sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

O DOM DE DISCERNIMENTO DE ESPÍRITOS - Perguntas e Respostas



QUAL A POSIÇÃO QUE O DISCERNIMENTO DE ESPÍRITOS OCUPARIA NA CATEGORIA DE DONS ESPIRITUAIS?
É o terceiro e último dom de revelação.

QUAIS SÃO OS OUTROS DOIS DONS DE REVELAÇÃO?
A palavra de sabedoria, que nos dá a revelação da mente e do propósito de Deus, e a palavra de conhecimento a qual nos dá a revelação de coisas que são ou foram.

QUAL REVELAÇÃO O DOM DE DISCERNIMENTO DE ESPÍRITOS NOS DÁ?
O discernimento de espíritos nos dá uma visão do mundo espiritual.

O DOM LIDA SOMENTE COM ESPÍRITOS MAUS?
Não. Seria bom declarar de uma vez que esse dom não é discernimento de espíritos maus somente, mas discernimento de todos os espíritos, bons e maus. A habilidade de ver a presença ou a atividade de um ser espiritual somente pode vir por meio de uma revelação concedida pelo Altíssimo por intermédio do Espírito Santo.

TODA AS AS VISÕES ESTÃO INCLUÍDAS NESSE DOM?
Sem dúvida, todas as visões que são de Deus são manifestações desse dom. Está bem que mais em operação do que se supõe geralmente. Não vamos, de modo algum confundir as revelações desse dom com ilusões de uma mente perturbada ou com o delírio de um bêbado. O discernimento de espíritos é uma manifestação do Espírito Santo, uma visão dada por Deus, e, como tal, o dom é inatingível pela mente natural.

O DISCERNIMENTO DE ESPÍRITOS INCLUI O PENSAMENTO DE JULGAR ESPÍRITOS?
Certamente. Se alguém puder ver o mundo espiritual, terá uma compreensão clara das questões espirituais e será capaz de discernir as forças que incitaram certas ações. Ele julgará da maneira devida.

DE QUE MODO O DOM DE DISCERNIMENTO DE ESPÍRITOS DIFERE DE UM JULGAMENTO NATURAL - A HABILIDADE DE UMA PESSOA DE ESTIMAR AS QUALIDADES DE OUTRA -  OU DA PSICANÁLISE?
O dom difere do julgamento natural por ser sobrenatural, um dom do Espírito Santo. Com relação à outra parte da pergunta, vamos dizer que qualquer coisa que diz respeito a Psicologia não é do Espírito Santo - e não é, portanto, de nenhuma forma ligada a esse dom do Espírito.

ENTÃO, O DOM DE DISCERNIMENTO DE ESPÍRITOS, NÃO É UMA FACULDADE CRÍTICA NATURAL SANTIFICADA PARA O SERVIÇO DE DEUS?
Decididamente não. Há um grande abismo estabelecido entre os dons naturais encontrados igualmente em incrédulos e convertidos e os dons do Espírito Santo.

O DOM DE DISCERNIMENTO DE ESPÍRITOS NÃO É, ENTÃO, MERAMENTE A SUPOSTA HABILIDADE DE DESCOBRIR "FORÇA DEMONÍACA" NAS PESSOAS, NAS REUNIÕES ETC.?
Há aqueles que têm, talvez, inconscientemente, criticado seus irmãos e acreditado que eles estão manifestando esse dom quando eles supostamente descobriram uma "força demoníaca" em quase todas as reuniões em que entraram. Eles professam ver forças demoníacas nos cultos, influências demoníacas movendo o orador. Eles têm considerado toda falta de bênção como força demoníaca somente; além disso, não têm visto nada pelo suposto exercício do dom, exceto o que tem sido mau. Poderia ser sugerido que tal dom não foi o discernimento de espíritos, mas o "discernimento dos demônios".

NÃO É BÍBLICO, ENTÃO VER SOMENTE ESPÍRITOS MAUS?
O dom que pode capacitar a discernir a presença de uma força satânica naturalmente habilitará a pessoa a discernir a de um anjo ou algum outro ser celestial também.

COMO DEVEMOS DISCERNIR O DOM DE DISCERNIMENTO DE ESPÍRITOS?
Podemos dizer que o discernimento de espíritos é um dom do Espírito Santo pelo qual o possuidor está capacitado a ver dentro do mundo espiritual. Com essa compreensão clara, ele pode discernir a semelhança de Deus, do Cristo ressuscitado, do Espírito Santo, do querubim, do serafim, dos arcanjos, dos anjos, ou de Satanás e suas legiões.

ESSE DOM TEM ALGUM USO ADICIONAL?
Sem dúvida, o discernimento de espíritos dará a compreensão clara da disposição das pessoas, de suas tendência boas ou más. Pode também revelar a presença de força demoníaca possuindo ou oprimindo alguém.

ESSE DOM PODE SER AUXILIADO POR ALGUMA INTUIÇÃO NATURAL.
Não. A revelação deve ser completamente uma manifestação do Espírito Santo, ou não será um exercício desse dom.

