quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

O DOM DA PALAVRA DA SABEDORIA: Perguntas e Respostas


A PALAVRA DA SABEDORIA É UM DOM MUITO IMPORTANTE?
Dos nove dons listados em I Coríntios 12. 8-10, três são de revelação: a palavra da sabedoria, a palavra de conhecimento e o discernimento de espíritos. A palavra da sabedoria é o primeiro desses três dons de revelação, e , de fato, o primeiro na categoria dos dons espirituais, podendo ser considerado, portanto, o maior dos ons do Espírito.

COMO A PALAVRA DA SABEDORIA TEM SIDO DEFINIDA?
Alguns explicam que se trata de um dom natural de sabedoria, santificado para o serviço de Deus. Já que toda sabedoria vem do Senhor, dizem que a consagração de um dom natural torna-se uma manifestação espiritual.

É BOM ESSE ARGUMENTO?
decididamente não. O ponto fraco é que a mesma regra teria de ser aplicada a todos os outros dons também. Dessa forma, o falar em línguas não seria nada mais do que o dom do linguista consagrado a Deus., e os dons de cura seriam o serviço santificado da profissão.

DE QUE OUTRA FORMA A PALAVRA DA SABEDORIA É DEFINIDA?
Sugere-se que ela seja um mergulho profundo nas Escrituras, a habilidade de partilhar corretamente da Palavra da Verdade.

QUAIS SÃO AS OBJEÇÕES A ESSES ARGUMENTOS?
Se permitirmos que essa seja uma interpretação verdadeira da palavra da sabedoria, então cada professor da Bíblia poderia reivindicar esse primeiro e maior dom do Espírito Santo. Seria, então, muito difícil traçar uma linha de demarcação entre o professor da escola dominical, dando sua interpretação da lição, e algum intérprete da Bíblia, com bastante experiência, expondo um estudo profundo de alguma doutrina importante.

JÁ FOI DITO QUE A PALAVRA DA SABEDORIA SERIA A HABILIDADE DE FALAR SABIAMENTE?
Sim, tem sido cogitado, com frequência, que ela seria a habilidade de falar sabiamente; exercitar o juízo, dizer no tempo propício, ou auxiliar aqueles que necessitam de um conselho ou uma admoestação.

QUAL É A OBJEÇÃO PARA TAL EXPLANAÇÃO?
Se essa fosse considerada a interpretação correta da palavra da sabedoria, então o dom estaria mais em evidência do que supúnhamos, pois um grande número de pessoas de Deus é capaz de dar uma palavra de ajuda aos outros. Na verdade, todos nós devemos esta aptos a auxiliar as pessoas com seus problemas espirituais e suas dificuldades.

NÃO SE PODE SUGERIR QUE O DOM DA SABEDORIA TENHA RELAÇÃO COM AS QUESTÕES DE CONFERÊNCIA E SEJA A HABILIDADE DE DIRIGIR AS QUESTÕES DE GRANDES ASSEMBLEIAS DO POVO DE DEUS?
Se for assim, aquele apontado para a posição de liderança teria de possuir a palavra de sabedoria a fim de saber como conduzir bem as conferências. Tal interpretação pareceria limitar a maior e mais importante de todas as manifestações do Espírito; realmente, muitos homens, não nascidos de novo, têm uma notável habilidade em questões administrativas.

COMO DEVERIA SER DEFINIDA A PALAVRA DA SABEDORIA?
Pode ser definida como uma revelação sobrenatural da mente e do propósito de Deus, comunicada pelo Espírito Santo. É a sabedoria divina concedida ao homem. Pode ser designada como o dom da palavra da sabedoria do Senhor. Quando o Altíssimo revela especificamente Seu propósito a alguém, este passa a ter a palavra da sabedoria de Deus.
Completamente à parte desse dom sobrenatural do Espírito Santo, o Altíssimo deseja guiar os cristãos em seus afazeres diários e dar-lhes a sabedoria exigida para qualquer circunstância. Da mesma forma, à parte dos dons de cura, Ele deseja curar o doente.

ENTÃO, NÃO É ALGUMA SABEDORIA GLORIFICADA DO HOMEM?
Não, a palavra da sabedoria é a palavra de divina sabedoria concedida ao homem, exatamente como os dons de cura são a manifestação do poder de cura divina direcionada ao ser humano, e não a habilidade deste de curar por meio da Medicina. Observe que é a palavra da sabedoria, não o dom de sabedoria.

