sexta-feira, 8 de junho de 2012

A IMPORTÂNCIA DA INSTRUÇÃO

Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti.
Salmo 119. 11


Apega-te à instrução, e não a largues; guarda-a, pois ela é a tua vida.
Provérbios 4. 13

O Senhor Deus nos adverte que, quando Ele dá uma instrução sobre algum assunto, devemos nos apegar a ela, e não largá-la. Contudo, não é isso o que a maioria de nós tem feito. A própria Bíblia nos previne de que sempre existirão pessoas que terão contato com a Palavra, mas que, por algum motivo, a rejeitarão.


O TRIPLO ERRO

Na parábola do semeador, o Senhor Jesus nos informa que a semente - a instrução - é perdida por várias razões.

Eis que o semeador saiu a semear. E, quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram as aves e comeram-na; e outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda. Mas, vindo o sol, queimou-se e secou-se, porque não tinha raiz. E outra caiu entre espinhos, e osespinhos cersceram e sufocaram-na. E outra caiu em boa terra e deu frutos: um, a cem, outro, a sessenta, e outro, a trinta. Quem tem ouvidos para ouvir, que  ouça.
Mateus 13. 3-9

O EVANGELISTA MARCOS REGISTRA AS EXPLICAÇÕES DO SENHOR JESUS SOBRE O PORQUÊ DE TRÊS QUARTOS DA SEMENTE TEREM SE PERDIDO.

E, quando se achou só, os que estavam juntos dele com os doze interrogaram-no acerca da parábola. E ele disse-lhes: A vós é dado saber os mistérios do Reino de Deus, mas aos que estão de fora todas essas coisas se dizem por parábolas, para, vendo, vejam e não percebam; e, ouvindo, ouçam e não entendam, para que se não convertam, e lhes sejam perdoados os pecados. E disse-lhes: Não percebeis esta parábola? Como, pois, entendereis todas as parábolas? O que semeia, semeia a palavra; e os que estão junto ao camiho são aqueles em quem a palavra é semeada; mas, tendo eles a ouvido, vem logo Satanás e tira a palavra que foi semeada no coração deles. E da mesma sorte os que recebem a semente sobre pedregais, que, ouvindo a palavra,logo com prazer a recebem; mas não tem raiz em si mesmos; antes, são temporãos; depois, sobrevindo tribulação ou perseguição por causa da palavra, logo se escandalizam. E os outros são os que recebem a semente entre espinhos, os quais ouvem a palavra; mas os cuidados deste mundo, e os enganos das riquezas, e as ambições de outras coisas, entrando,sufocam a palavra, e fica infrutífera.
Marcos 4. 10 -19

O SENHOR JESUS NOS INFORMA QUE A  HÁ TRÊS RAZÕES POR QUE A SEMENTE SE PERDEU.

1ª razão - A semente caiu ao pé do caminho.

No meu caminhar, tenho visto isso acontecer inúmeras vezes. Não são poucos os que começam a participar da igreja com toda a alegria, parecendo até crianças, o que na verdade o são; mas logo desanimam. Com a mesma rapidez que passaram a amar o Senhor, eles O abandonam.

Não sabem que foi o diabo que comeu a semente plantada em seus corações. Eles poderiam ter tido uma vida bem feliz, mas deixaram a Palavra ficar na beira da estrada, ou seja, à beira da vida, na periferia do que nos é realmente importante. É preciso pegar a semente e levá-la para a boa terra.

O caminho é de terra batida, terra dura.
Muitas vezes, o indivíduo ouve a Palavra repetidas vezes, mas não a deixa penetrar. Ele desenvolve uma espécie de impermeabilidade ao ensinamento do Senhor, de sorte que nada penetra em seu coração. Isso é muito comum entre os que já nasceram em lar evangélico e foram criados na igreja. Por ouvirem sempre a mesma coisa desde criança (o caminho pisado e repisado que endurece a terra), acham que já conhecem tudo da Palavra e, sem perceber, se tornam indiferentes a Ela. A Palavra tem de funcionar como espada penetrante para surtir efeito em nossa vida.

Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.
Hebreus 4. 12


2ª razão -  a semente caiu entre pedregais.

Inúmeras pessoas se propõem a seguir o Senhor e, de início, vão muito bem, até que surgem as perseguições, a crítica de um amigo, o desprezo dos familiares, a proibição do cônjuge, uma pressão maios do inimigo etc. A partir de então, dão as costas para o Senhor. Poderiam ter egado a semente e a colocado na boa terra. Foram displicentes, não se importaram coma pouca profundidade do solo, não deram atenção à Bíblia que nos adverte que há um demônio real, que anda em nosso derredor, bramando como se fosse leão, procurando a quem possa tragar (I Pe 5. 8); por isso, ao nascer a fé, esta foi queimada.

