terça-feira, 27 de outubro de 2015

SANTIDADE: O DESAFIO DA VIDA CRISTÃ!

Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; I Pedro 2.9

O desafio da vida cristã leva-nos a desejar sermos santos na presença de Deus. Nesta busca, precisamos disciplinar-nos numa constante comunhão com Deus através de uma hora devocional. Deus nos chamou para a santificação (I Ts 4.7) deu-nos a ordem de santificar-nos (I Pe 1.15), portanto temos que alcançar tal benção. Ter um tempo com Deus através da hora devocional é muito importante: veja só:

1. Os grandes homens e mulheres da Bíblia que alcançaram vitória e muita comunhão com Deus tinha sua hora devocional. Mc 1.35-39; Mt 6.5-8; Gn 5.24.

2. Sua hora devocional deve incluir: Oração, leitura bíblica e momentos de louvor e gratidão a Deus.

3. Procure vencer os seguintes obstáculos para que sua hora devocional seja um momento precioso de comunhão íntima com Deus:

a) Falta de tempo – reserve um tempo (dia e hora) para este momento, não deixe ao acaso. (Dn 6.1; Sl 5.3)

b) Interrupções – escolha um lugar tranqüilo onde ninguém possa incomoda-lo e longe de telefone.

c) Pensamentos vagos – ore sempre em voz alta e seja específicos assim seus pensamentos não o afastarão da comunhão com Deus.

d) Falta de perseverança – muitos começam e param, estão sempre começando e fazendo novos propósitos. Seja perseverante pois é na perseverança que ganhará sua alma (Lc 21.19).


Com um tempo devocional específico e periódico, certamente você viverá em santidade com Deus.

O que é santificação?

Não é nosso propósito analisar teologicamente a doutrina santificação, mas sim declarar que: Santificação é o ato de Deus em nos separar para um fim específico. Deus nos separa e nos faz andar segundo a sua vontade, mas este ato deve estar em harmonia com a nossa vontade, Deus não nos violenta. A santificação é vivida, pelo menos em dois aspectos:

1. Santificação instantânea – (Hb 10.28-8; 13.12) Quando nascemos de novo, Jesus nos separa do pecado, nos purifica, nos justifica e assim nos tornamos santos diante dele separados, mortos para o mundo e vivos para Deus. (Rm 6.11).

2. Santificação progressiva – ( I Tm 2.21; Rm 6.22). Cristo nos separa do pecado, nos dá poder sobre o pecado, porém nos deixa a missão de nos livrarmos dos efeitos dos pecados. Somos libertos dos efeitos do pecado através da oração, da meditação na Palavra de Deus, quando nos submetemos ao Espírito Santo para que ele nos ensine todas as coisas. Assim vamos nos separando cada vez mais do pecado, das coisas do mundo a caminho da santificação pela até chegarmos a estatura de Cristo. Esta caminhada é a santificação. Fl 2.12; I Tm 4.5; I Co 10.23; Jo 14.26.

Porque a santificação é necessária?

1. Porque é a vontade de Deus para seus filhos – I Ts 4.3
2. Porque sem a santificação ninguém verá a Deus – Hb 12.14
3. Porque através da santificação abandonamos o pecado e as coisas que aborrecem a Deus. Ap 21.8; I Co 6.9-10; Gl 5.11,19; Ef 5.3-5; At 5.11; 20.33.

Como alcançar a santificação?
Tudo começa quando você toma a decisão de nascer de novo.

Santificação não é um tema para estudo e debate, é um estilo de vida a ser vivido pelos cristãos, é um estado de pureza onde a presença do Espírito Santo é uma realidade transformando nosso corpo em templo do  Espírito Santo.



