DOMÍNIO PRÓPRIO
OU
TEMPERANÇA
OU
TEMPERANÇA
No grego, esta palavra, egkrateis, significa: "autocontrole", "domínio próprio", "ponto de equilíbrio entre um extremo e outro", "estado ou qualidade de ser controlado" ou "moderação habitual".
Define-se a "temperança" como a virtude que, tanto no agir como no julgar, evita extremos. Na vida espiritual, por exemplo, ser extremamente metódico ou formal, não é bom; ser fanático, é perigoso; e estes extremos podem levar o cristão a considerar sua igreja ou sua religião apenas como um meio de refúgio.
O fanatismo pode levar as pessoas a cometer excessos ou loucuras, com prejuízo para elas próprias e a outrem. A sobriedade é muito importante, tanto na vida social quanto na espiritual.
As Escrituras mostram-nos o verdadeiro caminho do domínio próprio:
"Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, e a morte e o mal... Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua semente" (Dt 30.15,19).
"Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, e a morte e o mal... Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua semente" (Dt 30.15,19).
O caminho da vida é realmente o que devemos trilhar, conforme Isaías 30.21: "Este é o caminho; andai nele, sem vos desviardes nem para a direita nem para a esquerda".
Pessoas há que crescem desordenamente na vida espiritual, tornando-se um problema para a igreja e para a família. Outras procuram ordenar seus passos de acordo com a orientação bíblica de crescer na graça e no conhecimento (2 Pe 3.18).
O sal em excesso pode matar.
A luz demasiado forte pode cegar.
O fogo fora de controle pode destruir.
A temperança ou domínio próprio aparece como uma das quatro virtudes cardeais da filosofia moral de Platão. As outras três são: sabedoria, coragem e justiça.
Outros filósofos gregos adotaram a idéia, e teólogos cristãos acrescentaram a tríade paulina fé-caridade-esperança, perfazendo assim as chamadas "sete virtudes cardeais" em que a mente humana estaria apoiada.
Quando o Espírito do Senhor implanta em nosso ser esta virtude espiritual, nossas ações e palavras passam a ser diretamente controladas por Ele. Existem várias recomendações bíblicas, para que "andemos no Espírito" (Gl 5.16) e "vivamos no Espírito" (Gl 5.25). Se permitirmos ao Espírito encher nossa vida, seremos também por Ele controlado.
A sobriedade é fundamental para o controle de nossas palavras e ações. O cristão deve ser dócil e amável; entretanto, deve saber dizer "não" quando for necessário (cf. Mt 5.37): "Domina-te a ti mesmo; enquanto não tiveres conseguido isso, serás apenas um escravo, porque será quase a mesma coisa que estar sujeito ao apetite alheio, ou às tuas próprias paixões".
O Novo Testamento recomenda que o cristão seja sóbrio:
• "Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios..."
1 Ts 5. 8
1 Ts 5. 8
• "Mas tu sê sóbrio em tudo..."
2 Tm 4. 5
2 Tm 4. 5
• "Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, justa e piamente"
Tt 2. 12
Tt 2. 12
• "Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios..."
1 Pe 1. 13
1 Pe 1. 13
• "E já que está próximo o fim de todas as coisas; portanto, sede sóbrios..."
1 Pe 4. 7
1 Pe 4. 7
• "Sede sóbrios..."
1 Pe 5. 8
1 Pe 5. 8
O grande comentador Matthew Henry diz sobre a "temperança", ou o equilíbrio mental chamado "sobriedade":
"Sede sóbrios, sede vigilantes contra todos os perigos e inimigos espirituais e sede equilibrados e modestos no comer, no beber, nas vestes, nas recreações, nos negócios e em toda a vossa conduta; sede dotados de mente sóbria até mesmo em vossas opiniões, e também humildes no julgamento sobre vós mesmos".
"Sede sóbrios, sede vigilantes contra todos os perigos e inimigos espirituais e sede equilibrados e modestos no comer, no beber, nas vestes, nas recreações, nos negócios e em toda a vossa conduta; sede dotados de mente sóbria até mesmo em vossas opiniões, e também humildes no julgamento sobre vós mesmos".
AME!
Mis afectuosos saludos y buen fin de semana.
ResponderExcluirGracias y volver, que era muy agradable recibir su visita y comentar!
ExcluirBlessings and much love to you.
ResponderExcluirThank you Denise is very affectionate and gentle.
ExcluirI'm happy whenever I visit!
Os frutos do Espírito precisamos cultivar sempre em nossas vidas. Parabéns pela reflexão. Deus abençoe seu ministério aqui.
ResponderExcluirOlá amiga, cultivar uma vida na plenitude da comunhão com o Deus Pai, Deus filho e Deus Espírito Santo é uma prática que devemos adotar diariamente.
ExcluirAgradeço seu carinho!
Se todos colocássemos em prática os frutos do espírito, o mundo seria bem melhor.
ResponderExcluirAbração.
Concordo plenamente!
ExcluirAmei receber sua visita e comentário!
Oi querida Lucy, posto maravilhoso.
ResponderExcluirBeijos e tenha um ótimo final de semana!!
Amém!
ExcluirDesejo a você querida irmã, uma semana de vitórias!
Ops, desculpe, fui comentar e acabei esquecendo de segui-la. Mas voltei para faze-lo!
ResponderExcluirAbraço e boa semana,
Denise
Oi Lucy
ResponderExcluirVim retribuir a visita e dizer que seu blog é lindo..
Espero que volte ao meu e se gostar segue também...
Beijos
Ani
Obrigada pela visita ao blog pensar e agir. Paz para todos nós.
