sexta-feira, 12 de outubro de 2012

O DOM DA PALAVRA DA SABEDORIA - Parte 2



QUANDO DEUS REVELOU A MOISÉS SUAS LEIS RELATIVAS AO GOVERNO DE ISRAEL, ESSE FATO PODE SER CORRETAMENTE DENOMINADO PALAVRA DA SABEDORIA?
Certamente, mas deve ser esclarecido que nenhuma revelação adicional a respeito de leis, mandamentos ou preceitos jamais foi dada após Moisés. As Escrituras declaram de modo enfático que a Lei foi dada por intermédio de Moisés de modo completo e como plena revelação divina a respeito de Sua mente para os filhos de Israel. A Palavra declara ainda que a graça e a verdade vieram por Jesus, por isso a plenitude dessas virtudes veio até nós em Cristo (Jo 1. 14, 17). Elas não podem ser suplementadas por quaisquer obras de mérito ou suposta revelação.

ALGUM PROFETA, APÓS MOISÉS RECEBEU ESCLARECIMENTO ADICIONAL DE DEUS A RESPEITO DA LEI?
Não houve qualquer esclarecimento a mais sobre a Lei dada a qualquer profeta depois de Moisés. Da mesma forma, não pode haver nenhuma revelação ou verdade adicional nos dias de hoje. A graça e a verdade vieram por intermédio de Jesus; por isso, não há quem possa acrescentar algo à graça manifestada por Cristo nem adicionar nada à verdade concedida por Ele.

QUEM PRETENDE DAR UMA REVELAÇÃO CONTRÁRIA OU ACRESCENTAR ALGO À VERDADE QUE JESUS NOS DEU É UM FASO PROFETA?
Sim, assim como qualquer profeta da antiga dispensação, que contrariava o que Moisés dizia, era um falso profeta. Por essa razão, a grande heresia do mormonismo, por exemplo, é exposta, já que eles pretendem ser a luz adicional para a revelação da Bíblia.

EXISTEM MAIS EXEMPLOS DA PALAVRA DA SABEDORIA QUE POSSAM SER CITADOS?
Podemos voltar ao livro de Gênesis e encontrar aquele interessante personagem chamado Enoque, mencionado no capítulo 4 e citado no Novo Testamento como um profeta que falava da vinda do Senhor para fazer juízo contra todos os ímpios (Jd 1. 14, 15). Então, quase no início da história do mundo, houve um homem profetizando um evento que aconteceria muito próximo do final dos tempos. Enoque, então, teve esse primeiro e maior dom do Espírito.

PODE-SE CITAR OUTRO EXEMPLO DO EXERCÍCIO DESSE DOM?
José viu o futuro a respeito da própria vida e como seus irmãos se curvariam perante ele (Gn 37. 5-9). Após muito sofrimento, ele foi levado ao Egito e lançado na prisão. Ele interpretou as visões do copeiro e do padeiro com respeito ao destino deles. Mais tarde, o copeiro falou de José para o rei, na hora em que Faraó estava perplexo com seus sonhos, e, pela palavra da sabedoria, José foi capaz de mostrar a Faraó o que ocorreria no Egito por 14 anos à frente e salvar a nação de um desastre (Gn 42. 6-36). Desse modo, José exercitou a palavra da sabedoria.

MOISÉS EXERCITOU O DOM DA PALAVRA DA SABEDORIA SEM CONSIDERAR AS LEIS?
Antes que ele tivesse a revelação especial da mente de Deus no monte Sinai, Moisés foi, primeiro, incumbido de liberar Israel quando ele cuidava das ovelhas de seu sogro no deserto. De repente, uma sarça pegou fogo e continuou a queimar, o que fez com que Moisés se desviasse e investigasse. A sarça queimava sem se consumir, e isso prendeu a atenção do pastor de ovelhas. Ao se aproximar da sarça, ele ouviu a voz de Deus falando com ele no meio do fogo. Ele estava lá, e, então, foi incumbido de ser o libertador dos filhos de Israel do Egito. Perto da sarça ardente, portanto, Moisés recebeu a palavra da sabedoria (Êx 3. 1-10).

PODEMOS DIZER QUE JONAS OBTEVE A PALAVRA DA SABEDORIA, UMA VEZ QUE A INCUMBÊNCIA DE MOISÉS É UM EXEMPLO DO DOM?
Há um exemplo interessante da palavra da sabedoria em Jonas, o servo sem vontade do Senhor, que foi Nínive após ter-se empenhado para se evadir da incumbência divina (Jn 1- 3.3). A palavra  para ir a Nínive era a revelão do propósito divino. Não foi impressão ou desejo da sabedoria divina. Foi, portanto, uma manifestação do primeiro e maior dom do Espírito, a qual conduziu o salvamento dessa pecaminosa cidade.

