terça-feira, 12 de novembro de 2019

O LIVRO DO APOCALIPSE < Estudo > e uma breve reflexão das ETAPAS DO FIM ...

ESTUDE COM A BÍBLIA EM MÃOS

Este é o único livro de profecia do Novo Testamento, e é o único de toda a Bíblia que é promete uma benção especial para aqueles que o leem e ouvem.
O apóstolo João que escreveu o Evangelho e três das epístolas, é também o autor deste livro que recebeu uma visão quando "em espírito ao dia do Senhor"
(Apocalipse 1. 10)

o Apocalipse foi escrito próximo do final do primeiro século, num tempo de grande perseguição a Igreja. 
João era um exilado na Ilha de Patmos. 
Alguns cristãos haviam sido mortos de outros presos por causa de sua fé, muito pior foi o fato de se ter tornado lei adoração ao imperador romano.
A esperança da Igreja durante aqueles dias tumultuosos era a volta imediata de Jesus Cristo. Mas decorridos 60 anos de sua morte ela ainda não se concretizara. Alguns cristãos começaram a vacilar. 
Assim, as cartas às sete igrejas, bem como livro todo foram necessários para encorajá-los a ouvir a voz do Espírito Santo, e continuar firmes.

A mensagem desse livro é que, mesmo que a evidências sejam contrárias, Jesus Cristo é o Senhor  da história. Deus está no controle, Jesus tem a chave do futuro e virar novamente para praticar justiça. Há um futuro glorioso para aqueles que colocaram sua confiança nEle. 
Seu amor e cuidado por seu povo são infalíveis.
Na leitura de um livro dessa natureza são comuns certos problemas. Um deles é perder seu espírito, ou seja, a revelação de Jesus Cristo, de que Ele não é nem uma sequência de acontecimento nem um calendário a ser observado e seguido. Seu estilo é poético e visionário, cheio de símbolos e figuras. Formar imagens de ter a linguagem é perder completamente o significado da revelação.

Para que eles que o vão ler por primeira vez, talvez seja necessário uma palavra de instrução. Toda revelação tem suas raízes no Velho Testamento, onde encontramos a chave e o sentido de muito dos símbolos nele usados. É sempre bom lembrar que passagens obscuras devem ser compreendidas a luz de passagens claras, e nunca o contrário.

Lembre-se de que este é um livro de visões. 
João não está preocupado em revelar-nos o significado de cada símbolo, mas em fazer nos compreender que o espírito de cada figura é que é o importante. Uma visão é algo parecido com as parábolas de Jesus. Primeiramente você deve olhar toda figura, para depois tentar descobrir seu significado.

Um dos grandes erros na leitura do Apocalipse é tratado como uma sequência de acontecimentos que se sucedem uns aos outros. Este livro é a recuperação de Jesus e seu retorno à uma Igreja ainda não preparada para Sua volta.
É importante relatar esta visão de João dentro do seu contexto histórico. Ele foi orientado a escrever sobre coisas que já haviam acontecido que estava acontecendo que deveriam acontecer no futuro (Apocalipse 1. 19)

O livro se abre numa chama de Glória. 
João começa falando sobre Jesus (Apocalipse 1.5 - 8) e depois descreve o Senhor que é o Primeiro e o Último, o o Alfa e o Ômega, naqueles termos poéticos que se tornarão familiares na medida em que você for lendo este belo livro.
"A sua cabeça e cabelos eram brancos como alva lã, como neve; e os olhos, como chama de fogo; ... a voz como a voz de muitas águas ... e da sua boca saía-lhe uma afiada espada de dois gumes. O seu rosto brilhava como o sol de sua na sua força"
 Apocalipse 1. 14 -18 
Se isto fosse uma descrição literal, nosso Senhor seria um monstro, ao invés de 
"Aquele que nos ama, e pelo Seu sangue nos libertou dos nossos pecados"
Apocalipse 1. 5

