quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

O DOM DA PALAVRA DO CONHECIMENTO - PARTE 2




QUAL O VALOR DO DOM DA PALAVRA DO CONHECIMENTO?
Bem, primeiro, é para glorificar o Senhor, assim como o são todos os dons. Ele nos tem dado Seu Espírito para que Ele possa manifestar por nosso intermédio Sua glória e Seu poder. Por meio da palavra do conhecimento, Deus tem-Se agradado em nos conceder uma maravilhosa revelação de Sua absoluta soberania. Em Isaías 44. 6, lemos: Assim diz  o SENHOR, Rei de Israel e seu Redentor, o SENHOR dos Exércitos: Eu sou o primeiro e eu sou o último, e fora de mim não há Deus. Somente um poderia revelar tamanho fato maravilhoso, e é o próprio Senhor. A onisciência é necessária para essa declaração, para todo o Universo ter de ser esquadrinhado, e um tempo incomensurável teria de ser revisto. Por isso, o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo habita sozinho em todo o Universo, e não há outro Deus em toda a eternidade. Se o Senhor não Se tivesse agradado em revelar esse estupendo fato, não haveria meios humanos de apurá-lo.

PODE SER DITO, ENTÃO, QUE A PALAVRA DO CONHECIMENTO É A REVELAÇÃO DE FATOS VINDOS DE DEUS PARA NÓS DE FORMA SOBRENATURAL, E, DE OUTRA MANEIRA NÃO PODERÍAMOS CONHECÊ-LA?
Sim. Ela é a revelação sobrenatural do conhecimento divino a nós, comunicada por intermédio do Espírito Santo. Não devemos saber nada sobre a natureza de Deus a menos que ela nos fosse revelada. Nem teríamos saberíamos acerca da queda do querubim ungido, tal como o profeta Ezequiel revela no capítulo 28 do seu livro quando, em linguagem metafórica, ele toca no profundo mistério da origem da iniquidade. Essas extraordinárias revelações vieram por meio da palavra do conhecimento.

A PALAVRA DO CONHECIMENTO TEM ALGUMA OUTRA FUNÇÃO IMPORTANTE?
Ela também é um sinal que deixou Natanael maravilhado quando o Senhor lhe disse: Antes que Filipe te chamaste, te vi eu estando tu debaixo da figueira (Jo 1. 48d). Além disso, tem condições de nos direcionar, a fim de localizarmos uma pessoa perdida, a exemplo de Saul, que, no dia de sua coroação, escondeu-se em uma graciosa humildade, que caracterizou seus primeiros dias, mas, infelizmente, foi perdida mais tarde. A palavra do conhecimento direcionou divinamente Ananias para uma casa na rua chamada Direita, onde o convertido Saulo de Tarso estava orando (At 9. 11). Ela pode também expor algum sério pecado secreto, como no caso da mulher em Samaria.

A PALAVRA DO CONHECIMENTO É MANIFESTADA POR MEIO DE UM DOS CINCO OFÍCIOS MINISTERIAIS?
É manifestada mais particularmente por meio do ofício de profeta, que é o vidente, o qual, necessariamente, possui dons de revelação; do contrário, não profetizaria.
No entanto, é possível uma pessoa não estar no ofício de profeta, mas ter a palavra de conhecimento para ajudá-la de forma específica.

COMO DEVEMOS INTERPRETAR A HABILIDADE DE UMA PESSOA QUE, SENDO INTERPELADA COM PERGUNTAS EM ENCONTROS PÚBLICOS, RESPONDE COM MUITA INTELIGÊNCIA?
Isso parece ser uma palavra dita de forma conveniente. Alguém bom em réplica pode responder rapidamente e bem.

