domingo, 30 de dezembro de 2012

FELIZ 2013... Mensagem à você, com todo amor cristão!!!

J E S U S
 A EXPRESSÃO MÁXIMA DO AMOR DE DEUS EM RESGATE DA HUMANIDADE


Religião: 7




O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na Vinda de Jesus Cristo.
I Tessalonicenses 5. 23



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segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

O DOM DE CURA - Parte 2



PODE-SE DIZER QUE QUEM EXPULSA DEMÔNIOS TEM O DOM DE CURAS?
Raramente. A expulsão de espíritos imundos não é, talvez, inclusa sob a cura, pois não se trata de doença, mas de espírito demoníaco. A expulsão de espíritos imundos deve ser classificada sob o dom da fé, campo em que as forças espirituais são tratadas. Todavia, quando os espíritos são expulsos, os órgãos da fala, por exemplo, são frequentemente liberados, o que sugere "cura". Na realidade, é um livramento, mais do que a recuperação de um órgão doente.

PORQUE HÁ HOMENS QUE SÃO USADOS COM IMPOSIÇÕES DE MÃOS, MAS AINDA ASSIM ELES MESMOS SOFREM?
A razão é que, provavelmente,  há uma grande diferença entre dons do Espírito nas manifestações e a cura divina como possessão pessoal. Nenhum dom nos é concedido com fins puramente egoístas, para abençoar-nos. Deus concede os dons de cura para que possamos ser um canal de bênção para os outros.

COMO DEVEMOS BUSCAR A CURA PARA NÓS?
Buscamos a cura pela oração direta a Deus, como está escrito: Esta alguém entre vós aflito? Ore. (Tg 5. 13a). Podemos, também, pedir aos outros que orem por nós, mas seria um procedimento estranho impor as mãos sobre nos mesmos. Quando o Senhor Jesus foi tentado a providenciar Sua necessidade física com o poder de Deus, Ele rejeitou a sugestão como errada por preceito (Mt 4. 3,4). O poder divino nos foi concedido a fim que nos tornássemos canais de bênçãos para os outros. Impor as mãos sobre nós mesmos sugeriria que estávamos completos, autossuficientes, e não membros um do outro, dependentes um do outro.

DEVE UM MARIDO, PORTANTO, ABSTER-SE DE ORAR POR SUA PRÓPRIA ESPOSA E POR SEUS FILHOS?
Embora a união do casamento torne o marido e a esposa um no Senhor, eles ainda permanecem duas pessoas distintas. É incumbência do marido, portanto, orar quando sua família está doente, assim como ele deve prover para os seus o sustento.

DIZ-SE EM TIAGO 5. 14b: CHAME OS PRESBÍTEROS DA IGREJA. TODOS OS PRESBÍTEROS TÊM OS DONS DE CURA?
Os presbíteros da igreja são designados nesse capítulo como homens justos. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos (Tg 5. 16b). Se os homens no ofício de presbítero orarem fervorosamente quando os membros da igreja estiverem doentes, Deus curará em respostas às suas fervorosas orações, independentemente dos dons de cura.

SE ALGUÉM FOR CURADO E UMA PESSOA SOMENTE TIVER ORADO POR ELA, PODEMOS DIZER QUE ESSA PESSOA POSSUI O DOM DE CURA?
A pessoa pode estar orando como um homem justo; nesse caso, Deus responderia nessa base. Pode ainda, de fato, possuir dons de cura. Um presbítero é um homem adulto, mas, com respeito à manifestação espiritual, uma criança poderia ter dons de cura. Todavia, uma criança não pode ser presbítero Samuel, quando era uma criança, não era presbítero, embora fosse profeta. Se, portanto, a cura é uma manifestação dos dons de cura, a pessoa pode possuir esse tipo de dom, e mais manifestações podem razoavelmente ser esperadas.

O DOENTE PODE SER CURADO POR MEIO DO PODER DO DEMÔNIO?
Pode haver curas aparentes. Quando os agentes do mal afligem as pessoas com algumas queixas, Satanás, no interesse do seu próprio reino, pode exigir que esses agentes cedam suas prisões a fim de que a cura possa trazer glória para ele; tal fato seria considerado uma manifestação falsa. Estamos, contudo, de fato lidando nesta discussão com os dons do Espírito Santo, não com falsificação satânicas.

