quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

CLASSIFICAÇÃO DOS DONS ESPIRITUAIS: Perguntas e Respostas




DONS DE REVELAÇÃO

*O dom da palavra de sabedoria
*O dom da palavra do conhecimento
*O dom de discernimento de espíritos



DONS DE PODER

*O dom da fé
                 *O dom de operações de milagres
  *O dom de cura



DONS DE INSPIRAÇÃO

*O dom de profecia
*O dom de línguas
*O dom de interpretação de línguas




HÁ MUITO SOBRE O ASSUNTO NO NOVO TESTAMENTO?
O tema é bastante discutido na primeira epístola aos Coríntios, nos capítulos 12 e 14, e as referência feitas aos dons espirituais em Romanos e em outras cartas. Na época e que elas foram escritas, os dons do Espírito eram, em geral, exercitados nas Igrejas, a fim de que, devido ao uso, fossem plenamente entendidas.

QUANTOS DONS DO ESPÍRITO EXISTEM?
Há nove, a saber:
A palavra da sabedoria; a palavra do conhecimento; fé; dom de cura; operação de maravilhas; profecia; discernimento de espíritos; diversos tipos de línguas; interpretação de línguas 
(I Coríntios 12. 8-12).

ESSES DONS SÃO ENCONTRADOS TANTO NO ANTIGO TESTAMENTO QUANTO NO NOVO?
Os primeiros sete dons manifestaram-se na realidade no Antigo Testamento, mas os dois últimos, línguas e interpretação, foram dados para a dispensação da Igreja.

POR QUE TIVERAM DE SER ADICIONADOS DOIS DONS AOS SETE?
Quando os filhos de Israel estavam reunidos ao redor do Tabernáculo, o Senhor Se manifestava na coluna de nuvem ou na de fogo, e a evidência sobrenatural era visível a todos no acampamento (Êxodo 13. 21). Hoje, Seu povo está disperso por todo o mundo, então a evidência de Sua presença sobrenatural deve ser pessoal, de casa membro da Igreja, em qualquer lugar.

AS LÍNGUAS CESSARÃO?
QUANDO ISSO OCORRE?
Elas terminarão quando entrarmos na presença do Senhor. No momento, vemos por um vidro embaçado, obscuramente, mas, na ressurreição, veremos face a face, e nossas limitadas profecias e línguas com interpretação não mais serão necessárias.

O DOM DE LÍNGUAS JÁ CESSOU ALGUMA VEZ?
A corrente sobrenatural nunca parou de fluir, embora algumas vezes tenha havido épocas em que uma morte espiritual fez parecer que as fontes da revelação e inspiração tivessem secado completamente. No entanto, as épocas mais sombrias da história da Igreja registraram casos do sobrenatural, o que nos leva a crer que as manifestações sobrenaturais do Espírito sempre estiveram em evidência.

HÁ ALGUMA ORDEM NOS NOVE DONS?
Na realidade, há três grupos, com três dons cada um. 
Os grupos podem ser classificados da seguinte maneira:
1. revelação
2. poder
3. inspiração

QUAIS SÃO OS RESPECTIVOS DONS  DE CADA GRUPO?
* Os dons de revelação são a palavra de sabedoria, a palavra do conhecimento e o discernimento de espíritos.
* Os de poder são fé, maravilhas e curas.
*Os de inspiração são profecia, vários tipos de línguas e interpretação de línguas.

NÃO HÁ REVELAÇÃO NA PROFECIA?
Vamos tratar desse dom detalhadamente quando abordarmos o assunto, mas é suficiente dizer no momento que, no simples dom de profecia em si, não há revelação.

É VERDADE QUE SE ACEITA GERALMENTE QUE PROFECIA E PREDIÇÃO SÃO A MESMA COISA?
Sim, pois o termo profecia é tanto genérico quanto específico; mas, como explicado anteriormente, trataremos desse assunto adiante.

QUAIS SÃO OS DONS MENCIONADOS EM EFÉSIOS 4?
Os de apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres. Estes são os dons ministeriais que o Senhor dá a Sua Igreja (Efésios 4. 11, 12). Esses ministros precisam dos dons do Espírito.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE OS DONS MINISTERIAIS E OS DONS DO ESPÍRITO?
O Senhor Jesus provê ministros dotados espiritualmente para a edificação de Sua Igreja (Efésios 4. 12), e o Espírito Santo provê Suas manifestações a esses ministros para a obra a qual eles foram chamados (Efésios 4. 7).

POR QUE A PALAVRA DIZ ORA HÁ DIVERSIDADE DE DONS, MAS O ESPÍRITO É O MESMO (I Coríntios 12. 4)?
Os apóstolos chama a atenção para o fato de que, embora os dons sejam diferentes uns dos outros, a origem, ou fonte, é a mesma.

ENTÃO NÃO NOVE ESPÍRITOS DE DEUS, MAS UM?
Isso mesmo, Os dons são diversas manifestações do mesmo Espírito. O Espírito Santo se manifesta de nove maneiras diferentes.