SUPONHA QUE O HOMEM NUNCA TENHA PENSADO NO ASSUNTO, E A RESPOSTA PARECIA TER VINDO DE DEUS?
Se a resposta que ele recebeu estiver associada a alguma revelação sobrenatural, então é do Senhor, é a palavra do conhecimento. No entanto, se for somente uma declaração muitíssimo inteligente, então, por mais inteligente que seja, não é o do conhecimento. Para ser o do conhecimento, deve ser sobrenatural. O elemento do sobrenatural deve estar sempre evidente.

COMO PODEMOS DISTINGUIR ENTRE RESPOSTA INTELIGENTE E A SOBRENATURAL?
Quando uma pessoa declara algo que está de acordo com fatos sobre os quais ela não tenha sabido previamente, podemos concluir que tal conhecimento foi dado a ela de forma sobrenatural - nesse caso, é palavra do conhecimento.

UMA VIDA SANTIFICADA NÃO NECESSARIAMENTE PRODUZ OS DONS DO ESPÍRITO?
Não há uma sequência natural entre fruto e os dons do Espírito. Os dons do Espírito são distintos do fruto. Uma vida santificada não necessariamente terá os dons do Espírito, embora esse estilo de vida seja o melhor alicerce possível para a manifestações espirituais.
Consideremos um exemplo bíblico. Rebeca, a qual foi tirar água da fonte, levava uma vida pura. Era virgem, e, sem dúvida, um bom número de mulheres da sua idade daquele tempo o era (Gn 24. 15,16). Ela recebeu aqueles belos presentes de Eleazar - enviados por Isaque - não porque levava uma vida limpa, mas porque ela era a escolhida para ser sua noiva (Gn 24. 22).
Ela tinha um viver santificado na época e deve ter continuado em sua pureza sem receber qualquer dom.

ENTÃO, NOSSA RECEPÇÃO DOS DONS DEPENDE DA SOBERANIA ESCOLHA DE DEUS?
Exortamos as pessoas a procurarem com zelo os melhores dons (I Co 12. 31); todavia, é prerrogativa do Espírito reparti-los particularmente conforme Ele deseja 
(I Co 12. 11).

O QUE HOUVE QUANDO FILIPE FOI ORDENADO PARA IR A GAZA (AT 8.26), E O ESPÍRITO DISSE: CHEGA-TE E AJUNTA-TE A ESSE CARRO (AT 8. 29B)?
Quando o Espírito disse a Filipe que fosse a Gaza, Ele lhe revelava Seu propósito. Era a mente de Deus para Filipe, que seria a palavra da sabedoria. Quando ele obedeceu, fez a vontade de Deus e cumpriu o plano do Senhor; portanto, ele seguiu a palavra da sabedoria divina.

A OCASIÃO EM QUE FALARAM A ELIAS SOBRE AQUELES QUE NÃO ADORARAM BAAL EVIDENCIA ESSE DOM?
Como dito, isso realmente constitui uma manifestação da palavra do conhecimento, pois foi revelada para ele diretamente pelo Espírito de Deus, que, sozinho, poderia comunicar aquele fato. Ele deve, então, ter tido a palavra do conhecimento.

PODE-SE DIZER QUE UMA PESSOA POSSUI O DOM QUANDO MANIFESTA A PALAVRA DO CONHECIMENTO UMA VEZ?
Conclui-se que, se uma árvore produz uma maçã, ela pode, se continuar saudável, produzir mais maçãs. Da mesma maneira, uma vez que uma pessoa manifesta um dom, ela deve ser capaz de manifestá-lo outra vez, de forma ainda maior. Se tal indivíduo já falou em línguas, ele deve ser capaz de fazê-lo novamente.

UMA PESSOA COM UMA BOA EDUCAÇÃO ESTÁ MAIS QUALIFICADA A RECEBER A PALAVRA DO CONHECIMENTO DO QUE ALGUÉM QUE NÃO ESTUDOU?
Não. Um indivíduo não está mais bem-posicionada por causa do seu nível educacional para receber o dom da palavra do conhecimento, senão o médico estaria mais qualificado a receber os dons de cura, ou o linguista, os dons de línguas. A experiência mostra que aqueles com habilidades em idiomas costumam ser os últimos a receberem o dom de línguas, e os que possuem uma inclinação médica apresentam uma grande dificuldade em crer para receber os dons de cura. Logo, os que possuem mais instrução podem facilmente tropeçar na simplicidade do dom da palavra do conhecimento. Para a manifestação dos dons espirituais, exige-se uma dependência completa de Deus.


