Ao estudarmos a Palavra de Deus, descobrimos que o Senhor tem muita coisa a dizer a respeito do cuidado com a família.
Pessoalmente, creio que a Bíblia ensina que devemos cuidar da nossa família em primeiro lugar -
antes das demais obrigações.
Por exemplo, lemos em I Timóteo 5.8:
antes das demais obrigações.
Por exemplo, lemos em I Timóteo 5.8:
Mas, se alguém não tem cuidado dos seus e principalmente dos da sua família, negou a fé e é pior do que o infiel.
Entretanto, ter cuidado com a família envolve mais do que meramente fornecer alimento, abrigo e roupa; significa, também, dedicar amor, disciplina e tempo aos familiares. Lembre-se: os filhos não aprendem apenas a partir das palavras que os pais proferem, mas das ações e atitudes deles. E, é claro, não aprenderão se os pais forem ausentes!
FILHOS DE CRISTÃOS
Muitos cristãos têm filhos inseguros, porque, simplesmente, dão prioridade a tantas outras coisas e deixam os filhos de lado. Pode ser que você leve milhões de pessoas a Cristo, mas isso não valerá coisa alguma se perder as três ou quatro almas que estão em sua casa. Segundo a Palavra de Deus, nossa primeira responsabilidade é com nossos filhos.
A Bíblia diz:
Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele
(Pv 22.6).
Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele
(Pv 22.6).
Outra coisa importante a se ter em mente é: não fale negativamente, na frente das crianças, a respeito das igrejas que você tem visitado, das conferências que tem realizado ou dos problemas de outros pregadores. Quem faz isso dá aos filhos uma ideia errônea de pessoas e lugares. As palavras que proferir em casa poderão voltar para atormentá-lo!
Os filhos refletirão o modo de você pensar e dirão aquilo que você diz.
Por amor aos filhos, é importante manter diante deles a ideia de que os pastores são pessoas excelentes. Se ensinar às crianças corretamente, posteriormente, terão a capacidade de lidar com certas verdades quando se depararem com elas.
POR QUE MUITOS FILHOS DE PREGADORES SE DESVIAM
Já conheci muitos filhos de pregadores que, hoje, não são cristãos nem frequentam uma igreja.
Por que?
Porque o pai deles sempre estava demasiadamente preocupado com João Almeida, Kátia do Amaral e Carlos Rocha, membros da igreja, e não podia nem mesmo lhes dizer um bom-dia. Por causa disso, os filhos ficaram amargurados e ressentidos, e viraram as costas para os assuntos relacionados ao Senhor.
A RESPONSABILIDADE É SUA
Creio que a Palavra de Deus ensina que o pregador tem sua esposa e seus filhos como sua primeira responsabilidade, mesmo acima do seu ministério. Aquelas crianças não pediram que nascessem. Você e seu cônjuge as fizeram nascer neste mundo, e Deus lhes disse que têm a responsabilidade de criá-las nos caminhos da retidão e da religião.
Essa responsabilidade não recai na babá, na avó, nem na tia. Não importa quanto as outras pessoas amem seus filhos, elas não lhes podem dar aquilo que só você é capaz de conceder-lhes.
Já veio a hora de reconhecermos que o Senhor não quer que fujamos das nossas responsabilidades por fora. Em alguns momentos, a vocação precisa vir em primeiro lugar, e a família, em segundo - mas não todas as vezes. Deixe aquele carrossel ir girando, a fim de que a família possa ficar em cima na próxima ocasião. Aprenda a permitir que haja uma rotação natural: a vocação, a esposa e os filhos, todos centralizados em derredor de Deus.
Então, você descobrirá que está experimentando uma vida feliz e bem equilibrada na família, e sua vocação terá equilíbrio. Isso não acontecerá, porém, sem esforço, lágrimas e dedicação da sua parte.
A HARMONIA
Quando você aprender a estabelecer a harmonia entre sua vocação e sua vida familiar, descobrirá que seu viver fica bem equilibrado. Sua vocação, sua esposa e seus filhos farão uma rotação natural, todos centralizados ao redor de Deus.
Os filhos verão que você está experimentando a vida cristã - em vez de dizer uma coisa e praticar outra. E, embora seja necessário dedicar-se muito para alcançar um modo de vida assim, você descobrira que seu viver se tornará belo à medida que aprender a manter o equilíbrio apropriado entre sua vida familiar e seu chamado divino ao ministério.
Próximo post:
CERCANDO O ADOLESCENTE DE FÉ E AMOR
Enjoy your weekend.
ResponderExcluirOlá querida, venho aqui hoje no seu simples e aconchegante blog para agradecer sua simpática visita ao meu blog, mas espero que me siga. Adorei o comentário, obrigada! Beijinhos e fique com Deus!
ResponderExcluirOlá Lucy
ResponderExcluirObrigada pela visita ao meu blog, gostei muito do carinho, já sou seguidora do seu blog e farei uma visitinha ao blog que vc indicou. Mensagem muito edificante. Bjs querida.
Já me está seguindo
ResponderExcluirTe vou seguir também
Deus nos está protegendo
Contigo me sinto bem!
Chegaste na hora certa
De braços abertos te recebi
Tenho sempre a porta aberta
Com amizade espero por ti!
Teu nome Lucy Araújo
É lindo com certeza
Sou sincero não intrujo
Defensor da natureza.
Bons amigos virtuais
Com certeza vamos ser
Diferentes ou iguais
Nascemos para viver!
Amiga te desejo
Tudo de bom em tua vida
Longe de ti não te vejo
Obrigado pela tua visita.
Resto de bom domingo
Um beijo para você.
Eduardo.
Oi irmã Lucy saudações em Cristo !!! Estou seguindo seu blog. Que a potente mão do Senhor esteja contigo
ResponderExcluirOi querida, que lindo!!
ResponderExcluirQue mensagem maravilhosa, beijos e fique com Deus!!!
Ótimo blog! Continue firme no propósito de semear a Palavra de Deus. Abraço!
ResponderExcluirQue postagem maravilhosa amada irmã!!! Que Deus continue te usando na presença Dele. Beijos!!!!!
ResponderExcluirMensagem edificante, parabéns Lucy!
ResponderExcluirhttp://diaconosonhador.blogspot.com.br/
Linda e edificante mensagem de advertencia aos pais.
ResponderExcluirDeus abençoe seu ministério. bjss