domingo, 17 de fevereiro de 2013

O DOM DE DISCERNIMENTO DE ESPÍRITOS - FINAL





O DOM DE DISCERNIMENTO E A PALAVRA DA SABEDORIA ALGUMAS VEZES SE SOBREPÕEM?
Nenhum dom deve ser confundido com outro. 
Os dons são separados e distintos, como eram as velas sobre o castiçal de ouro no Tabernáculo.
Uma vela poderia ser acesa, e as outras, deixadas sem luz. A luz de uma vela não afetava de modo algum  a outra, mas, quando duas ou mais estavam queimando, a luz que era dada se combinava, embora as velas estivessem separadas. Se tivermos dois dons em manifestação, a palavra da sabedoria e o discernimento de espíritos, esses dois dons podem operar, é claro, simultaneamente. Se nós, por exemplo, pegarmos duas velas do castiçal e colocarmos seus pavios juntos, haverá apenas uma chama, mas essa chama única veio de duas fontes. A fim de definir todos os dons, estamos separando-os um por um.

AS PESSOAS QUE TÊM O DOM DE DISCERNIMENTO DE ESPÍRITOS TÊM O PODER DE EXPULSAR DEMÔNIOS?
Alguém pode ter o discernimento de espíritos sem o poder de expulsar demônios. Os dois são separados e distintos. Após ter discernido a presença de um espírito, a pessoa que não tinha o poder de expulsar o demônio poderia chamar outra que tivesse a fé para expulsá-lo. O que é de uma esfera de ministério não inclui a cobertura de outra. Tudo isso nos faz perceber o quão dependentes somos uns dos outros. Se temos o dom de discernimento de espíritos e o poder de expulsá-los, então estamos em uma situação feliz.

É POSSÍVEL UM HOMEM TER TODOS OS DONS?
Não se tem registro bíblico que algum dos apóstolos tenha tido todos os dons espirituais, mas
é certo que o Senhor Jesus (homem sem pecado) não recebeu o Espírito Santo por medida (Jo 3. 34); contudo, todos os dons do Espírito lhe foi concedido pelo Pai logo após ter vencido a tentação no deserto, o que O capacitou a fazer a obra de Deus na Terra (Lc 4. 16-18) .

SE TIVERMOS O DOM DO DISCERNIMENTO DE ESPÍRITOS, ESTAMOS SUJEITOS A NOS TORNARMOS CRÍTICOS SE NÃO FORMOS CUIDADOSOS?
Se uma pessoa tiver o dom verdadeiro de discernimento de espíritos, ela não será crítica porque o que é revelado é de Deus e não vem da mente natural do homem. O dom é um dom do Espírito Santo. As pessoas que são críticas, muitas vezes, acham que na realidade, não é mais associado à faculdade crítica do que os dons de cura são ligados à profissão médica; ou o falar em línguas com o aprendizado de idiomas. Podemos também perguntar se a pessoa que fala em línguas eventualmente irá tornar-se crítica. As duas não têm nada em comum.

CADA REVELAÇÃO POR MEIO DESSE DOM É PARA TODA A IGREJA OU APENAS A ASSEMBLEIA LOCAL?
Pode ser para toda a Igreja, para a comunidade local ou para o bem de algum indivíduo. 
Se uma pessoa teve o discernimento de espíritos, e houver alguém possesso por espíritos maus, o dom naquela situação é usado para o bem e a bênção da pessoa aflita. O Senhor Jesus passou a noite em oração quando Se propôs a escolher, a partir daqueles que O seguiam, os 12 para estarem com Ele. Foi sem dúvida durante aquela noite que o dom de discernimento de espíritos entrou em operação. Ele escolheu aqueles que mais se ajustavam à Sua obra., e não nos esqueceremos de que Ele escolheu um que era possuído por um demônio: 
Não vos escolhi a vós os doze? E um de vós é um diabo (Jo 6. 70b,c).

SATANÁS, PORÉM, ENTROU EM JUDAS APENAS NO FIM (Lc 22. 3)?
Evidentemente, Jesus viu que ele tinha aquela disposição a qual cederia à força satânica (Jo 13. 21), assim como Ele percebeu que Pedro, embora impetuoso tinha algo que eventualmente se tornaria uma rocha na sua natureza; por isso, Ele apropriadamente mudou seu nome (Mt 16. 18).

POR QUE HÁ MAIS FORÇAS DEMONÍACAS EM PAÍSES PAGÃOS DO QUE EM OUTROS?
Sem dúvida, por causa da idolatria. 
Não devemos negligenciar o fato de que, em alguns países, as pessoas na realidade adoram o diabo. A adoração de ídolos tem força demoníaca geralmente associada a ela. De novo, eles são mais desejosos de se entregarem para os espíritos maus do que outros povos. O espírito e o poder do cristianismo têm expulsado a força e a influência do demônio, até certo ponto, desses países.

