terça-feira, 22 de janeiro de 2013

O DOM DE PROFECIA - Parte 2



QUANTO A PASSAGEM DE I CORÍNTIOS  14, VERSÍCULO 24, QUE DIZ: MAS, SE TODOS PROFETIZAREM, E ALGUM INDOUTO OU INFIEL ENTRAR, DE TODOS É CONVENCIDO, DE TODOS É JULGADO, ELA INDICA CONVERSÃO?
Diz-se que ele é convencido de todos. Não afirma que ele seja convertido. A conversão pode naturalmente seguir a convicção após segredos do coração serem manifestados. Os dons do Espírito são sinais para atingir os homens. A salvação acontece pela pregação da Palavra.

ELE NECESSITA SER CONVENCIDO ANTES QUE PUDESSE SER SALVO?
Ele poderia ser convencido pela declaração do profeta e, então, alguém, presumimos, iria indicá-lo para o Senhor. Isso ilustra exatamente para qual propósito servem os dons. Deus os tem concedido para sinais e maravilhas a fim de atingir pessoas. Podemos ilustrar o ponto lembrando-nos da sarça ardente vista por Moisés. Ele teve uma grande visão, porque a sarça queimava e não se consumia (Êx 3. 2).

HÁ DIFERENÇA ENTRE O OFÍCIO DE UM PROFETA E O SIMPLES DOM DE PROFECIA?
Sim. Já declaramos que o maior inclui o menor. O dom de ministério é aquele do profeta. Há uma grande diferença entre o ofício do profeta e o dom de profecia. Um profeta é alguém que tem dons de revelação; a palavra da sabedoria, a palavra do conhecimento ou o discernimento de espíritos. No simples dom de profecia, não há revelação. Se uma pessoa que é profetisa us o simples dom de profecia é bastante razoável que um ou mais dons de revelação também funcionem em conjunto com o dom de profecia.

AS REVELAÇÕES DO PROFETA TORNAM-SE CONHECIDAS PELA PREGAÇÃO OU PELA PROFECIA?
Não é o método de comunicação da revelação o mais importante, mas os meios de recebê-la. O profeta pode conceder suas revelações repetindo-as em uma conversa usual ou profetizando-as sob a unção do Espírito. Além desse ministério sobrenatural, um profeta geralmente será um pregador e, como tal, estará na mesma posição que todos os outros pregadores, exceto pelo fato de que ele terá maior autoridade, a qual surgirá do seu ofício profético.

SE UMA PESSOA QUE NÃO POSSUI NENHUM DOS DONS DE REVELAÇÃO PROFETIZAR, E A REVELAÇÃO VIER NA PROFECIA, PODEMOS DIZER QUE ELA RECEBEU NAQUELE MOMENTO UM OU MAIS DONS DE REVELAÇÃO?
Diríamos que sim. Os dons podem ser dados inesperadamente, e, se uma pessoa que não tenha dado revelação antes encontrar-se declarando algo que se provou ser uma revelação genuína, então podemos concluir que ela a recebeu de Deus na hora em que estava exercitando o simples dom de profecia. Da mesma forma, a pessoa que nunca exercitou os dons de cura pode ser usada pelo Altíssimo em alguma ocasião específica. Qualquer dom pode ser concedido a qualquer momento que o Senhor veja que é adequado concedê-lo.

QUAIS SÃO OS  "MELHORES" DONS QUE SOMOS ORDENADOS A BUSCAR?
O melhor dom dos dons de revelação é, sem dúvida a palavra de sabedoria; o melhor dom de poder é o de fé, e o melhor dom de inspiração é o de profecia.

DEVEMOS DESEJAR A PALAVRA DE SABEDORIA ASSIM COMO NOS É DITO QUE PRECISAMOS DESEJAR PROFETIZAR?
Não, não nos é dito especificamente que desejemos a palavra de sabedoria, mas, quando a palavra nos orienta a buscarmos com zelo os melhores dons (I Co 12. 31), naturalmente concluímos que a palavra da sabedoria a qual nos concede a revelação da mente divina, seja o melhor e maior dom de Deus tem concedido à Sua Igreja, e deve ser o mais buscado com zelo para a glória e o serviço de Deus.