ResponderExcluirBoa noite Lucy, obrigada pelo comentário afetuoso que deixou em meu cantinho. E chegando aqui fiquei maravilhada com sua linda postagem com tantas propriedades... ler ou ouvir a palavra de Deus é um bálsamo para nosso espírito... o verdadeiro cristão ama o seu próximo como a si mesmo! A fé e a espiritualidade nos une, bjs de luz e paz!
ResponderExcluirBom dia Lucy
ResponderExcluirSe todos nós praticássemos mais os ensinamentos seríamos muito mais felizes.
O blog "gracita" foi destruído por um capricho da tecnologia. Então vim te convidar para me fazer companhia na minha nova casa... http://momentosdeamorepoesia.blogspot.com.br/
Tenha um dia mega iluminado.
Beijokas nesse lindo coração
Gracita
frutos do espirito temos que desejar sempre,linda reflexão ,Deus te abençoe sempre.
ResponderExcluirCom carinho.
http://reginaladydapaz.blogspot.com.br
Olá Lucy
ResponderExcluirObrigada pelo comentário carinhoso no blog,já sou sua seguidora.Muito boas as mensagens de fé,esperança,amor ...Nosso Deus é maravilhoso.
Bjs,bom dia!!!
Gracias por dejar en mi blog las lecturas de meditación, son palabras de aliento e iluminación, muy necesarias en estos momentos de mi vida.
ResponderExcluirNuevamente gracias!
Un abrazo, Sonia.
Lindo te ler,Lucy e tudo em excesso realmente faz mal.Ponderar, moderar, equilibrar é preciso! beijos,tudo de bom,chica
ResponderExcluirLucy.
ResponderExcluirHoje eu tive um dos piores dia da minha vida, e foi o seu comentário que me fez reagir.
O AMOR DE DEUS POR NÓS!
Deus ama cada um como filho único,é o amor de Deus que da sentido em continuar seguindo o caminho, mesmo que a tempestade caia sem cessar
e que a dor seja maior que as forças que temos para sofrer mesmo que a escuridão nos envolva e tente os ventos da injustiça apagar a pequena chama da fé mas no obscuro túnel da vida a luz do amor de Deus brilha sem cessar o amor de Deus transforma a tragédia em triunfo, a maldição em benção o mal em bem. Essas suas palavras me fizeram tão bem que nem pode imaginar o quanto.
Obrigada, obrigada.
Que Deus lhe der em dobro todo o bem que me fizeste.
Boa noite.
Domínio próprio é necessário, é urgente, senão fazemos e falamos o que não devemos.
ResponderExcluirBjs
Agradeço seu carinho e deixo votos de uma FELIZ e SANTA PÁSCOA!!! Abraços
ResponderExcluirBom dia Lucy.
ResponderExcluirFeliz e Santa Páscoa,que o amor do Senhor ressuscitado transborde em todos os corações.
Beijos
Bem colocado seu texto irmã Lucy, isto falta em muitos que se acham donos da verdade, colocam os reformadores como eles fossem seus deuses e usam suas fãs filosofias como verdade absoluta, e vivem uma vida presa em quatro paredes e sem perceberem tornam-se simplesmente religiosos e sem amor a próximo, e se estes pudessem condenaria o mundo inteiro, pois acreditam que já se salvaram a si mesmo. E sem temperança agridem a fé dos outros, como nós estivesse em uma batalha de ideologia e não de crença. Já te seguia e agora fiz algumas correções no meu blog e seu LINK já está lá. Obrigado pelo comentário e por suas palavras, isto nos fortalece para prosseguir pois o caminho é longo e estreito, vamos juntos semear a palavra de Deus, Pois também estamos fazendo missões. A Paz!
ResponderExcluirLucy,
ResponderExcluirVi que vc esteve no meu antigo blog.
Adorei esse seu cantinho.
beijos
Um ótimo post, parabéns!!!
ResponderExcluirAcredito que devemos ser honestos conosco e com nosso semelhante, manter a fé e a esperança, lutar a cada dia para sermos melhores, e procurar fazer aos outros aquilo que queremos receber ...
Existe uma lei na natureza que não pode ser mudada, aquilo que plantarmos é o que vamos colher ...
Então que plantemos o amor, a paz para que sejamos felizes ...
Abraços e carinhos,
My
Olá bom dia vim agradecer ao carinho e a visita ao meu blog e dizer que amei teu blog muito lindo e acolhedor essa foi e empressão que tive tenha uma maravilhosa semana beijinhos da Ju http://www.cantinhojutavares.com/
ResponderExcluirQuerida amiga
ResponderExcluirQue haja sempre
uma inspiração
para acordar
as palavras
adormecidas
em tua vida.
São elas que dão sentido a tua vida,
e as vidas que passeiam por tuas palavras.
Olá Lucy
ResponderExcluirMensagem muito edificante. Que o Senhor nos revista do seu poder para enfrentar as adversidades da vida. Bjs querida.
Queria ser um anjo,
ResponderExcluirTer a bondade nas faces,
A sabedoria no olhar,
Saber sorrir, saber confortar,
Saber entender os aflitos, saber ensinar.
Ir ao encontro de todos, e a todos amar.
Queria somente ser um anjo
Que ama você e nada mais.
Um abençoado final de semana.
Beijos esses com todo carinho,
e o maior amor desse mundo.
PS..Perdoe pelo meu afastamento..
Evanir.
Me ha encantado tu post, ha sido todo un regalo mirar tu bloc. Te invito a visitar el mío. "La vida es aquella que te va sucediendo mientras te empeñas en hacer otros planes". John Lennon. Elracodeldetall.blogspot.com
ResponderExcluir