segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

DOM DE PROFECIA - FINAL




HÁ UM LIMITE PARA O NÚMERO DE MENSAGENS QUE PODEM SER ENTREGUES?
Há limite para tudo neste mundo, e, uma vez que nossas reuniões são limitadas pelo tempo, devemos ser cuidadores para não, tomarmos muito tempo com qualquer um dos aspectos de adoração.

ÀS VEZES, PODEMOS OUVIR SETE OU OITO MENSAGENS , ALGUMAS POR MEIO DE PROFECIA E OUTRAS POR MEIO DE LÍNGUAS POR INTERPRETAÇÃO?
Sim. Além disso, as próprias mensagens são, às vezes, muito longas. Vamos tirar uma lição da vida diária. Suponha, por exemplo, que, quando formos jantar , um só tipo de comida seja fornecido. Digamos que tenhamos, por exemplo, só batatas no nosso prato; sem carne, sem verduras, sem molhos; nada a não ser batatas! Devemos, começar a pensar se o cozinheiro era um dos mais sábios ou se a dispensa estava vazia. O mesmo acontece na nossa reunião. Se tivermos todos profetizando, falando em línguas, pregando ou cantando, deveríamos concluir que faltava sabedoria ao líder. Nossa congregação deve ser instruída nessas questões necessárias.

SOMOS ORDENADOS A BUSCAR OS MELHORES DONS. POR QUE,AINDA ASSIM, PAULO DIZ EM I CORÍNTIOS 12. 29: SÃO TODOS PROFETAS?
Naturalmente, fornecemos a resposta a tal pergunta com uma negativa. Porventura, são todos apóstolos?
A resposta é não. 
São todos profetas? São todos doutores? São todos operadores de milagres? Têm todos o dom de curar? Falam todos diversas línguas? Interpretam todos? 
(I Co 12. 29-30).
A resposta é obviamente negativa. Apesar disso, somos exortados a procurar com zelo os melhores dons.

O QUE SIGNIFICA O VERSÍCULO 31 DE I CORÍNTIOS 14: PORQUE TODOS PODEREIS PROFETIZAR, UNS DEPOIS DOS OUTROS, PARA QUE TODOS APRENDAM TE TODOS SEJAM CONSOLADOS? O NÚMERO NÃO É LIMITADO A DOIS OU TRÊS?
Significa que todos podem ter sua vez no devido andamento, e não a mesma pessoa continuamente. Naturalmente, presumimos que seja a forma que a Igreja de Corinto conduzia suas reuniões, diferente, é claro, da nossa ordem formada hoje, como diz o versículo 26: Que fareis, pois irmãos? Quando vos ajuntais cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação. Sem dúvida, os membros da comunidade contribuíram mais para o serviço do que é de costume hoje.

TEMOS ALGUMA BASE NAS ESCRITURAS PARA UM PROFETA SER COLOCADO EM UMA IGREJA LOCAL? ISTO É, UM PROFETA PODE SER ESTABELECIDO NO OFÍCIO PARA CADA ASSEMBLEIA LOCAL?
Não há nada nas Escrituras que fundamente essa questão.

MAS NÃO ESTÁ NA BÍBLIA QUE DEUS COLOCOU ALGUNS NA IGREJA?
Essa é a Igreja universal. O Senhor não põe em cada igreja local um apóstolo, um profeta e um doutor, mas na Igreja universal, que é o Corpo de Cristo, eles são colocados ou posicionados para o benefício de todos.

POR QUE ALGUMAS PESSOAS PROFETIZAM DETALHADAMENTE, MAS OUTRAS O FAZEM EM POUCAS PALAVRAS?
Devemos também nos perguntar por que alguns dos Salmos são curtos, e outros, longos.

INTERPRETAÇÃO E PROFECIA SÃO CONCEDIDAS, ÀS VEZES, NA PRIMEIRA PESSOA (EU, O SENHOR), O QUE PARECE INDICAR ALGO EQUIVALENTE À INFALIBILIDADE. ISSO É CONTRÁRIO AO ENSINAMENTO DO NOVO TESTAMENTO?
Não há infalibilidade com os dons do Espírito, caso contrário, o apóstolo não instruiria os profetas a deixarem que os outros julguem (I Co 14. 29). A impressão que se tem é a de que não há razão nas Escrituras para uma pessoa, sob a unção do Espírito Santo e movida poderosamente por Deus, não ser usada por Ele para levar Sua mensagem aos outros. Por esse motivo, ocorre a fala em primeira pessoa.

A PROFECIA NAS ESCRITURAS É CONCEDIDA A FIM DE QUE INTERPRETEMOS EVENTOS ANTES QUE ELES SE CUMPRAM. SE, COMO RESULTADO, ALGUÉM FOR CAPAZ DE, CLARAMENTE, PREDIZER COISAS QUE OCORRERÃO, ELE DEVERÁ SER DESIGNADO UM PROFETA?
Uma pessoa que se esforça para descobrir o futuro pelo que está predito na Bíblia não é um profeta, mas um intérprete das Escrituras, um doutor. Um profeta é alguém que dá uma revelação em primeira mãos concernente àquilo que está por vir, a coisa que não estão nas Escrituras. Todavia, o que ele diz sempre estará em harmonia com o Livro Sagrado.

EM I TIMÓTEO 4. 14, APRENDEMOS QUE TIMÓTEO RECEBEU O DOM DE PROFECIA PELA IMPOSIÇÃO DE MÃOS DO PRESBITÉRIO. ESSE É O MÉTODO USUAL DE RECEBER UM DOM?
É evidente que o próprio apóstolo era aquele que, com os outros, impôs suas mãos sobre o jovem Timóteo, e se alguém possuir o poder do Espírito de tão extraordinária maneira como Paulo, naturalmente terá fé para esperar o Senhor conceder algum dom espiritual àqueles sobre os quais ele impõe as mãos. Contudo, se o cristão comum impuser suas mãos sobre outro para recebimento de um dom, isso não significa que aquele que buscar o receberá.

