quarta-feira, 30 de outubro de 2019

AS TRÊS EPÍSTOLAS DE JOÃO < Estudo >

ESTUDE COM A BÍBLIA NAS MÃOS

João era conhecido como "o apóstolo do amor", mas se destacava  também como homem rigoroso, que não tolerava heresias.
Ambos dos seus aspectos são antes.  
"Intenso" eis a palavra que melhor descreve o homem. 
Nos atos, no amor pelos irmãos,  na condenação das heresias.  
João era o apóstolo intenso. 

Escreveu seu Evangelho  a fim de que as pessoas cressem.
"Estes,  porém, foram registrados para que cereais que Jesus é o Cristo,  o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em Seu nome
(João 20. 31).

Escreve agora sua Epístola  a fim de que aqueles que já são cristãos tenham completa segurança da sua fé. 
 "Estas coisas vos escrevi a fim de saberdes  que tendes a vida eterna, a vós  outros que credes em o nome do Filho de Deus
(1 João 5. 13).

João descendia de uma família abastada. Conhecia pessoalmente o Sumo Sacerdote do Judaísmo,  que sempre vinha das classes mais altas. 
Ele é Tiago filhos de Zebedeu, tornaram discípulos do Senhor. 
Foi incomparavelmente usado pelo Espírito Santo ao nos apresentar, no seu Evangelho, a visão  mais interpretativa da vida de Cristo,  bem como no Apocalipse, a magnífica  revelação de Jesus Cristo. 

Suas três Epístolas  (as duas últimas compreendem apenas um capítulo) ocupam um lugar único entre as cartas do Novo Testamento.  
O conselho que dá a Igreja é de um cristão maduro, que esteve com Jesus desde o princípio, qualificado para ensinar, exortar e consolar como nenhum dos outros escritores. 

É com seu testemunho pessoal de Cristo que ele começa.  Afirma que seus olhos O viram, que suas mãos tocaram o Verbo da Vida (1.1), declarando-se testemunha ocular de tudo que escreveu. Isto faz dele o mais fiel mensageiro da Verdade. Lendo o primeiro capítulo da primeira carta você vai constatar que ali está o mesmo João do capítulo um do Evangelho. Ele foi atingido pela verdade de que Deus é luz, e que por causa de Jesus nós também  podemos caminhar na luz.

Note  a ternura com que João trata do problema do pecado. Reconhecendo o fato de que somos imperfeitos tanto no pensamento  como na conduta, relembra-nos, no entanto, que quando falhamos temos Alguém que possui o remédio para o pecado.  Mas não podemos usar isso como desculpa para as nossas falhas. O teste real para a nossa reivindicação de conhecer  a Deus é obedecer-Lhe em todas  as coisas. 

Há hoje algumas pessoas que confundem o fato da 
"graça gratuita"
 com o erro da 
"graça fácil ".
 Isto quer dizer que abusam do direito ao perdão por continuarem  a praticar coisas contrárias  à  sua fé em Jesus como Salvador e Senhor. João adverte que aquele que assim procede 
"é mentiroso e nele não está a verdade
(1 João 2.4).
O apóstolo do amor dá-nos  uma lição sobre os propósitos do amor no capítulo dois onde escreve: 
"Aquele que diz está na luz e odeia seu irmão, até agora está nas trevas. Aquele que ama seu irmão, permanece na luz e nele não há nenhum  tropeço
( 1 João 2.9,10). 
E acrescenta: 
"Não ameis o mundo, nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele"
 (1 João 2.15). 
Estas são apenas algumas das dimensões do amor que faríamos bem em compreender. 
Jesus nos deu primeiramente o mandamento: amai-vos uns aos outros. 
João apresenta esta carta declarando que o que ele tem a escrever não é 
"mandamento novo, senão o mandamento antigo
 o qual desde o princípio tivestes" (2.7), 
mas que permanece tão importante quanto da primeira vez.

João volta a falar sobre o amor no capítulo 3. 11- 24. Vemos aqui um pouco da sua severidade contra aqueles que quebram este mandamento do Senhor:
 "Aquele que não ama permanece na morte. Todo aquele que odeia seu irmão é assassino e não tem a vida eterna ... "
(1 João 3. 14,15).

São palavras pesadas é muito pouco compreendidas e consideradas pelos que se dizem "irmãos" na multi-ramificada Igreja de Jesus Cristo.