EM I CORÍNTIOS 14, VERSÍCULO 5, PAULO DIZ: O QUE PROFETIZA É MAIOR DO QUE FALA LÍNGUAS ESTRANHAS, A NÃO SER QUE TAMBÉM INTERPRETE. ISSO DÁ MARGEM PARA QUE A INTERPRETAÇÃO SEJA MAIOR QUE A PROFECIA?
Aquele que profetiza é maior do que aquele que fala em línguas sem interpretação, pois fala para edificação das pessoas. Quem fala em outras línguas sem interpretação não está edificando os outros. O apóstolo diz que devemos deixar que cada um fale para si mesmo e Deus. Se a interpretação é dada após o falar em línguas, então diríamos que é o equivalente da profecia. 

QUANDO ALGUÉM POSSUI O DOM DE PROFECIA, COMO SABER QUANDO O SENHOR DESEJA QUE ELE PROFETIZE?
Parece haver uma ânsia, uma unção muito graciosa do Espírito que faz com que a pessoa se sinta livre para falar, e parece gentilmente compelir a declaração. A pessoa terá um testemunho interior.

ENTÃO AS PALAVRAS QUE  VÊM PARA ELA NO MOMENTO SERIAM DECLARAÇÕES INSPIRADAS?
Sim. 
Profecia é falar sob a unção do Espírito e, quando a unção cessa, a pessoa deve cessar de profetizar.

UMA PESSOA DEVE BUSCAR O DOM DE PROFECIA ANTES DOS OUTROS DONS?
Em geral, achamos que recebemos o falar em línguas quando somos preenchidos pela primeira vez e, às vezes, também a interpretação. Depois, devemos desejar profetizar, pois a ênfase é dada a esse dom. Já que todos os que recebem o Espírito Santo têm a evidência inicial de falar em línguas, e, mais adiante, uma vez que aqueles que falam em línguas são exortados a interpretar: Pelo que, o que fala língua estranha, ore para que a possa interpretar (I Co 14. 3), então o Senhor está simplesmente levando-nos além espiritualmente ao nos exortar a desejar profetizar. Somos também ordenados a buscar os melhores dons; então, pareceria que devemos, na realidade, desejar todos os dons para o serviço do Senhor e, particularmente, o melhor.

É NECESSÁRIO RECEBER O DOM DE LÍNGUAS ANTES DO DOM DE PROFETIZAR?
O falar em outras línguas evidencia o fato de que Deus toma posse do tempo humano. Quando Moisés erigiu o Tabernáculo no deserto, o Senhor entrou naquele local, pois Moisés ouviu a voz de Alguém falando com ele a partir do propiciatório (Nm 7.89). Aquela voz sobrenatural provou a Moisés que o Todo-Poderoso estava no Santo dos Santos.

APÓS TERMOS PROFETIZADO, DEVEMOS IR EM BUSCAR DOS DONS DE REVELAÇÃO QUE TORNAM O INDIVÍDUO UM PROFETA?
Devemos buscar determinantemente tudo o que Deus tem para nós nas Escrituras. Temos uma herança rica.

ENTÃO ENTENDEMOS QUE O INDIVÍDUO NÃO É PROFETA ATÉ QUE PROFETIZE UMA REVELAÇÃO ESPECÍFICA?
Sim, é isso. Um profeta era anteriormente chamado vidente. Porém um vidente é alguém que vê de forma sobrenatural. Portanto, uma pessoa com o dom de profecia simples, o qual é um dom inspirativo, não pode ser chamada de vidente.

ALGUÉM QUE RECEBEU UMA REVELAÇÃO  É PROFETA, MESMO QUE A REVELAÇÃO SEJA PEQUENA?
Ele pode ser um profeta embrionário. Devemos esperar que as primeiras manifestações de qualquer dom sejam pequenas. Não importa quão minúscula uma maçã possa ser no princípio, pois ela começa a se formar antes de amadurecer. Pode desenvolver-se, uma vez que a árvore é uma macieira. Do mesmo modo, se uma pessoa tem uma revelação específica, por menor que pareça, é um dos três dons de revelação no embrião. A revelação, contudo, deve ser específica, e não geral, em caráter e aplicação.

DEVEMOS RESPONDER COM OS DONS E EXERCITÁ-LOS CADA VEZ QUE SENTIMOS A UNÇÃO SOBRE NÓS?
Não toda vez. Há regras estabelecidas em I Coríntios 14. 27: E, se alguém falar em línguas estranha, faça-se isso por dois ou, quando muito, três. e por sua vez e haja intérprete. No versículo 29, lemos que somente dois ou três profetas devem falar, significando que há limitação para as manifestações. Não devemos nos esquecer, também, de que o espírito do profeta está sujeito so profeta (I Co 14. 32).


