segunda-feira, 24 de outubro de 2011

DEUS PESA A MÃO ?



Quantas vezes já ouvimos expressões como esta?

Cuidado, tudo o que está acontecendo com você, pode ser a mão de Deus pesando !


Para o povo religioso, de um modo geral, Deus é um rei vingativo que está à espreita de algum erro de seus súditos para castigá-los cruelmente. Tal pensamento certamente se baseia em algumas passagens do Antigo Testamento, onde Deus aparece para o povo de Israel como "O Senhor dos Exércitos, O Vingador de Israel, O Poderoso nas Batalhas" ou outros títulos que O colocam numa eterna posição de guerreiro armado e pronto para entrar em ação contra o inimigo. Aliás, mesmo no Antigo Testamento, as mãos de Deus pesavam contra o inimigo. Contra Seu povo,  só pesava quando de contínuo ele se rebelava e não cedia aos apelos de arrependimento.

" Também foi contra eles a mão do Senhor, para os destruirdo meio do arraial até os haver consumido."
Deuteronômio 2. 15

No Novo Testamento, encontramos também a mão de Deus pesando sobre Elimas, uma espécie de feiticeiro que procurava dissuadir o procônsul Sérgio Paulo de crer no que Paulo e Barnabé lhe pregavam:

"Pois agora eis aí está sobre ti a mão do Senhor, e ficarás cego, não vendo o sol por algum tempo. No mesmo instante caiu sobre ele névoa e escuridade e, andando à roda procurava quem o guiasse pela mão."
Atos 13 .11

As poucas passagens bíblicas onde Deus "pesa a mão", entretanto, não são suficientes para O caracterizarmos como um Deus vingativo, iracundo e pronto a castigar Seus filhos. Pelo contrário, a abundância das referências, principalmente no Novo Testamento, em relação à paternidade de Deus, ao Seu amor, à Sua graça, à Sua misericórdia e ao Seu perdão mostra com grande evidência a oposição a esse pensamento tão distorcido da realidade que Ele significa para nós.

Um dos grandes temas de ensino de Jesus é a paternidade de Deus. A parábola do filho pródigo é o centro desse ensino. Nessa parábola, o filho exige seus direitos, abandona a casa e o pai, lança-se no mundo dos vícios e da prostituição, gasta tudo o que recebeu e acaba na miséria, faminto e apascentando porcos.
Nessa situação, lembra-se que poderia ao menos ser um empregado do pai. Arrepende-se do que fez, volta e é recebido de braços abertos e com toda honra pelo pai que o reconduz à sua situação primitiva com uma grande festa.
O pai é Deus, o filho é o homem, que pelo pecado e pela má administração de sua vida se distanciou e vive dissolutamente. O estado de miséria no qual o filho caiu após se rebelar contra o pai não lhe foi imputado por este, que o entendeu como conseqüência de seu ato desastroso.

O homem paga por aquilo que faz. Semeia o que planta.
Não se deve culpar a Deus pelas conseqüências funestas de atos mal pensados ou de uma vida dissoluta e desgraçada. O peso não é da mão de Deus, como muitos interpretam, mas do próprio fardo construído pelas mãos iníquas.
Todos os homens estão sujeitos às conseqüências do pecado nesta vida. Morte, velhice e doenças são suas conseqüências mais diretas. Alguns admitem que Deus castiga seus filhos com enfermidades ou problemas, citando Hebreus 12. 6-8:
"O Senhor corrige o que ama". É certo que o Senhor corrige, mas a Bíblia não diz que é com doenças ou com desgraças.
Corrigir neste versículo significa: "Disciplinar, instruir, treinar, ensinar, educar", como o pai ensina seu filho e o professor seu aluno.

Isaías, o profeta messiânico, diz que "a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar" (59,1). Isaías não disse que a mão do Senhor não estava encolhida para que não pudese "pesar".

Lucas, em Atos 11. 21, afirma que "a mão do Senhor estava com eles, e muitos, crendo, se converteram ao Senhor". Estes, sim, mostram a verdadeira eficácia da "mão de Deus", em Sua preocupação em salvar e abençoar Seus filhos.
Interessante também é o fato de que muitos que cantam o hino "Segura na Mão de Deus" são os mesmos que afirmam que a mão de Deus pesa, castiga, etc. Como convergir estes dois extremos?

A "mão de Deus", na realidade, é o próprio Deus, e Ele, como Pai amoroso e compassivo, certamente não vive vigiando Seus filhos como se fosse um agente secreto pronto para apanhá-los em flagrante, com o propósito de puní-los por seus erros. Não devemos ver as mãos de Deus sobre nossos problemas, a não ser para resolvê-los ou nos dar as soluções.



x_3e1c66cc photo x_3e1c66cc_zps06a001ac.gif





10 comentários:

  1. Oi, Lucy!

    Creio que o equilibrio se dá na visão bíblica de Paulo: "Considerai, pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; mas, para contigo, a bondade de Deus, se nela permaneceres; doutra sorte, também tu serás cortado. Eles também, se não permanecerem na incredulidade, serão enxertados; pois Deus é poderoso para os enxertar de novo. Pois, se foste cortado da que, por natureza, era oliveira brava e, contra a natureza, enxertado em boa oliveira, quanto mais não serão enxertados na sua própria oliveira aqueles que são ramos naturais!" (Rm 11: 22ss)

    Deus É! Pouco importa o que falemos ou achemos sobre Ele, certamente Deus não é nossos discursos e nem os nossos discursos poderão mudá-lo. Assim, penso que devemos considerar tanto a bondade como a severidade em equilibrio.

