Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Mateus 22. 39
O que é amar ?
Socialmente, as pessoas se encontram, apertam as mãos, algumas beijam as faces uma das outras e fazem votos como: "Feliz Natal... Feliz Páscoa... Parabéns pelo seu aniversário... Tudo de bom para você..." Acham que, assim, estão amando. Em alguns casos, isso é até puro fingimento. O amor verdadeiro é diferente dessa "melação".
O AMOR DE DEUS
No original grego, a palavra amar, utilizada no texto de Mateus, significa acolher, entreter, agradar, contentar, e representa o tipo de amor de Deus (ágape) diferente do amor apaixonado entre um homem e uma mulher (eros), e do que une amigos (philéo). O amor faz parte da ética cristã; é o principal mandamento porque o próprio Deus é amor. Ele amou o mundo de tal forma que enviou Seu único Filho para morrer em favor da humanidade, tanto pelos bons quanto pelos ruins (Jo 3. 16). O amor de Deus não faz acepção de pessoas.
Deus Pai, Seu Filho Jesus Cristo, e o Espírito Santo são um. A essência, o caráter de Deus está em Seu Filho e nos é transmitido pelo Seu Espírito quando Ele vem habitar em nós; portanto, Cristo também amou o mundo de tal forma que deu Sua vida pelos homens, pelo amigos e inimigos (Rm 5. 6-10). Da mesma forma, o Espírito de Deus que habita em nós ama a humanidade e deseja nos usar para salvá-la. Ora, somos filhos de Deus, representantes do Senhor Jesus na Terra - exercendo Seu poder e autoridade - , temos de espelhar também o Seu tipo de amor incondicional. Não podemos dizer que somos cristãos (do grego christianous - aqueles que andam com Cristo) se não manifestamos plenamente a obra de Jesus, se não vivemos o amor de Deus, pois o maior de todos os mandamentos é o amor (Rm 13. 10).
Amar a Deus implica amar as pessoas.
Alguém ilustrou a estreita relação entre amar a Deus e o próximo, utilizando a figura da cruz de Cristo. A haste vertical tipifica nossa comunhão com Deus; contudo, essa cruz só esta completa com a haste horizontal, que tipifica nossa comunhão com os homens. Sem essa haste, não há como haver cruz - não há como existir comunhão com Deus.
COMO A TI MESMO
Mateus 22. 39 nos fala de amor ao próximo na mesma proporção ao que temos por nós mesmos. Exceto nos casos de sadomasoquismo, todas as pessoas se amam, e prova disso é o cuidado que têm consigo. Gostam de cuidar do corpo, da aparência física, do estado emocional e psíquico. Nós, cristãos, além disso, cuidamos também de nossa vida espiritual. Tudo isso representa amor pelo ser, pelo indivíduo. Amar o próximo é cuidar dele como cuidamos de nós mesmos; é, portanto, dar-lhe atenção, sustentação em qualquer necessidade e, acima de tudo, fazer algo mais do que oar pela vida dele. Amar é batalhar por ele em todos os momentos, acolhendo-o na nossa fé, na unção que o Pai nos concedeu, enviando-lhe presentes espirituais constantemente.
AMAR OS AMIGOS
Podemos entender o que é verdadeiramente amar pelos ensinos do Senhor Jesus. Ele define o ato de amar da seguinte maneira:
Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a própria vida pelos seus amigos.
João 15. 13
Então, para amar, no sentido mais completo da palavra, a pessoa tem de dar a sua vida em favor dos seus amigos. Ou seja, tem de gastar parte do seu tempo orando por outra pessoa, colocando-e diante do Senhor para interceder por ela, lutando espiritualmente em oração para que ela seja curada, próspera, liberta das tentações e para que conheça melhor o Senhor Deus. O apóstolo Paulo nos fala desse amor ao se referir aos gálatas, por quem ele sofria tanto, e compara seu sofrimento ao de uma mulher na hora de dar à luz.
Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até que Cristo seja formado em vós.
Gálatas 4. 19
Nossa luta em favor das pessoas deve ser comparada a que o nosso irmão Epafras enfrentava para que os colossenses viessem a crescer espiritualmente.
Saúda-vos Epafras, que é dos vossos, servos de Cristo, combatendo sempre por vós em orações, para que vos conserveis firmes, perfeitos e consumados em toda a vontade de Deus.
Colossenses 4. 12
Ele estava sempre combatendo para que aquelas pessoas fossem conservadas firmes, perfeitas e completas em toda a vontade de Deus. Esta deve ser a maneira como devemos amar aqueles a quem mais prezamos.
PRÓXIMO POST: Amar os inimigos
Em Cristo,
