quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

DOM DE OPERAÇÕES DE MARAVILHAS - FINAL



É POSSÍVEL CONCLUIR QUE ALGUÉM TINHA O DOM DE MARAVILHAS AO PRESENCIAR UMA PESSOA SER CURADA DE FORMA EXTRAORDINÁRIA?
Não. O dom de cura não se torna um dom de operação de maravilhas
 pelo fato de a cura ter sido fora do comum. 
Uma vela no castiçal não se tornaria outra por ser maior.
Se o artífice fizesse uma vela bem maior  que as outras, 
ainda seria a mesma vela, na mesma posição, 
embora ocupasse mais espaço que as outras. 
Se alguém falar em línguas de forma mais eloquente, 
este dom não se tornará dom de profecia, 
por exemplo, em razão da eloquência.
 Ainda será o falar em línguas, e assim acontece com todos os dons.

A OPERAÇÃO DE MARAVILHAS ESTÁ DE ALGUMA FORMA RELACIONADA AOS DONS DE CURA?
Não, a operação de maravilhas não tem nada a ver com os dons de cura. Eles são distintos. Quando Jesus alimentou a multidão com pão e peixe, não houve o poder de cura manifestado nesse milagre. Na ocasião em que Ele curou os doentes, não houve evidência da operação de maravilhas. Cada dom é separado. Cada cura pode ser chamada de milagrosa, mas não d operação de maravilhas (milagres).

NA VERDADE, NÃO SÃO MESMO MILAGRES?
Sim, mas esse é o uso do termo no sentido geral. Como acabamos de dizer, cada manifestação do Espírito é milagrosa e requer fé, embora cada dom do Espírito não seja a manifestação do dom da fé. Uma expressão inspirada pode ser chamada de profética, mas não pode ser considerada manifestação do dom de profecia. Temos, portanto, de diferenciar os termos usados no sentido geral e os que são usados no sentido específico.

PODERIA UMA MANIFESTAÇÃO DO DOM DE OPERAÇÃO DE MARAVILHAS SER PRIMEIRO PREDITA POR UMA EXPRESSÃO PROFÉTICA?
Certamente. Qualquer coisa que o Senhor Se agrade em revelar pode ser predita.

PODE DAR UM EXEMPLO?
Samuel predisse que haveria trovão na época da colheita, e o trovão que veio foi uma manifestação da operação de maravilhas (Sm 12. 17,18).
Elias propôs que o Deus que respondesse com fogo seria o Deus de Israel (I Rs 18. 24). O fogo que desceu foi a manifestação da operação de maravilhas.
Poe outro lado, um homem de Deus operou o milagre do altar que fendeu e da cinza espalhada, para sustentar sua predição de que os ossos dos homens seriam queimados, no final das contas, sobre o altar em Betel (I Rs 13. 1-5).

A MANIFESTAÇÃO DO DOM É SEMPRE UM SINAL APARENTE OU ALGO PODE ACONTECER NA VIDA DE ALGUÉM E SER CONSIDERADO MILAGRE?
Parece que a operação de maravilhas (milagres) tem sempre a finalidade de ser um sinal, seja para a pessoa ou os outros. Quando Moisés foi comissionado por Deus para livrar Seu povo do Egito, sua vara se transformou em uma serpente (Êx 4. 3). Esse milagre foi concedido para confirmar o chamado desse profeta. Quando a mesma vara se transformou em serpente na presença de Faraó (Êx 7. 9), foi um sinal para todos os presentes. Então, no primeiro exemplo, foi para o próprio Moisés, e, no segundo, para Faraó.

HOUVE MILAGRE QUANDO ELISEU JOGOU SAL PARA SARAR AQUELAS ÁGUAS 
(II Rs 2. 21)?
Sim. Ele sarou as águas com a salva de sal e, então, atendeu às necessidades das pessoas sedentas. Outra graciosa provisão pelo exercício desse dom ocorreu quando ele fez com que o azeite da viúva se multiplicasse até que ela tivesse o suficiente para pagar todos os seus débitos 
(I Rs 17. 14 -16).

OS MILAGRES PODEM SER TRABALHADOS SEM QUE A PESSOA TENHA O DOM PARA ISSO?
Nenhum dom poderá ser manifestado se o indivíduo não o possuir. Se não há azeite na candeia, não pode haver luz.

EXISTEM CASOS EM QUE PESSOAS TÊM SIDO MILAGROSAMENTE LIBERTAS DA MORTE, MAS, APARENTEMENTE, ELAS NÃO POSSUÍAM O DOM DA FÉ?
A proteção milagrosa é proporcionada pelo dom da fé. Se alguém experimentou tal livramento, Deus deve ter concedido a fé sobrenatural, o dom de crer para receber essa dádiva.

