domingo, 10 de junho de 2012

A FINALIDADE DA INSTRUÇÃO




O maior erro está em não entender que, quando Senhor nos dá qualquer instrução, Ele o faz com um fim proveitoso. Ele jamais nos ensinaria algo sem propósito. Pode ser que, a princípio, não vejamos muita importância naquele ensinamento; contudo, ele pode nos ter sido revelado para uma aplicação no futuro. Não devemos descartar nada que o noso Pai nos transmita. Ele vê todas as coisas, e sabe de tudo. Como Pai que é, está ciente das nossas necessidades do momento, e das que viermos a ter; Ele nos abre o entendimento para que assumemos de pronto ou que guardemos a informação para usá-la posteriormente.


OS  OUVINTES  E  OS  CUMPRIDORES

Há pessoas que não dão muita importância aos recados do Senhor. Algumas chegam a recebê-los, mas os largam por qualquer motivo. Depois, quando a crise chega, elas se decepcionam com afalta de respostas às suas orações, ficam então a murmurar, dizendo que não entendem por que o Senhor não as cura, ou não lhes concede a bênção de que tanto necessitam.

Contudo, outras se apegam à instrução e cumprem exatamente o que lhes é ministrado. Essas pessoas são conhecidas em todas as partes como aquelas que vencem batalhas, que jamais são derrotadas e que não aceitam, em hipótese alguma, as investidas do inimigo.

Como se tornar assim tão forte e destemido?
Basta viver meditando na Palavra do nosso Deus e ser obidiente ao que Ele nos manda fazer. Mitas pessoas, quando estão na igreja, ficam atentas ao que se está ensinando, enquanto o pastor está ministrando a Palavra. Depois, passam a meditar no que lhes foi dito, naquilo que sentiram no corãção; então vema instrução, elas a recebem e a praticam.

Para estas pessoas, orar, buscar a deus, lutar contra o mal nunca é demais. Você as vê falando de Jesus com um sorriso nos lábios. Elas são sempre positivas. Para tudo e em todas as ocasiões, elas têm lembrança de alguma declaração da Bíblia Sagrada. Enfrentam qualquer problema positivamente e, logicamente, saem vencedoras.

Existem, porém, aqueles indivíduos que são "parecidos" com as pessoas que obedecem. Eles se declaram filhos de Deus. Também são assíduos na igreja, assistem às mesmas reuniões, ouvem os mesmos sermões, recebem os mesmos ensinamentos e, aparentemente, meditam na Palavra e A praticam. Na verdade, alguns deles gostam até de comentar o que foi ministrado. Porém, passados alguns dias, se esquecem da pregação. O ensinamento que os fez sentirem-se vencedores desaparece do coração e, então, cheios de problema, começam a confessar o mesmo que sai da boca de quem não serve a Deus.

Estas pessoas ainda não aprenderam o elementar. Elas não conhecem, e, se conhecem, não cumprem a advertência bíblica:

E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganado-vos com falsos discursos.Porque, se algém é ouvinte da palavra e não cumpridor, é semelhante ao varão que contempla ao espelho o seu rosto natural; porque se contempla a si mesmo, e foi-se, e logo se esqueceu de como era.
Tiago 1. 22-24

Tais pessoas estão diante da verdade inegável, a Palavra, a qual não oculta a beleza do ser, tampouco é compassiva com os seus defeitos? Exatamente como ocorre com o espelho, pois, ao nos mirarmos nele, vemos a realidade: formosuras e imperfeições. A Palavra traz o confronto entre o que somos e o que Deus deseja que sejamos, ela não oculta nada, não nos polpando dessa comparação.

Como nos mostra o texto de Tiago, muitos apenas A contemplam (como a um espelho), mas logo se vão e já não mais se lembram de suas instruções. Miram aPalavra como se miram no espelho; olham os contornos, apenas a observam superficialmente, mas não guardam no fundo do coração aquela instrução que é vida para eles. Não A praticam, daí a instrução não frutificar.

