quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

O PERDÃO É ORDENANÇA À IGREJA



Nota-se que Jesus considerou o perdão como parte da disciplina se Sua Igreja (Mt  18. 15-20) - e não só o desviar-se do adultério, do roubo, da mentira etc., como muitos pensam. Deixar de perdoar é um pecado tão devastador quanto qualquer outro, pois deixa o homem imobilizado, preso à mágoa e ao rancor, torna-o morno espiritualmente e não lhe permite crescer na fé ou que suas orações sejam atendidas.

Do perdão depende toda a felicidade na vida cristã. A falta dele é a razão de muitos viverem deprimidos, dominados pelos espíritos causadores de tristeza e dissabores. Deixar de perdoar a quem quer que nos tenha ofendido ou nos causado algum mal é desfigurar a imagem de Deus que o nosso espírito recém-criado possui.

Se estivermos de acordo com a vontade de Deus, cumprindo os Seus mandamentos, teremos poder e autoridade para ligar coisas aqui na Terra. Por outro lado, quando não oferecemos ou concedemos o perdão a alguém que nos tenha causado  algum tipo de sofrimento, mantemos essa pessoa distante de Deus e, de vítimas, passsamos então a responsáveis por qualquer coisa ruim que aconteça a ela.

O culpado, aquele que errou contra nós, está em nossas mãos e a atitude mais bonita a se tomar, a mais bela ação a ser praticada é entrar na presença de Deus e dizer a Ele que liberamos aquela pessoa. O que nós fazemos e decidimos aqui na Terra é realizado no mundo espiritual. Além disso, perdoar é ficar livre da dor que o mal nos causou, é armazenar recompensa que nos será dada na eternidade.

Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu. Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus. Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.
Mateus 18. 18-20

Nossas orações são atendidas quando perdoamos aos outros. A resposta divina depende e é conseqüência disso. Observe que o texto de Mateus 18. 18-20 não é um assunto isolado; a promessa de ligarmos coisas na Terra vem depois de Jesus declarar que precisamos perdoar os irmãos (Mt  18. 15-17).

Jesus também ensinou sobre ofertas que ficam somente sobre o altar, isto é, que não são recebidas pelo Senhor (Mt  5. 23, 24). Quando nos apresentamos diante de Deus para adorá-Lo, o Espírito Santo testifica com o nosso espírito e sonda o nosso coração. Se estivermos retendo perdão a alguém, o Pai não pode perdoar nossos pecados, não podemos manter comunhão com Ele e a nossa oferta não pode ficar sobre o altar, por mais sublime, intensa, sincera que ela seja. Deus não a recebe e não pode nos abençoar.


PERDOAR  SEM  PEDIDO  DE  PERDÃO

Há quem diga a respeito do texto de Mateus 5. 23,24:
"Essa passagem é para quem falha comigo. Essa pessoa é que tem a adoração recusada e é ela que precisa me procurar e se reconciliar comigo".

É verdade. Mas veja bem, quando estamos magoados com alguém e nos recusamos a perdoar (até porque ele nem nos procurou ainda para se desculpar), Deus tem algo contra nós, não é verdade? Afinal, Sua Palavra ensina que nosso dever é perdoar sempre independente do arrependimento do nosso ofensor.
Ora, se alguém tem alguma coisa contra nós (no caso, o próprio Deus), nossa oferta vai ficar no altar, até que resolvamos a questão com o Senhor, liberando perdão a quem nos ofendeu.


ATÉ  SETENTA  VEZES  SETE

Algumas pessoas abusam do número de vezes que nos causam problemas. Elas chegam a tirar a nossa paciência. Há quem ache até impossível perdoá-las devido às muitas vezes que pedem desculpas. Veja que, perdoar, é um ato que tem de ser repetido todas as vezes que nos for solicitado. Pedro indagou do Senhor Jesus quantas vezes deveria perdoar seus ofensores, e o Senhor respondeu mostrando-lh que o perdão é ilimitado.

Então, Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? Jesus lhe disse: Não te digo que até sete, mas até setenta vezes sete.
Mateus 18. 21,22


POR  QUE  DEVEMOS  PERDOAR ?

Devemos perdoar pelos mesmos motivos verificados no capítulo 2, no tópico Por que devemos enviar presentes. A pessoa que nos ofendeu estava a soldo do diabo; ela foi um um dos instrumentos que ele usou para nos fazer sofrer. Se estivéssemos verdadeiramente vivendo na presença de Deus, aquele que mal não nos teria acontecido (Sl  91. 10).