HÁ ALGUM REGISTRO NO NOVO TESTAMENTO DA OPERAÇÃO DE MARAVILHAS SEM SER COM OS APÓSTOLOS?
Sim. Filipe não somente manifestou o poder de cura de Deus em Samaria como também realizou milagres. Pode ser que o termo milagres seja utilizado nesse exemplo no sentido geral, significando que as curas foram de natureza milagrosa. Pois que os espíritos imundos saíam de muitos que os tinham, clamando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos eram curados (At 8. 7).

QUANDO PAULO RECEBEU O LIVRAMENTO DO NAUFRÁGIO, HOUVE OPERAÇÃO DE MARAVILHAS 
(At 27)?
Naquela situação, o apóstolo recebeu, por um anjo, a revelação de que, se eles permanecessem no navio, todos seriam salvos. Presumivelmente, Paulo tinha fé para crer que o que o anjo disse ocorreria. Esse incidente poderia ser mais bem classificado sob o dom da fé do que de maravilhas.

POR QUE?
porque era o apóstolo quem estava crendo mais no poder de Deus a ser manifestado em favor dos passageiros e da tripulação do que o poder de Deus sendo manifestado por intermédio dele para o livramento daquelas pessoas. Podemos supor razoavelmente, portanto, 
que tenha havido o dom da fé.

QUANDO PAULO SACUDIU A VÍBORA DA MÃO, HOUVE UMA SITUAÇÃO DE OPERAÇÃO DE MARAVILHAS 
(At 28. 5)?
Essa é outra situação de uma pessoa crendo na proteção,e, como tínhamos relatado, o dom da fé opera na esfera do perigo. Quando a víbora agarrou a mão dele, o apóstolo, em vez de buscar alguém para amputar seu braço a fim de evitar que o veneno se espalhasse e de ser salvar da morte, ele não fez nada, pois confiou no livramento de Deus.

QUANDO O PEIXE VOMITOU JONAS EM TERRA FIRME (Jn 2. 10), HOUVE MILAGRE OU DOM DA FÉ?
Mais uma vez, devemos perceber que aquela não foi uma operação de milagres, porque o próprio Jonas não fez nada. Ele foi preservado por Deus. O fato de ele ser mantido vivo prova que ele tinha fé concedida pelo Senhor para preservação e livramento. Ele foi preservado por três dias nas entranhas do peixe e trazido para fora vivo. Enquanto estava no peixe, ele fazia a oração da fé: Tornarei a ver o templo da tua santidade (Jn 2 4b). Então, Jonas cria no livramento, e, pela fé, ele o recebeu.

EM ATOS 15. 12, LÊ-SE: ENTÃO, TODA A MULTIDÃO SE CALOU E ESCUTAVA A BARNABÉ E A PAULO, QUE CONTAVAM QUÃO GRANDES SINAIS E PRODÍGIOS DEUS HAVIA FEITO POR MEIO DELES ENTRE OS GENTIOS. TERIA BARNABÉ O DOM DE MARAVILHAS?
Embora os milagres trabalhados por intermédio de Barnabé não fossem registrados, ele, sem dúvida, foi usado pelo Senhor nesse ministério, uma vez que é contado entre os apóstolos. De alguém que ocua a primeira e mais espiritual posição na Igreja, naturalmente seria esperado exercitar maiores dons do que aqueles em postos menores.

RESUMA EM ALGUMA FRASES OS DONS QUE JÁ FORAM DISCUTIDOS?
Muito brevemente são: a palavra da sabedoria, que é a revelação sobrenatural da sabedoria ou do propósito do Senhor, a palavra do conhecimento, ou seja, a revelação do conhecimento de Deus; o dom da fé, que é a confiança sobrenatural no Altíssimo para provisão ou proteção; e a operação de maravilhas, um sinal sobrenatural trabalhado pelo poder divino.

PODE-SE SUGERIR, PORTANTO, QUE A OPERAÇÃO DE MARAVILHAS SEJA UM DOM GRANDE E IMPORTANTE COMPARADO AOS OUTROS DONS?
Certamente. A operação de milagres é uma manifestação muito importante do Espírito. É o imenso poder divino fluindo em uma pessoa. Podemos dizer que quem a possui participa de uma leve extensão da onipotência de Deus. O mesmo poder o qual o Senhor manifestou na criação do mundo é compartilhado com os homens, habilitando-os a operar um milagre. O deus da criação, que falou às ondas agitadas do mar: Até aqui virás, e não mais adiante (Jó 38. 11a), agrada-Se em dar aos Seus servos a mesma autoridade no Espírito Santo. O Eterno habilita Seus filhos a pararem as águas, como no caso do rio Jordão, que transbordava, e a abrir o mar Vermelho
 (Js 3.16a; Êx 14. 16b).