O MINISTÉRIO DOS ANJOS QUE APARECEM NA TERRA EM CORPOS HUMANOS TEM ALGUMA LIGAÇÃO COM O DOM DE DISCERNIMENTO DE ESPÍRITOS?
Quando são concedidos corpos materiais aos anjos para execução de algum trabalho divino sobre a Terra, o dom de discernimento de espíritos não é necessário. Um anjo lutou com Jacó em Jaboque (Gn 32. 28). O fato de Jacó ter visto com seus olhos naturais e tocado com suas mãos o corpo real no qual o anjo estava habitando naquele momento tornou o dom de discernimento de espíritos desnecessário.

PODERIA DAR OUTROS EXEMPLOS?
Sim. Abraão viu o Senhor em manifestação humana com dois anjos que comeram carne na sua tenda (Gn 18). Também o Senhor Jesus, após a ressurreição, disse aos discípulos: Tocai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho (Lc 24. 39b). Quando o Senhor concede carne e ossos a um anjo, o dom de discernimento de espíritos não é necessário.

SE UM ANJO APARECESSE NA PRESENÇA DE VÁRIAS PESSOAS DE DEUS EM FORMA DE ESPÍRITO, QUEM SERIA DE PERCEBER SUA PRESENÇA?
Somente os que têm o dom de discernimento de espíritos. Os outros não veriam absolutamente nada.

PODERIA CITAR OUTROS EXEMPLOS DE DISCERNIMENTO DE ESPÍRITOS NA BÍBLIA?
Ezequiel, junto ao rio Quebar (Ez 1. 1-28), viu a grandiosa revelação da glória divina e a semelhança de Deus de Israel com o querubim abaixo do Seu trono.
Mais tarde, enquanto esse profeta estava sentado em sua casa, na Babilônia, com os anciãos de Israel diante dele, ele foi carregado no espírito para Jerusalém e viu o que estava ocorrendo naquela cidadde (Ez 8. 1-6). Entre outras coisas, ele viu a glória de Deus deixando o Templo. A shekinah partiu do Santo dos Santos sobre um dos querubins vivo. Aqueles ao redor do profeta na sua casa não viram nada, exceto o próprio profeta sentado em seu "coma" espiritual.

HÁ MAIS EXEMPLOS NA BÍBLIA?
Sim. O Senhor Jesus foi revelado a Estevão pouco antes do seu martírio, quando este se levantou no conselho e disse: Eis que vejo os céus abertos e o Filho do Homem, que está em pé à mão direita de Deus (At 7. 56). Os outros no conselho não viram absolutamente nada.
João, na ilha de Patmos, presenciou a glória do Céu e dos seres celestiais. Foi pelo Espírito Santo que ele o Espírito de Deus como sete lâmpadas, queimando diante do trono.

O SENHOR JESUS JÁ EXERCEU ESSE DOM?
Sem dúvida. Quando Seus discípulos retornaram, após Ele ter concedido a eles poder para expulsar demônios e curar os doentes, Jesus disse: 
Eu via Satanás, como raio, cair do céu 
(Lc 10. 18). 
O Senhor também também falou de Natanael:
Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo 
(Jo 1. 47b).
 Isso revela o fato de que Ele tinha discernido o espírito desse homem fervoroso.



PRÓXIMO POST:
O DOM DE DISCERNIMENTO DE ESPÍRITOS 
Parte 2
x_3cebcff8
Image and video hosting by TinyPic
 

10 comentários:

  1. Saudades Lucy!!!
    Postagem como sempre edificante para quem visita pela primeira vez e com certeza alimenta quem já está em conhecimento cristão.
    Deixo um abraço fraterno e apareça.
    Nicinha

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Um bom domingo para ti
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  3. Oi,Lucy muito edificante a postagem. A Igreja e a liderança precisa está em comunha para discernir os dons. Que Deus continue abençoando esse ministério. Te desejo um dia maravilhoso. Fica na paz

    ResponderExcluir

  4. Carinhosamente venho desejar um feliz e abençoado final Domingo.
    Uma semana de Realizações. sonhos realizados,
    pois a vida é um constante recomeçar.
    Beijos paz e luz,Evanir.

    ResponderExcluir
  5. Oi minha querida, vim lhe desejar uma semana abençoada por Deus, beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá, Lucy.
    Parabéns pelo blogue.
    Já sou seguidor.
    Abraço desde Lisboa.
    António Pereira
    http://acordo-ortografico.blogspot.com
    http://portuguesemforma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá querida!
    Você é a seguidora que está entre os 200 amigos em meu cantinho preparei um selinho pra você passa lá para pegar.
    Fique com Deus!!!
    Ione Viana
    http://gospelcantinhodaione.blogspot.com.br/2013/02/uhuuuuu-completou-200-amigos.html

    ResponderExcluir
  8. Olá Lucy,

    Altas horas da madrugada e me senti impelida a pesquisar sobre o dom de discernimento de espíritos. Contudo, não é de hoje que tenho grande interesse por este dom e, ao mesmo tempo, não sei explicar tal fato. Seria eu uma candidata, ou melhor, escolhida a exercer este dom conforme os fins os quais o Espírito Santo requer? Obrigada desde já e, fica na paz.

    ResponderExcluir
  9. Muito esclarecedor glória Jesus por sua vida

    ResponderExcluir
  10. Ser espiritual qualquer cristão pode ser desde que tenha comunhão com Deus; ser usado por Deus com o dom de discernimento de espíritos é específico a quem busca esse dom

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários com os seguintes conteúdos:
- Palavrões;
- Ofensas;
Fique na Paz!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...