Contudo, em vez de emendarmos o nosso fracasso e liberarmos a pessoa que, por ter sido, usada pelo diabo encontra-se em nossas mãos, simplesmente lhe fechamos a porta da graça, não entendendo que estamos dando ao diabo mais uma vitória: não seremos perdoados, e por conseguinte, estaremos desprotegidos e abertos às suas sujas  operações. Ao perdoarmos, somos também perdoados por Deus; liberamos a vida da pessoa que se opõe a nós e tornamos possível que as bençãos de Deus nos alcancem.

Um aspecto interessante que vemos no livro de Mateus é que, somente depois de falar sobre o perdão, Jesus ensinou sobre o divórcio (Mt  19. 1-9). Coincidência, Ou está na falta de perdão a razão maior para a ruptura conjugal? Quando não há perdão, tudo é motivo para discórdia, tudo é razão para o divórcio, pois quem não perdoa possui o tipo de coração que Jesus mencionou ao fariseu: por causa da dureza de vosso coração (Mt  19. 8).

Quem quiser vencer as intempéries da vida precisa enviar presentes. E quem está pronto para enviá-los só o fará se primeiro perdoar. É difícil? Sim, mas principalmente para quem ainda não está vivendo a plenitude de bênção de Deus. Mas, quem quiser vencer a dificuldade que existe para o perdão basta recordar os seus erros passados, lembrando das suas falhas e do perdão que Deus lhe concedeu, e fazer o mesmo com quem foi usado pelo inimigo para fazê-lo sofrer.

Veja-se como servo no sentido literal e histórico da palavra - servo do amor.  Não tente procurar direitos ou bens. A sua dívida para com o Senhor era por demais alta. Agora, entenda que, se você perdoar, não estará fazendo nada demais; estará apenas cumprindo uma obrigação.

Porventura, dá graças ao tal servo, porque fez o que lhe foi mandado? Creio que não. Assim também vós, quando fizerdes tudo oo que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer.
Lucas 17. 9,10


O  PERDÃO  DIVINO

Para Deus, perdoar significa esquecer completamente, lançar fora, longe de modo que Ele jamais volta a nos inquirir por aquele erro já peroado. A lembrança do sofrimento que alguém nos infligiu nos fará sentir de novo a dor. Não seria por esse motivo que o noso Deus lança lá no mar do esquecimento os nossos erros, e desles, Ele declara, já não Se lembrar mais?

E jamais me lembrarei de seus pecados e de suas iniquidades. Ora, onde há remissão destes, não há oblação pelo pecado.
Hebreus 10. 17

Querido leitor, 3exerça o tipo de perdão divino; lance fora, jogue no "mar do esquecimento" as ofensas feitas contra você. Perdoe de coração e Deus lhe perdorá também, e abrirá as portas celestiais para que Suas bênçãos recaiam sobre a sua vida.

Tome a decisão mais bela de toda a sua caminhada cristã: perdoe. Não espere que aquela pessoa usada pelo diabo venha lhe procurar. Faça o que o Senhor Deus fez por você. Ele Se antecipou. Quando você nem se importava se Ele existe ou não, ou onde você passaria a eternidade, Ele veio e se revelou a você.

A pessoa que o ofendeu encontra-se agora mesmo dominada pelo espírito de inferno que a fez agir contra você. Se você agora mesmo orar ao Pai suplicando por ela e declarando diante dEle que ela está perdoada, o nosso Deus vai poder estender a ela o perdão, e Ele poderá receber as suas orações e ofertas.

Não deixe o diabo causar-lhe mais algum mal. Tome a decisão mais sensata e brilhante que o servo de Deus pode tomar. Perdoe de coração a quem foi usado pelo inimigo para lhe ofender. A sua felicidade com Cristo depende desse ato. Faça isso agora, mesmo que seja com lágrimas, e o faça em o Nome do Senhor Jesus.


PRÓXIMO POST:    Aprendendo a amar


Em Cristo,


Image and video hosting by TinyPic

14 comentários:

  1. Devemos perdoar sempre e sempre!

    Eu toco no que está escrito em Mateus 6 com respeito a esse assunto ao ler:

    Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós;
    Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas. Mateus 6:14-15

    Que DEUS tenha misericórdia de nós e nos dê um coração perdoador.

    Muita paz pra vc,Lucy!

    ResponderExcluir
  2. Prezada irmã Lucy,

    Muito proveitosa e valiosa sua postagem. Perdoar não é fácil, mas é uma disciplina para o ser humano e um mandamento bíblico.
    Grande abraço.