Para exemplificar o que estou dizendo, pensemos em alguém que se intitula "praticante" da Palavra. Com a maior naturalidade, diz que é cristão (parecido com Cristo). Então, durante uma mensagem, escuta a revelação do Senhor sobre enviar presentes espirituais, e logo começa a mandá-los para alguém que o ofendeu.

De início, a coisa começa a funcionar. Vê algum sinal de melhora e começa a se alegrar com o Senhor e a louvá-Lo pelo caminho maravilhoso que já produz frutos. Mas a pessoa presenteada tem uma recaída, uma ação contrária, e volta a ofendê-lo. Então, o "espiritual" toma uma decisão e diz: "Eu vou constituir um advogado e vou processar esse infeliz por calúnia, difamação e injúria".

Por essa atitude, ele demonstra que não se apegou à instrução e, por isso, ele deixa ao menor movimento do diabo. Tudo que ele havia feito anteriormente perde o valor. Ele enganou a si mesmo.

O Senhor garante que a instrução é a nossa vida. Ela é mais do que uma jóia ou um tesouro. Use o seu coração como um cofre invioláel e, lá dentro, coloque a instrução que o Senhor lhe entregar. Não haverá ladrão nesse mundo físico, nem no espiritual, que conseguirá roubar aquilo que Deus lhe deu, se você o guardar em seu coração. O Senhor Deus, hoje, conclama Seu povo a que, de fato, ponha a semente na boa terra - guarde Sua Palavra no coração.


Em Cristo,
Image and video hosting by TinyPic

31 comentários:

  1. Esse texto me possibilitou uma reflexão muito rica, Lucy. Um abç e uma maravilhosa semana!

    ResponderExcluir
  2. Lucy, obrigada pela terna visita! Já sou sua seguidora desde muito tempo! Obrigada pela presença.! Gr. Bj. amada!

    ResponderExcluir
  3. ▒▒▒▒▒▒▒██▒▒▒▒███▒▒▒▒██ BOM DIA!!!
    ▒▒▒▒▒▒█▓▓█▒██▓▓▓██▒█▓▓█
    ▒▒▒▒▒█▓▒▒▓█▓▓▓▓▓▓▓█▓▒▒▓█ post lindo
    ▒▒▒▒▒█▓▒▒▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▒▒▓█ lembre-se
    ▒▒▒▒▒▒█▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓█ que você
    ▒▒▒▒▒▒▒█▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓█ é uma pessoa
    ▒▒▒▒▒▒▒█▓▓█▓▓▓▓▓▓█▓▓▓█ maravilhosa
    ▒▒▒▒▒▒▒█▓▓██▓▓▓▓▓██▓▓█
    ▒▒▒▒▒▒█▓▓▓▓▒▒█▓█▒▒▓▓▓▓█ DEUS
    ▒▒▒▒▒█▓▓▒▒▓▒▒███▒▒▓▒▒▓▓█ te abençoe
    ▒▒▒▒▒█▓▓▒▒▓▒▒▒█▒▒▒▓▒▒▓▓█ em todas
    ▒▒▒▒▒█▓▓▓▓▓▓▒▒▒▒▒▓▓▓▓▓▓█ áreas de
    ▒▒▒▒▒▒█▓▓▓▓▓▓███▓▓▓▓▓▓█ sua
    ▒▒▒▒▒▒▒█▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓█ vida Jesus
    ▒▒▒▒▒▒█▓▓▓▓▒▒▒▒▒▒▒▓▓▓▓█te ama
    ▒▒▒▒▒█▓▓▓▓▒▒▒▒▒▒▒▒▒▓▓▓▓█ UM FORTE
    ▒▒▒▒█▓▓▓█▓▒▒▒▒▒▒▒▒▒▓█▓▓▓█ABRAÇO
    ▒▒██▓▓▓█▓▒▒▒██▒██▒▒▒▓█▓▓▓██rcostaalves.
    ▒█▓▓▓▓█▓▓▒▒█▓▓█▓▓█▒▒▓▓█▓▓▓▓█
    █▓██▓▓█▓▒▒▒█▓▓▓▓▓█▒▒▒▓█▓▓██▓█
    █▓▓▓▓█▓▓▒▒▒▒█▓▓▓█▒▒▒▒▓▓█▓▓▓▓█
    ▒█▓▓▓█▓▓▒▒▒▒▒█▓█▒▒▒▒▒▓▓█▓▓▓█
    ▒▒████▓▓▒▒▒▒▒▒█▒▒▒▒▒▒▓▓████
    ▒▒▒▒▒█▓▓▓▒▒▒▒▒▒▒▒▒▒▒▓▓▓█
    ▒▒▒▒▒▒█▓▓▓▒▒▒▒▒▒▒▒▒▓▓▓█
    ▒▒▒▒▒▒█▓▓▓▓▒▒▒▒▒▒▒▓▓▓▓█
    ▒▒▒▒▒▒▒█▓▓▓▓▓█▓█▓▓▓▓▓█
    ▒▒▒▒▒▒▒▒█▓▓▓▓▓█▓▓▓▓▓█
    ▒▒▒▒▒████▓▓▓▓▓█▓▓▓▓▓████
    ▒▒▒▒█▓▓▓▓▓▓▓▓▓█▓▓▓▓▓▓▓▓▓█
    ▒▒▒▒█▓▓▓▓▓▓▓▓█▒█▓▓▓▓▓▓

