Você, como cristão, resolve mandar-lhe presentes espirituais, mas anuncia essa intenção a todos.
Esses presentes, que estão sendo enviados às claras, sem dúvida alguma, não produzirão o resultado esperado. É pura perda de tempo tentar usar o poder de Deus para a promoção pessoal, ou para algum outro propósito que não seja o de fazer a vontade do Pai celestial.
Para complicar as coisas ainda mais, imaginemos que você declare para alguém de sua íntima confiança: "Ah, ele só está prosperando porque, modéstia à parte, eu sou de Deus, tenho um coração envolvido pelo Espírito Santo e o estou abençoando. Olha, se não fossem as minhas orações, se não fosse eu,ele não se levantaria mais. Ele não reconhece, mas só está sendo abençoado graças a mim".
Você está perdendo tempo. O Pai só recompensa aquele que faz a obra dEle secretamente.
Não faça com que as pessoas comentem: "É, o Fulano é muito espiritual, é um cristão verdadeiro. Se fosse outro, podia ir até lá e dar um tapa na cara do Beltrano, mas, em vez disso, está orando por ele. O Beltrano só não teve um acidente um dia desses, porque o Fulano está falando sério com Deus a respeito dele. Esse homem é uma benção!"
Há pessoas que anunciam de si coisas como: "Esta noite eu estava em plena comunhão com Deus e aí fiz uma oração forte pelo Beltrano, e o coloquei diante dEle. Eu clamei ao meu Senhor, dizendo: Deus abençoa, o Beltrano. Ele não sabe quem ele perdeu, pois, afinal de contas, eu podia ser o seu maior amigo. Mas, mesmo ele não reconhecendo, eu tenho me esforçado bastante para ajudá-lo. Modéstia à parte, estou fazendo o meu papel com sucesso".
Pode até acontecer de o sujeito que age assim estar bem intencionado, e se esforce para ajudar alguém enviando-lhe presentes, mas se a motivação de tal ato aparecer, ou se aproveitar para num momento de fraqueza se identificar como responsável pelo bem-estar do outro, tudo que fez não ajudará em nada.
Na verdade, aqueles que assim procedem estão gabando-se de presentes que não dão. Alguém pode dizer: "Mas, irmã, o que é isso? Você tem coragem de dizer que o Fulano inventou que está orando pelo Beltrano? Você o está acusando de ser mentiroso. Ele está falando a verdade; eu tenho provas de que ele está mandando os tais presentes, tanto que o Beltrano melhorou de vida". Mentira pura!
O Fulano está perdendo tempo. Quando alguém banca o "ator", ele joga por terra tudo que tem tentado praticar.
O que Deus leva em conta não é o que você fala ou o que aparenta ser, mas o propósito que há em seu coração. Se, ao mandar presentes, você declara o que está fazendo, querendo ou não, forma o seu grupinho de admiradores e, desse modo, você já está recebendo o pagamento que vem dos homens. Os seus presentes jamais chegarão ao destinatário, pois o Senhor Jesus, que garante que realizará tudo aquilo que você determinar, não poderá atendê-lo, visto que o motivo não é o de glorificar o Pai no Filho. Ademais, os anjos de Deus, os agentes divinos encarregados de cumprir as suas determinações, não darão a mínima para a sua palavra. Os anjos só obedecem à voz da Palavra e não à dos falsos cristãos.
(Sl 103. 20).
Nesse exemplo, se o Beltrano prosperou é por sua própria capacidade, ou porque alguém, sem segundos interesses, que não "tocou trombetas" por seu ato, esteve orando por ele.
Não foi por causa dos jejuns e das orações do Fulano, que não passaram de obras vazias de um verdadeiro fariseu.
Mesmo que, em algum caso, você tenha sido o responsável pela recuperação de alguém ou pelo sucesso dele, não aceite a recompensa aqui. Para quem, de fato, faz a vontade do Senhor Deus haverá uma recompensa lá no céu.
Para Deus, o que vale é a intenção, o espírito com que você faz as coisas. Tudo o que fizermos deve ser praticado no princípio do amor, de dar a vida. Quem faz "tocar trombetas" para que todos vejam os pratos de sopa dados aos mendigos, ou em relação a qualquer outra boa ação praticada, recebe de pronto a recompensa dos homens, os quais comentam o quanto tal pessoa é caridosa. Nós, porém, devemos esperar pela recompensa que, lá na eternidade, Ele o justo Senhor, nos dará. O mesmo se dá com o pregador que após ter feito um belo sermão provoca comentários de sua prédica. E, ao ouvir os elogios, incha-se completamente e recebe de pronto a recompensa que certamente estaria à sua espera lá na eternidade.
Às vezes, a própria esposa do pregador ou algum outro amigo são usados para lhe tomar a recompensa. Muita gente, com boa intenção de nos agradar, profere certas afirmações que nos fazem sentir como se fôssemos os melhores, como se aquele sermão que abençoou tantas vidas ou o milagre que provou que o Senhor estava presente da fato tivessem acontecido por causa da nossa santidade ou virtude. Essas pessoas fariam muito melhor calando-se, pois o elogio dado a um ser humano sempre será uma pedra de tropeço. Nós não temos estrutura para ouvir elogios. Quando eles são dados, nos inchamos e achamos que somos melhores do que outras pessoas. Isso é um desatre.