QUAL O TIPO DE FÉ EXPRESSA EM TIAGO 5. 15a: E A ORAÇÃO DA FÉ SALVARA O DOENTE?
Essa é a fé do homem justo, como sugerido antes. Se o presbítero que estava orando não cresse na cura divina, então sua oração seria inútil. Mas a oração da fé, expressando crença e fervor, realizada por um homem justo, será respondida.

UMA PESSOA QUE TEM O DOM DE CURA DEVE IMPOR AS MÃOS SOBRE OS INCRÉDULOS?
Sim. Os dons de cura podem ser manifestados a todas as pessoas sem distinção, com o intuito de levar ao Senhor aqueles que não são convertidos. Quando uma pessoa que ainda não se converteu ao Evangelho experimenta, no seu próprio corpo, o poder de cura do Senhor, ela fica em geral mais desejosa de receber Jesus como Salvador.

POR QUE MUITOS NÃO SÃO CURADOS AO RECEBEREM A ORAÇÃO?
A resposta é que provavelmente não há tantos dons de cura possuídos como gostaríamos de ver. Podemos fazer outras perguntas paralelas: 
Por que não são vistos mais milagres nos dias de hoje? 
Por que o dom da fé não está mais em operação?" etc. 
Sem dúvida, porque não temos sido fervorosos o bastante em relação aos dons do Espírito.

OUVIMOS COM FREQUÊNCIA QUE SE SUPLICA QUE O SENHOR OPERE DE FORMA SOBRENATURAL; NO ENTANTO, ELE PODE ESTAR NA REALIDADE ESPERANDO POR ALGUÉM POR QUEM ELE POSSA OPERAR?
Sim. Deus está buscando aqueles que êm sede do poder de Seu Espírito, que anseiam Seus dons. Devemos ser fervorosos em relação aos assuntos espirituais. Temos de orar com intensidade e fé antes de o Senhor operar poderosamente. Jesus disse: Pedi, e dar-se-vos-á (Lc 11. 9b). Ele foi além e disse: Buscai, e achareis; e outra vez: batei, e abrir-se-vos-á (Lc 11. 9c,d). Parece que há três estágios quando se busca a Deus, Jesus falou sobre o espírito imundo que os discípulos não conseguiam expulsar:  Esta casta não pode sair com coisa alguma, a não ser com oração e jejum (Mc 9. 29b). É obvio que até um dom pode não funcionar em certas ocasiões sem uma condição de alma muito intensa espiritualmente.

QUAL A DIFERENÇA, APRESENTADA EM TIAGO 5. 13,14, ENTRE O AFLITO E O DOENTE?
Reparamos que, na primeira situação, é dito: ore e, na segunda, orem sobre ele. Se a pessoa estiver aflita e puder orar por si, é bom fazê-lo. Quando, porém, a pessoa está em uma condição na qual ela não pode orar por si mesma, então a situação é séria, a doença é tal, que a oração pessoal não é suficiente, e os presbíteros da igreja devem ser chamados para ajudar.

PESSOAS COM QUEIXAS PEQUENAS DEVEM CHAMAR OS PRESBÍTEROS?
Não. Chamá-los indica que a pessoa está confinada na cama, ou que a enfermidade é tão séria, que a pessoa desamparada não pode obter o livramento.

QUANDO UMA PESSOA VEM À FRENTE PARA RECEBER UMA ORAÇÃO EM UM CULTO, OS PRESBÍTEROS DEVEM ORAR COM ELA?
Como já foi relatado, um pessoa pode estar em uma séria condição sem estar confinada em uma cama. Ela pode ter um tumor maligno, e, ainda assim, ser capaz de ir à igreja. A pessoa nessa condição deve chamar os presbíteros, mas, caso os chame para uma queixa pequena, demonstrará falta de discernimento espiritual e fé.

O QUE DIZER SOBRE O QUE ESTÁ NAS ESCRITURAS: ORAI UNS PELOS OUTROS (Tg 5. 16b)?
Devemos orar uns pelos outros como membros da comunidade, mas a primeira atitude a se tomar é orar por nós mesmos.