Pela operação de maravilhas, uma nação foi praguejada, forçando um rei teimoso a 
sujeitar-se às exigência da vontade de Deus (Êx 9); 
por ela, as sombras de um relógio de sol retrocederam, como um sinal, 
para o devoto rei Ezequias, de que, embora estivesse enfermo e à beira da morte, ele seria curado pelo Senhor 
(II Rs 20. 1-11); 
por meio desse dom, uma vara tornou-se, repentina e assustadoramente, uma serpente (Êx 7. 10);
 fogo caiu do céu (I Rs 18. 38); 
leões foram vencidos e mortos (Jz 14. 5,6); 
pães foram multiplicados (Mt 15. 34-38),
 e uma viga de ferro flutuou como se fosse de madeira 
(II  Rs 6. 5,6).

Esse é o dom que pode conter a fúria de uma tempestade (Mc 4. 37-39), trazer uma grande quantidade de peixes nas redes de desconsolados pescadores (Jo 21. 1-8), fazer uma pequena botija tornar-se uma fonte de azeite - fluindo até que não haja vasilhas suficientes para receber tamanha superabundância (II Rs 4. 1-7) -, e produzir dinheiro das profundezas do mar transportado na boca de um peixe na hora específica em que é requerido (Mt 17. 24-27).
É certamente um dom poderoso, glorificando o Deus de todo o poder; estimulando a fé no Seu povo e surpreendo e confundindo a incredulidade do ímpio.

Precisamos do poder na Igreja e das poderosas manifestações do Onipotente
 a fim de que possamos magnificar Aquele que morreu na Cruz 
por nossos pecados e ressuscitou para nossa justificação. 
Desejemos fervorosamente os dons de Deus.


PRÓXIMO POST:
O DOM DA CURA
Perguntas e Respostas


x_3cebcff8





  Image and video hosting by TinyPic

20 comentários:

  1. Obrigada pelo carinho de seu comentário em meu blog. Um aprendizado de profunda meditação foi ler seus posts!
    Abraço, Célia.

    ResponderExcluir
  2. Olá Lucy,

    Fiquei maravilhada com sua presença. Faz tempo que a gente não se visitava. Andei ausente alguns meses e depois voltei, final de ano sempre me ausento devido a correria do dia a dia. Eu já te sigo minha querida a muito tempo.
    Gostei muito da postagem, uma grande ensinamento sobre os dons e maravilhas de Deus.
    Grande beijo!
    Obrigada pela presença.

    Refletindo com a Smareis

    ResponderExcluir
  3. Bendiciones amada Lucy, gracias por visitar mi blog www.creeenjesusyserassalvo.blogspot.com
    Es una bendición para mi seguir tu blog, que Dios te siga usando para la gloria de Dios. besos

    ResponderExcluir
  4. Lucy,
    Meus parabéns por se deixar ser usada em um mundo tão carente da Palavra como é o nosso...Mas não carente por não ter quem fale, e sim por ter tantos que rejeitam àqueles que falam. O Senhor seja contigo para glorificar o nome d'Ele. Paz

    ResponderExcluir
  5. Minha querida das minhas últimas que por aqui passaram, há uma frase em que alguém diz que não há conscidências, mas esta hoje é a segunda vez que eu digo isto.
    Pois antes de ver o seu comentário e de vir ao seu bloge acabei de receber um pedido de socorro da minha querida filha a pedir mãezinha põe ai umas velinhas por mim que a minha vida está toda embrulhada, os problemas tem surgido útimamente de tudo que é lado. E eu foi acende e rezar a Deus, eis quando vejo este lindo blogue com todas estas palavras de conforto, amiga pode não haver conscidências. Mas a mão de Deus sabe sempre onde vai tocar. voltarei sim e talvez ainda hoje para ler toda a história que tão confusa em bom sentido me deixou.
    Tenha um santo dia e reze, uma das suas orações para que tudo seja resolvido, prometo que em breve te contarei tudo beijinhos de luz e muita paz na sua vida.