A ATITUDE DA POPULAÇÃO COM RESPEITO A DEUS NÃO É DIFERENTE DA DOS PAÍSES PAGÃOS?
O homem não convertido no seu coração é o mesmo em todos os lugares e, em países europeus, seguidores do espiritismo tornam-se possessos por espíritos imundos da mesma forma que os pagãos não convertidos, de tal modo que temos possessão demoníaca na Europa e América. Essa manifestação diabólica, sem dúvida, está crescendo. Falando de um modo geral, a influência do cristianismo será para o bem de um homem não convertido da mesma forma que a influência do demônio será para o mal da pessoa comum em países pagãos.

A POSSESSÃO DEMONÍACA NÃO É ÓBVIA PARA TODOS?
Não. 
Há alguns anos, em uma convenção, estava presente um homem conhecido pela sua piedade. Todos concordavam que ele era um extraordinário homem, bom e santo, e era muitas vezes escolhido como exemplo de cristão piedoso. O pregador tinha plena convicção de que o homem estava possuído pelo demônio e de que sua aparente piedade não vinha do Senhor, mas de Satanás. Ele disse a alguém na congregação: "Aquele homem se trairá em breve" e , então, levantou-se para falar, mas, antes que ele tivesse pregado por quatro minutos , o homem ao qual ele se referia estava espumejando, sob a força de demônio, e teve de ser retirado da reunião.

ESSE PREGADOR TEVE O DOM DE DISCERNIMENTO DE ESPÍRITOS OU A PALAVRA DE SABEDORIA?
Não poderia ser a palavra de sabedoria porque esse dom é a revelação da vontade e do propósito de Deus. O Senhor evidentemente mostrou ao pregador que o homem estava possesso de um espírito imundo que enganava e gostava de ser considerado piedoso.

AS VISÕES DO ANTIGO TESTAMENTO, ASSIM COMO AS DO NOVO, SÃO EXEMPLOS DO DOM DE DISCERNIMENTO?
Evidentemente, todas as visões podem ser incluídas no dom de discernimento de espíritos.

DISCERNIR, ENTÃO, DEVE SER MAIS DO QUE DISCERNIR A PRESENÇA DE ESPÍRITOS; É PRECISO JULGAR SE ELES SÃO MAUS OU BONS ESPÍRITOS, SE SÃO DE DEUS OU DE SATANÁS?
Sim, é o que parece. Se os espíritos fossem vistos sem que alguém tivesse revelação de sua natureza, as revelações do outro mundo seriam muito perplexas.
O dom de discernimento tem o sentido de discriminação associado a ele, de forma que a pessoa possa conhecer o que é mau a partir do que é bom.

DEVEMOS ORAR ESPECIALMENTE PARA O DISCERNIMENTO DE ESPÍRITOS?
Não, a menos que haja uma necessidade especial. 
Somos exortados a procurar com zelo os melhores dons (I Co 12. 31), e podemos repousar seguros, crendo que o Senhor concederá aqueles dons, os quais provarão ser mais úteis no Seu serviço.

O discernimento de espíritos, entretanto, é um dom extraordinário, visto que dá uma revelação do estado espiritual, abrindo os olhos espirituais das pessoas para um outro mundo, uma esfera da qual não poderíamos ter uma concepção naturalmente. Ele pode revelar similitude do próprio Deus, ou o Cristo ressuscitado, exaltado e entronizado; ele pode revelar o Espírito Santo na Sua natureza impessoal, queimando com sete velas sagradas diante do trono. Ele pode desvendar o querubim e serafim na sua incessante adoração do Senhor e para o serviço dEle, assim como os arcanjos e os inumeráveis seres celestiais que habitem nas regiões elevadas.

Outro campo também é aberto para ver como ocasião pode ser apropriada, quando Satanás e suas hostes - com todas as suas astúcias e intrigas - são vistos.

Mais uma vez, essa visão, ou "compreensão clara", pode desnudar o espírito do homem, revelando o puro e sincero, ou o astucioso e hipócrita. Pode descobrir força um "Pedro", sobre o qual uma obra pode ser construída, ou um vacilante tipo de natureza fraca e incrédula.

O telescópio pode revelar as galáxias, e o microscópio, os mistérios do minúsculo, mas somente o discernimento de espíritos pode levar-nos ao conhecimento do mundo espiritual. Esse dom vai inspirar a Igreja, assim como salvaguardá-la do mau, e a habilitará a escolher o melhor dos homens para o seu ministério.


Vamos orar para que essa visão sagrada das coisas espirituais 
seja distribuída entre os servos de Deus 
da forma que o Senhor achar que contribuirá para 
Sua glória e avanço da Sua obra na Terra.   


