sábado, 8 de outubro de 2011

QUEM É O HOMEM PERFEITO ?


JESUS, COROA DA CRIAÇÃO


"Também disse Deus: Façamos à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.
Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; o homem e mulher os criou.
E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei  a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra..."
Gênesis 1.  26 - 30


O homem deve conhecer a si mesmo para viver vitoriosamente. Não me refiro ao "conhecer a si mesmo" da filosofia grega, que é uma atitude meramente contemplativa do interior e de reflexões místicas que não levam a nada de concreto, de prático, de existencial. Refiro-me ao conhecimento que deve buscar suas origens, das razões pelas quais existe e daquilo que deve buscar nesta vida. O conhecimento científico e místico de si mesmo pode ter seu valor, mas tende a nos afastar da realidade mais próxima que vivenciamos no dia a dia. Ele é um estudo adiantado, que só se deve buscar quando passa pelo estudo primário e elementar. Muitas pessoas se perdem em especulações filosóficas, científicas ou teológicas acerca do que significa o homem e, por isso mesmo, deixam de sorver o que está explícito na simplicidade. É como se ficassem estudando a matéria orgânica do palito do sorvete, enquanto este se derrete.

A verdade está sempre a descoberto, na simplicidade das coisas. Os homens tendem a dificultar tudo. O caçador que se embrenha na floresta, ao sentir sede, procura beber água em poços onde percebe estar a vegetação pisada. Isso indica que aquela água já tem servido a outras pessoas ou animais e que, em consequência, é boa para beber. Devemos nesta vida aprender esta lição. A fonte é boa quando muitos saciam sua sede, e é melhor que bebamos dela do que nos arriscar-mos em fontes desconhecidas. Isto não quer dizer que não venhamos a procurar outras fontes ou a furar outros poços, mas que, com nosso instinto natural, busquemos primeiramente as coisas mais simples e mais fáceis se serem alcançadas.


A Bíblia apresenta o homem como a coroa da criação e cooperador de Deus. Ao criar todas as coisas, Deus determinou que o homem tivesse domínio sobre elas. Cabia ao homem não somente preservar o que tinha criado, mas também desenvolver e multiplicar o obra de Deus de acordo com os recursos que o próprio Deus lhe concedia ( Genesis 2. 1-17 ). O paraíso onde o homem foi colocado significava a condição sob a qual deveria viver. Ali, gozaria de fartura, saúde, paz, alegria, prosperidade e felicidade. Deus fez o homem para viver em abundância de bens e de graça. Ele foi constituído mordomo de Deus junto à criação, e todas as coisas estavam colocadas sob sua autoridade, as quais poderiam ser usadas em seu benefício.

No paraíso tudo era perfeito e belo. As árvores, os rios, as flores e os animais ornamentavam e davam graça ao quadro do qual o homem era o centro. Deus queria que fosse assim. O homem, Sua criatura, feita à Sua imagem e semelhança, deveria ter um "habitat" digno de seu Criador. Isto não seria passageiro. Não havia determinação para que fosse apenas uma experiência da vida humana. Representava o eterno desejo de Deus e a perfeita condição de vida sob a qual o ser humano deveria viver.

Infelizmente, o homem não soube perpetuar aquela condição - Traído pela serpente astuta, símbolo da ambição, do poder e do domínio - uma encarnação do diabo - este cedeu, pecou e por causa do pecado, cauterizado principalmente pela desobediência, não tem cumprido devidamente essa comissão recebida de Deus.

A expulsão do paraíso não significa que Deus tenha mudado de opinião em relação ao homem. Não significa a Sua rejeição, mas um castigo pelo ato de desobediência. Deus continua dando oportunidades. Ele não desistiu de dar ao homem aquilo que lhe preparou. A Bíblia O apresenta como um pai que está sempre dando oportunidades a seu filho rebelde de retornar à casa paterna. Deus deseja restituir ao homem tudo o que ele perdeu, como muito bem esclarece Jesus com a parábola do filho pródigo ( Lucas 15. 11-32 ). É a própria imagem de Deus que vai ser restaurada. O diabo não pode brincar com esta imagem. O homem é um pedaço de Deus. Assim como a obra de arte carrega um pedaço do coração do artista que a produziu, também é o homem, como obra de Deus, e mais um pouco, pois, enquanto o artista cria com madeira, tinta e coisas artificiais, Deus criou o homem e o fez viver com Seu sopro, Seu próprio hálito.

A restauração do homem, além de um ato do amor de Deus, também é uma necessidade Sua. Deus precisa restaurar o homem para restaurar Sua honra, quebrada com a queda. Como um artista que se completa e se identifica em sua obra, Deus também só Se completa e Se identifica em Sua criação, que tem o homem como maior representante. É por isso mesmo que a Bíblia, o livro de Deus, convoca continuamente o homem a louvar e engrandecer Seu Criador.
É a arte identificando o artista, revelando suas qualidades.

