domingo, 29 de abril de 2012

ABRAÃO - DAVI - GIDEÃO





ABRAÃO

Na Bíblia, podemos ler relatos sobre a vida de vários heróis da fé. Podemos, por exemplo, falar de Abraão. Ele deixou sua parentela e foi para uma terra que Deus havia de lhe mostrar. Procurava a cidade, cujo o artíficie e construtor era o próprio Deus, foi colocado numa alta posição, sendo o Pai de todos aqueles que crêem. Tem um lugar tão alto e privilegiado, que o Senhor Jesus, ao ensinar sobre a vida depois da morte, contou o caso do mendigo Lázaro que morreu e foi para o paraíso, em contraste com o rico que foi para o inferno. Na parábola, contada em Lucas 16. 19-31, que muitos acreditam ser real, pois deu-se nome a um dos personagens, Abraão foi chamado de  pai pelo próprio Senhor. A sua recompensa deveu-se à obediência à Palavra. Haverá sempre uma recompensa para todos que atendem à voz do nosso Deus.

Pela fé, Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia. Pela fé, habitou na terra da promessa, como em terra alheia, morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa. Porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artíficie e construtor é Deus.
Hebreus 11. 8-10

Abraão viveu pela fé, e obedeceu a Deus até o último dia de sua vida. Partiu deste mundo sem ver concretizada, em seu tempo, a promessa divina, mas vislumbrava uma pátria que lhe enchia muito mais o coração: a celestial. Para ele, o que importava era obedecer ao Senhor. Ele sabia que, ao fim, viria a recompensa. Hoje, devemos ter o mesmo sentimento. Mesmo que não entendamos a razão dos presentes, devemos enviá-los.

Ao liberarmos alguém que , por nos ter odiado ou nos causado males, encontra-se nas mãos do adversário, nós estaremos dando condição ao nosso Pai para, além das bençãos que Ele irá derramar sobre nossa vida, nos conduzir também à presença dos grandes.

Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas, mas, vendo-as de longe, e crendo nelas, e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiro e peregrinos na terra. Porque os que isso dizem claramente mostram que buscam uma pátria. Mas, agora, desejam uma melhor, isto é, a celestial. Pelo que também Deus não se envergonha deles, de se chamar seu Deus, porque já lhes  preparou uma cidade.
Hebreus 11. 13, 14, 16



  DAVI

Davi foi um homem guerreiro e valente nas batalhas  -  um homem de uma projeção espiritual tamanha, cujos salmos, até hoje, nos beneficiam. Tornou-se herói em Israel e, na época, era ainda um menino sem muita experiência na vida; por isso, poderia ter-se desviado ao ser perseguido por Saul. Esquivou-se, pelo menos duas vezes, de matar seu inimigo mortal, preferindo não tocar no ungido do Senhor.
 Hoje, infelizmente, vê-se por toda parte pessoas que, em vez de serem gratas àqueles que as tiraram da lama, das mãos do inimigo, que se esforçaram para libertá-las do pecado, pagando em muitos casos um preço altíssimo, abrem a boca, falando mal de seus "pais" no Senhor.

Davi foi um herói. Diante do acovardado rei Saul, que julgava impossível Davi vencer o gigante Golias, deu a seguinte resposta:

Então, disse Davi a Saul: teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; e vinha um leão ou um urso e tomava uma ovelha do rebanho, e eu saía após ele, e o feria, e o livrava da sua boca; e, levantando-se ele contra mim, lançava-lhe mão da barba, e o feria, e o matava. Assim, feria o teu servo o leão como o urso, assim será este incircunciso filisteu como um deles; porquanto afrontou  os exércitos do Deus vivo. Disse mais Davi: O SENHOR me livrou da mão do leão e da do urso; ele me livrará da mão deste filisteu.
I Samuel 17. 34-37

Mais tarde, quando o rei Saul procurava mata-lo, Davi, tendo oportunidade de, por duas vezes, acabar com o rei, poupou-lhe a vida. Ao ser questionado pelos seus liderados, que não entenderem por que ele não acabara de uma vez por todas com o seu perseguidor, ele deu a resposta mais linda que um servo de Deus poderia dar, mostrando que toda a sua vida estava pautada no temor do Senhor.

