas aquele homem se recusou a integrar o exército de Absalão e demonstrou fidelidade a Davi. Enquanto muitos abandonariam o amigo e se uniriam ao inimigo por medo de perder a vida, Itai se mostrou pronto a viver e morrer em nome daquela amizade. Ele não tinha obrigação nenhuma com Davi, mas, mesmo assim, escolheu ficar ao lado dele.
Essa história de amizade me faz pensar que Deus quer que sejamos tão fiéis quanto Itai foi a Davi. Ele espera amigos prontos a viver e morrer pela Sua Palavra! Só que esta não é uma tarefa tão fácil. Basta que alguém zombe da nossa cara quando falamos de Deus para nos calarmos, ou então uma provação para questionarmos o poder do Senhor, e uma oferta de prazer momentâneo para nos fazer cair em tentação... Enfim, coisas tão pequenas nos fazem virar as costas para Ele.
Uma das frases que mais gostamos de ouvir é "Deus é fiel", mas nos esquecemos que Ele também nos diz: "Seja fiel até a morte"! (Ap 2:10). 
Você acha justo exigirmos a fidelidade de Deus e o cumprimento de Suas promessas, se nós não somos fiéis a Ele? Eu não acho! Ainda assim, a Bíblia diz que "Se somos infiéis, ele permanece fiel, pois não pode negar-se a si mesmo" (2 Timóteo 2:13).
Essa passagem escrita pelo apóstolo Paulo não quer dizer que podemos ser infiéis e Deus não se importará com isso. Ela mostra que, ainda que falhemos e não consigamos manter a fidelidade; pois somos pecadores, o Senhor se mantém íntegro. Ele nos entende e espera que reconheçamos nossas falhas e nos arrependamos de verdade.
Mais do que isso, temos que ser servos fiéis! Não podemos nos envergonhar da nossa fé, mas defendê-la com a vida ou a morte, se for preciso. Mas não devemos ser fiéis por medo ou obrigação; mas por causa da nossa amizade com Deus. Tem um louvor que eu gosto muito de cantar que diz assim: "Não existe nada melhor do que ser amigo de Deus. Caminhar seguro na luz, desfrutar do seu amor. Ter a paz no coração, viver sempre em comunhão. E assim perceber a grandeza do poder de Jesus meu bom pastor..." Não há nada melhor que isso, então, vamos ser íntimos do Senhor, através da nossa santidade e obediência.

Disse Jesus:
 "Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos. Vocês serão meus amigos, se fizerem o que eu lhes ordeno. Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido" (João 15:13-15).





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...