sexta-feira, 20 de abril de 2012

O QUE É DÁDIVA ?




Dádiva não é propriamente um presente, é, digamos, um presentinho, uma lembrança. Por exemplo, digamos que eu esteja fazendo aniversário e você envia um presente: um relógio, um sapato, uma camisa e etc. Mas, se você estiver sem dinheiro, ou se não me considerar alguém tão especial a ponto de merecer um presente, embora tenha por mim certa consideração, você me envia um cartão; isso é uma lembrança.

A lembrança espiritual é aquela que você dá quando está, por exemplo, na rua, e se lembra de alguma pessoa. Você, então, pede a Deus que a abençoe. Muitas vezes, você nem sabe se ela está passando por uma situação difícil, mas intercede; mesmo que ela seja sua inimiga, você pede: "Oh, Deus, ajude-a". Se tomar conhecimento de que ela está tentando conseguir algo, mais ainda você fala a Deus: "Que ela consiga, Senhor". Você está lhe mandando suas lembrancinhas. Ou seja, está enviando uns presentinhos bem pequenos. Essas lembranças aplacam, seguram a indignação.

É sabido que, às vezes, uma simples indignação pode causar um grande prejuízo. Por exemplo, imagine que alguma coisa de bom está para lhe acontecer. E, por acaso, a pessoa com aquela que está indignado com você, e pergunta: "O que você acha do Fulano?". E ela responde: "Fulano? Ih, cuidado, ele não é nada do que você está pensando". Por causa do comentário, quem ia ajudá-lo deixa de fazer-lhe aquele bem. Ela o deixa de lado por causa do comentário daquele que estava chateado e aborrecido com você. Mas se você tivesse mandado suas lembrancinhas, seus presentinhos, aquela pessoa não o prejudicaria, pois teria mudado de conceito a seu respeito.


NUVENS  E  VENTOS  QUE  NÃO  TRAZEM  CHUVA

Não podemos esquecer que os ensinos a respeito de como enviar presentes são totalmente pertinentes também às dádivas. De nada adianta mandarmos lembranças e divulgarmos esse fato às pessoas. As dádivas também devem ser entregues secretamente para que sejam recebidas. Veja o que a Palavra diz sobre a pessoa que se gaba do que não faz:

Como nuvens e ventos que não trazem chuva, assim é o homem que se gaba de dádivas que não dá.
Provérbios 25. 14

Suponhamos que em uma região não chova há vários meses, que tudo esteja seco. Os religiosos sobem os montes; os católicos andam em procissão; os evangélicos fazem vigílias, enfim, todo mundo, à sua maneira, está pedindo chuva, mas ela não vem.

As fontes de água começam a secar; os pastos estão destruídos; o gado, morrendo; as plantações, queimadas. Aparentemente, não há perspectiva de melhora, nenhum sinal de chuva e as previsões dos meteorologistas são catastróficas.

Porém, certo dia, lá no horizonte, começa a aparecer uma nuvem; o céu vai se fechando, as pessoas vão ficando alegres com o vento que está aumentando, o qual anuncia que um aguaceiro está por cair. O céu escurece totalmente e o ânimo de todos se recobra.

Mas os minutos vão passando e as nuvens pesadas se dissolvem; o céu volta a ficar azul, e nenhuma gota d'água cai.
Adiantou alguma coisa? Não!
Assim acontece com o homem que se gaba de dádivas que não dá. Ele parece uma benção, ora, determina, luta em oração em favor de alguém, mas se gaba do que tem feito. Resultado: não realiza nada de fato: é como nuvens e ventos que não trazem chuvas.

Meu querido leitor, abra seus olhos! Deus vê o interior! A pessoa que se gaba de presentes que não dá tem intenções impuras. Alguém com intenções puras, mesmo que uma pessoa viesse a elogiá-lo por ter orado pelo próximo, não aceitaria a glória do homem, mas destacaria a ação de Deus, recusando, assim, os aplausos humanos. Quem quer realmente agradar ao Senhor deve se lembrar do texto de Isaías 42. 8, o qual o Senhor diz:

Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois a outrem não darei,  nem o meu louvor, às imagens de esculturas.

Se você só encontrou pedras em seu caminho, se só conheceu gente interessada em tirar aquilo que é seu, pessoas más e mesquinhas, que o têm prejudicado bastante, não acrescente a essas coisas a indignação do Senhor. Dê uma virada completa. Comece agora a praticar o conselho das Escrituras Sagradas. Ainda há tempo para reverter qualquer situação. Basta enviar presentes e dádivas; pois os presentes que enviamos de modo correto nos alargarão o caminho, e as dádivas enviadas às escondidas abaterão a ira.

Diante dessas informações, por que não usar agora esses meios que lhe farão mais feliz?
Toda revelação dada é para ser praticada; ela é como um mandamento. Daremos conta daquilo que fizermos ou deixarmos de fazer em relação ao que o Senhor Deus nos manda realizar.

Deixar de assumir o que o Senhor Deus nos ensina, é desprezar o melhor caminho para se resolver qualquer situação. Desejoso de ver o nosso bem, o Senhor Deus nos mostra a melhor maneira de agir em determinada situação. As vezes, o que ele nos revela não é o que gostaríamos que fosse, mas é o que funciona. Ao obedecê-lo, colocamos o Seu poder para agir em nosso favor, e conquistamos a vitória.

Dê ao Pai o direito de fazer de você um filho (a) bem-sucedido.

Em Cristo,
Lúcy Jorge

6 comentários:

  1. Parabéns pela mensagem, amei!!!

    ResponderExcluir
  2. Uma mensagem bem edificante onde
    lendo a gente aprende tudo que é bom
    Adorei passar por aqui,desejo um domingo
    com muita alegria e uma semana cheia de paz
    Abraços com carinho Rita!!!

    ResponderExcluir
  3. Ei,Lucy!

    Paz de Cristo pra vc...Tudo bem,né?!

    Seu blog tá cada dia mais edificante,amada!
    Eu fico babando nas suas imagens...de verdade.
    Que o Grande DEUS te ilumine sempre!
    É certo que do seu interior tem jorrado águas vivas...através do seu blog,de suas publicações podemos sentir o jorrar de DEUS sobre nossos corações!

    Uma semana muito abençoada pra vc,Lucy!

    Abração!

    ResponderExcluir
  4. Olá Lucy, um texto bastante edificante, dádiva p mim é um dom, um presente de Deus, algo que nos dá a responsabilidade de propagar de alguma forma positiva o dom ou a dádiva! Bjos boa semana!

    ResponderExcluir
  5. Olá Lucy, venho retribuir sua visita e tão carinhoso comentário,

    Muito lindo seu blog! Já estou a segui-lo uma excelente noite e uma boa semana beijos.

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários com os seguintes conteúdos:
- Palavrões;
- Ofensas;
Fique na Paz!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...