No segundo e terceiro capítulos você vai ler sete diferentes cartas de Jesus as sete igrejas. É importante observar que quase sem exceção, os perigos enumerados neste capítulos vem de dentro da Igreja e não de fora.
No âmago de cada mensagem a uma pelo a ser ouvido, o qual o Espírito diz a Igreja. Há gente ensinando o que, quando o último livro da Bíblia terminou de ser escrito, o Espírito parou de falar a Igreja; toda a revelação terminou. 
No entanto, a mensagem de João é de que ela, seja quando ou onde for, deve ouvir a voz do Espírito Santo, que ainda é o nosso Guia à verdade.
Sete é um número muito importante no livro do Apocalipse. 
Diz-se O que é o número da perfeição. 
Seguindo a visão de João no Céu, no capítulo quatro começamos a linha sobre 
"os sete selos", "as sete trombetas" e "as sete últimas pragas". 
É do capítulo 5 ao 16 que alguns leitores se desencorajam, enquanto outros se tornam rígido nas suas interpretações.
Deixe-me novamente alertá-lo para que leia este livro não como uma sequência de acontecimentos, mas como o retrato glorioso da batalha entre as forças do bem e do mal. Você vai ler sobre as orações do povo de Deus daqueles que inflexivelmente se recusaram a curvar diante de deuses falsos.
Seguidas vezes você lerá (como no capítulo 11.14-19) que Jesus reina, e que o mundo é o Seu Reino. 
A medida que bestas e dragões estão atentos para destruir o que Deus construiu,  palavras de encorajamento a uma Igreja perseguida são constantes. A mensagem é clara, porém; apesar de ser Satanás forte e poderoso, seu tempo é curto. 
Assim como foi vencido por Cristo na Cruz, também pode ser vencido por seus seguidores. 
Satanás está destinado à destruição, e a igreja ao triunfo.
As pragas dos capítulos 15 e 16 descrevem os desastres da história humana, as calamidades, as guerras e a destruição. vezes repetidas o Céu é descrito como um lugar de cânticos e de pessoas absolutamente felizes. O louvor vem naturalmente a pessoa que sabe que é o objeto do amor e do cuidado de Deus, mesmo cercada pelo mal e pela destruição.

O triunfo final de Deus encontrado dos capítulos 17 a 20. Quantas vezes não foi Babilônia denunciada pelos profetas do Velho Testamento, aquela Babilônia que se tornaria símbolo do orgulho e a glória dos humanos. Pois nos capítulos 17 e 18 a "Babilônia" é destruída. Todos os esforços humanos pela glória levaram a nada. A síndrome de prazer e decadência humana teve já seu tempo. 
Agora um anjo vem e declara: 
"Caiu, caiu a grande Babilônia, e se tornou morada de demônios" (18.2). 
Você não precisa ser um estudioso da Bíblia para compreender esta linguagem. somos chamados a retirar-nos dela para não sermos "cúmplices em seus pecados" (18.4). Se os valores, errados e temporários, chegarão a um fim. Aqueles que estavam vestidos "de linho finíssimo" (18:16) chorarão quando descobrirem o quanto estas coisas são pequenas. 
No fim de tudo, eis aí uma história até bem simples !
Venha a "festa de casamento" do capítulo 19 e ouça de louvores daquele que são "lavados no sangue do Cordeiro". Rapidamente se movimenta agora a história. Satanás é amarrado e lançado no "lago de fogo" (20.10). No grande trono branco são jogados pecadores. Não há nenhum hábil advogado no julgamento. A verdade é conhecida.
"Os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono em igual situação. Então se abriram os livros. Ainda outro livro, o livro da vida foi aberto..."
 "E, se alguém não foi achado inscrito no livro da vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo" (20.12,15).
não a maneira adequada de descrever o que somente o capítulo 21 diz sobre o Novo Céu e a Nova Terra, o enxugar das nossas lágrimas e tudo se fazendo novo. Este é um conceito glorioso, e uma verdade maravilhosa. A "nova Jerusalém" tomou o lugar da "Babilônia". 
A justiça triunfo sobre a corrupção. O julgamento de todos os homens corrigiu os erros de todos os tempos.