    Do blog: www.pbteologil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, graça e paz seja contigo minha querida amiga Lucy, obrigada pela visita, adoro seus comentarios, reconhecemos verdadeiros amigos quando tasi se alegram com nossas alegrias e se entristecem com nossas trsitezas, porisso digo qeu és uma verdadeira amiga...Bleo texo que nos mostra a importancia do perdão, pois o perdão só os fortes e que tem o amor de Deus no coração conseguem liberar...Conte comigo sempre por aqui para desfrutar de seus textos tão edificantes, seu cantinho parece um pedacinho do céu...
    O dia mais belo? Hoje. A coisa mais fácil?
    Errar. O maior obstáculo?
    O medo. O maior erro?
    O abandono. A distração mais bela o trabalho.
    A pior derrota? O desânimo.
    Os melhores professores? As crianças.
    A primeira necessidade? Comunicar-se.
    O pior sentimento? O rancor.
    O mais belo presente? O perdão.
    A sensação mais agradável? Paz interior.
    A força mais poderosa do mundo? A fé.
    A mais bela de todas as coisas? O amor.
    de sua eterna amiga : Andréia blessed
    kisses in your heart !

    ResponderExcluir
  4. O perdão nos liberta, nos traz paz e sossego, e libera a outra pessoa também, assim ficamos livres para cultuarmos ao Senhor. Bjs mana!

    ResponderExcluir
  5. Olá.

    Penso que o perdão
    é a melhor forma
    de encontramos para nós
    a liberdade...


    Que sempre existam
    sonhos a habitar teu coração.

    ResponderExcluir
  6. Olá Lucy
    O perdão liberta. Linda mensagem, que o Senhor continue te usando neste lindo blog. Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  7. Primeiro quero parabenizar pelo visual do blog, estou encantada, tudo aqui é harmonioso, segundo que post edificante, perdoar par mim sempre foi muito difícil, somente quando deixei Deus tomar conta de mim, ai sim vi que tinha que liberar o perdão, afinal o Senhor nos perdoa e se ele faz quem sou eu para não seguir.

    ResponderExcluir
  8. Lucy abençoamada,
    A paz inefável de Cristo

    Busquei um adjetivo para qualificar seu texto. Eureka! Encontrei um que está a açambarcar qualquer outro: UNGIDO.
    Contudo, diante de um paradoxo, pergunto:
    Você não acha "IMPERDOÁVEL" o fato de não termos meios para "DAR UM PRESENTE a alguém que, parece, não querer recebê-lo? kkkkkk
    Ainda bem que Ele nos chamou pelos nossos nomes muito antes de termos nascido.
    Fique na paz do unigênito do Pai
    Alberto

    ResponderExcluir
  9. Olá, Lucy. Muito bom o seu blog. Que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  10. Olá.

    As palavras
    inundadas de fé,
    engravidam
    o mundo de esperança.


    Que sempre existam
    sonhos a habitar teu coração.

    ResponderExcluir
  11. A paz, irmã que bom poder estar aqui no seu espaço mais uma vez e poder aprender com mais um texto maravilhoso, parabens. Verdadeiramente, o perdão é um ato muito lindo, e só o faz aquele que tem um coração limpo, e possui o amor de Cristo. abrços cordiais.
    http://rcostaalves.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Lucy, há tempos que não passava por aqui e quantos estudos novos e edificantes! Este mesmo sobre o perdão é uma benção. Verdade pura! Que Deus continue derramando sobre ti esta mesma sabedoria de sempre. Abraços sempre afetuosos. Fábio.

    ResponderExcluir
  13. a paz AMADA LUCY, MEU SWEET ANGEL, QUE BOM QEU SENTIU MINHA FALTA, ME PERDOE PELA DEMORA EM PASSAR POR AQUI, FICO FLELIZ QUE SENTIU MINHA FALTA ISSO MOSTRA QEU TENHO SIGNIFICADO PRA VC. RSS..NAO TE ESQUEÇO DE FORMA ALGUMA E COMO SEMPRE DIGO QUANDO VENHO POR AQUI SEU BLOG É UM PEDACINHO DO CÉU, TAMBEM SINTO FALTA DE SEUS COMENTARIOS E FICO TRISTE QDO PASSA E NAO COMENTA,RSS.MAS ENFIM QUERO DIZER QEU TE ADMIRO DE MONTAO..E NAO TAVA APARECENDO O SEU BLOG PORQEU CADA VEZ QEU PONHO AQUELE DESIGN NO BLOG ELE MUDA TUDO E VAI TUDO PRA BAIXO..MAS JA COLOQUEI PRA CIMA O SEU BLOG E ADICIONEI DE NOVO NA LISTA,POIS NAO SEI COMO SAIU..TA BOM MY ANGEL..KISSES IN YOUR HEART...

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários com os seguintes conteúdos:
- Palavrões;
- Ofensas;
Fique na Paz!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...