O QUE DIZER DAS VISÕES QUE DANIEL TEVE?
Esse profeta teve visões extraordinárias a respeito do império babilônico. Ele viu os acontecimentos que estavam por vir em forma de símbolos e figuras - era Deus dando a ele entendimento dos tempos. A revelação e as interpretações foram manifestações do dom da palavra da sabedoria.

ISSO SE APLICARIA AO PROFETA EZEQUIEL TAMBÉM?
Ele, certamente, teve esse dom quando estava ministrando aos cativos junto ao rio Quebar, enquanto Daniel servia no palácio do rei (Ez 1. 1). Primeiro, ele teve revelações relativas ao povo em Jerusalém, e, depois, predisse a prisão de Zedequias. Ezequiel também recebeu extraordinárias revelações sobre as nações e cidades incluindo aquela a respeito do rei de Tiro (Ez 28. 12-19). O livro de Ezequiel termina com a revelação do futuro templo milenar.

HÁ EXEMPLO DA PALAVRA DA SABEDORIA NO NOVO TESTAMENTO?
Sim, o de Ágabo, que era, evidentemente, renomado pelas suas predições. Ele falava não somente da privação que deveria acontecer, e por qual provisão foi feita para salvar os santos pobres de sofrimento desnecessário, mas também revelou a Paulo o fato de que ele seria preso quando, finalmente, chegasse a Jerusalém, depois da que provou ser a última viagem missionária dele pelas igrejas (At 21. 10,11).

QUAL FOI A SABEDORIA QUE JESUS MANIFESTOU AOS 12 ANOS?
O Senhor Jesus, sendo espiritualmente puro, percebia verdades na Lei de Deus que os outros, obscurecidos pelo pecado e preconceito, não enxergavam. Os puros podem entender melhor a mente e a revelação de Deus, por isso Jesus aos 12 anos, atentava para detalhes na Palavra de Deus, que deixavam os mais velhos maravilhados e faziam com que eles admirassem as coisas que Ele proferia. Isso não seria, portanto, a palavra da sabedoria, mas a sabedoria que pertence aos simples e puros o suficiente para ler as Escrituras sem discriminação ou preconceitos.

QUAL E A DIFERENÇA ENTRE A PALAVRA DA SABEDORIA E A PROFECIA?
Precisamos apreciar o fato de que os termos podem ser usados de forma específica ou geral. Quando usamos o termo profecia no sentido específico, referimo-nos ao dom da profecia, que é a sexta manifestação do Espírito. Ao utilizarmos o termo de modo geral, referimo-nos a qualquer expressão profética, incluindo os dons de revelação.

PODERIA EXEMPLIFICAR?
Por exemplo, usamos o termo chá de forma específica e geral. Se fôssemos mercadores de chá, o termo chá significaria as folhas secas da planta. Quando visitamos um lar para uma tarde social, o chá pode significar uma xícara de bebida quente, ou ainda, como é chamado na Grã-Bretanha, uma refeição completa. Então, trata-se de um termo que pode significar um pacote de folhas secas, uma xícara quente de bebida apetitosa ou uma refeição completa.

COMO ISSO SE APLICA À PROFECIA?
O termo profecia pode significar um dom do Espírito, qualquer expressão inspirada ou predições.

COMO USAMOS O TERMO PROFECIA NESSES ESTUDOS?
Devemos utilizá-lo para indicar o dom profético de expressão, o qual é o sexto e não envolve predição. É a forma mais simples de expressão inspirada, da qual trataremos mais especificamente.
Quando empregamos a expressão palavra da sabedoria, nós nos referimos a predições, e frequentemente chamadas de profecias. O que denominamos usualmente de profecias no Antigo Testamento são, na realidade, predições, as quais foram manifestações da palavra da sabedoria. O simples dom da profecia foi, geralmente usado para prover essas revelações.

ENTÃO, O TERMO PROFECIA USADO NO SENTIDO GERAL INCLUI A PALAVRA DA SABEDORIA?
Sim, mas a profecia usada no sentido específico é o sexto dom do Espírito.

COMO PODEMOS DISTINGUIR O DOM QUE A PESSOA POSSUI?
Podemos diferenciar a palavra da sabedoria do dom da profecia, porque o primeiro é uma predição, e o segundo, uma forma mais simples de expressão inspirada.