Algumas pessoas chamam a tudo isto de tolice simplória. Outros, de esperança do gênero humano, que tentou, geração após geração, trazer justiça para a sua sociedade. 
Mas a corrupção e a injustiça sempre coroaram seus melhores esforços. 
Sendo assim, será a história destituída de sentido ?
Estaria certo Shakespeare quando disse que nós somos todos estúpidos atores no palco, repetindo palavras que foram escritas para nós ? 
Será mesmo que o homem não tem a mínima capacidade de escolha, nenhuma esperança de redenção ?
A primeira vinda de Cristo provou que esta atitude cética estava errada. Deus conhece realmente o que se passa conosco e realmente se preocupa. Ele nos faz uma oferta de vida eterna, no meio da corrupção, do mal e da desgraça. 
guerras e bestas malignas e terremotos aparecem para fazer com que nos sintamos sem esperança diante de coisas que não podemos modificar. 
Desde os tempos antigos os filósofos perguntam:
"Quem sou eu ?"
"Porque estou aqui ?"
"Para onde estou indo ?"
Eles nunca responderam a estas perguntas.

Mas João responde. 
Ele nos diz que o mal será finalmente punido. Aqueles que praticam o mal serão lançados no inferno. A virtude será recompensada. 
O Céu é o destino de todos os que depositaram a sua confiança em Cristo e perseveraram em meio as vicissitudes da vida. 
Céu, seja ele onde for, é um lugar; não meramente um "nirvana" um estado de espírito, mas o lugar "novo"; 
 habitação eterna de todos cujo Deus é o Senhor.

Este livro e a mensagem bíblica nele contida, termina com este convite que você, caro leitor deve aceitar:
"O espírito e a noiva dizem: Vem. Aquele que ouve diga: Vem. Aquele que tem sede, venha e quem quiser receba de graça a água da vida"
(Apocalipse 22. 17)

Com amor em Cristo Jesus
Lúcy Jorge
Serva do Deus Altíssimo

AQUI TERMINA O ESTUDO ... 
MAIS VOU DEIXAR UMA POSTAGEM SOBRE:




AS ETAPAS DO FIM
Para maior esclarecimento...

••••••• ARREBATAMENTO: •••••••
Ainda não é o fim e ocorrerá antes que o Evangelho seja pregado a toda criatura ...

Permita-me expressar minha opinião sobre o grande evento que está próximo de acontecer.
Entretanto, muitos cristãos tem aprendido de forma equivocada em suas igrejas que, o arrebatamento da Igreja só poderá ocorrer quando o Evangelho for pregado à toda criatura; e por discordar de tal afirmativa, passo a fazer uma breve descrição sobre os principais acontecimentos do Apocalipse.


••••••• ETAPAS DO FIM •••••••
I. Arrebatamento da metade da Igreja (prudentes) juntamente com o Espírito Santo que não estará mais na Terra durante o período da grande tribulação. Os cristãos arrebatados com seus corpos glorificado irão ao encontro do Noivo nas nuvens para receber galardões, segundo obras verdadeiramente evangelísticas.
II. Retorno de Cristo com a Igreja glorificada para salvar os remanescentes judeus que se arrependeram de ter rejeitado o Messias, os quais clamarão pelo Seu socorro no final da grande tribulação.
III. O falso profeta e o anticristo serão lançados vivos e de forma definitiva no lago de fogo e a besta ( satanás ) será aprisionada em cadeias eternas por um período de mil anos. Período este que Cristo estabelecerá o seu governo milenar na Terra, juntamente com a Igreja glorificada que desceu para participar do governo onde habita a paz, justiça e o amor.
IV. Os judeus de corpos não glorificados pregarão o Evangelho do Reino a todas as nações, que não receberam a marca da besta; as quais, pela ausência do mal, ou seja, pela prisão definitiva do anticristo juntamente com o falso profeta e do próprio satanás (o dragão) por mil anos, fará com que todos os moradores da terra aceitem de bom grado o Evangelho do Reino.
V. Com o fim do Milênio, satanás será solto por um pequeno período de tempo. E isso, para provar a conversão da totalidade dos povos que foram evangelizados pelos judeus não arrebatados (remanescentes de Israel). Posto que, as referidas conversões não ocorreram pela pela fé e sim pela ausência do mal. Mal este que foi neutralizado por mil anos para se cumprir o governo milenar de Cristo na Terra restaurada.
VI. Os que passarem para o lado de satanás, farão guerra contra Cristo na grande batalha do Armagedom e serão todos lançados no lago de fogo, onde já se encontram o falso profeta e o anticristo; bem como todos os que não estão com seus nomes escritos no Livro da Vida do Cordeiro.
VII. Com o fim do milênio, todos os salvos com corpos glorificados não necessitarão mais da Terra para governá-la junto com Cristo, porquanto a mesma será destruída e habitaremos para sempre na Jerusalém Celestial.

