quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

APRENDENDO A AMAR



Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Mateus 22. 39

O  que  é  amar ?
Socialmente, as pessoas se encontram, apertam as mãos, algumas beijam as faces uma das outras e fazem votos como: "Feliz Natal... Feliz Páscoa... Parabéns pelo seu aniversário... Tudo de bom para você..." Acham que, assim, estão amando. Em alguns casos, isso é até puro fingimento. O amor verdadeiro é diferente dessa "melação".


O AMOR DE DEUS

No original grego, a palavra amar, utilizada no texto de Mateus, significa acolher, entreter, agradar, contentar, e representa o tipo de amor de Deus (ágape) diferente do amor apaixonado entre um homem e uma mulher (eros), e do que une amigos (philéo). O amor faz parte da ética cristã; é o principal mandamento porque o próprio Deus é amor. Ele amou o mundo de tal forma que enviou Seu único Filho para morrer em favor da humanidade, tanto pelos bons quanto pelos ruins (Jo 3. 16). O amor de Deus não faz acepção de pessoas.

Deus Pai, Seu Filho Jesus Cristo, e o Espírito Santo são um. A essência, o caráter de Deus está em Seu Filho e nos é transmitido pelo Seu Espírito quando Ele vem habitar em nós; portanto, Cristo também amou o mundo de tal forma que deu Sua vida pelos homens, pelo amigos e inimigos (Rm 5. 6-10). Da mesma forma, o Espírito de Deus que habita em nós ama a humanidade e deseja nos usar para salvá-la. Ora, somos filhos de Deus, representantes do Senhor Jesus na Terra - exercendo Seu poder e autoridade - , temos de espelhar também o Seu tipo de amor incondicional. Não podemos dizer que somos cristãos (do grego christianous - aqueles que andam com Cristo) se não manifestamos plenamente a obra de Jesus, se não vivemos o amor de Deus, pois o maior de todos os mandamentos é o amor (Rm 13. 10).
Amar a Deus implica amar as pessoas.

Alguém ilustrou a estreita relação entre amar a Deus e o próximo, utilizando a figura da cruz de Cristo. A haste vertical tipifica nossa comunhão com Deus; contudo, essa cruz só esta completa com a haste horizontal, que tipifica nossa comunhão com os homens. Sem essa haste, não há como haver cruz - não há como existir comunhão com Deus.


COMO A TI MESMO 

Mateus 22. 39 nos fala de amor ao próximo na mesma proporção ao que temos por nós mesmos. Exceto nos casos de sadomasoquismo, todas as pessoas se amam, e prova disso é o cuidado que têm consigo. Gostam de cuidar do corpo, da aparência física, do estado emocional e psíquico. Nós, cristãos, além disso, cuidamos também de nossa vida espiritual. Tudo isso representa amor pelo ser, pelo indivíduo. Amar o próximo é cuidar dele como cuidamos de nós mesmos; é, portanto, dar-lhe atenção, sustentação em qualquer necessidade e, acima de tudo, fazer algo mais do que oar pela vida dele. Amar é batalhar por ele em todos os momentos, acolhendo-o na nossa fé, na unção que o Pai nos concedeu, enviando-lhe presentes espirituais constantemente.


AMAR OS AMIGOS

Podemos entender o que é verdadeiramente amar pelos ensinos do Senhor Jesus. Ele define o ato de amar da seguinte maneira:

Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a própria vida pelos seus amigos.
João 15. 13

Então, para amar, no sentido mais completo da palavra, a pessoa tem de dar a sua vida em favor dos seus amigos. Ou seja, tem de gastar parte do seu tempo orando por outra pessoa, colocando-e diante do Senhor para interceder por ela, lutando espiritualmente em oração para que ela seja curada, próspera, liberta das tentações e para que conheça melhor o Senhor Deus. O apóstolo Paulo nos fala desse amor ao se referir aos gálatas, por quem ele sofria tanto, e compara seu sofrimento ao de uma mulher na hora de dar à luz.

Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até que Cristo seja formado em vós.
Gálatas 4. 19

  Nossa luta em favor das pessoas deve ser comparada a que o nosso irmão Epafras enfrentava para que os colossenses viessem a crescer espiritualmente.

Saúda-vos Epafras, que é dos vossos, servos de Cristo, combatendo sempre por vós em orações, para que vos conserveis firmes, perfeitos e consumados em toda a vontade de Deus.
Colossenses 4. 12

Ele estava sempre combatendo para que aquelas pessoas fossem conservadas firmes, perfeitas e completas em toda a vontade de Deus. Esta deve ser a maneira como devemos amar aqueles a quem mais prezamos.


PRÓXIMO POST:  Amar os inimigos


Em Cristo,

Image and video hosting by TinyPic

14 comentários:

  1. Love is so precious, and God is love.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a Reflexão Lucy. Amor, não é um sentimento, amor é atitude não é mesmo? Gr. Bj. Deus te abençõe!

    ResponderExcluir
  3. Olá Lucy,muito obrigada pelo seu carinho,senti em suas palavras o cuidado de Deus para comigo.
    Com certeza,hoje em dia o que mais tem são pessoas que vivem "nesssa melação" e acreditam que assim estão amando.Amor de verdade mostramos mesmo através de atitudes,ajundando nos momentos de necessidade do outro :seja espiritual ou material.
    Que as mãos do Senhor estejam sempre sobre sua vida!Beijos carinhosos prá ti.