Observações:

1. Se você deseja ver Deus, desfrutar da presença maravilhosa do Espírito Santo, precisa ser santo.

2. Ser santo é uma ordem e portanto temos que obedece-la.

3. A santidade não implica em perfeição, mas, em separar-nos das coisas que podem levar-nos ao pecado.

4. É Deus quem opera primeiramente em nós o ato da santificação e cabe a nós dar continuidade, desenvolvendo a nossa salvação. Fl 2.12.

5. Quando se busca a Deus e a santificação, ele opera maravilhas na nossa vida, pois a santificação é parte fundamental do caráter de Cristo na vida dos cristãos.




EM CRISTO,



10 comentários:

  1. *•.¸♡¸.•*♥*•.¸¸.•*♡*•♥ ¸.•*♥*•.¸.•*♡*•.¸.•*♥* ★MaRiBeL★
    ┊  ┊  ┊  ♥E
    ┊  ┊  ♥V
    ┊  ♥O
    ♥L

    ResponderExcluir
  2. "Santificação é o ato de Deus em nos separar para um fim específico" Oi amiga e irmã em Cristo, belíssimo e edificante reflexão sobre a santificação. Que o Senhor Deus continue te abençoando e a esse lindo ministério aqui. Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Oi Lucy. Ótimas dicas para devocional. Deus nos separou para Ele, ou seja, nos santificou. Mas precisamos manter nossa comunhão com Ele todos os dias, pois o pecado nos assedia constantemente tentando roubar o nosso foco.
    Graça e paz!

    ResponderExcluir
  4. Deus abençoe nossa irmã por esta tão preciosa Palavra!!
    Santidade, é algo indispensável à Igreja de Cristo, principalmente nesses últimos tempos!! Forte abraço!!!

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde
    Linda reflexão, ter tempo para Deus é uma bênção. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Que estória é essa de "tomarmos a decisão de nascer de novo"?

    Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.
    João 1:13

    Somos nós quem decidimos ou nascemos do alto. Pois não é vontade do homem, nem carne mas de Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado irmão,

      O sentido da palavra "tomar decisão" é deixar que Deus trabalhe em nosso coração (espírito humano) para que as coisas velhas passem e nos tornemos novas criaturas.

      Realmente a operação vem de Deus, através do Espírito Santo, porém, muitos não desejam e nem valorizam esse novo nascimento, e isso por alguns motivos:
      Não querem carregar a sua cruz...
      Não querem abrir mão das vantagens que este mundo oferece (porta larga); em suma, não querem ser perseguidos por amor a Cristo.

      Espero ter respondido sua indagação.

      Fique na Paz de Cristo Jesus.
      ***Lucy Jorge***

      -> Quanto ao seu questionamento do post sobre a guarda do sábado, já foi respondido e devidamente refutado pelo administrador do blog Discípulo de Cristo e publicado em seu site: Através das Escrituras.

      Excluir
  7. Obrigado pela deferência de irem até meu blog por causa de minhas preocupações.

    Grande é o Senhor e novamente minha gratidão pelo testemunho dos irmãos.

    Que o Altíssimo seja com os irmãos e família.

    Em Cristo.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo Blog. Deus ti abençoe.
    Junte-se a nós! Convido a participar do novo Agregador Blogospel, onde reunimos blogs evangélicos, com os melhores conteúdos gospel e relevantes para o povo de Deus.
    Apenas seja parceiro colocando nosso banner na sua página como parceiro e pronto, já pode enviar seus links.
    Acesse e conheça: http://semeandojesuscristo.blogspot.com.br
    Sua parceria é muito importante.
    Esperamos você.
    Graça e paz!

    ResponderExcluir
  9. Olá, Lucy, quero agradecer pelo seu comentário em meu blog "Bíblia Curiosa", não costumo responder aos comentários devido a falta de tempo, fico feliz por saber de sua apreciação e espero que continue te edificando para seu crescimento espiritual.

    Johnny Cleber Francisco
    Autor do Blog Bíblia Curiosa

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários com os seguintes conteúdos:
- Palavrões;
- Ofensas;
Fique na Paz!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...