Ele disse aos seus homens: O SENHOR me guarde de que eu faça tal coisa ao meu senhor, ao ungido do SENHOR, estendendo eu a minha mão contra ele, pois é o ungido do SENHOR. E, com estas palavras, Davi conteve os seus homens e não lhes permitiu que se levantassem contra Saul; e Saul se levantou da caverna e prosseguiu o seu caminho.
I Samuel 24. 6, 7

Neste incidente, sucedido numa caverna no deserto de Em Gedi, Davi tinha todas as possibilidades de acabar de uma vez por todas com aquele que o estava caçando para tirar-lhe a vida. Ele poderia tê-lo matado e depois se justificado, dizendo que fora legítima defesa. Como sabemos, Davi e seus homens estavam escondidos na caverna, e Saul, sem saber que eles estavam ali, foi até ela, sozinha, para aliviar o ventre.

Então tomou Saul três mil homens, escolhidos dentre todo o Israel, e foi à busca de Davi e dos seus homens, até aos cumes das penhas das cabras monteses. E chegou a uns currais de ovelhas no caminho, onde estava numa caverna; e entrou nela Saul, a cobrir seus pés; e Davi e os seus homens estavam aos lados da caverna.
I Samuel 24. 2-3

Era uma oportunidade de ouro. Seus ajudantes o excitaram a tomar vingança contra aquele a quem o Senhor já tinha rejeitado. Ele, Davi, seria o seu sucessor. Ele tinha todas as justificativas para despachar Saul. O rei não possuía uma só razão para a perseguição que movia contra o herói belemita. Os seus liderados lhe disseram:

Então, os homens de Davi lhe disseram: Eis aqui o dia do qual o SENHOR te diz: Eis que te dou o teu inimigo nas tuas mãos, e far-lhe-ás como te parecer bem a teus olhos. E levantou-se Davi e, mansamente, cortou a orla do manto de Saul.
I Samuel 24. 4

Quando o rei já estava a uma certa distância, Davi o chamou, gritando, e mostrou-lhe o pedaço de seu manto que cortara. Explicou-lhe que fora o temor de Deus em seu coração que o impedira de fazer mal ao ungido do Senhor.

Depois, também Davi se levantou, e saiu da caverna, e gritou por detrás de Saul, dizendo: Rei, meu senhor! E, olhando Saul para trás, Davi se inclinou com o rosto em terra e se prostrou. E disse Davi a Saul: Por que dás tu ouvidos às palavras dos homens que dizem: Eis que Davi procura o teu mal? Eis que este dia os teus olhos viram que o SENHOR, hoje, te pôs em minhas mãos nesta caverna, e alguns disseram que te matasse; porém a minha mão te poupou; porque disse: Não estenderei a minha mão contra o meu senhor, pois é o ungido do SENHOR. Olha, pois, meu pai, vê aqui a orla do teu manto, te não matei. Adverte, pois, e vê que não há na minha mão nem mal nem prevaricação nenhuma, e não pequei contra ti; porém tu andas à caça da minha vida, para ma tirares.
I Samuel 24. 8-11

Que belo exemplo!



GIDEÃO

Gideão, outro herói de Israel, nos deixou exemplo de como devemos fazer a obra sem interesse em recompensa. Sua vida foi uma sucessão de demonstração do quanto vale confiar no Senhor Deus, Ele conseguiu livrar a sua nação das mãos dos perversos midianitas. Foi a sua resposta à chamada do Senhor que tornou possível tal livramento.

E Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, para o salvar dos midianitas. Então, o Anjo do SENHOR lhe apareceu e lhe disse: O SENHOR é contigo,varão valoroso.
Juízes 6. 11, 12

Após esa saudação, fez ver ao anjo do Senhor que, se o Senhor fosse com ele realmente, Israel já de há muito estaria livre daqueles inimigos. Para ele era simples: se o Deus que operara por meio de seus irmãos estivesse com ele, como o anjo estava a lhe dizer, ele exterminaria aqueles invasores. Diante do exposto, o anjo do Senhor lhe diz:

Então, o SENHOR olhou para ele e disse:Vai nesta tua força e livrarás a Israel da mão dos midianitas; porventura, não te enviei eu?
Juízes 6. 14

Ele creu e conseguiu livrar Israel. Como recompensa, os filhos de Israel quiseram elegê-lo rei, ao que prontamente recusou; não fazia parte da sua chamada.