"Todo ser que respira louve ao Senhor. Aleluia"
Salmo 150. 6



14 comentários:

  1. Muito obrigado para o maravilhoso, as amáveis ​​palavras no meu blog! Lucy, eu amo seu blog ~ é uma bênção. Este post ensina a realidade de quem somos, e por isso que foram criados. Estou tão agradecido da maneira que seu escrever ~ ~ VERDADE é a VERDADE encontrados na Palavra de Deus não ~ ciência, não a teologia do "homem "...... mas a Palavra de Deus! Louvá-Lo! Obrigado, novamente, para o blog linda! Muito amor em Cristo ~ alice

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente satanás interferiu nos planos de DEUS e fez com q o homem se afastasse da presença DELE,mas DEUS providenciou um livramento,uma salvação pra nós...ELE enviou Jesus à terra a fim de buscar o homem novamente para Si.

    Não importa o q aconteça,DEUS vai cumprir com Seu propósito.Àquilo que determinou q faria,com certeza Ele fará,pois é fiel a Si mesmo e Suas palavras não passarão.

    ELE QUER,ELE FARÁ E NÓS, COM TODA CERTEZA ESTAMOS E SEMPRE ESTIVEMOS INCLUÍDOS EM SEUS PLANOS.

    Aleluia ao GRANDE DEUS!

    ResponderExcluir
  3. Olá Lucy! Passando para agradecer a visita e o amável comentário, assim como, apreciar esta linda e profunda mensagem. Já estivemos aqui antes com o Literatura & Companhia Ilimitada, inclusive, somos teus seguidores com muita honra.

    “Estar com DEUS no coração é ter a certeza de estar de mãos dadas com a felicidade.” R.F. Furtado.

    Beijos e muita paz pra ti e para os teus.

    Furtado.

    ResponderExcluir
  4. thanks for following me..
    i'm following you back

    actually,i don't know ur languange,but we can communicate in english..*_*

    ResponderExcluir
  5. Hola Lucy.Gracias por la visita y debo decirte que me gusta tu blog. Cierto que Dios sigue dándonos muchas oportunidades. Saludos desde Panamá.

    ResponderExcluir
  6. A GRAÇA E A PAZ IRMÃ, OBRIGADO POR TER ME VISITADO E COMENTADO, SEU COMENTARIO ENRIQUECE O MEU BLOG, NÃO TENHO COMENTADO AQUI DEVIDO A UM PROBLEMA QUE ESTAVA EM MINHA CONTA, MAIS AGORA ESTÁ TUDO RESOLVIDO, TENHO ACOMPANHADO SEU BLOG E DO DISCIPULO ABENÇOADO TBEM, POIS TENHO RECEBIDO MUITO DO SENHOR NESTA FONTE QUE JORRA A VERDADEIRA PALAVRA DE DEUS, QUE DEUS CONTINUE VOS ABENÇOANDO GRANDIOSAMENTE.
    RCOSTAALVES.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir
  7. Lucy, estava viajando entre Brasília e São Paulo. Mas agora já retornei ao meu Mato Grosso com tempo de visitar esta sua linda casa e aqui me alimentar e refletir.

    Obrigado pelo carinho de seus comentários lá na casa da gente.

    Abraços sempre afetuosos.

    ResponderExcluir
  8. A PAZ MINHA IRMA! QUE LINDA POSTAGEM! QUE PENA, MUITOS NAO DAO VALOR EJA NAO SE CONSIDERAM COMO TAL! TODAS AS OUTRAS COISAS DEUS FALOU PAEA CRIAR, NOS, ELE COLOCOU A MAO NA MASSA! FIQUE NA PAZ!

    ResponderExcluir
  9. A paz do Senhor querida, muito obrigada pelo convite para conhecer o seu lindo blog. Que Deus te abençoe e fortaleça, para prosseguir com esse maravilhoso trabalho.

    ResponderExcluir
  10. A simplicidade que há em Cristo Jesus há muito foi deixada de lado.
    Muitos estão bebendo a água que é falsificada, uma fonte onde não há abundância.

    ResponderExcluir
  11. Bom seria se o homem soubesse quem ele é diante de Deus e para o que foi criado. Muito mais simples seria sua caminhada. Somo a coroa de Deus sim e como tais devemos nos portar, conhecendo melhor aquele que nos criou e nos chamou. Tendo intimidade com Deus, conheceremos quem somos.

    Parabéns pela mensagem querida...edifica nossa alma.

    beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Lucy, obrigada pela visita o meu blog, volte sempre que desejar.

    Te desejo um belo dia!!

    ResponderExcluir
  13. oi te conheci no blog de uma amiga,estou te seguindo,se puder seguir de volta te agradeço.
    http://simonebastos2007.blogspot.com/
    VASO ESCOLHIDO PELAS MÃOS DO MESTRE.

    ResponderExcluir
  14. Olá querida Lucy, venha participar do primeiro sorteio do Blog Cantinho das Mulheres de Deus, é só seguir as regras e torcer muito! Te espero! Beijinhos
    LINK: http://cantinhodasmulheresdedeus.blogspot.com/2011/10/primeiro-sorteio-do-blog-cantinho-das.html

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários com os seguintes conteúdos:
- Palavrões;
- Ofensas;
Fique na Paz!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...