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma benção poder compartilhar as minhas mensagens com o irmão e reconhecer que a nossa comunhão esta fraternalmente em Cristo Jesus.
      Creia que a recíproca é verdadeira.
      Obrigada pelo carinho!

      ***Lucy***

      Excluir
  4. Querida irmã, que lindo blog este seu! Mais lindo ainda são as belas e edificantes reflexões neles contidas!
    Continue enchendo os corações carentes do "néctar do Céu": a Palavra de Deus.
    Luciano Lourenço

    ResponderExcluir
  5. Paz seja convosco!
    Que maravilha ouvir a exposição das palavras de Deus! siga com esse interesse sempre, pois quem faz assim está juntando tesouros no céu!

    Deus em tudo te dê graça!

    ResponderExcluir
  6. Querida,Lucy! Obrigada por sua visita e por suas delicadas palavras em meu blog. Já tinha vindo aqui antes mas voltei para retribuir e agradecer sua imensa gentileza.
    Um grande abraço. Boa semana.

    ResponderExcluir
  7. Obrigado Lucy pelas palavras em meu blog. Estou seguindo o seu belo blog. Você é sempre bem vinda ao meu espaço. Muito obrigado. Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Muito interessante sua reflexão. Visitei o Museu do Cairo onde tem a múmia de Ramsés II. Há quem diga que foi o faraó que dificultou a saída do povo do Egito, sob a liderança de Moisés. A sala das Múmias nos faz refletir. O tempo de praticarmos a Palavra e deixarmos um legado digno é hoje, agora. Dias virão em que isto não será possível. Que possamos fazer dos anos que nos restam um pomar repleto de frutos eternos, pra honra e glória do nosso amado Pai.
    Grande abraço,
    Regina Helena
    SOLI DEO GLORIA!
    http://destilardosfavos.blogspot.com.br/2012/02/jonas-4-jonas-faz-birra-e-deus-ensina.html

    ResponderExcluir
  9. A Paz de Jesus!
    Obrigada pela visita e aqui estou eu participando e seguindo o seu abençoado blog, AMEI!!!
    Deus te abençoe sempre querida na obra do Reino de Deus, bjs!

    ResponderExcluir
  10. Ola Lucy, seu blog e maravilhoso, estou feliz em conhece-lo!
    Abracos.

    ResponderExcluir
  11. Ola Lucy, seu blog é maravilhoso, estou feliz em conhece-lo!
    Abracos, Deus te abencoe.

    ResponderExcluir
  12. Maravilloso espacio de reflexión, meditación y espiritualidad.
    Un abrazo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TRADUZINDO...

      Espaço maravilhoso para meditação, reflexão e espiritualidade.
      Um abraço.