A PREDIÇÃO NÃO PODE SER DADA NO SIMPLES DOM DA PROFECIA?
Sim, assim como o açúcar pode ser colocado dentro do chá, mas açúcar não é chá. Quando o açúcar é adicionado ao chá, a bebida ainda é chamada de chá, embora este, falando de forma específica, não seja açúcar.

PROFECIA, PORTANTO, DE FORMA ESPECÍFICA, NÃO É PREDIÇÃO?
Profecia não é palavra da sabedoria nem palavra do conhecimento, mas elas podem tornar-se profecia. Quando a palavra da sabedoria, como também a palavra do conhecimento, é ouvida em uma expressão profética, chamamos de profecia, mas não especificamente profecia.

PODERIA EXEMPLIFICAR MELHOR?
Sim. Reconhecemos que açúcar e leite não são chá, mas açúcar e leite podem ser colocados no chá, e, quando isso é feito, o resultado é ainda denominado chá. A palavra da sabedoria, a qual é predição, e o do conhecimento podem estar manifestadas no dom da profecia. Quando estão juntas, nós as chamamos de profecia, mas, falando de forma específica, profecia é a forma mais simples de expressão inspirada, não de predição.


PRÓXIMO POST:  
O Dom da Palavra da Sabedoria 
Perguntas e Respostas
Parte Final

x_3cebcff8




 

30 comentários:

  1. Sending you love, hugs, and prayers.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, irmã!
    A Paz de Cristo!!!

    É com muita prazer e satisfação que venho retribuir a vossa carinhosa visita ao meu blog e pelas mensagens de otimismo e fé deixadas em comentário.
    Resta-me pedir ao Deus altíssimo que continue abençoando sua vida e de vossa família, com bastante saúde e sabedoria e que tuas inspiradoras mensagens tragam mais ovelhas ao nosso rebanho.
    Vou seguir o seu blog e pra mim seria uma honra e um privilégio tê-la também em meu blog.

    Deus abençoe, sempre!

    Luz e Paz!!!

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, irmã!
    A Paz de Cristo!!!

    É com muita prazer e satisfação que venho retribuir a vossa carinhosa visita ao meu blog e pelas mensagens de otimismo e fé deixadas em comentário.
    Resta-me pedir ao Deus altíssimo que continue abençoando sua vida e de vossa família, com bastante saúde e sabedoria e que tuas inspiradoras mensagens tragam mais ovelhas ao nosso rebanho.
    Vou seguir o seu blog e pra mim seria uma honra e um privilégio tê-la também em meu blog.

    Deus abençoe, sempre!

    Luz e Paz!!!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela mensagem .Gostei muito.
    deixo abraços

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pela visita no Sedimentos.
    Deus te abençoe.
    Bom fim de semana.
    Beijo carinhoso.

    ResponderExcluir
  6. oi Luci, que bom te-la no meu blog, amei tua visita. estou passando momentos de luta e Jesus me enviou vc com ensinamentos . bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá...

    Seja Muito Bem Vinda, e Obrigada pela presença no Blog, volte sempre que quiser!
    Linda tua mensagem de sabedoria.Lindo teu belo trabalho.Parabéns.
    Grande bj no coração,
    Lecy'ns

    ResponderExcluir
  8. Oi Lucy! entrei para conhecer teu blog, adorei, lindo e belas postagens. Já estou seguindo , convido voc~e a conhecer o meu , se gostar participe. Abraços uma linda noite e u finhal de semana abençoado.

    ResponderExcluir
  9. Graça e paz.
    Passando para agradecer a sua visita.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Oi Lucy.

    BOM FERIADO!!!

    ♥.·:*¨¨*:·.♥ Beijos mil! :-) ♥.·:*¨¨*:·.♥


    (¯`·._.·[ Criss ]·._.·´¯)

    ResponderExcluir
  11. Herbstlichen Gruß und Sonnenschein

    Cloudy

    ResponderExcluir
  12. Palavras que sempre fazem bem!Obrigado pela visita! beijos,chica

    ResponderExcluir
  13. Muito obrigada pelas palavras. A Palavra de Deus é sempre edificante! Já estou te seguindo. Um abraço

    ResponderExcluir
  14. A palavra de Deus é e será sempre bem vinda em nossas vidas!
    Obrigada pela visita.
    Deixo o meu abraço amigo e o desejo de um final de semana iluminado por Deus.
    Ivany

    ResponderExcluir
  15. Oi Lucy! vim agradecer o carinho da sua visita e por seguir o meu blog. Volte sempre aquele cantinho é nosso. Parabéns pelo seu blog, postagens profundas e com muito ensinamentos. Postei um mimo pra você, espero que goste. Vja link na lateral do blog. Abraçoss fica na paz de deus.

