sábado, 19 de outubro de 2019

A EPÍSTOLA DE TIAGO < Estudo >

ESTUDE COM A BÍBLIA EM MÃOS

Até o tempo da crucificação, Tiago, irmão de Jesus, se opunha amargamente aos Seus clamores de divindade, mas depois da ressurreição converteu-se através de uma conversa especial com o Senhor ressuscitado (1 Coríntios 15:7). Transformou-se em imediato um homem de oração, e,  tornado bispo da igreja em Jerusalém (Atos 15. 13 -21), dedicou sua vida a quanto está os judeus e a ajudá-los a compreender o Cristianismo.

Esta carta foi escrita aquele judeus das 12 tribos que haviam aceita Jesus como seu Senhor. Sua mensagem intensamente prática: a prova do cristianismo são fatos concretos, atitudes, e não apenas palavras. Eis aí uma verdade importante para pessoas que gostam de debater e discutir religião.

Muitos de nós já descobrimos ser muito mais fácil acreditar em uma doutrina do que vivê-la.
A epístola de Tiago é um manual de vida cristã e responde a pergunta:
"Se a salvação é um dom gratuito de Deus, que importa a maneira como vivemos ?"
Tiago diz que importa, e muito. Ele declara que através da conduta de uma pessoa podemos julgar se sua fé é realmente genuína.
A fé real em Jesus Cristo sempre influencia a maneira como uma pessoa vive. Ela afeta nossas atitudes básicas em relação a nós mesmos, aos outros e à vida em geral. tirar o lixo lembra da necessidade de termos padrões verdadeiramente cristão em todas as áreas da nossa vida. Ele sabia o quanto é fácil nos tornarmos negligentes no assunto tão sério como a vida para Jesus.

Tiago deve ter sido um excelente professor, por que inicia a sua carta apresentando o resumo completo dos assuntos que mais tarde discutiria com minúcias.
Eis alguns deles:
Aprovação (2.12 - 15)
Tolerância (3. 5)
Sabedoria (3. 13 - 18)
Oração (4. 2, 3)
Fé  (2. 14 - 18)
Riquezas (2. 1- 10)
A língua (3. 1 - 12)
E Cristianismo em ação (2.14 - 26)
Muita coisa para tratar em apenas cinco capítulos curtos.

Alguns estudiosos da Bíblia alimenta uma ideia falsa de haver um conflito entre os escritos de Paulo e esta carta de Tiago. Eles tentaram convencer luz de que Paulo ensina a "salvação pela fé", enquanto Tiago ensina "a salvação pelas obras". Visão realmente incorreta do que Tiago escreveu.
Paulo escreveu a igrejas a respeito da fonte da nossa fé, e Tiago sobre seus frutos. 
Um  lança os fundamentos de Cristo, enquanto outro constrói sobre esses fundamentos. 
Tiago está dizendo: "não só creiam --- vivam isto !".
se com todo o cuidado você leu o que Paulo escreveu, especialmente na sua carta a Tito, também ali você encontrar a grande ênfase nas boas obras. Não há de forma alguma conflito entre fé e obras. 
Uma é simplesmente a consequência da outra.

Outro perigo para ser evitado na leitura da carta de Tiago é o de imaginar que a nossa salvação eterna depende do que fazemos. e lugar algum Tiago afirma que uma pessoa nasce de novo simplesmente por fazer boas coisas. O que na verdade ele diz é que, quando pelo Espírito de Deus um homem ou mulher nasce novamente, ele ou ela por suas boas ações demonstrara fatalmente os efeitos dessa vida nova. que ninguém conclua que a caridade substitui o arrependimento de pecados e a fé em Deus como condição única de salvação.

O primeiro capítulo desta carta nos descreve como deve ser um verdadeiro cristão. Esclarece que a certos padrões pelos quais Ele vive, e nenhum compromisso é permitido. acrescenta que a "religião verdadeira" é demonstrada no cuidado pelos necessitados e numa vida de exemplo e pureza.  Mas em momento algum afirma que as e são as únicas coisas que Deus procura em nós.

Tiago fala a Igreja atual sobre nosso relacionamento horizontal, aquelas distinções sociais rígidas que "colocam cada um no seu devido lugar". 
Ele diz que devemos tratar a todos com igual respeito independente de "status", capacidade intelectual, raça ou cor. Falhando nisto, quebramos um dos mais importantes mandamentos de Deus (Marcos 12. 28 - 31).

Na segunda parte do capítulo 2 Tiago declara que a fé que se reduz a meras palavras não é fé. Até o diabo crê em Deus tem essa maneira, mas esta sua "fé" não o salva do julgamento de Deus. 
Pois exemplos de Abraão (Gênesis 15. 1- 6), e Raabe ( Josué 2) 
são excelentes.
Vemos que Deus aceitou essas duas pessoas, não porque ela está firmado crer nEle, mas porque o demonstraram por suas ações.  Este é um bom teste para a fé professada por alguém. não permita que o versículo 24 deste segundo capítulo confunda e o leve a pensar que as obras são superiores a fé. A explicação vem versículo 26, e nos diz que "a fé sem obras é morta".

O terceiro capítulo de Tiago contém uma das mais fortes e excessivas advertências da Bíblia a respeito do perigo da língua. Que todas as fofoqueiras e fofoqueiros tome cuidado. 
A língua é um fogo de iniquidade capaz de contaminar o corpo todo. Ela pode arder no fogo do inferno. Está cheia de veneno mortal. Quantos de nós já foram vítimas de "más línguas" ?
Deixe-me raciocinar de outra maneira: quantos de nós já causamos vítimas por causa do uso inoportuno da nossa língua ?
Muitos apropriadamente, o capítulo finaliza com uma definição da sabedoria real.

Tiago foi chamado de "o apóstolo prático" provavelmente terá adquirido tal reputação por causa do capítulo 4 da sua Epístola. Falando de lascívia, inveja e orgulho, leva-nos "de volta ao chão". não passa por cima dessas coisas como meras fraquezas e fragilidades humanas, mas declara que elas precisarem do diabo, que devem encontrar em nós resistência. A conclusão desse assunto é que somente através do Senhor podemos vencer essas influências destrutivas. que ninguém se orgulho do que é ou do que pode fazer.
Nossa esperança está unicamente em Deus.

Os versículos finais desta epístola são das mais importantes Palavras dirigidas ao Corpo de Cristo. Colocadas em prática, muitos sofrimentos e aflições indisíveis teriam sido evitados e Jesus Cristo teria sido glorificado através de atitudes de amor e perdão. 
O ato de cobrir "multidão de pecados" (Tiago 5. 20) é um ato de misericórdia e graça. 
É algo sobre o que é muito pouco sabemos. Estamos sempre prontos a expor, a criticar e a "excluir", ao invés de converter o irmão que está errando.
Isso também faz parte do Cristianismo prático:
uma daquelas "boas ações", fruto de uma fé genuína em Jesus Cristo que tanto nos tem perdoado.

Próximo estudo: A Primeira Epístola de Pedro

Com amor em Cristo Jesus
Lúcy Jorge
Serva do Deus Altíssimo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão publicados comentários com os seguintes conteúdos:
- Palavrões;
- Ofensas;
Fique na Paz!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...