A palavra do conhecimento é um dom parceiro da palavra da sabedoria.
De certo modo, é mais como a palavra da sabedoria do que qualquer outro dom,
mas como sabedoria e conhecimento diferem-se consideravelmente,
então a palavra da sabedoria e do conhecimento serão diferentes.
De certo modo, é mais como a palavra da sabedoria do que qualquer outro dom,
mas como sabedoria e conhecimento diferem-se consideravelmente,
então a palavra da sabedoria e do conhecimento serão diferentes.
QUAL É A VISÃO GERAL COM RELAÇÃO À PALAVRA DO CONHECIMENTO?
Há várias interpretações para esse dom. Alguns sugerem que a pessoa possuidora da palavra do conhecimento tem entendimento total da Bíblia, de maneira que, após muito estudo diligente e pesquisa das Escrituras, ela, enfim, chega ao segundo dom do Espírito.
É RAZOÁVEL ESSA VISÃO DO DOM?
Parece ser uma interpretação muito insatisfatória da manifestação do Espírito Santo, visto que a palavra do conhecimento, como todos os outros dons, é sobrenatural. Não podemos alcançar esse dom da mesma forma que não podemos obter o falar em outras línguas aprendendo idiomas. Apesar dos muitos idiomas que um linguista tenha aprendido, ele não está mais próximo de receber o dom de "outras línguas" do que a pessoa que não sabe nenhum outro idioma senão o seu.
ENTÃO, EMBORA A PESSOA TENHA OBTIDO GRANDE CONHECIMENTO POR MEIO DE DILIGENTE E DEVOTADO ESTUDO DA PALAVRA DE DEUS, ISSO NÃO A AJUDARA MAIS A RECEBER ESSE DOM DO QUE SE ELA FOSSE ALGUÉM SEM EXPERIÊNCIA?
É isso.
PODEMOS DIZER QUE A PALAVRA DO CONHECIMENTO É UM TALENTO NATURAL EXTRAORDINÁRIO TOTALMENTE CONSAGRADO AO SERVIÇO DE DEUS?
Como já relatado, isso é inaceitável, visto que nenhum talento natural pode ser classificado como manifestação do Espírito Santo.
A PALAVRA DO CONHECIMENTO É, EM ALGUM SENTIDO, A BASE DO MINISTÉRIO DO PROFESSOR?
Cada professor terá, por necessidade, um conhecimento da Bíblia; caso contrário, não será competente para ensinar. Entretanto, um entendimento da palavra não é a palavra do conhecimento. O entendimento das Escrituras vem por meio do estudo, já a palavra do conhecimento vem pela revelação.
PODERIA DEFINIR MAIS CLARAMENTE A PALAVRA DO CONHECIMENTO?
Podemos dizer que a palavra do conhecimento é uma revelação sobrenatural da existência, ou natureza, de uma pessoa ou coisa, ou o entendimento de algum evento concedido a nós pelo Espírito Santo para um propósito específico. Uma vez que todos os dons do Espírito são para sinais e maravilhas, qualquer pessoa que manifeste a palavra do conhecimento, ou a da sabedoria - ou, de fato, qualquer dom do Espírito -, manifesta o Espírito de Deus e dá testemunho ao Senhor.
A PALAVRA DO CONHECIMENTO JÁ FOI USADA PARA AJUDAR UM FILHO DE DEUS EM DIFICULDADE?
Sem dúvida. Há um caso interessante de Eliseu, o profeta, que por uma revelação, salvou o rei de Israel dos sírios. Isso irritou tanto o rei sírio, que esse se achou que deveria haver um traidor em seu acampamento. Após interrogar seus soldados, foi informado de que seus planos secretos foram divulgados pelo profeta Eliseu. Isso fez com que ele mudasse de tática:
ele tentou cercar e prender o profeta (II Rs 6. 8 -13)
ele tentou cercar e prender o profeta (II Rs 6. 8 -13)
A PALAVRA DO CONHECIMENTO PODE SER DADA A FIM DE REVELAR FATOS COM RESPEITOS A OUTRAS PESSOAS?
Sim. Há, por exemplo, a história de Quis, que perdeu suas jumentas e enviou seu filho Saul para procurá-las com seu servo (I Sm 9. 3). Após procurar por três dias, foram a Ramá, e o servo sugeriu a Saul que perguntassem ao profeta. Naquele momento, Samuel recebeu uma revelação com relação a Saul um dia antes. Deus lhe disse que Ele enviara um rapaz a sua casa. O aparente afastamento casual de Saul à procura das jumentas foram, na realidade, passos divinamente direcionados, uma vez que Deus tinha dito que Ele enviara um homem ao profeta. Saul chamou na casa, e Samuel lhe disse que as jumentas haviam sido encontradas, e que seu pai estava triste por ele. Aqui, vemos, na revelação do fato de as jumentas terem sido achadas, um exemplo da palavra do conhecimento.