PRÓXIMO POST:

O DOM DE LÍNGUAS E INTERPRETAÇÃO
Perguntas e Respostas

x_3cebcff8
Image and video hosting by TinyPic


22 comentários:

  1. Bless you beautiful friend.

    ResponderExcluir
  2. A paz do Senhor querida!
    Ótimo estudo! Que Deus continue abençoando sua vida.
    Beijos com carinho, Fernanda Oliveira

    ResponderExcluir
  3. Oi Lucy, já a estou seguindo e também adicionei o banner na seção de parcerias - que, aliás, preciso modificar para dar mas visibilidade aos blogs dos amigos e irmãos. Fiz aqui hoje apenas uma visita rápida, mas vi que tem muita coisa excelente e pretendo voltar com mais tempo depois.
    Grande abraço, Deus abençoe.
    Georges

    ResponderExcluir
  4. Hola, un buen post y me alegro de haber venido.
    Hay mucho mezclado en el hombre de Dios y del demonio, pero saber discernir es un Don de Dios, pero expulsar el maligno es otro Don, que pocos tienen. No todos los exorcistas han podido siempre discernir y expulsar lo maligno, pero con Dios y de verdad orado se puede sanar el espíritu.
    Con ternura.
    Sor.Cecilia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TRADUÇÃO...

      Olá, bom post, estou contente por ter vindo.
      Há muita mistura em que o homem de Deus e do diabo, mas o discernir é um dom de Deus, mas expulsar o mal é outro dom que poucos têm. Nem todos os exorcistas têm sido sempre capaz de discernir e expulsar o mal, mas com Deus e orando de verdade realmente pode curar o espírito.
      Com ternura.
      Sor.Cecilia

      Excluir
  5. Um post intrigante e muito esclarecedor! Obrigada!
    Abraço, Célia.

    ResponderExcluir
  6. Excelentes ensinamentos espirituais.
    Abração.

    ResponderExcluir
  7. c'è molta pace e molta poesia in questo tuo blog. ciao dall'Italia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TRADUÇÃO...

      Há muita paz e muita poesia neste blog. Olá da Itália

      Excluir
  8. Grande ensinamento que nos leva a reflexão.

    Depois de um tempinho ausente, aqui estou eu de volta.
    Ja tem atualização!
    Grande abraço!
    Ótima semana!
    Clique Refletindo com a Smareis

    ResponderExcluir
  9. Olá, Lucy
    não consigo mandar o código aqui no comentário porque não aceita algumas tags.
    Me mande um e-mail no georges.e.alves@gmail.com que eu te respondo enviando o código.
    Abs
    Georges

    ResponderExcluir
  10. Querida amiga

    A sabedoria
    e a fé,
    quando andam
    de mãos dadas
    produzem ideias
    preciosas.

    Desejo que o amor,
    faça morada em seu coração.

    ResponderExcluir
  11. Es una preciosidad leerte, te dejo un fuerte abrazo, buen fin de semana!

    ResponderExcluir
  12. Graça e paz amada do Senhor!

    Obrigado por visitar meu blog. Retribuo com admiração sua visita.

    Em Cristo

    ResponderExcluir
  13. Oi Lucy, devo ter eito alguma coisa errada, não deixei de seguir não... em todo caso, estou entrando de novo. Veja aí e depois me diga se está tudo certo. Meu e-mail: georges.e.alves@gmail.com

    ResponderExcluir
  14. Lucy qué buena enseñanza, qué Dios te bendiga y te envío mis cariños desde Argentina. Tere

    ResponderExcluir
  15. Gostei deste seu trabalho cheio de luz e arte.
    Sua publicação está ótima, parabéns.
    Cumprimentos.
    http://umraiodeluzefezseluz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. A paz!
    Excelente blog!
    Já estou seguindo!
    Visite o meu também http://prjessepalma.blogspot.com
    E se gostar é só seguir e comentar bastante!
    Deus te abençoe!
    Novamente, parabéns pelo blog! Excelente!
    Confesso que adorei a idéia deste post!
    Pr Jessé

    ResponderExcluir
  17. Obrigado pela visita ao meu blog, e convido para visitar também o www.infoparaiba.blogspot.com que também faço publicações que acho interessantes, gostei também do seu blog, Parabéns !!! Sucesso, Paz, Amor, Saúde e Cristo na veia !!

    ResponderExcluir
  18. Não tenho nem palavras para explicar como amei o seu blog! Muito edificante, MUITO LINDO não dá nem vontade de sair! AMEEEEI ! PARABÉNS!!!!

    ResponderExcluir
  19. Não tenho nem palavras para explicar como AMEEEEI !!!!o seu Blog! MUITO LINDO, muito edificante, não dá nem vontade de sair mais dele.
    ESTÁ DE PARABÉNS!!!! Deus abençõe sempre!!!!!!!!!!!
    A PAZ !!!!!

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários com os seguintes conteúdos:
- Palavrões;
- Ofensas;
Fique na Paz!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...