PRÓXIMO POST:
O DOM DA PALAVRA DO CONHECIMENTO
Perguntas e Respostas
FINAL



x_3cebcff8






 

18 comentários:

  1. Passandfo para contemplar sua postagem sempre tão edificante, então se me permite deixo um pequeno recadinho para as pessoas que ainda não sabem como e nem tem imaginação do que possa ser um verdadeiro amigo.
    " O verdadeiro companheiro está amando o tempo todo e é um irmão nascido para quando há aflição" Provérbios 17:17
    Este princípio faz com que refletirmos no que faz de alguém um bom amigo?
    Que sua semana seja abençoada.
    Nicinha

    ResponderExcluir
  2. Olá amada, fiquei muito feliz por ter visitado meu blog http://melhore-se.blogspot.com.br/ e ter gostado, e me alegrei ainda mais ao visitar o seu e contemplar Deus em tua vida, teus conhecimentos em Sua Palavra e sua experiencia em blog, pois este é lindo, maravilhoso, profissional e tem chego aos corações de muitos. Deus continue te usando com toda graça e unção. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem agradece seu carinho sou Eu.
      Feliz daquele que reconhece a necessidade espiritual, feliz daquele que aceita seu semelhante como ele é e procura amparar de forma humilde de acordo com a vontade de nosso criador.
      Conte sempre comigo e os amigos da Perseverança, bjs no seu coração e volte sempre por lá.
      Nicinha

      Excluir
  3. Realmente... Deus não requer de nós posição social para nos conceder seus dons, Ele quer nossa humildade e disposição para servi-lo. É de muita sabedoria sua postagem! Estou iniciando meu blog que, tem como objetivo semear a palavra de Deus. Te deixo o convite para conhecê-lo. Se tiver um tempinho, claro. Será gratificante tua presença. FIQUE NA PAZ DE CRISTO!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Obrigado por sua visita e seu comentario, infelizmente só pude retribuir agora. rs
    Vou seguir seu blog!!!

    Deus lhe abençoe sempre.



    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Quem caminha sozinho pode ate chegar mais rápido,
    mas aquele que vai acompanhado de amigos,
    com certeza chegara mais longe.
    Eu tenho certeza a amizade é tudo em nossas vidas
    mesmo na falta de tempo não posso ,
    não quero ficar sem deixar pelo menos um carinho a você.
    Linda semana paz e luz.
    Deus abençoe você hoje e sempre beijos no coração,Evanir.

    ResponderExcluir
  6. Vim retribuir a visita! E dizer-te que amei o teu comentário em meu Blog!

    Como é bom, podermos falar da palavra de Cristo, pois nos unimos cada vez mais!

    Já estou seguindo teu blog, devido ser edificante!

    Infelizmente, meu blog está com problemas em meus seguidores, não estou conseguindo arrumar e por isso estou deixando de ter mais seguidores!

    Te desejo semana tri abençoada! E que o Senhor esteja com Suas mãos voltadas para ti e família, protegendo-os e abençoando-os!