QUAL O SIGNIFICADO DE: E HÁ DIVERSIDADE DE OPERAÇÕES, MAS É O MESMO DEUS QUE OPERA TUDO EM TODOS (I Coríntios 12. 6)?
Os dons operam de forma diferente em cada indivíduo. Vejamos por exemplo a operação de maravilhas. Em Elias, estava associada ao manto que ele usava; em Moisés, à vara que ele havia transformado em serpente, e, em Sansão, ao poder miraculoso que era inseparável de seu físico a fim de que ele se tornasse sobrenaturalmente forte quando o Espírito estava sobre ele. Em cada caso, houve manifestação do mesmo dom, embora as realizações tenham sido diversas.

O QUE SIGNIFICA MAS UM SÓ E O MESMO ESPÍRITO OPERA TODAS ESSAS COISAS, REPARTINDO PARTICULARMENTE A CADA UM COMO QUER  (I Coríntios 12. 11)?
O Espírito tem a prerrogativa de conceder os dons que Ele achar mais adequado para cada pessoa. Cabe a nós procurarmos com zelo nos melhores dons do Espírito Santo, e é prerrogativa do Espírito conceder esses dons conforme Sua vontade.

EM I CORÍNTIOS 12. 31, LEMOS QUE DEVEMOS PROCURAR COM ZELO OS MELHORES DONS, MAS O APÓSTOLO IRIA MOSTRAR-NOS UM CAMINHO AINDA MAIS EXCELENTE. QUAL É ESSE CAMINHO AINDA MAIS EXCELENTE?
Buscar o amor de Deus em primeiro lugar e desejar os dons do Espírito a fim de que possamos servir melhor a Deus. A resposta na realidade é dada no capítulo 14, versículo 1 (ARA): 
Segui o amor e procurai, com zelo, os dons espirituais, mas principalmente que profetizeis. Se colocarmos os dons espirituais antes do amor de Deus, cometeremos um erro sério; primeiro e mais importante é o amor de Deus. Aqueles que amam o Senhor procurarão normalmente os dons espirituais, visto que são manifestações do Seu Espírito, concedidos para a Sua glória e engrandecimento de Sua Igreja.

COMO TRATAR CADA DOM, SEPARADAMENTE OU EM GRUPOS?
Parece ser mais simples tratar dos dons um por um. 
Proponho iniciar com a palavra de sabedoria.




PRÓXIMO POST - Perguntas e Respostas sobre:
O DOM DA PALAVRA DE SABEDORIA

Com amor em Cristo Jesus, 
Lúcy Jorge
Serva do Deus Altíssimo







 

15 comentários:

  1. Oi Lucy obrigada pela visita, parabéns pelo lindo blog e com a palavra de Deus aqui é claro que ja fiquei seguindo!!Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Lucy!

    Passando para agradecer sua simpática visita ao meu blog.
    Mto lindo o salmo que postastes lá,obrigada.
    Uma abençoada tarde pra vc.

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada pela sua doce visita. Adorei o salmo que tu postaste no meu blog. Gostei muito dessa postagem. Beijinhos.

    ResponderExcluir
  4. Oie doladinha saudades... um tempão ñ vinha aqui em seu espaço lindo !!! Achei legalzinho e divido com vc!! Jamais desista das pessoas que ama. Jamais desista de ser feliz. Lute sempre pelos seus sonhos. Seja profundamente apaixonado pela vida. Pois a vida é um espetáculo imperdível. Feliz semaninha ..fique com Deus..e tem postagem nova no meu Kitutes da Nadjinha !!beijus

    ResponderExcluir
  5. Passei para te desejar um feliz dia....e quero dizer que amei seu cantinho e ja estou a te seguir....bj linda...www.uanderesuascronicas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Eu simplesmente amei este blog!
    Parabéns!
    Cheiros
    Seguindo-te
    Eu Leilinha

    ResponderExcluir
  7. Obrigada pelo comentário que me deixou... seguirei o seu blog! Cumprimentos celestiais! 

    ResponderExcluir
  8. lindo este blog edificando muito .parabens

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito o esclarecimento sobre os dons esta bem claro detalhado obrigado Deus abénçoe sempre

    ResponderExcluir
  10. A paz de Jesus a todos. Amei essas infiemações preciosas de forma colorida 😍

    ResponderExcluir
  11. Obrigada Lucy pelo que aprendi hoje nessa matéria. Foi um grande mais valia para mim. Chegar até aqui não foi obra do acaso não, mas uma orientação do Espírito Santo. Obrigada mesmo. Que DEUS continue abençoando sua vida e Ministério.

    ResponderExcluir
  12. Agradeço a todos os comentários e louvo a Deus pela vida de cada um. Deus abençoe a todos.

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários com os seguintes conteúdos:
- Palavrões;
- Ofensas;
Fique na Paz!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...