PODE ESCLARECER MELHOR A DIFERENÇA ENTRE A PALAVRA E O DOM?
Talvez possamos tornar esse assunto mais claro com um exemplo. Suponha que um homem desejasse comunicar-se com seu advogado sobre uma importante questão legal. Ele está em dúvida sobre como agir e precisa ser dirigido por alguém dotado de conhecimento profissional; então, ele telefona para o advogado e faz uma consulta. Este, com toda a experiência em questões legais, comunica o sábio rumo que o cliente deve tomar.O advogado não dá sabedoria ao homem, mas concede-lhe a palavra da sabedoria por meio de uma expressão que o guie. Então, o homem fica livre para utilizar a informação e a sabedoria concedidas a ele.

COMO ESSE EXEMPLO PODE SER APLICADO À PALAVRA DA SABEDORIA?
Vamos sugerir, então, que o advogado seja, para o homem no exemplo, o que Deus é para nós na realidade. Estamos perplexos com respeito à determinada situação, por isso, em oração, comunicamo-nos com o Senhor. O Pai, em Sua misericórdia, nos orienta acerca daquela questão. Quando o Altíssimo nos dá uma direção sobre qualquer assunto, Ele nos concede Sua sabedoria ou, pelo menos, a palavra e Sua sabedoria. Deus nos instrui, e, ao seguirmos Suas ordens, temos a manifestação do primeiro e maior dom do Espírito Santo.

HÁ ALGUM EXEMPLO DA PALAVRA DA SABEDORIA NAS ESCRITURAS?
A palavra da sabedoria estava em operação quando Deus deu a Lei para Israel por intermédio de Moisés no monte Sinai. Os filhos de Israel eram governados teocraticamente. Todas as leis e todos os mandamentos deles vinham de Deus. O Senhor comunicava Sua mente e Seu propósito para Moisés, portanto, era pela palavra da sabedoria que Deus dava toda a lei.

O QUE MAIS A PALAVRA DA SABEDORIA REVELA?
A palavra da sabedoria revela o propósito do Altíssimo para o mundo todo, pois não podemos esquecer que Deus governa nos reinos dos homens. Quando o Senhor revela algo de Seu propósito, tal como a destruição de Sodoma e Gomorra, a respeito daquele para quem chega tal revelação pode ser dito que lhe foi concedida a palavra da sabedoria. É por esse dom, portanto, que o Espírito de Deus revela os acontecimentos vindouros acerca do mundo, das nações, cidades ou pessoas.

CONTINUAÇÃO NO PRÓXIMO POST!



x_3cebcff8




 

5 comentários:

  1. oi Lucy
    é sempre edificante ler os seus posts. Que texto soberbo minha amiga. Tem homenagem lá no meu blog http://gracitamensagens.blogspot.com.br/2012/10/parabens-mestre.html
    Beijos com meu carinho
    Gracita

    ResponderExcluir
  2. Prezada irmã Lucy Araujo,

    A paz amada!

    Importante matéria, tão necessária, aos que desejam orientação do Alto.

    Conhecemos que sábio é o que ganha almas, e sábio é o que teme ao Senhor.

    O crente que se envolve com a busca constante por sabedoria, tenta se envolver juntos aos irmãos na busca por4 conselhos, pois, na multidão de conselhos há sabedoria.

    Atuas como em Provérbio 9:9: Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio; ensina o justo e ele aumentará em doutrina.

    Como igreja verdadeira e invisível produziremos resultados com conselhos que residem e enaltecem a Deus, produzidos por uma coração dedicado e envolvido coma santificação diante da responsabilidade diante dos homens e o desejo de ser verdadeiramente uma carta que pode ser lida pelos homens.

    O Senhor seja contigo,

    O menor dos teus irmãos.

    ResponderExcluir
  3. Muito interessantes os textos que tu postas. Estava lendo esse e outros postados anteriormente. São bastante reveladoras e reflexivas. Beijinhos.

    ResponderExcluir
  4. Educador Lucy, Feliz dia dos Professores!

    Apesar das dificuldades existentes na profissão, é gratificante fazer parte da construção do saber de uma outra pessoa.
    Os Educadores Multiplicadores agradecem por sua colaboração e participação no aprendizado dos brasileiros.

    http://www.marquecomx.com.br/
    http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/

    Os Professores/Educadores construíram o passado, executam o presente e projetam o futuro do país!
    Fiquemos na Paz de Deus e até breve.

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários com os seguintes conteúdos:
- Palavrões;
- Ofensas;
Fique na Paz!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...