DEUS PODERIA CONCEDER O DOM POR INTERMÉDIO DE UMA PESSOA COMUM?
Com Deus, todas as coisas são possíveis, mas o Senhor geralmente trabalha de acordo com os princípios da sabedoria eterna. Ele poderia ter levantado filhos para Abraão a partir das próprias rochas, mas não ouvimos falar que isso tenha sido feito!

SERIA O DOM DE DISCERNIMENTO PARA O JULGAMENTO DAS PROFECIA 
(I CO 14.29)?
O primeiro e mais seguro caminho de julgamento é pela Bíblia. Está em perfeita harmonia com a Palavra de Deus? Se eles não falarem segundo esta palavra, nunca verão a alva (Is 8. 20b).

O ESPÍRITO SANTO PODERIA INSPIRAR-NOS A USAR PALAVRAS QUE NÃO CONHECEMOS?
Novamente, podemos dizer:
A Deus tudo é possível 
(Mt 19. 26c), 
mas, de maneira geral, o Altíssimo usa um instrumento da maneira como Ele o encontra. Sob a influência do Espírito, ouvimos a pessoa mais comum falar fluente e expressivamente, e seu vocabulário torna-se ampliado, acima do seu discurso normal, mas sempre dentro dos limites do conhecimento dela.

SE ESSE É O CASO, QUEM POSSUI UM GRANDE VOCABULÁRIO SERIA MAIS USADO PELO SENHOR?
Não diríamos "mais usado pelo Senhor", mas mais apreciado pelos homens. O pregador fluente não é sempre o melhor pregador, pois, para dizer a verdade, a excelência do discurso pode chamar a atenção mais para o próprio discurso do que para a mensagem.

ENTÃO, O DOM DE DISCERNIMENTO NÃO TEM NADA A VER COM O JULGAMENTO DAS MENSAGENS PROFÉTICAS?
Não. Poderia parecer que o discernimento de espíritos não tem absolutamente nada a ver com o julgamento de mensagens proféticas, mas pode ajudar com o discernimento do próprio profeta; se ele fosse falso, poderia ser exposto por alguém com o dom de discernimento de espíritos.

ENTÃO, PROFECIA, EMBORA UM SIMPLES DOM DE INSPIRAÇÃO, DEVERIA SER DESEJADA?
Definitivamente, somos exortados a desejar esse dom inspirativo; quão livre e espontâneo ele é, edificando, exortando e confortando o povo de Deus com mensagens do Céu, ungidas pelo Espírito Santo. Esse dom inspirará as reuniões do povo do Senhor e abençoará cada membro individualmente na sua adoração ao Pai.

O dom profético possui o frescor de uma brisa fria em um dia abafado, o avigoramento de um vento que varre amplas extensões de terrenos pantanoso, a alegria do ar trazido pelos vastos oceanos. A inspiração fará com que as mais profundas cordas na alma do ouvinte vibrem como resposta a uma doce música, ou o farão reverenciar e escutar em êxtase a sua autoridade forte e graciosa.

Sob a unção do dom profético, a pessoa pode falar diretamente com Deus - sua alma emanando a mais profunda devoção; talvez ele esteja alegrando-se diante de Deus, glorificando-O nos livramentos, ou magnificando a misericórdia que o Senhor revelou abundantemente . Ela pode, ainda, estar afligida possivelmente no Espírito, sobre o pecado e a dureza do coração dos homens, com uma tristeza e profunda solenidade que o Céu sozinho pode inspirar.

Eis aqui o dom que pode abrir os portais para as outras manifestações e encorajar o possuidor a buscar maiores dons de revelação. Esse é o dom que todos devem desejar, o qual irá propagar sua simples inspiração, assim como as flores espalham suas fragrâncias. 
Siga o amor, exorte o apóstolo e deseje dons espirituais, mas preferivelmente, profetize.



PRÓXIMO POST:
O DOM DE DISCERNIMENTO DE ESPÍRITOS
Perguntas e Respostas




x_3cebcff8

 

3 comentários:

  1. Olá Querida tudo bem?.

    O que gostaria de te falar é um forma de ganhos com divulgação em site gratuito... isso pode mudar a minha vida, a sua vida e a de nossas família.

    Estou desenvolvendo projeto que me apresentaram, e gostaria que o você desse a maior atenção, pois esta mudando a minha vida e de muita gente... conheci em uma igreja evangélica e conheci também vários pastores que estão desenvolvendo.

    Os próximos e-mail vão falar claramente, pesquise, mais pergunte para que esta divulgando.

    Tenho certeza que se você entender o que eu entendi sua vida vai mudar bastante.

    E tenho certeza que poderá ajudar muitas pessoas, assim como eu estou ajudando.

    Caso queira saber mais o meu e-mail: salvianonovotempo@hotmail.com

    Abraço e Deus abençoe.

    Salviano Adão

    http://www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com.br/

    Me envie o seu e-mail que te mando o material.

    salvianonovotempo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Hola, tienes un blog muy interesante gracias por dejarme tu huella para llegar aquí,no soy fanática de ninguna religión en especial creo en dios por sobre todas las cosas, me importan las personas sin importar sus creencias religiosas ni políticas, para mi todos los seres vivos son importantes cada uno es especial.

    Un abrazo feliz fin de semana.

    ResponderExcluir
  3. Enjoy your weekend, be blessed.

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários com os seguintes conteúdos:
- Palavrões;
- Ofensas;
Fique na Paz!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...