Então, os homens de Israel disseram a Gideão:
Domina sobre nós, tanto tu como teu filho e o filho de teu filho; porquanto nos livraste da mão dos midianitas. Porém Gideão lhe disse: Sobre vós eu não dominarei, nem tampouco meu filho sobre vós dominará; o SENHOR sobre vós dominará.
Juízes 8. 22, 23

Ele soube se colocar em seu lugar. Não ultrapassou a chamada de Deus.
DEU O PRESNTE A ISRAEL E FOI COLOCADO NO MEIO DOS GRANDES! 


Em Cristo,

Image and video hosting by TinyPic

10 comentários:

  1. You are such a beautiful daughter of the King, shine on princess.

    ResponderExcluir
  2. Deus Te Abencoe Irma Diana.
    Hermana Gracias Por Tu Visita En Mi Blog Significo Mucho Para Mi. Pondre Su Banner En Mi Blog Para Bendicion A Todo El Que Decee Visitarla. Recibe Mis Oraciones Por Su Linda Vida. Glorifico A Yeshua Hamashiaj Eternamente Amen Y Amen.

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia a histório do Gediao, penso que o mais importante é nos movermos pela fé e termos sempre presente que todos somos irmãos e nos pautarmos por sermos pessoas de bem pois é o caminho do coração que nos leva a Deus
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Lucy: Lindas pssagens da Biblia, não sei se es catolica ou de outra religião, eu sou catolico e sou Diacono gostei do meu comentario no meu blogue,
    Beijos de Luz em Jesus Cristo
    Santa Cruz

    ResponderExcluir
  5. Brigada flor pelo seu comentário no meu blog!Não conheço mt sobre a história de Gideão, mas amo a história de Abraão e Davi tb rs, bjus!

    rebeca-mello.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oiii Lucy você não imagina o quanto eu fiquei feliz ao ver seus comentários :D
    muito muito obrigada mesmo querida,por seguir 2 vezes,pelo selinho(lindo) que em breve coloco lá no blog,eu também sempre fico muito feliz quando encontro pessoas apaixonadas por Jesus assim como eu,é uma enorme alegria poder compartilhar isso lá no blog,já estou seguindo o seu blog também,que é muitooooo lindo e abençoado.Parabéns *_*
    Espero que possamos ser amigas pois irmãs em Cristo já somos né?
    Se vc quiser me adicionar no msn,facebook
    larissa_gcs@hotmail.com (MSN)
    e o atalho para o meu facebook está lá no blog.
    Deus te abençoe abundantemente em tudo que vc fizer,bjks.
    palavrasdeumagarotaincomum.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Lucy! Que lindas as montagens! AMAMOS o carinho com que nos deu estes presentes! Lindos mesmo!!!

    MUITO OBRIGADO! Vamos divulgar no blog e no facebook.

    Abraços sempre afetuosos.

    Fábio.

    ResponderExcluir
  8. Lucy,
    Muito Obrigado por visitar o meu blog e deixar o seu precioso recado. Parabéns pelo seu blog, já estou seguindo.
    Que Deus continue te abençoando poderosamente para que possais alcançar todos os desejos do seu coração. Sucesso Sempre!
    Abraços, Thiago!

    ResponderExcluir
  9. Um abraço pode atuar como balsamo. É medicamento terapêutico para o corpo e para a alma. Como eu sei o poder que um abraço pode ter, eu vim aqui para te abraçar. Vim te lembrar; “Não se esqueça de abraçar aqueles que te amam e que estão a sua volta”. Vai ser revigorante! Sinta-se abraçado (a) com carinho fraterno e no amor de Cristo. Obrigada pelo carinho de sua visita em nosso blog Diário Aberto.
    Que sua sexta feira seja o inicio de um fim de semana abençoado e edificante.
    Miss. Cleusa Klein

    ResponderExcluir
  10. Parabéns seu blog é lindo, amei seu layout.
    A Paz de Cristo
    Lídia Mendes.

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários com os seguintes conteúdos:
- Palavrões;
- Ofensas;
Fique na Paz!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...