domingo, 2 de fevereiro de 2014

ALEGRIA: A felicidade que o cristão desfruta no Espírito Santo!






 ALEGRIA

Algumas versões da Bíblia traduzem "gozo" por "ale­gria", sendo esta a felicidade que o crente desfruta no Espírito Santo.
O termo grego aqui é chara. O termo charis, traduzi­do em português por "graça", vem da mesma raiz. Charis, a partir de Homero, passou a significar "aquilo que pro­move bem-estar entre os homens".



Definição

O substantivo charma traz a idéia de "encanto", de onde provém "charme" - aquilo que é for­moso ou atraente. Como atributo do Espírito Santo, a alegria é uma qualidade implantada na alma que teve um encontro com o "Deus de toda graça", e visa uma vida de rogozijo e de agradecimento no Senhor. Paulo recomen­da aos cristãos filipenses que sejam agradecidos e cheios de regozijo: "Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: regozijai-vos" (Fp 4.4).



 Alegria, fruto do louvor 

"Está alguém contente? Cante louvores" 
Tg 5.13 

"A alegria envolve pensa­mentos suaves sobre Cristo, hinos e salmos melodiosos, louvores e ação de graças, com que os cristãos se instru­em, inspiram e refrigeram a si mesmos. Deus não aprecia a dúvida e o desânimo. Também abomina as palavras que ferem, ou pensamentos melancólicos e tristonhos".
O desejo de Deus é ver seus filhos cantando "com graça no coração" (cf. Cl 3.16). Nas Escrituras, a alegria trazia força e até saúde ao povo de Deus: "Ide, e comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque esse dia é consa­grado ao nosso Senhor; portanto, não vos entristeçais, porque a alegria do Senhor é a vossa força" 
Ne 8.10

"O coração alegre serve de bom remédio, mas o espírito abatido virá a secar os ossos" 
Pv 17.22

O anjo do Senhor bradou dos céus: "Não temais, por­que eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo" (Lc 2.10). A alegria cristã, portanto, não é uma emoção artificial. Antes, é uma ação do Espí­rito Santo no coração humano, para que este venha a conhecer que o Senhor Deus está no seu trono, e que tudo neste mundo submete-se ao seu controle, até mesmo onde a experiência pessoal está envolvida.
Esta ação poderosa do Espírito Santo em nossas vidas é inspiradora, dando-nos esperança e confiança e enchendo-nos de coragem para avançar na direção em que formos enviados. Este foi, sem dúvida, o grande sucesso da Igreja Primitiva. Os cristãos estavam cheios de ale­gria, e por este motivo
 "em todos eles havia abundante graça" 
At 2.46; 4.33


Alegria, fruto da glorificação

 A alegria faz parte da esfera central do Reino de Deus que
 "não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo. Porque quem nisto serve a Cristo agradável é a Deus e aceito aos homens" 
Rm 14.17,18

A tristeza somente é benéfica quando vem de Deus para produzir arrependimento e, depois, edificação:
 "Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende..." 
2 Co 7.10

Portanto o gozo, como fruto do Espírito, é a alegria implantada pelo Senhor Jesus no coração e na expres­são de nossa vida para com nós mesmos e nossos semelhantes. Ele disse:
 "A vossa alegria, ninguém vo-la tirará" 
Jo 16.22



PRÓXIMO POST:

PAZ

x_3e1c66cc photo x_3e1c66cc_zps06a001ac.gif



15 comentários:

  1. A alegria do Senhor a nossa força é. Lindo, abençoado e edificante mensagem. Deus te abençoe sempre Lucy. bjsss

    ResponderExcluir
  2. LIndo post.
    Desejo uma semana abençoada pra vc.
    http://cantinhorestaurado.blogspot.com.br/2014/02/pecado-pecadinho-pecadao.html

    ResponderExcluir
  3. A alegria vem da graça divina, é por isso que vale a pena O Nosso Deus.

    ResponderExcluir
  4. Alegremo-nos, pois isto vem de Deus.
    É reconfortante saber disso.

    Uma boa semana.

    ResponderExcluir
  5. Amada o nosso Deus em Sua infinita misericordia, tem nos concedido a alegria que nos fortalece e contagia a todos.
    Eu amo o Evangelho de Cristo !
    Bjos,
    ***Lucy***

    ResponderExcluir
  6. Linda mensagem, realmente palavras muito sábias!