PRÓXIMO POST:
O DOM DE PROFECIA 
FINAL


x_3cebcff8


 

 

21 comentários:

  1. Oi amiga, tudo bem? Vim retribuir sua visita ao meu blog e te agradecer, obrigado. Achei seu blog muito interessante, já estou te seguindo. Também ficarei muito honrado em receber mais vezes suas visitas e comentários. Abraços do amigo Bicho do Mato. Até mais

    ResponderExcluir
  2. Oi Lucy, a Paz!
    Passando para agradecer a sua visita e participação no Blog Adoração Sem Limites. Fiquei muito feliz com a sua visita. Muito obrigado pela mensagem que você deixou lá pra mim.
    Parabéns pelo seu blog, já estou seguindo também e já sou um leitor assíduo do mesmo. Sempre estarei te visitando.
    Que Deus continue te abençoando poderosamente para que possais levar a Palavra a todos que dela necessitam ouvi-la e aprendê-la. Abraços, Thiago!

    ResponderExcluir
  3. Oiiiii amore, bom dia!!!
    Muito obrigada viu!!! Amei o seu cantinho, amei o post, to seguindo o blog!!
    Uma linda e abençoada semana!!
    Beeeeijokss

    http://www.delicadinhah.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adorei te ver no meu blogs em !

    Faz uma visita ?
    http://peoplecrazystipoeu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. May you always be blessed.

    ResponderExcluir
  6. Muito boa a reflexão. Deus te abençoe! Que seu dia
    seja maravilhoso. bjsss fica na paz

    ResponderExcluir
  7. olá, bom diaaa!! Já fui la visitar ele!! :)
    Beeeeeeeijosss, fica com Deus!!

    http://www.delicadinhah.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Tienes un bello blog, lleno de fe.
    Gracias
    Sor.Cecilia

    ResponderExcluir
  9. Oi Lucy!

    Passando para te visitar, tudo por aqui é muito lindo!

    Uma benção!

    Bjo




    ResponderExcluir
  10. It is such a pleasure to have you as a new follower. Blessings...Dee

    ResponderExcluir
  11. OLá Lucy!

    Parabéns pelo seu blog! Que bom ter blogs que tragam palavras boas e iluminem os caminhos das pessoas!

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  12. É, AINDA NÃO CONSEGUI, MAIS ESTOU TENTANDO.
    DEUS ABENÇOE.

    ResponderExcluir
  13. Lucy vim lhe agradecer as palavras, fazes aqui um belo trabalho, pois imagino que todo aquele que prioriza a boa vivencia humana faz para si e para todos os ros a sua volta. seja sempre muito bem vindá. eu ja lhe acompanho.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pelo blog,irmã Lucy, mensagens edificantes. Que a potente mão do Senhor esteja contigo sempre !!!

    ResponderExcluir
  15. Oi amiga, que lindo! Adorei! Deus se faz presente aqui!
    Tenha uma ótima semana, beijos!

    ResponderExcluir
  16. Que as bênçãos do céu te
    proteja sempre , tenha um final de
    tarde feliz e uma semana cheia de
    alegria
    Bjuss com carinho
    Rita!!!

    ResponderExcluir
  17. Algum tempo que não visitava o seu blog, hoje encontrei-o e vim fazer uma visita.
    Decerto que a salvação vem ao coração por haver um arrependimento e um pedido de perdão, e isso gera-se por haver uma convicção do pecado, pois é o Espírito que convence do pecado. Que esses frutos continuem acrescer mais e mais.
    António.
    Ps. Meu blog é o Peregrino E Servo.

    ResponderExcluir
  18. Amiga: Sem Fé não vamos a lado nenhum adorei o teu texto.
    Beijos
    Santa Cruz

    ResponderExcluir
  19. Que belo texto, como sempre este blog mantendo o padrão de grandes temas,louvo a Deus por este blog existir. Estou voltando com um blog novo, devido a problemas com o antigo tive que refazê-lo, esperando sua visita. obrigado e que Deus continue vos abençoando Grandiosamente.
    http://rcostanaverdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Oi amiga
    Estou visitando seu blog e pela primeira vez li um texto, gostei. Fui criada com uma enorme temor a Deus e nossa família inteira tem um dom de perceber que algo estranho, ruim, está para acontecer. Minhas irmãs têm mais essa facilidade, uma delas chegou até minha casa, em São Paulo, de repente, pois morava em Minas. Fiquei assustada e perguntei o motivo e ela respondeu: Deu me mandou. Quatro dias depois meu marido morreu.
    É difícil conviver com isso.Sempre preciso de ajuda.
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários com os seguintes conteúdos:
- Palavrões;
- Ofensas;
Fique na Paz!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...