Volte ao início do capítulo terceiro e leia três dos mais belos versos de todas as Escrituras Sagradas. João fala dos resultados do Amor divino, e da nossa situação como Seus filhos. Em oposição direta àqueles que não só afirmam que não podemos saber se somos ou não realmente filhos de Deus, como somente depois da morte e do julgamento o saberemos, o apóstolo João declara que o somos desde agora. Podemos ignorar o que acontecerá quando Jesus aparecer, mas temos hoje esta calma segurança: somos aceito por Deus como Seus filhos. 
Esses versos são para serem memorizados por aquelas almas tímidas que dão ouvidos as mentiras de satanás; por aqueles que, atormentado pelos pecados da vida, foram perdoados e purificados pelo Sangue de Cristo; aqueles que deram ouvidos aos falsos mestres. João declara que a salvação é nossa exatamente agora, que o nosso Novo Nascimento através de Jesus Cristo incorporou-nos a família de Deus, e que somos Seus filhos. 
Os que são "do mundo" não reconhecem este fato, visto que não reconheceram o Filho Unigênito de Deus quando apareceu no meio de nós. Tal descrença, entretanto, não altera o fato. 
Fé em Jesus Cristo nos traz perdão de pecados e confiança de que somos aceitos pelo Amado do Senhor.
 João senti-se dividido entre conselhos práticos e as sublimes declarações de Deus exclusivas dos seus escritos.

O capítulo 4 traz esta mistura de humano e o divino. Somos ao mesmo tempo advertido sobre falsos profetas e a necessidade de discernimento de espíritos deste povo, para depois mergulharmos na descrição da natureza do próprio Deus 
(1 João 4. 8-21).
As afirmações ousadas de João nesta epístola são radicais quando colocadas lado a lado com os dogmas e doutrinas desenvolvido pelos homens como "definição" de Cristo durante os 20 séculos passados. 
Eis um exemplo:
"Aquele que tem o filho tem a vida aquele que não tem o filho de Deus não tem a vida" (5. 12). Todo o capítulo 5 desta primeira carta é uma descrição do Novo Nascimento, mas em termos tão simples que nos leva a pensar que deveríamos esquecer muito da nossa teologia a fim de crer no que ele escreveu.
 Quase toda pessoa que ouve as boas novas de salvação é ensinada que pode ser salva pela fé em Cristo, mais alguma coisa. Há até mesmo aqueles que têm a arrogância de proclamar que a salvação se encontra "na igreja". João diz que a vida é encontrada exclusivamente no Filho.
Aqueles que abominam a ideia de uma salvação sacramental declaram que para ser salvo é necessário obedecer aos costumes da igreja local. 
Se uma mulher ao cortar o cabelo (em algumas igrejas brasileiras), eram excluídas da comunhão. O que ela aprende, mesmo que nenhuma palavra lhe seja dita, é que a salvação é alcançada pela frente Jesus Cristo mais cabelo comprido.


Em mil maneiras diferentes, as pessoas aprendem que Jesus não é suficiente, que a salvação se encontra em cerimônias, rituais, orações, votos, obrigações, piedade pessoal e etc...
João escreve que a vida eterna está no Filho de Deus. 
Quem aceitar o Filho, recebe a vida, e quem não aceitar o Filho de Deus, não recebe a vida. 
Em quase todas as igrejas cristãs, João seria considerado o herege, ou, no mínimo, lamentavelmente desinformado sobre a natureza da verdadeira salvação. 

Quem está certo ? 
Sera que a autoridade do ensinamento da igreja é maior do que a do apóstolo ? 
Sera que as regras e regulamentos da congregação local fazem parte da vida eterna ?  
Com tantas vozes conflitantes, qual ouvir ?

Deixe me recomendar, com toda a humildade e sinceridade, que você coloque de lado seus preconceitos,  suas respostas decoradas no catecismo, sua devoção aos santos, e à 
 "doutrina favorita" de cada denominação, e ouça  novamente João, O apóstolo amado.
 Leia repetidas vezes este quinto Capítulo.
 Pergunte seu significado ao Espírito Santo.
Diga a Deus que você deseja ser ensinado por Ele, e ouça o que Ele vai dizer-lhe. 
As mesmas verdades de alegria, de amor, serão encontradas nas curtas segunda e terceira Epístolas de João, que recomendo para leitura cuidadosa acompanhada de oração.

Próximo Estudo: A EPÍSTOLA DE JUDAS

Com amor em Cristo Jesus 
Lúcy Jorge 
Serva do Deus  Altíssimo 

Um comentário:

  1. Quanta inspiração. Te admiro cada dia mais.
    Um abraço fraterno minha querida irmã e amiga.
    Graça e Paz !

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários com os seguintes conteúdos:
- Palavrões;
- Ofensas;
Fique na Paz!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...