PRÓXIMO POST:
O DOM DE CURA
Final


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domingo, 9 de dezembro de 2012

O DOM DE CURA - Perguntas e Respostas



O QUE SE ENTENDE PELO TERMO DONS DE CURA?
Os dons de cura são manifestações do Espírito Santo na esfera da doença. Esses dons - ou dom composto - formam o terceiro e último dos três dons de poder.

POR QUE ESSES DONS SE MANIFESTAM MAIS NO NOVO TESTAMENTO DO QUE NO ANTIGO?
Porque tem agradado a Deus, como já relatamos anteriormente, revelar Sua abundante misericórdia aos homens, concedendo à Sua Igreja o poder de aliviar o sofrimento. dissemos, a respeito dos dons de operações de maravilhas, que sinais miraculosos manifestaram o poder divino. As curas revelaram Sua misericórdia.

SUGERE-SE QUE TODA CURA VEM DO SENHOR. PODERIA, PORTANTO, SER DITO QUE A PROFISSÃO MÉDICA MANIFESTA OS DONS DE CURA?
Certamente não podemos aceitar as curas da profissão médica sejam dons do Espírito Santo, independentemente de quão boas e beneficentes elas possam ser; da mesma forma que não podemos aceitar a habilidade do linguística em falar em outras línguas. Devemos traçar uma linha clara de demarcação entre os talentos e os dons espirituais.

POR ACASO ESSE DOM ESTÁ DE ALGUMA FORMA LIGADO AO PODER DA MENTE SOBRE A MATÉRIA?
Isso tem sido sugerido muitas vezes, mas devemos distinguir claramente as coisas naturais das espirituais. Constantemente, afirmamos que nenhum dom do Espírito é um exercício de alguma faculdade ou algum talento natural, mas uma demonstração do poder sobrenatural do Espírito de Deus.

COMO PODEMOS DEFINIR OS DONS DE CURA?
Podemos dizer que os dons de cura são aquelas curas que Deus realiza pelo Seu Espírito. Elas não podem ser confundidas com qualquer habilidade humana ou obras, portanto, uma manifestação espiritual e sobrenatural do Espírito Santo dada à Igreja com o propósito de remover doenças e males.

POR QUE A PALAVRA DONS É USADA NO PLURAL EM RELAÇÃO À CURA?
O termo dons pode ser usado para significar que essa manifestação do Espírito tem diversas operações. É, sem dúvida, um dom de dons. É como um cacho de uvas pendurado em uma haste. Assim como existem classes de doenças (doenças nervosas, musculares, de pele etc), cada um dos dons de cura tem um infalível efeito neutralizante sobre alguns tipos particulares de doenças. Onde todos os dons de cura estão em operação, todos os tipos de doentes podem ser curados.

HÁ NO ANTIGO TESTAMENTO, EXEMPLOS DE DONS DE CURA?
Sim. Há alguns, mas não existem tantas curas como milagres. Uma situação notável é quando Eliseu envia Naamã para se lavar no rio Jordão. O chefe do exército do rei da Síria ficou livre da lepra quando obedeceu à palavra do profeta (II Rs 5. 14).
Isaías também instruiu que uma pasta de figos fosse colocada sobre a chaga de Ezequias, e ele foi curado 
(II Rs 20. 7). Não havia nenhuma propriedade de cura nos figos, é claro, mas o cataplasma sem dúvida ajudou a fé do rei. Isaías estava, na verdade, manifestando o dom de cura.
Por causa do pecado do povo. Deus mandou que Moisés fizesse uma serpente de metal. Assim sendo, quando os filhos de Israel eram mordidos por uma serpente por causa de seus murmúrios, eram curados ao olhar para a serpente (Nm 21. 7-9).

OS DONS DE CURA ERAM MUITO NOTÓRIOS NO NOVO TESTAMENTO?
Sim, o Senhor Jesus operou muitas curas maravilhosas sobre coxos, mancos, paralíticos, mudos, cegos, leprosos etc.