    ótima semana
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Bonito texto sobre A Alegria Verdadeira! A alegria que o apóstolo Paulo fala e nos desafia a vivê-la: "Apesar das Circunstâncias/Independentes Delas..." Fp 4.12!

    Abraços, Lucy... Com carinho

    ResponderExcluir


  8. Si en algún momento la melancolía
    llama a nuestra ventana recordemos:
    que siempre habrá un pájaro que nos cante,
    un niño que nos sonría y una mariposa
    que nos brinde su belleza…
    …y el paisaje cambiará de color.

    ¡¡Feliz mes del amor y la amistad!!

    En "Mis caricias del alma" he dejado unos presentes,
    si te apetece verlos por si alguno te pudiera encajar,
    lo dejo en tus manos. Gracias!!


    Un abrazo
    con el rocío del afecto.


    Atte.
    María del Carmen


    ResponderExcluir

  9. Consegui fazer. Demorei mas consegui.
    Muito obrigada.

    Vem! Que ta rolando sorteio no Gabrielly Rosa ♥

    ResponderExcluir
  10. Oi Lucy]
    Paz

    Folguei, deveras, pela honrosa visita ao meu blog.
    Eu oro sem cessar; em tudo dou graças e regozijo-me sempre, entoando cânticos de louvor ao nosso Criador. Lancei e consagrei o CD "ESSE É O MEU DEUS" em 13 de dezembro último. A crítica tem sido imensamente favorável e generosa com a minha entrée como cantor gospel. Agradeço a Deus por tudo o que ELE tem feito em minha vida.
    Grato pela visita.
    Seu conservo nEle que nos amou primeiro.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde vim te visitar porque vi o seu blog no Agenda blog. Parabéns ele é muito bonito.

    Blog: http://bibliaf.blogspot.com.br/

    e-mail: biblia-em-foco@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. OBRIGADA PELA CHUVA DE BÊNÇÃOS SOBRE MIM E MINHA FAMÍLIA, MEU MARIDO, MEUS FILHOS, NETOS , GENROS E NORA SÃO A MAIOR ALEGRIA DA MINHA VIDA , DEPOIS DE JESUS CERTAMENTE>
    JÁ O ESTOU SEGUINDO!
    VISITE-ME SEMPRE, MEUS BLOGS ESTÃO SEMPRE A DISPOSIÇÃO DOS AMIGOS E VISITANTES!
    UM ABRAÇO!

    ResponderExcluir
  13. Lucy eu gostei muito de ter recebido um comentário tão abençoado no meu blog ele encheu o meu coração de alegria, entrei no blog que você me recomendou e gostei muito dele, das mensagens escritas e também dos temas abordados pelo nosso querido amigo Discipulo de Cristo, agradeço por me apresenta - lo.
    PS: Coloquei o seu Link-me na pagina de parceiros do meu blog.
    Link:http://bibliaf.blogspot.com.br/p/parceiros.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por retornar ao blog, o propósito do meu comentário no seu espaço foi alcançado: Alegrar seu belo e sensível coração!
      Quanto ao Discípulo de Cristo, tenho a honra de ser sua esposa, ou seja, auxiliadora idônea para a glória de Deus!!!

      Já adicionei seu blog na minha lista de divulgação, você é uma irmã muito querida...

      Volte sempre que o Espírito Santo te tocar!

      Em Cristo,
      ***Lucy***

      Excluir
  14. Querida irmã Lucy,
    Estive ausente, pois perdi a minha senha, mas consegui recuperá-la e aqui estou para prestigiar seu encantador, espiritual e edificante blog.
    Fiquei feliz por demais, em saber que o irmão JC é seu esposo, vocês formam um belo casal. Que o Senhor renove a cada dia o Amor que uniu vocês.
    Sabe amada, tenho uma enorme afinidade espiritual com o Discípulo de Cristo, suas publicaçoes (mensagens) me abriram os olhos para vários temas que no passado eu considerava "verdade", hoje reconheço que vivia inocentemente na mentira. É lamentável reconhecer que pastores que deveriam ser exemplo para o rebanho, não estão nem ai para os diversos problemas que sua membresia enfrentam nesses últimos dias da Igreja de Cristo na Terra.

    A considero uma mulher bem aventurada, pois recebeu de Deus uma dádiva preciosa: um servo fiel, corajoso e não tenho dúvidas, companheiro e amigo. Louvo a Deus por este casal, vocês são bençãos em minha vida!

    Bjos♥

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários com os seguintes conteúdos:
- Palavrões;
- Ofensas;
Fique na Paz!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...