segunda-feira, 22 de outubro de 2012

O DOM DA PALAVRA DE CONHECIMENTO: Perguntas e Respostas




A palavra do conhecimento é um dom parceiro da palavra da sabedoria. 
De certo modo, é mais como a palavra da sabedoria do que qualquer outro dom, 
mas como sabedoria e conhecimento diferem-se consideravelmente, 
então a palavra da sabedoria e do conhecimento serão diferentes.


QUAL É A VISÃO GERAL COM RELAÇÃO À PALAVRA DO CONHECIMENTO?
Há várias interpretações para esse dom. Alguns sugerem que a pessoa possuidora da palavra do conhecimento tem entendimento total da Bíblia, de maneira que, após muito estudo diligente e pesquisa das Escrituras, ela, enfim, chega ao segundo dom do Espírito.

É RAZOÁVEL ESSA VISÃO DO DOM?
Parece ser uma interpretação muito insatisfatória da manifestação do Espírito Santo, visto que a palavra do conhecimento, como todos os outros dons, é sobrenatural. Não podemos alcançar esse dom da mesma forma que não podemos obter o falar em outras línguas aprendendo idiomas. Apesar dos muitos idiomas que um linguista tenha aprendido, ele não está mais próximo de receber o dom de "outras línguas" do que a pessoa que não sabe nenhum outro idioma senão o seu.

ENTÃO, EMBORA A PESSOA TENHA OBTIDO GRANDE CONHECIMENTO POR MEIO DE DILIGENTE E DEVOTADO ESTUDO DA PALAVRA DE DEUS, ISSO NÃO A AJUDARA MAIS A RECEBER ESSE DOM DO QUE SE ELA FOSSE ALGUÉM SEM EXPERIÊNCIA?
É isso.

PODEMOS DIZER QUE A PALAVRA DO CONHECIMENTO É UM TALENTO NATURAL EXTRAORDINÁRIO TOTALMENTE CONSAGRADO AO SERVIÇO DE DEUS?
Como já relatado, isso é inaceitável, visto que nenhum talento natural pode ser classificado como manifestação do Espírito Santo.

A PALAVRA DO CONHECIMENTO É, EM ALGUM SENTIDO, A BASE DO MINISTÉRIO DO PROFESSOR?
Cada professor terá, por necessidade, um conhecimento da Bíblia; caso contrário, não será competente para ensinar. Entretanto, um entendimento da palavra não é a palavra do conhecimento. O entendimento das Escrituras vem por meio do estudo, já a palavra do conhecimento vem pela revelação.

PODERIA DEFINIR MAIS CLARAMENTE A PALAVRA DO CONHECIMENTO?
Podemos dizer que a palavra do conhecimento é uma revelação sobrenatural da existência, ou natureza, de uma pessoa ou coisa, ou o entendimento de algum evento concedido a nós pelo Espírito Santo para um propósito específico. Uma vez que todos os dons do Espírito são para sinais e maravilhas, qualquer pessoa que manifeste a palavra do conhecimento, ou a da sabedoria - ou, de fato, qualquer dom do Espírito -, manifesta o Espírito de Deus e dá testemunho ao Senhor.

A PALAVRA DO CONHECIMENTO JÁ FOI USADA PARA AJUDAR UM FILHO DE DEUS EM DIFICULDADE?
Sem dúvida. Há um caso interessante de Eliseu, o profeta, que por uma revelação, salvou o rei de Israel dos sírios. Isso irritou tanto o rei sírio, que esse se achou que deveria haver um traidor em seu acampamento. Após interrogar seus soldados, foi informado de que seus planos secretos foram divulgados pelo profeta Eliseu. Isso fez com que ele mudasse de tática: 
ele tentou cercar e prender o profeta (II Rs 6. 8 -13)

A PALAVRA DO CONHECIMENTO PODE SER DADA A FIM DE REVELAR FATOS COM RESPEITOS A OUTRAS PESSOAS?
Sim. Há, por exemplo, a história de Quis, que perdeu suas jumentas e enviou seu filho Saul para procurá-las com seu servo (I Sm 9. 3). Após procurar por três dias, foram a Ramá, e o servo sugeriu a Saul que perguntassem ao profeta. Naquele momento, Samuel recebeu uma revelação com relação a Saul um dia antes. Deus lhe disse que Ele enviara um rapaz a sua casa. O aparente afastamento casual de Saul à procura das jumentas foram, na realidade, passos divinamente direcionados, uma vez que Deus tinha dito que Ele enviara um homem ao profeta. Saul chamou na casa, e Samuel lhe disse que as jumentas haviam sido encontradas, e que seu pai estava triste por ele. Aqui, vemos, na revelação do fato de as jumentas terem sido achadas, um exemplo da palavra do conhecimento.