OS DISCÍPULOS TAMBÉM EXERCITARAM ESSE DOM?
Sim. Filipe causou grande alegria na cidade dos samaritanos com as manifestações de cura. Houve avivamento, e muitos se voltaram para o Senhor.
Além disso, Pedro e João curaram o coxo na porta do templo (At 3. 1-8). Esse homem, que era coxo havia muito tempo, instantaneamente levantou-se com os pés firmes, andou e saltou louvando a Deus.
Paulo também curou o coxo em Listra (At 14. 7-10).

COMO OS DONS DE CURA SÃO MANIFESTADOS?
Os dons de cura são manifestados por meio da imposição de mãos (Mc 6. 5) ou pela palavra proferida (Mt 8. 8). O poder de cura sagrada pode também ser conduzido por meio de algum tecido comum: E Deus, pelas mãos de Paulo, fazia maravilhas extraordinárias, de sorte que até os lençóis e aventais se levavam do seu corpo aos enfermos, e as enfermidades fugiam deles, e os espíritos malignos saíam (At 19. 11,12). O poder de cura passava até mesmo pela sombra de um apóstolo passando por um aflito 
(At 5. 15,16).

DEVE O DOENTE FAZER ALGO ALÉM DE SE DEIXAR SER CURADO?
Às vezes, uma simples cerimônia está associada ao exercício do dom, tal como um banho (II Rs 5. 14), o uso de lado para o cego (Jo 9.6), uma pasta de figos (Is 38. 21), a unção com azeite ( Tg 5. 14) ou, ainda, a imposição de mãos (Mc 6. 5). Mas, geralmente, a pessoa doente nada faz a não ser crer no cumprimento da promessa. O doente de paralisia, que foi carregado pelos seus amigos até Jesus, não teve aparentemente participação ativa na própria restauração (Mc 2. 3-12).

A CURA SEMPRE É CONCEDIDA AO DOENTE MESMO QUE A PESSOA QUE POSSUI OS DONS DE CURA NÃO ESTEJA ENGAJADA EM ORAÇÃO?
Sim. Às vezes, a virtude flui inconscientemente a partir do reservatório humano, como, por exemplo, quando a mulher tocou a orla da veste de Jesus (Mt 9. 20-22), ou quando a sombra de Pedro passou sobre os aflitos (At 5. 15. 16).

HÁ ALGUMA CLASSIFICAÇÃO NAS ESCRITURAS PARA OS DIFERENTES TIPOS DE DOENÇAS?
Aparentemente não.  Há uma variedade de enfermidade das quais a raça humana pode sofrer. Pensamos em envenenamento por mordida de cobra, doença de pele - tais como lepra, ou convulsões - hemorragia, febre, cegueira, câncer, desnutrição etc. Pode ser que todas essas reclamações das quais a família humana é herdeira sejam divididas em 12 classes ou grupos. Se for assim, podem existir 12 dons de cura para cobrir várias classes de doenças.


EM QUE ESTÁ FUNDAMENTADA ESSA SUGESTÃO NAS ESCRITURAS?
A única inferência parece ser aquela mencionada em Apocalipse 22. 2, que diz 
respeito à árvore da vida produzindo 12 frutos:
No meio da sua praça e de uma e da outra banda do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês, e as folhas da árvore são para a saúde das nações. 
As folhas da árvore são para a cura.


SE NÃO HAVERÁ DOENÇAS NO CÉU, POR QUE AS FOLHAS DA ÁRVORE SÃO PARA A SAÚDE DAS NAÇÕES?
A passagem é interpretada por muitos significando as nações durante o milênio. Se a árvore da vida é encontrada também no Céu, é simplesmente porque não haverá doença lá. O remédio deve sempre ser providenciado antes da reclamação.

SE UMA PESSOA POSSUI OS 12 DONS DE CURA, ELA PODE IMPOR AS MÃOS SOBRE OS OUTROS PARA QUE SEJAM CURADOS?
Em primeiro lugar, não devemos afirmar que há 12 dons de cura. Apenas sugere-se que haja. É evidente que algumas pessoas são mais particularmente usadas por Deus na cura de alguma classe específica de doença, e isso nos leva a supor que há dons, distribuídos pelos Senhor, que abrangem certos tipos de doenças. Alguns dentre o povo do Senhor têm sido usados pelo Altíssimo para curar um cego e/ ou surdo em particular, enquanto outros servos do Senhor têm sido instrumento na cura de enfermidades não tão aparentes.