      Excluir
  13. "But his delight is in Jehovah's law, and in his law doth he meditate day and night", Psalm 1: 2. If I've understood anything this may fit in!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TRADUZINDO...

      "Mas o seu prazer na lei de Jeová, e na sua lei medita de dia e de noite", Salmo 1: 2. Se eu entendi tudo isso pode caber dentro!

      Excluir
  14. Linda mensagem, vou imprima-la e mostrar para algumas pessoas, sera bem util, Deus cotinue abençoando com esse dom da escrita e lhe muitos outros dom, para sim trabalhar cada dia mais para Jesus, todos precisam saber sobre Deus e sua eterna bondade....
    Obrigada pela visita, vou seguir seu blog..

    ResponderExcluir
  15. Hola Lucy, un blog maravilloso, es un placer pasar a leerte. Cuidate.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucy, um blog maravilhoso é um prazer ler você escreve. Se cuide.

      Excluir
  16. Gracias por tus palabras en mi blog. Saludos.-

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. traduzindo...

      Obrigado por suas palavras no meu blog. Atenciosamente

      Excluir
  17. Un blog que reconforta y eleva el espíritu.
    Un abrazo
    Pace e Bene!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TRADUZINDO...

      Um blog reconfortante e animador.
      Um abraço
      Pace e Bene!

      Excluir
  18. Paz Lucy,
    Estas palavras são animadoras e encorajadoras, pois o praticar a Palavra nos dá sempre a verdadeira direção para nossos embates. De fato, precisamos nos ater sempre à Palavra ensinada para não nos perdermos depois. Como você disse: Há pessoas que "não guardam no fundo do coração aquela instrução que é vida para eles", e com isso acabam desistindo, se esquecem da semente lançada e, antes que esta frutifique, deixam de cultivá-la.

    ResponderExcluir
  19. ¡¡¡Hola!!! de nuevo Lucy.
    ¡¡¡Gracias!!! Por tu cariñoso comentario, me ha llenado de orgullo y satisfación tenerte como amiga. Brasil es una País al que amo y admiro. Mis padres son de Galicia y el idioma es muy similar al vuestro. También resido muy cerca de Portugal; por lo cual, como te digo, mi preferencia por Brasil y por sus gentes son prioritarias y llenas de fundamento...Es como si fuera mi segundo País. Vuestra forma de ser y de ver la vida es un modelo a seguir.
    Me encanta tu blog y, si me lo permites, me hago fiel seguidor de tan maravilloso espacio, lleno de energía positiva, espiritualidad y magia.
    Un abrazo muy fuerte, Lucy.
    ¡Ah! Por cierto la Foto de mi perfil está tomada en Fátima (Portugal)...¡¡¡Impresionante lugar!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TRADUZINDO...

      Olá! Lucy novamente.
      Obrigado! Por seu comentário carinhoso, me encheu de orgulho e satisfação ter você como amiga. O Brasil é um país que eu amo e admiro. Meus pais são da Galiza e a linguagem é muito semelhante a sua. Também eu vivo muito perto de Portugal, para que, como eu disse, minha preferência para o Brasil e seu povo é uma prioridade e cheio de fundação ... É como minha segunda pátria. Sua maneira de ser e de encarar a vida é um modelo a seguir.
      Eu amo seu blog e, se me permite, me tornar um fiel seguidor deste espaço maravilhoso, cheio de energia positiva, a espiritualidade e magia.

      Um grande abraço, Lucy. Ah! Certamente, a foto do meu perfil é tomada em Fátima (Portugal) ... local impressionante!!!

      Excluir
  20. Gracias por tu amable visita.
    Saludos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TRADUZINDO...

      Obrigado por sua amável visita. Saudações.

      Excluir
  21. Obrigada também pela visita, Amei a palavras de ânimo e de bençãos que deixou registrada para o meu coração. Que o Senhor possa continuar usando a sua vida, irmã Lucy, para instruir, animar e abençoar muitas vidas carentes, que estão necessitadas de escritos fieis e verdadeiros.

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários com os seguintes conteúdos:
- Palavrões;
- Ofensas;
Fique na Paz!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...