PODERIA DAR OUTRO EXEMPLO DA PALAVRA DO CONHECIMENTO?
Há o incidente de Aías (I Rs 14), o profeta, a quem Jeroboão enviou sua esposa para perguntar sobre seu filho que estava doente. O rei gostaria de saber de seu filho viveria ou morreria. Como ele não desejava que o profeta soubesse quem estava fazendo a pergunta, sua esposa se disfarçou a fim de que ninguém a reconhecesse, e então fosse capaz de adiantar-se e comunicar o fato ao profeta. O profeta era cego, de modo que ele não poderia ver quem era, mas Deus lhe deu uma revelação da aproximação da rainha, e, quando ela bateu à porta, o profeta exclamou: Entra, mulher de Jeroboão! (I Rs 14. 6). Esse seria um sinal para a rainha de que o onisciente Deus falaria com ela por meio dos lábios do servo dEle.

A PALAVRA DO CONHECIMENTO É SEMPRE ENVIADA COMO ENCORAJAMENTO PARA O POVO DE DEUS?
Felizmente, sim. Elias, desconsolado e esmagado no espírito, dirigiu-se ao deserto e, exausto debaixo de um zimbro (I Rs 19. 4,5), foi alimentado por um anjo. Com a força da comida que o anjo lhe preparou, ele foi para Horebe, onde se queixou com Deus de que os filhos de Israel tinham quebrado Sua aliança, derribado Seus altares, e matado Seus profetas à espada, e ele havia sido, deixado só. No entanto, o Senhor deu profeta algumas estatísticas interessantes, as quais Elias evidentemente ignorava! O Altíssimo disse que Ele tinha sete mil servos que não se dobraram a Baal nem beijaram essa imagem. A palavra do conhecimento, nesse exemplo, ministrou conforto ao profeta em sua abatida condição.

HÁ EXEMPLO DA PALAVRA DO CONHECIMENTO NO NOVO TESTAMENTO?
Jesus deu uma surpreendente revelação da mesma palavra do conhecimento para a mulher da fonte, onde ela tinha ido tirar água, com quem Ele iniciou uma conversa sobre assuntos espirituais. Ele pediu um pouco de água, o que a surpreendeu, pois ela era samaritana (Jo 4. 9). O Senhor disse a ela: Se tu conheceras o dom de Deus e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, ele te daria água viva (Jo 4. 10). Quando a mulher pediu que ela pudesse receber a água viva, o Mestre disse-lhe que chamasse seu marido, e ela respondeu: Não tenho marido. Então, foi manifestada a palavra do conhecimento, pois o Mestre falou: Disseste bem:
Não tenho marido, porque tiveste cinco maridos e o que agora tens não é teu marido; isso disseste com verdade 
(Jo 4. 17b, 18)

TENDO EM VISTA QUE JESUS É ONISCIENTE, ELE JÁ SABIA DESSE FATO, NÃO É MESMO?
As Escrituras declaram que Cristo Se esvaziou de Si mesmo, quando veio à Terra (Fp 2. 7,8), e cresceu em sabedoria e estatura (Lc 2. 52). Se Ele fosse onisciente, não haveria desenvolvimento mental. Além disso, um Cristo onisciente não teria sido exemplo para os seres humanos limitados. O maravilhoso é que Cristo dependia do Espírito Santo exatamente como nós. O Mestre não iniciou Seu ministério, de fato, até que o Espírito viesse sobre Ele. A revelação sobrenatural que Ele concedeu à mulher, portanto, seria um exemplo da palavra do conhecimento comunicada por Ele pelo Espírito Santo.

PODERIA ESCLARECER MELHOR O SIGNIFICADO DA PALAVRA DO CONHECIMENTO, LEVANDO EM CONTA OS EXEMPLOS JÁ CITADOS?
Sim. A palavra do conhecimento é a participação, a algum grau infinitesimal, na onisciência de Deus. Se o Senhor, que sabe todas as coisas, agrada-Se em nos revelar pelo Seu Espírito qualquer fragmento de Seu ilimitado conhecimento, então podemos clamar para ter essa manifestação do Espírito - a palavra do conhecimento.



PRÓXIMO POST: CONTINUAÇÃO
O DOM DA PALAVRA DO CONHECIMENTO
Perguntas e Respostas 
Parte 2



x_3cebcff8





  Image and video hosting by TinyPic

20 comentários:

  1. Lucy
    Passa no meu blog que tem um presente para você (Prêmio Dardos)
    A paz de Deuz..
    Ameba de Cá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz pela lembrança, mas o prêmio que me ofertaste, eu dedico ao autor e consumador de nossa fé: Jesus Cristo.

      Grata pelo carinho e consideração...

