quarta-feira, 31 de agosto de 2011

FILHOS, UMA BENÇÃO !


Os filhos são uma benção no lar. A Bíblia ensina que eles devem obedecer aos pais. Muitos acham que as crianças devem fazer o que bem entenderem e que elas mesmas é quem deve escolher suas religiões e seus destinos. Uma filosofia diabólica ensina que devemos deixar a criança fazer o que bem entende e chama a isso " deixar a criança liberar seus instintos", ou outras expressões bonitas que encontramos em alguns livros de Psicologia.

A Bíblia ensina que os filhos devem obedecer aos pais e serem ensinados com disciplina:

"E vós pais...criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor."
Efésios 6. 4

"O que retém a vara aborrece a seu filho, mas o que ama, cedo o disciplina."
Provérbios 13. 24

"Castiga a teu filho, enquanto há esperança, mas não te excedas a ponto de matá-lo."
Provérbios 19. 18

Talvez alguém esteja pensando que tal pedagogia era peculiar aos judeus e que hoje não pode mais ser colocada em prática. Queremos esclarecer que não se parte para um filho para castigá-lo ou discipliná-lo simplesmente porque está escrito na Bíblia. Cada criança tem sua personalidade própria e cada uma delas devem ser ensinada de acordo com aquilo que assimila ou aceita. O que a Bíblia deixa claro é que, se for preciso, "a vara não pode ser retida".

Não achamos de bom costume ficar nos extremos. Alguém pode dizer: "Conheço um rapaz que foi criado com severidade e no entanto hoje se transformou em um marginal, enquanto um outro nunca apanhou dos pais e é hoje um médico bem sucedido e amoroso para com a família".
Tais exemplos, por si extremados, não justificam uma ou outra atitude. O castigo e a vara só se usam quando necessário.
A mente juvenil anseia por encontrar a mão e a voz da autoridade, e os pais são os únicos superiores nomeados por Deus para jovem em crescimento. Deus nunca tencionou que os jovens fossem disciplinados pelos tribunais, e, sim, pelos pais. A Bíblia recomenda que criemos nossos filhos no temor e na admoestação do Senhor. O bom relacionamento em família no que se refere a pais e filhos deve encontrar eco no temor do Senhor:

"Corrige o teu filho, e te dará descanso, dará delícias à tua alma."
Provérbios 29. 17

O desentendimento entre pais e filhos se dá, principalmente, quando as exigências dos pais não são coerentes. Toda disciplina deve ser aplicada com espírito de amor. Os pais erram muito quando não dão devido exemplo aos filhos. A Bíblia diz: 

"E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor"
Efésios 6. 4


PAIS, UM EXEMPLO 

Todo pai deseja que seu filho seja semelhante a ele. Os pais, de um modo geral, desejam para os filhos aquilo que desejariam para si próprios. O cristão, como pai ou mãe de família, é um exemplo a ser imitado no lar. Seu relacionamento com a esposa, com os filhos, com os amigos e com a sociedade bem como sua vida íntima devem ser imitados pelos filhos.
Não adianta muito os pais ordenarem que seus filhos levem uma vida santificada, ordenada e regrada, quando eles mesmos não dão o exemplo. Muitas vezes, os programas de televisão e os cuidados com a economia da casa não deixam espaço para uma vida em família onde se possa trocar idéias, aconselhar, etc.

O gosto pela leitura da Bíblia, pela oração, pelos cânticos espirituais e pela participação na igreja, por parte dos pais, certamente influenciará muito a vida de seus filhos. Uma vida de moral exemplar, onde os bons costumes, as boas intenções e os bons exemplos surjam naturalmente da parte dos pais, é o melhor método de ensino a ser aplicado aos filhos.


x_3e1c66cc photo x_3e1c66cc_zps06a001ac.gif




4 comentários:

  1. Such great verses, thanks for sharing.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito de ler este post. Claro, objetivo e bíblico. Gostei demais da sua casa. Passando lá na Rô é que vim conferir aqui.

    Parabéns.

    Abraços sempre muito afetuosos.

    ResponderExcluir
  3. SHALON..OBRIGADAPOR TUDO..VC É UMA PESSOA MARAVILHOSA..COMO FAÇO PRA PEGAR O SELO QUE ME DESTE...MEU E MAIL..andreiakadosh@gmail.com
    me mande seu e mail..assim mando algumas mensagenspra ti...te desejo que seus caminhos sejam sempre cada dia masi ilumidados e que Deus te de sabedoria,graça ,força e supra todas as tuas nescessidades sejam espirituais , materiais e afetivas ...conte comigo sempre...beijos no seu coraçao...Desu te fez pra ser uma luz a iluminar centenas de vidas que jazem na escuridão...PODE APAGAR ESTE COMENTARIO..ATE...

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Estava navegando na net e parei neste blog abençoado. Parabéns pela qualidade dos textos. Certamente voltarei mais vezes.
    Que Deus continue abençoando ricamente este projeto.
    Abraços

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários com os seguintes conteúdos:
- Palavrões;
- Ofensas;
Fique na Paz!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...