••••••• CONCLUSÃO  ••••••
O reinado do anticristo terá 3 anos e meio de falsa paz que, segundo entendimento bíblico do Livro do Apocalipse, o anticristo implantará um sinal na mão direita ou na fronte; marca esta (666), indispensável para que todos possam fazer parte dos sistemas: trabalhista, financeiro, político/religioso e todo tipo de compras e vendas comerciais.

Acredito que o anticristo estabelecerá um trono em Jerusalém, para ser reverenciado e adorado pelo judeus, como se fosse o próprio Cristo. O abominável da desolação,
no lugar onde não deveria estar, descrita no livro do profeta Daniel 12. 11.

As pragas descritas no livro do Apocalipse terão início no segundo período dos 7 anos, ou seja, nos 3 anos e meio restantes, quando então o anticristo juntamente com o falso profeta será desmascarado pela nação de Israel, a qual não lhe dará mais adoração como se fosse o Cristo, posto que ele não poderá combater os flagelos do Apocalipse profetizado pelas duas testemunhas. E isso, fará com que Israel sofra por parte do anticristo a grande tribulação propriamente dita, proferida pelo próprio Senhor Jesus e registrado no capítulo 24, nos versículos de 15 ao 31 do Evangelho de Mateus.
"Quando, pois, virdes o abominável da desolação de que falou o profeta Daniel,
no lugar santo (quem lê entenda)..."

Sabendo-se que, só os remanescentes que se arrependerem de ter rejeitado o verdadeiro Cristo pela pregação das 2 TESTEMUNHAS e que clamarem por socorro serão salvos ao completar os 7 anos de angústia. O que culminará com a descida de Cristo e Sua Igreja glorificada, O qual dará ordem ao Arcanjo para lançar vivos e de forma definitiva, o falso profeta e o anticristo no lago de fogo, como também prenderá satanás por mil anos, quando então Cristo iniciará Seu governo milenar na Terra. Período este em que os judeus (de carne e osso) remanescente da grande tribulação, terão a missão de pregar o Evangelho do Reino a toda criatura, porquanto a Igreja arrebatada e glorificada, terá o privilégio de reinar com Cristo no milênio.
Ao término do governo milenar satanás será solto por um breve período de tempo, quando se provará se as conversões ocorridas no milênio foram por fé ou pela ausência do mal.
Muitos serão seduzidos por satanás e arregimentado para guerrear contra o Cristo na batalha do Armagedom. E, após a vitória total do Rei dos Reis e Senhor dos Senhores, haverá o juízo final, como também passará o céu e a terra (destruição das coisas materiais) e finalmente reinaremos eternamente com Cristo na Jerusalém Celestial.
Oremos e vigiemos, pois o arrebatamento da Igreja poderá ocorrer a qualquer momento.
Portanto, esse grande evento, não está atrelado a pregação do Evangelho à toda criatura, a qual só ocorrerá no final do milênio, conforme exposição acima.

Com amor em Cristo Jesus 🌹

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão publicados comentários com os seguintes conteúdos:
- Palavrões;
- Ofensas;
Fique na Paz!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...