      Afetuosamente,

      ***Lucy***

      Excluir
  2. Que blog mais lindooooooo que ternura ameiiiiii vc está de parabéns!!!!
    Amiga querida me perdoe pela demora em vir aqui e retribuir sua visita como tenho dois blogs com a mesma conta pensei que os comentários dois dois fossem moderados e hoje qdo vi quase cai durinha da silva rsrsr me perdoe, já me tornei sua seguidora com o maior carinho e admiração...beijinhos cheiiiinhos de contos e encantos!!!Esses são os links ai vc vai entender a minha confusão socorrrooooooooooo

    http://reartesmiudas.blogspot.com.br/

    http://www.artedecontareencantarnaeducinfantil.com/

    ResponderExcluir
  3. TRADUÇÃO...

    Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  4. Olá amiga, que benção... Amiga Lucy não aceitou o prêmio Dardos? Poxa que pena, procurei aqui e não o encontrei, indiquei seu blog, pelo belo trabalho divulgado aqui. Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida irmã Fernanda, não se ofenda com a minha não aceitação do prêmio, é que eu de mim mesmo, não sou nada para receber este prêmio, tudo é dádiva do Espírito Santo que habita em nós.

      Portanto, retribuirei o seu carinho, divulgando sua página no meu espaço. Espero com este ato, demonstrar o que Cristo nos ensinou: Amai-vos uns aos outros como eu vos amei!

      Grata pela indicação e pelo amor demonstrado.

      Afetuosamente,

      Em Cristo,

      ***Lucy***

      Excluir
  5. Olá Lucy... totalmente de acuerdo. Conocer es un acto del intelecto y la sabiduría es un don de Dios, por el cual podemos discernir y aplicar nuestros conocimientos. Que Dios te continúe bendiciendo. Recibe un fuerte abrazo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TRADUÇÃO...

      Olá Lucy ... concordo totalmente. Conhecer é um ato do intelecto e a sabedoria é um dom de Deus, pelo qual podemos discernir e aplicar o nosso conhecimento. Que Deus continue a abençoá-lo. Receba um forte abraço.

      Excluir
  6. Amada do Senhor,

    Você é benção em minha vida, agradeço por me indicar, mas o prêmio eu dedico ao Amado da minha alma: O Senhor Jesus!

    Mais uma vez, te agradeço de todo coração.

    Afetuosamente,

    ***Lucy***

    ResponderExcluir
  7. Paz
    Você foi indicado para receber o "Prêmio Dardos", mas tem o direito de não querer também. Acesse essa página e fique sabendo mais!
    http://eliselorena.blogspot.com.br/p/premio-dardos.html

    ResponderExcluir
  8. Olá Multiplicadora Lucy, recebi o "Prêmio Dardos" e estou oferecendo-o a você. Sinta-se à vontade para aceitá-lo ou não.
    O seu blog está entre os agraciados por oferecer aos leitores rico conteúdo educacional.

    O prêmio está neste link:
    http://www.marquecomx.com.br/2012/10/premio-dardos-quem-criou-o-premio-dardos.html

    Abraços, fiquemos na Paz de Deus até breve.

    Irivan

    ResponderExcluir
  9. Olá, Lucy

    Que bom encontrar um blogue como este!
    Aqui. toda a Glória é para o SENHOR!

    Para quem houvera de ser? Se só Ele tem as palavras da Vida Eterna!

    Gostei muito deste espaço.
    Continue...

    Foi muito agradável a sua passagem pelo meu cantinho.
    Agradeço, de coração, as palavras gentís e amáveis que ali deixou.

    Desejo muitas bençãos para a Lucy e para a sua família.
    Um grande abraço, no amor de Cristo, nosso Mestre e SEnhor

    Viviana

    ResponderExcluir
  10. Ola Lucy vim retribuir sua visita e dizer que estou feliz por ter alcançado meus objetivos que Deus possa continuar me abençoando e abençoando sua vida rica e poderosamente ,estou te seguindo querida Lucy seu blog é maravilhoso que voce continue nos abençoando com esse espaço.
    ""ceci""

    ResponderExcluir
  11. Olá, Lucy. Obrigada pela visita no meu blog. E parabéns pelo texto. É um assunto polêmico. Vou sempre voltar aqui no seu blog. Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  12. oi passa no meu blog, tem um selinho p vc!!

    ResponderExcluir
  13. Hola!!! un gusto conocer tu blog tan edificante. Amo la Palabra y te felicito por ayudar a predicarla.

    Un abrazo en Cristo.

    ResponderExcluir
  14. Ola Lucy!
    Thank you for your visit on my blog!
    Send you many greetings from Athens!!!

    ResponderExcluir
  15. Muchas gracias por visitarme.

    Tu blog me parece tierno y bonito.

    Un abrazo fuerte

    ResponderExcluir
  16. Maravilloso tu compartir! gracias por llegar hasta mi blog, fue muy agradable pasar por aquí...
    Un cariñoso abrazo!

    ResponderExcluir
  17. Seguindo seu blog, muito obrigado por sua visita, aguardo que siga o meu blog de volta... Um abraço cordial...

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários com os seguintes conteúdos:
- Palavrões;
- Ofensas;
Fique na Paz!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...