SE NO CÉU SEREMOS PERFEITOS, HAVERÁ ALGUMA NECESSIDADE DE FOLHAS DE ÁRVORE PARA CURA?
Uma coisa é certa: Na Nova Jerusalém, haverá a árvore da vida, e, visto que Deus nunca providenciou algo que não fosse necessário, presumimos que a boa saúde será mantida em todos os que entrarem.

SE ALGUÉM TEM TODOS OS DONS DE CURA, PODE REMOVER TODAS AS DOENÇAS DAQUELES QUE CONFIAM EM DEUS?
Sim, certamente. Na realidade, Jesus de fato curou todos os que vieram até Ele, pois Ele tinha o Espírito sem medida 
(Jo 3. 34).


PRÓXIMO POST:
O DOM DA CURA
Perguntas e Respostas
Parte 2


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quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

DOM DE OPERAÇÕES DE MARAVILHAS - FINAL



É POSSÍVEL CONCLUIR QUE ALGUÉM TINHA O DOM DE MARAVILHAS AO PRESENCIAR UMA PESSOA SER CURADA DE FORMA EXTRAORDINÁRIA?
Não. O dom de cura não se torna um dom de operação de maravilhas
 pelo fato de a cura ter sido fora do comum. 
Uma vela no castiçal não se tornaria outra por ser maior.
Se o artífice fizesse uma vela bem maior  que as outras, 
ainda seria a mesma vela, na mesma posição, 
embora ocupasse mais espaço que as outras. 
Se alguém falar em línguas de forma mais eloquente, 
este dom não se tornará dom de profecia, 
por exemplo, em razão da eloquência.
 Ainda será o falar em línguas, e assim acontece com todos os dons.

A OPERAÇÃO DE MARAVILHAS ESTÁ DE ALGUMA FORMA RELACIONADA AOS DONS DE CURA?
Não, a operação de maravilhas não tem nada a ver com os dons de cura. Eles são distintos. Quando Jesus alimentou a multidão com pão e peixe, não houve o poder de cura manifestado nesse milagre. Na ocasião em que Ele curou os doentes, não houve evidência da operação de maravilhas. Cada dom é separado. Cada cura pode ser chamada de milagrosa, mas não d operação de maravilhas (milagres).

NA VERDADE, NÃO SÃO MESMO MILAGRES?
Sim, mas esse é o uso do termo no sentido geral. Como acabamos de dizer, cada manifestação do Espírito é milagrosa e requer fé, embora cada dom do Espírito não seja a manifestação do dom da fé. Uma expressão inspirada pode ser chamada de profética, mas não pode ser considerada manifestação do dom de profecia. Temos, portanto, de diferenciar os termos usados no sentido geral e os que são usados no sentido específico.

PODERIA UMA MANIFESTAÇÃO DO DOM DE OPERAÇÃO DE MARAVILHAS SER PRIMEIRO PREDITA POR UMA EXPRESSÃO PROFÉTICA?
Certamente. Qualquer coisa que o Senhor Se agrade em revelar pode ser predita.

PODE DAR UM EXEMPLO?
Samuel predisse que haveria trovão na época da colheita, e o trovão que veio foi uma manifestação da operação de maravilhas (Sm 12. 17,18).
Elias propôs que o Deus que respondesse com fogo seria o Deus de Israel (I Rs 18. 24). O fogo que desceu foi a manifestação da operação de maravilhas.
Poe outro lado, um homem de Deus operou o milagre do altar que fendeu e da cinza espalhada, para sustentar sua predição de que os ossos dos homens seriam queimados, no final das contas, sobre o altar em Betel (I Rs 13. 1-5).