    ResponderExcluir
  6. Olá Lucy, vim agradecer com alegria sua visita e o carinho em suas palavras de Fé. Eu acredito sempre que nesta minha luta pela vida o Nosso Pai Maior, esteve comigo....e no próximo dia 11 não me faltará em mais uma cirurgia. Seu blog é um encanto em Paz.
    Voltarei mais vezes!
    Beijos da Sol

    ResponderExcluir
  7. Olá Lucy, vim agradecer com alegria sua visita e o carinho em suas palavras de Fé. Eu acredito sempre que nesta minha luta pela vida o Nosso Pai Maior, esteve comigo....e no próximo dia 11 não me faltará em mais uma cirurgia. Seu blog é um encanto em Paz.
    Voltarei mais vezes!
    Beijos da Sol

    ResponderExcluir
  8. Olá muito obrigado por me visitar
    e vir aqui ler seus post me faz bem, e falar
    sobre o dom da cura é um assunto tbém muito amplo pq cada um entende de um jeito, o dom das maravilhas de Deus é perfeita, pq só quem entende da palavra
    pode saber que ele faz maravilhas em nós
    Deixo um abraço com carinho
    Rita!!!!

    ResponderExcluir
  9. Estou bem afastada ,mais as saudades que sinto
    chega dói meu coração.
    Por meio dessas poucas palavras estou
    passando para deixar meu carinho,
    e dizer de uma forma ou de outra vou fazer
    de tudo para jamais ser esquecida.
    Foi para uma comemoração junto de todos
    amigos e (as) foi colocado no ar A Viagem desse
    Natal de 2012.
    Deixei na postagem um mimo caso gostar fica
    a vontade para trazer para seu blog.
    Um abraço carinhoso tenha certeza
    minha amizade é absolutamente e Sinceramente
    verdadeira.
    Carinhosamente,Evanir..
    Acredite depois de ler sua postagem senti um certo alivio no coração.

    ResponderExcluir
  10. Olá

    As palavras
    que ensinam
    sobre o amor,
    sobre a fé,
    sobre a esperança,
    fazem o mundo
    mais belo...

    Que amar seja para ti
    o objetivo de cada instante.

    ResponderExcluir
  11. ┊☆*... HOLA!
    ┊ ┊★*㋡
    ┊ ┊ ┊ ☆*.. CÓMO ESTÁS?
    ┊ ┊ ┊ ┊★*㋡
    ┊ ┊ ┊ ┊ ┊☆*... PASÉ POR AQUÍ
    ┊ ┊ ┊ ┊ ┊ ┊★*㋡
    ┊ ┊ ┊ ┊ ┊ ☆*... PARA DESEARTE
    ┊ ┊ ┊ ┊ ★*㋡
    ┊ ┊ ┊ ☆*... UN FELIZ DIA!
    ┊ ┊ ★*㋡
    ┊ ☆*... SALUDOS Y ABRAZOS!
    ★MaRiBeL★

    ResponderExcluir
  12. Preciosa entrada!!!!
    Un beso y buen fin de semana

    ResponderExcluir
  13. Olá; Vim retribuiir sua visitas e gostei muito do que vi aqui. Esse blog sim, é uma bênção. Amei o texto. Volte sempre. beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá Lucy, prazer em conhecer seu bloge obrigado pela sua visita ao História com Cristo!! Excelentes mensagens para edificação do povo de Deus. Tenho apenas uma reclamação, você não seguiu meu blog(buá, buá...kkkk). Conto com seu retorno, fica na Paz de Cristo!

    ResponderExcluir
  15. Quase esqueci, tornei-me seu seguidor e meu link é: http://historiacomcristo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Minha amada irmã, seguindo e acompanhando este seu belo blog...Fica na paz!
    Jefferson Rodrigues

    ResponderExcluir
  17. A Paz do Senhor irmã Lucy!!!

    Muito boa e esclarecedora sua postagem sobre os dons espirituais! Certamente que proporcionará oportunidades para que possam ser tiradas muitas dúvidas sobre este assunto tão interessante e empolgante. Parabéns! Deus a abençoe.

    Abraços do irmão em Cristo....

    João Q. Cavalheiro

    ResponderExcluir
  18. Muito,esclarecedor por misericórdia,tenho este dom e estou,trabalhando e buscando o Espírito santo para que a plenitude do mesmo si apodere do meu nimisterio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por participar deste post e deixar sua experiência espiritual.
      Que o Espírito Santo continue a obra que começou em sua vida.
      É o meu desejo e oração.

      Em Cristo,
      ***LucyJorge***

      Excluir

Não serão publicados comentários com os seguintes conteúdos:
- Palavrões;
- Ofensas;
Fique na Paz!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...