PODERIA DAR OUTRO EXEMPLO DA PALAVRA DO CONHECIMENTO?
Há o incidente de Aías (I Rs 14), o profeta, a quem Jeroboão enviou sua esposa para perguntar sobre seu filho que estava doente. O rei gostaria de saber de seu filho viveria ou morreria. Como ele não desejava que o profeta soubesse quem estava fazendo a pergunta, sua esposa se disfarçou a fim de que ninguém a reconhecesse, e então fosse capaz de adiantar-se e comunicar o fato ao profeta. O profeta era cego, de modo que ele não poderia ver quem era, mas Deus lhe deu uma revelação da aproximação da rainha, e, quando ela bateu à porta, o profeta exclamou: Entra, mulher de Jeroboão! (I Rs 14. 6). Esse seria um sinal para a rainha de que o onisciente Deus falaria com ela por meio dos lábios do servo dEle.
A PALAVRA DO CONHECIMENTO É SEMPRE ENVIADA COMO ENCORAJAMENTO PARA O POVO DE DEUS?
Felizmente, sim. Elias, desconsolado e esmagado no espírito, dirigiu-se ao deserto e, exausto debaixo de um zimbro (I Rs 19. 4,5), foi alimentado por um anjo. Com a força da comida que o anjo lhe preparou, ele foi para Horebe, onde se queixou com Deus de que os filhos de Israel tinham quebrado Sua aliança, derribado Seus altares, e matado Seus profetas à espada, e ele havia sido, deixado só. No entanto, o Senhor deu profeta algumas estatísticas interessantes, as quais Elias evidentemente ignorava! O Altíssimo disse que Ele tinha sete mil servos que não se dobraram a Baal nem beijaram essa imagem. A palavra do conhecimento, nesse exemplo, ministrou conforto ao profeta em sua abatida condição.
HÁ EXEMPLO DA PALAVRA DO CONHECIMENTO NO NOVO TESTAMENTO?
Jesus deu uma surpreendente revelação da mesma palavra do conhecimento para a mulher da fonte, onde ela tinha ido tirar água, com quem Ele iniciou uma conversa sobre assuntos espirituais. Ele pediu um pouco de água, o que a surpreendeu, pois ela era samaritana (Jo 4. 9). O Senhor disse a ela: Se tu conheceras o dom de Deus e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, ele te daria água viva (Jo 4. 10). Quando a mulher pediu que ela pudesse receber a água viva, o Mestre disse-lhe que chamasse seu marido, e ela respondeu: Não tenho marido. Então, foi manifestada a palavra do conhecimento, pois o Mestre falou: Disseste bem:
Não tenho marido, porque tiveste cinco maridos e o que agora tens não é teu marido; isso disseste com verdade
(Jo 4. 17b, 18)
Não tenho marido, porque tiveste cinco maridos e o que agora tens não é teu marido; isso disseste com verdade
(Jo 4. 17b, 18)
TENDO EM VISTA QUE JESUS É ONISCIENTE, ELE JÁ SABIA DESSE FATO, NÃO É MESMO?
As Escrituras declaram que Cristo Se esvaziou de Si mesmo, quando veio à Terra (Fp 2. 7,8), e cresceu em sabedoria e estatura (Lc 2. 52). Se Ele fosse onisciente, não haveria desenvolvimento mental. Além disso, um Cristo onisciente não teria sido exemplo para os seres humanos limitados. O maravilhoso é que Cristo dependia do Espírito Santo exatamente como nós. O Mestre não iniciou Seu ministério, de fato, até que o Espírito viesse sobre Ele. A revelação sobrenatural que Ele concedeu à mulher, portanto, seria um exemplo da palavra do conhecimento comunicada por Ele pelo Espírito Santo.
PODERIA ESCLARECER MELHOR O SIGNIFICADO DA PALAVRA DO CONHECIMENTO, LEVANDO EM CONTA OS EXEMPLOS JÁ CITADOS?
Sim. A palavra do conhecimento é a participação, a algum grau infinitesimal, na onisciência de Deus. Se o Senhor, que sabe todas as coisas, agrada-Se em nos revelar pelo Seu Espírito qualquer fragmento de Seu ilimitado conhecimento, então podemos clamar para ter essa manifestação do Espírito - a palavra do conhecimento.
PRÓXIMO POST: CONTINUAÇÃO
O DOM DA PALAVRA DO CONHECIMENTO
Perguntas e Respostas
Parte 2