    Com carinho!
    Prof Gi

    ResponderExcluir
  7. A Paz irmã, Glória a Deus pelo seu blog.
    A palavra do Senhor nos diz que ele OCULTA O CONHECIMENTO DOS SÁBIOS E OS DÁ AOS PEQUENINOS.Os dons espirituais são derramados independentemente da formação acadêmica do crente, contudo tem um aspecto importante que deve ser dito. O Senhor Yeshua nos diz que se nós não recebermos o Reino de Deus como uma criança de modo nenhum entraremos nele(Marcos Cap 10 vers 15). Isso significa receber a palavra de Deus e viver com pureza de coração o Evangelho, e mais, repare que para uma criança tudo o que ela recebe é algo novo, que ela procura aprender sem nenhum preconceito. Muitas vezes nós chegamos a ficar blindados à voz do Espírito Santo por achar que já sabemos de tudo, por enraizar doutrinas humanas na nossa fé. Já ouvi muitos cristãos sinceros me dizerem: MAS O FULANO DE TAL EXPLICOU ASSIM, dai eu pergunto: sim meu irmão, mas a palavra de Deus nos ensina outra coisa, ai vem sempre a mesma resposta: SE ESTÁ ASSIM NA BÍBLIA NÃO SEI, O QUE SEI É QUE O PASTOR FULANO DE TAL DISSE QUE ERA DE OUTRO JEITO E PRONTO! portanto meus amados se nós não tivermos humildade de nos alimentar exclusivamente na palavra de Deus, certamente o número de heresias só tende a aumentar e o caminho da verdade será mais e mais infamado( blasfemado) conforme o apóstolo Pedro ja advertia (2 Pedro 2.2).
    Então meus irmãos vamos procurar viver na simplicidade do evangelho, buscando o conhecimento apenas através do Espírito Santo! Fiquem na Paz de Yeshua

    ResponderExcluir
  8. Oi amiga, o conhecimento e algo necessáro na nossa vida porque com ele podemos falar sobre um assunto que conhecemos e ensinar a alguém sobre determinado assunto.
    Tenha uma ótima semana, bjs.

    ResponderExcluir
  9. O Prêmio Dardos foi criado pelo escritor espanhol Alberto Zambade.
    Cada ganhador do selo deve continuar a fazer premiação (se quiser, é claro) aos blogs que por ele considerar merecedor,seguindo as regras a pedido do criador do selo:
    1. Exibir a imagem do selo em seu blog.
    2. Linkar o blog pelo qual recebeu a indicação.
    3. Escolher outros quinze blogs a quem entregar o prêmio dardos.
    4. Avisar os escolhidos.
    5.é só copiar o selo no meu blog.

    ResponderExcluir
  10. oi flor
    passando para deixar um carinho desejado um ótimo fim de tarde
    beijosss
    :D
    http://priballeste.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Amiga, paso para agradecer las hermosas palabras y deseos que dejaste en mi Jardín.
    Bendiciones para vos también.


    besos!

    ResponderExcluir
  12. Olá, aqui é o Pedro Henrique do Blog Alma Missionária! Obrigado pela sua visita! Continue nos visitando, e muito bom o seu blog, belas mensagens.

    ResponderExcluir
  13. A paaaz! tudo bom? Agradeço muito pela visita em meu blog, que Deus abençoe poderosamente sua vida desde já. Blog abençoado (:
    que continue crescendo e alcançando muitas, e muitas almas para o Reino de Deus! Paz,
    visite sempre que quiser.
    e já lhe sigo *-*

    ResponderExcluir
  14. Lucy, bela reflexão, vim aqui e aproveito para lhe parabenizar pelo blog. Deus te abençoe, sempre q puder visita o meu e deixa um comentário. Terei a honra de publica-lo. Bom feriado na Paz de Cristo. A Paz q excede todo entendimento.

    ResponderExcluir
  15. Tank you for passing by!
    I appreciate your lovely gift left at my blog.

    I wish you a wonderful wednesday.
    Warm greetings
    from cumulus

    ResponderExcluir
  16. Belissima reflexão, edificante, é muito importante podermos crescer no conhecimento da Palavra do Senhor, que Deus lhe abençõe!!!
    E a mão do SENHOR estava sobre mim ali, e ele me disse: Levanta-te, e sai ao vale, e ali falarei contigo. Ezequiel 3:22

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários com os seguintes conteúdos:
- Palavrões;
- Ofensas;
Fique na Paz!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...