A Bíblia ensina que devemos desenvolver a nossa salvação com temor etremor (FP 2. 12), isto é, com responsabilidade e diligência. Deus jamais honrou a superficialidade. O que Ele quer que conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor (Os 6. 6) para que Ele nos aperfeiçoe cada vez mais. Terra rochosa é terra sem profundidade, é rasa. Ninguém pode properar na fé sem se aprofundar na causa do Senhor. É por isso que é tão importante que estejamos sempre estudando aBíblia, lendo livros edificantes e ouvindo os servos de Deus.


3ª razão - a semente caiu em meio a espinhos e foi sufocada.

Os espinhos representam os cuidados deste mundo - a preocupação com a aquisiçao da casa própria, a vontade de casar, de estudar etc. tomam olugar da Palavra. Ocorre o engano com a riqueza. Alguns enfrentam uma crise financeira e corrempara a igreja; logo a seguir, começam a prosperar, mas a prosperidade toma conta da vida deles, de maneira que tudo que querem é conseguir mais. Já não há tempo para ouvir e obedecer à Palavra. As ambições de ouras coisas - desejos secretos - começam a aflorar; a vontade de ser político, de ser a pessoa influente na sociedade, de ter uma posição de autoridade e de ser apreciado pelos outros. Como nos outros casos, a pessoa podia ter desfrutado da vida abundante que o Senhor Jesus veio nos dar.
Mas, deixa-se levar por coisas materiais, em vez de ser guiado pelo Espírito do Senhor.

A terra cheia de espinhos representa a não-prioridade dada ascoisas de Deus. Nãoé que desprezem o Senhor ou que não se importem com a vida cristã. O problema é que, para eles, a fé é apnas um elemento a mais na vida; o relacionamento a mais, tão importante quanto qualquer outro. Acontece que o Senhor tem de ser amado com todo nosso coração, com toda nossa alma e com todo nosso entendimento (Dt 13. 3). Ele exige prioridade absoluta; nada pode fazer-Lhe concorrência. Quando isso acontece, a semente é sufocada sem que a vítima se dê conta disso.
Não basta receber a semente; é preciso guardá-la na boa terra, o nosso coração, pois é dele que procedem as fontes da vida.


Em Cristo,
Image and video hosting by TinyPic

10 comentários:

  1. Deus Te Abencoe Hermana.
    Es Para Mi Grato Invitarte Al Nuevo Blog Que Dios Me Regalo, Estas Invitada Con Todo Mi Corazon. Todo Para Glorificar A Yeshua Hamashiaj Eternamente Amen Y Amen.
    http://ThePeaceOfAlmightyGod.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Excelente mensagem, gostei muito.

    Parabéns pelo blog.

    A Paz do Senhor

    ResponderExcluir
  3. oi querida obrigado pelo seu carinho...lindo texto...bjinhos fik na paz.

    ResponderExcluir
  4. Paz obrigado me visitar e deixar um comentário já estou seguindo aguardo você para seguir meu blog:http://www.viverafe.com/
    Deus abençoe ate logo e juntos vamos viver a fé

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Lucy, q mensagem maravilhosa, falou muito ao meu coração, obg. Indiquei seu blog a alguns amigos. Um carinhoso abç

    ResponderExcluir
  6. oi querida obrigado pelo teu carinho viu..que Deus te abençõe..bjinhos e ja estou te seguindo,ok..boa semana em CRisto...bjinhos no coração.

    ResponderExcluir
  7. OLÁ!É sempre uma alegria visitar seu blog, sempre com artigos e acontecimentos interessantes. Seu blog é um Show! rsrs...
    Uma abençoada semana pra vc e sua família, na Paz e no Amor de Cristo!

    Reinaldo

    ResponderExcluir
  8. Excelente mensagens, um grande ensinamentos.
    Beijos eótima semana!

    ResponderExcluir
  9. Lucy

    Vim aqui colher umas sementes do teu jardim (blog) para semear em minha terra espero que seja boa o suficiente para fazer frutificar em meu coração tanta coisa boa que encontrei aqui.

    Obrigado pela sua visita em meu blog!

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários com os seguintes conteúdos:
- Palavrões;
- Ofensas;
Fique na Paz!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...