A MANIFESTAÇÃO DO DOM É SEMPRE UM SINAL APARENTE OU ALGO PODE ACONTECER NA VIDA DE ALGUÉM E SER CONSIDERADO MILAGRE?
Parece que a operação de maravilhas (milagres) tem sempre a finalidade de ser um sinal, seja para a pessoa ou os outros. Quando Moisés foi comissionado por Deus para livrar Seu povo do Egito, sua vara se transformou em uma serpente (Êx 4. 3). Esse milagre foi concedido para confirmar o chamado desse profeta. Quando a mesma vara se transformou em serpente na presença de Faraó (Êx 7. 9), foi um sinal para todos os presentes. Então, no primeiro exemplo, foi para o próprio Moisés, e, no segundo, para Faraó.

HOUVE MILAGRE QUANDO ELISEU JOGOU SAL PARA SARAR AQUELAS ÁGUAS 
(II Rs 2. 21)?
Sim. Ele sarou as águas com a salva de sal e, então, atendeu às necessidades das pessoas sedentas. Outra graciosa provisão pelo exercício desse dom ocorreu quando ele fez com que o azeite da viúva se multiplicasse até que ela tivesse o suficiente para pagar todos os seus débitos 
(I Rs 17. 14 -16).

OS MILAGRES PODEM SER TRABALHADOS SEM QUE A PESSOA TENHA O DOM PARA ISSO?
Nenhum dom poderá ser manifestado se o indivíduo não o possuir. Se não há azeite na candeia, não pode haver luz.

EXISTEM CASOS EM QUE PESSOAS TÊM SIDO MILAGROSAMENTE LIBERTAS DA MORTE, MAS, APARENTEMENTE, ELAS NÃO POSSUÍAM O DOM DA FÉ?
A proteção milagrosa é proporcionada pelo dom da fé. Se alguém experimentou tal livramento, Deus deve ter concedido a fé sobrenatural, o dom de crer para receber essa dádiva.

HÁ ALGUM REGISTRO NO NOVO TESTAMENTO DA OPERAÇÃO DE MARAVILHAS SEM SER COM OS APÓSTOLOS?
Sim. Filipe não somente manifestou o poder de cura de Deus em Samaria como também realizou milagres. Pode ser que o termo milagres seja utilizado nesse exemplo no sentido geral, significando que as curas foram de natureza milagrosa. Pois que os espíritos imundos saíam de muitos que os tinham, clamando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos eram curados (At 8. 7).

QUANDO PAULO RECEBEU O LIVRAMENTO DO NAUFRÁGIO, HOUVE OPERAÇÃO DE MARAVILHAS 
(At 27)?
Naquela situação, o apóstolo recebeu, por um anjo, a revelação de que, se eles permanecessem no navio, todos seriam salvos. Presumivelmente, Paulo tinha fé para crer que o que o anjo disse ocorreria. Esse incidente poderia ser mais bem classificado sob o dom da fé do que de maravilhas.

POR QUE?
porque era o apóstolo quem estava crendo mais no poder de Deus a ser manifestado em favor dos passageiros e da tripulação do que o poder de Deus sendo manifestado por intermédio dele para o livramento daquelas pessoas. Podemos supor razoavelmente, portanto, 
que tenha havido o dom da fé.

QUANDO PAULO SACUDIU A VÍBORA DA MÃO, HOUVE UMA SITUAÇÃO DE OPERAÇÃO DE MARAVILHAS 
(At 28. 5)?
Essa é outra situação de uma pessoa crendo na proteção,e, como tínhamos relatado, o dom da fé opera na esfera do perigo. Quando a víbora agarrou a mão dele, o apóstolo, em vez de buscar alguém para amputar seu braço a fim de evitar que o veneno se espalhasse e de ser salvar da morte, ele não fez nada, pois confiou no livramento de Deus.

QUANDO O PEIXE VOMITOU JONAS EM TERRA FIRME (Jn 2. 10), HOUVE MILAGRE OU DOM DA FÉ?
Mais uma vez, devemos perceber que aquela não foi uma operação de milagres, porque o próprio Jonas não fez nada. Ele foi preservado por Deus. O fato de ele ser mantido vivo prova que ele tinha fé concedida pelo Senhor para preservação e livramento. Ele foi preservado por três dias nas entranhas do peixe e trazido para fora vivo. Enquanto estava no peixe, ele fazia a oração da fé: Tornarei a ver o templo da tua santidade (Jn 2 4b). Então, Jonas cria no livramento, e, pela fé, ele o recebeu.