    Do contrário, poderemos cair no legalismo ou no liberalismo.

    Abraços sempre afetuosos.

    ResponderExcluir
  2. Respondendo ao Casal 20.

    Interessante sua reflexão sobre a bondade e a severidade de Deus, que diz respeito a incredulidade do povo "escolhido"(judeus) e a bondade para nós gentios(oliveira brava); o que leva-nos a meditarmos na nossa condição de total dependência da Graça e da Misericórdia do nosso Senhor.

    Entretanto, o meu texto refere-se a outro assunto, que é a avaliação distorcida por alguns religiosos sobre a ação de Deus em relação a disciplina e correção dos seus servos. Pois, as conseqüências dos nossos maus atos, nos atinge, mas não anula a bondade e a misericórdia de um Deus que está pronto a perdoar, dando-nos uma nova chance para recomeçar.

    Sendo assim, a revelação do Deus da Antiga Aliança se expressa em SEVERIDADE com a rejeição dos judeus incrédulos e se expressa em AMOR, ao enviar Seu Único Filho para salvação de todo aquele que crê.

    Portanto, não somos mais corrigidos pela Lei, mas sim, por Jesus Cristo, que disse:
    Eu sou O caminho, e a Verdade, e a Vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
    João 14.6

    Em Cristo,

    ***Lucy***

    ResponderExcluir
  3. É já ouvi muitas expressões vindas de cristãos que tal doença está na vida da pessoa por desobedecer a Deus ou falam que se tal pessoa continuar fora da igreja Deus vai pesar sua mão cada um com suas teorias. Eu não sei bem o que é certo nisso mas uma coisa sei que Deus é tardio em irar-se e ele conhece o porque de termos errado no caminho e sempre está pronto a nos perdoar e começar do zero. bjinhus querida
    http://oceuerosa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi querida obrigada por seu carinho eu linkei vc nos meus blog favoritos pra eu sempre vir aqui dar uma espiadinha hehe bjinhus fique na pz do Senhor
    Amora cherry

    ResponderExcluir
  5. belo texto, parabens pelo tema abordado, pois
    nos dias de hoje ouço muito isto, de pessoas, que não tem o conhecimento da palavra, querendo convencer almas pelo medo, e não converte-las
    ao verdadeiro evangelho de Cristo que verdadeiramente lança fora todo medo, Certo que no mundo espiritual existem regras, estas que o proprio deus as cumpre, se não fosse assim o proprio jesus clamaria ao pai e ele enviaria legiões de anjos para o salvar do calvario, mas era preciso que aquilo acontecesse para se concretizar o plano da salvação. da mesma forma somos nós, colhemos aquilo na qual plantamos. se uma vida de obediencia, colhemos benção, se uma vida desrregrada colhemos o mal. Que deus te abençoe grandiosamente.

    ResponderExcluir
  6. Se praticamos o fruto do espírito, não entramos em condenação. Em GálatasC5:v22;23, vemos( Mas o fruto do espírito é amor; alegria; paz; longanimidade; benignidade; bondade; fidelidade; domínio próprio. contra estas coisas não há lei. viu pratique isto e será feliz.

    ResponderExcluir
  7. Meu irmão sò imterpleta oque quer.
    Aonde está escrito:Que na mão de Deus pesava sobre mim,e o que Davi disse:
    Quando diz:Se não se arrepender voou te colocar no leito e ainda voou mata os seus filhos e isto mesmo,foi Jesus que falou.

    Agora o filho pródigo Jesus agiu assim porque Deus faz como quer.
    Ele mata da vida faz desde a sepultura e faz subir dele.
    Jesus aje do jeito que se está escrito:Sem distinção de pessoas.
    O problema que a religião que defender Deus com seus próprios conceito.
    Deus e amor.
    Deus e Justo.
    Deus e juiz.
    Deus e a verdade revelada etc.
    Agora se Deus quizer pesa a mão hoje ainda Ele pesa mesmo na graça de Deus.
    E sò os homens ficarem se afundado no pecado a mão de Deus pesa sim.
    Esse a um opinião bíblica e sem curva e reta.

    ResponderExcluir
  8. Palavra abençoada!!!!Uma verdade negada dentro de nossas igrejas!!Qtos irmãos sofrendo estas acusações, vindas da bica de seus líderes!!!Glórias a Deus!!!!❤❤❤❤

    ResponderExcluir
  9. Belo texto. Palavras abençoadas e esclarecedoras.
    Como crer em um Deus que pesa a mão, para esmagar seus filhos, temos nosso livre arbítrio vamos arcar com ele.
    Diante do ser humano estão a vida e a morte, o bem e o mal; ele receberá aquilo que preferir.

    ResponderExcluir
  10. O grande dia do retorno do Todo Poderoso YAUSHA está próximo invoque o nome dele a todo momento para que não seja pego de surpresa e perca a salvação.


    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários com os seguintes conteúdos:
- Palavrões;
- Ofensas;
Fique na Paz!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...