    ResponderExcluir
  4. Olá amada, ficamos muito felizes com sua visita em nosso blog e também por nos seguir! Já estou te seguindo também, seu blog é muito edificante. Olha esta palavra sobre amor é muito profunda e a forma como você explicou ficou super bem colocada, dando para entender bem. Amar a Deus em primeiro lugar e ao próximo como a nós mesmos, são os principais mandamentos, pois se tivermos eles guardados em nossos corações, não vamos praticar nem uma ato contra Deus e nem contra o próximo e assim conseguiremos alcançar a Santificação e a Paz com todos. Bjs, que Deus continue te usando e abençoando. Se quiser me fazer uma visita em meu outro blog tbm é:
    http://blogdeumaperegrina.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Bom dia amiga,
    Vim te convidar a visitar o meu blog para receber todo o meu carinho, e receber o " SELO - ESTE BLOG FAZ ARTE".
    Beijos e não demore!

    ResponderExcluir
  6. Oi Lucy, obrigada por sua visita e palavras doces, estou aqui conhecendo, já sou seguidora, depois voltarei c mais tempo. Um abç e ótima tarde!

    ResponderExcluir
  7. Precisamos amar as pessoas com a amor de Jesus
    Gostei muito da sua postagem
    em Cristo
    Juliana

    ResponderExcluir
  8. Olá Lucy..


    Belíssimo texto..O amor vence tudo!!

    Graça e paz..

    ResponderExcluir
  9. Oi Lucy, voltei, excelente texto, estruturado na palavra de Deus, continue compatilhando estamos carentes de mensagens cristãs bem elaboradas e pautadas na verdade. Um abraço e vou ler mais.

    ResponderExcluir
  10. A Paz do Senhor estimada irmã Lucy!!

    Muito edificante e excelente texto!! Parabéns por essa bem fundada postagem, com base na Palavra de Deus. Deus é amor e a essência de toda a lei está em amar a Deus acima de todas as coisas e ao nosso próximo como a nós mesmos. Todo amor cristão deve ser demonstrado também em obras como nos ensina o Apóstolo Tiago
    Quero aqui agradecer sua visita e comentário em meu singelo blog. Tenha certeza, suas palavras sempre são de estímulo e nos animam para continuarmos na batalha à qual propomos a fazer.Pode contar com nossas frequentes visitas e comentários em suas postagens. Deus a abençoe sempre.
    Em Cristo vosso irmão...
    Pr. João Q. Cavalheiro

    ResponderExcluir
  11. Muchas bendiciones, lindo blog, la gloria sea para Dios. Te invito a que visites mi blog wwww.creeenjesusyserassalvo.blogspot.com
    DOY MI TESTIMONIO DE SANIDAD DE CANCER INVASIVO DE SENO PARA LA GLORIA DE DIOS.
    Un saludo desde El Salvador Centroamerica.

    ResponderExcluir
  12. Conheci votre BLOG atravez de Steeve.

    Que DEUS vos proteja e vos traga muita saúde para assim poder levar atravez do mundo o amor.

    Vivo no Inferno do desespero e pensar que terei de perdor quem me enganou e que vejo que nem a própria justiça me quer ajudar, e que a própria justiça abandona o inocente, para proteger o maligno…

    Isto leva-me a lutar para que justiça seja mais pura …Como se fosse um sinal do próprio Deus.

    Mas o meu grito não é ouvido por Deus.
    Ao tentar salvar a minha honra e recuperar o que foi tirado iniquamente acabo por imaginar que Deus adormeceu esquecendo os aflititos...

    Minha página pessoal :
    http://www.operation-homme-abuse.ch/
    Blog :
    http://operation-homme-abuse.blogspot.com/2011/12/oha.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão a paz!

      Não deixe que a dor e o ressentimento faça morada em seu coração, o Senhor Jesus nos deixou sua vida como exemplo, ou seja, sofreu perseguição, injustiça, humilhação e pagou o preço por nossa condenação eterna, quando ainda éramos inimigos de Deus. Então, nós não somos em nada melhores do que o Senhor Jesus, muito pelo contrário, somos pecadores redimidos pelo sacrifício do Santo de Deus.

      Permita que o Espírito Santo Consolador o fortaleça para que possas ser abençoado; pois o perdão é a essência da justiça que vem do Deus Todo-Poderoso, para que também sejamos perdoados e purificados por Aquele que nos amou primeiro.

      Em Cristo,

      ***Lucy***

      Excluir
  13. Amada irmã
    Venho retornar sua visita em meu blog,agradeço seu carinho e parabeniza-la por seu trabalho aqui,a rede mundial é uma grande oportunidade para evangelizar e creio que essa é sua missão e a nossa aqui também, sou morador, do Rio , seu vizinho nossa igreja é iadj (assembleia de Deus em jpa) pr. Gilberto Gonçalves Malafaia )Rua Andre Rocha 890 seria uma benção sua visita . tenha uma vida recheada de bençãos com o Senhor.
    E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele. 1 João 4:16

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários com os seguintes conteúdos:
- Palavrões;
- Ofensas;
Fique na Paz!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...