EM ATOS 15. 12, LÊ-SE: ENTÃO, TODA A MULTIDÃO SE CALOU E ESCUTAVA A BARNABÉ E A PAULO, QUE CONTAVAM QUÃO GRANDES SINAIS E PRODÍGIOS DEUS HAVIA FEITO POR MEIO DELES ENTRE OS GENTIOS. TERIA BARNABÉ O DOM DE MARAVILHAS?
Embora os milagres trabalhados por intermédio de Barnabé não fossem registrados, ele, sem dúvida, foi usado pelo Senhor nesse ministério, uma vez que é contado entre os apóstolos. De alguém que ocua a primeira e mais espiritual posição na Igreja, naturalmente seria esperado exercitar maiores dons do que aqueles em postos menores.

RESUMA EM ALGUMA FRASES OS DONS QUE JÁ FORAM DISCUTIDOS?
Muito brevemente são: a palavra da sabedoria, que é a revelação sobrenatural da sabedoria ou do propósito do Senhor, a palavra do conhecimento, ou seja, a revelação do conhecimento de Deus; o dom da fé, que é a confiança sobrenatural no Altíssimo para provisão ou proteção; e a operação de maravilhas, um sinal sobrenatural trabalhado pelo poder divino.

PODE-SE SUGERIR, PORTANTO, QUE A OPERAÇÃO DE MARAVILHAS SEJA UM DOM GRANDE E IMPORTANTE COMPARADO AOS OUTROS DONS?
Certamente. A operação de milagres é uma manifestação muito importante do Espírito. É o imenso poder divino fluindo em uma pessoa. Podemos dizer que quem a possui participa de uma leve extensão da onipotência de Deus. O mesmo poder o qual o Senhor manifestou na criação do mundo é compartilhado com os homens, habilitando-os a operar um milagre. O deus da criação, que falou às ondas agitadas do mar: Até aqui virás, e não mais adiante (Jó 38. 11a), agrada-Se em dar aos Seus servos a mesma autoridade no Espírito Santo. O Eterno habilita Seus filhos a pararem as águas, como no caso do rio Jordão, que transbordava, e a abrir o mar Vermelho
 (Js 3.16a; Êx 14. 16b).

Pela operação de maravilhas, uma nação foi praguejada, forçando um rei teimoso a 
sujeitar-se às exigência da vontade de Deus (Êx 9); 
por ela, as sombras de um relógio de sol retrocederam, como um sinal, 
para o devoto rei Ezequias, de que, embora estivesse enfermo e à beira da morte, ele seria curado pelo Senhor 
(II Rs 20. 1-11); 
por meio desse dom, uma vara tornou-se, repentina e assustadoramente, uma serpente (Êx 7. 10);
 fogo caiu do céu (I Rs 18. 38); 
leões foram vencidos e mortos (Jz 14. 5,6); 
pães foram multiplicados (Mt 15. 34-38),
 e uma viga de ferro flutuou como se fosse de madeira 
(II  Rs 6. 5,6).

Esse é o dom que pode conter a fúria de uma tempestade (Mc 4. 37-39), trazer uma grande quantidade de peixes nas redes de desconsolados pescadores (Jo 21. 1-8), fazer uma pequena botija tornar-se uma fonte de azeite - fluindo até que não haja vasilhas suficientes para receber tamanha superabundância (II Rs 4. 1-7) -, e produzir dinheiro das profundezas do mar transportado na boca de um peixe na hora específica em que é requerido (Mt 17. 24-27).
É certamente um dom poderoso, glorificando o Deus de todo o poder; estimulando a fé no Seu povo e surpreendo e confundindo a incredulidade do ímpio.

Precisamos do poder na Igreja e das poderosas manifestações do Onipotente
 a fim de que possamos magnificar Aquele que morreu na Cruz 
por nossos pecados e ressuscitou para nossa justificação. 
Desejemos fervorosamente os dons de Deus.


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O DOM DA CURA
Perguntas e Respostas


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