Os apóstolos Pedro e João, logo após terem sido usados pelo Senhor para curar o paralítico que era colocado junto à porta do templo chamada Formosa, repeliram de pronto a admiração que as pessoas quiseram devotar a eles, como se fossem os responsáveis pelo milagre operado.
E todo o povo o viu andar e louvar a Deus; e conheciam-no, pois era ele o que se assentava a pedir esmolas à Porta Formosa do templo; e ficaram cheios de pasmos e assombro pelo que lhe acontecera. E, apegando-se ele a Pedro e João, todo o povo correu atônito para junto deles no alpendre chamado de Salomão. E, quando Pedro viu isto, disse ao povo: Varões israelitas, por que vos maravilhais disto? Ou, por que olhais tanto para nós, como se por nossa própria virtude ou santidade fizéssemos andar este homem? E, pela fé no seu nome, fez o seu nome fortalecer a este que vedes e conheceis; e a fé que é por ele deu a este, na presença de todos vós, esta perfeita saúde.
Atos 3. 9-12, 16
Quando alguém vaidosamente diz: "Eu estou orando muito pelo Fulano; por isso ele está prosperando", na verdade, está perdendo tempo. Aquilo que chama de oração não passa de palavras vazias que não realizam nada. No mundo de Deus, o que conta é a intenção do coração, e não o que a gente gostaria que fosse. Deus nunca atende a fariseu algum. Todo fariseu volta vazio do seu trabalho de oração.
E disse também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros: Dois homens subiram ao templo, a orar; um, fariseu, e o outro, publicano. O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou, porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano. Jejuo duas vezes na semana e dou os dízimos de tudo quanto possuo. O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador! Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado.
Lucas 18. 9-14
PRÓXIMO POST: Em termos práticos
Em Cristo,
Well said.
ResponderExcluirVim desejar a vc e toda família
ResponderExcluiruma Páscoa cheia de alegria,e
parabenizar mais uma vez pela
beleza das postagens..Abraços
com carinho Rita!!
Oi Lucy...
ResponderExcluirTenha uma feliz Páscoa...
Que o coelhinho te traga muito mais
que simples ovos de chocolate...
Que ele te traga muita saúde, amor,
felicidade, compreensão, carinho...
Que você seja abençoada,
por Aquele que nos deu Sua vida...
É o que te desejo sinceramente
porque amiga como você a gente não pode esquecer...
__♥♥♥
__♥♥_♥♥
_♥♥___♥♥
_♥♥___♥♥_________♥♥♥♥
_♥♥___♥♥_______♥♥___♥♥♥♥
_♥♥__♥♥_______♥___♥♥___♥♥
__♥♥__♥______♥__♥♥__♥♥♥__♥♥
___♥♥__♥____♥__♥♥_____♥♥__♥_____
____♥♥_♥♥__♥♥_♥♥________♥♥
____♥♥___♥♥__♥♥
___♥___________♥
__♥_____________♥
_♥____♥_____♥____♥
_♥____/___@__\\___♥ ♥♥♥♥
_♥____\\__/♥\\__/___♥ FELIZ PÁSCOA!!
___♥_____W_____♥ MUITA PAZ!!
_____♥♥_____♥♥ ♥♥♥♥
_______♥♥♥♥♥
Beijos!
San.....
Olá, estou passando para lhe desejar uma feliz páscoa e que sempre permaneça o nosso Jesus Cristo em vossos corações, Deus te abençoe..bj até+++
ResponderExcluirLucy
ResponderExcluirPaz
Feliz Páscoa
Alberto
Uma ótima páscoa, que o renasça bons sentimentos, aflorem boas ideias e grandes inspirações.
ResponderExcluirSeu cantinho é lindo, super aconchegante.
Grande beijo!
Tenham uma semana de muita paz e luz!
Lorena Viana
pequena-prendiz.blogspot.com
A paz do Senhor Lucy!!
ResponderExcluirQue texto abençoado..Deus continue te abençoando minha irmã e te concedendo graça sempre..;)
Bj.
A PAZ, OBRIGADO POR VISITAR NOSSO BLOG, MONTE SIÃO
ResponderExcluirFICAMOS FELIZES POR ESTAR NOS SEGUINDO, ESTAMOS RETRIBUINDO, CERTOS QUE SEU BLOG IRA CONTRIBUIR EM MUITO EM NOSSO CRESCIMENTO E EDIFICAÇÃO ESPIRITUAL, QUE DEUS VOS ABENÇOE GRANDIOSAMENTE.
http://montesiao-teo.blogspot.com
Deus vê o coração. A Lei de Deus opera primeiro no nosso interior para que o exterior possa refletir o caráter de Cristo.
ResponderExcluirAgradeço por ter visitado o meu blog. Estou te seguindo.
Em Cristo,
Jurema de Souza Martins
http://preletorajurema.blgospot.com