    ResponderExcluir
  16. Como um blog também pode e deve ser veiculo de transmissão da palavra de Deus.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  17. Olá Lucy!
    Muito obrigada pela sua gentileza!
    Serei sua seguidora.
    E porque penso que para além de alimentarmos o corpo com os meus "Sabores de Anjo Azul" temos que aliabraçomentar também a alma, estou a pensar fazer um novo blog de fotos para assim dar a mostrar as belezas do Criador.
    Grande

    ResponderExcluir
  18. Agradeço por sua visita no Perseverança.
    Então conforme o perfil do seu blog, deixo um texto que muito pode-se dizer é sabio ouvir e entendio obedecer:
    "O CORAÇÃO DO ENTENDIDO ADQUIRE CONHECIMENTO, E O OUVIDO DOS SÁBIOS PROCURA ACHAR CONHECIMENTO."
    Prov.18:15
    Abraço fraternal

    Nicinha

    ResponderExcluir
  19. Vim retribuir o teu carinho,
    to te seguindo.
    volte sempre que quiser!!!

    ResponderExcluir
  20. amei o comentario,obrigado pelo carinho♥, seja bem vinda!pinkbjs
    sou evangelica tambem...
    http://pinkbelezura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. lindo blog!
    http://pinkbelezura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi Lucy!
    Vim agradecer o carinho da sua presença no Sonhos.
    Amiga, já sigo esse carinho lindo e cheio de bênçãos!
    Levo comigo as palavras de sabedoria do Frutos do Espírito...
    Fica na Paz de Deus.
    Bjs,
    Josi

    ResponderExcluir
  23. Quantas vezes você sorriu pra disfarçar uma lágrima?
    Quantas vezes quis sair de um lugar correndo de algum lugar e ficou por educação?
    Quantas vezes tudo que você sempre desejou era apenas:
    • Um abraço
    • Uma palavra
    Quantas vezes você teve que abrir mão daquilo que mais ama, só porque os outros dizem que está errado?
    Criticar é fácil... vestir suas dores ninguém quer... Aproveite cada segundo de sua vida, pois na vida não há retorno apenas RECORDAÇÕES!!!

    Tenha uma semana cheia de bênçãos.
    Toninha

    Convido a vc amiga a conhecer o meu novo blog e tornar-se seguidora.
    Bju
    http://toninha-ferreira.blogspot.com.br/

    Curta tb a minha FanPage

    Educar – O primeiro passo
    Assunto de Mãe

    ResponderExcluir
  24. Gostei da visita e vim retribuir.
    Sabe bem ler um Blogue espiritual que nos enche a alma de luz e amor.

    beijinhos

    ResponderExcluir
  25. Oi Lucy, vim retribuir a sua visita. Obrigada pela linda mensagem. Adorei conhecer o seu blog. Já estou seguindo. Tenha uma ótima semana, bjs.

    ResponderExcluir
  26. Olá Lucy
    Minha mamãe me ensinou a saudar os filhos e servos de Deus com um "A Paz de Deus"...
    Fiquei muito feliz com sua visita, aceito... quero... as bençãos...Já estamos te seguindo... Pois a palavra sempre é necessária...Até prá nós (simples e humildes amebinhas)
    Beijos no coração A paz de Deus
    Ameba de Cá e Ameba de Lá

    ResponderExcluir
  27. Olá,Lucy! Muito obrigada pela visita carinhosa e pela chuva de bênçãos. Que Deus lhe conceda o mesmo. Seu blog é um encanto e já estou seguindo com alegria. Ficarei feliz com sua participação em meus espaços também:
    docessonhosdepapel.blogspot.com
    nospassosdejesusamor.com.br

    Abraços fraternos,
    Angela

    ResponderExcluir
  28. Oi Lucy, Boa Noite
    Vim retribuir e agradecer tua visita. Obrigado tambem pelas Palavras !!!
    Abç.,
    Glauce Fraga
    http://gcrochet.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. A Paz. Obrigada pela visita...
    Amei o seu blog... Muito abençoado... Que Deus continue abençoando ricamente...
    Entrei como seguidora...
    Deixo o meu link para você me fazer uma visita e também me seguir.
    Curta também minha página: http://www.facebook.com/BlogRedeMissao
    Angela Caldas / Rede Missão

    ResponderExcluir
  30. Deus abençoe,cada ato de amor ao próximo,que o seu sentir seja sempre transmissor de vida, um toque de vida.Obrigada pelo amor que tem em ti.

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários com os seguintes conteúdos:
- Palavrões;
- Ofensas;
Fique na Paz!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...