sexta-feira, 1 de março de 2013

O DOM DE LÍNGUAS E O DOM DE INTERPRETAÇÃO - Perguntas e Respostas



TODOS DEVEM FALAR EM LÍNGUAS QUANDO SÃO CHEIOS DO ESPÍRITO SANTO?
O falar em línguas é uma experiência sobrenatural que caracteriza o pentecostalismo de hoje em todo o mundo. O derramamento do Espírito Santo assemelha-se ao dia de Pentecostes nessa particularidade em que todos os que foram preenchidos com o Espírito Santo falaram em outras línguas (At 2. 4).

SERIA CORRETO DIZER QUE O FALAR EM OUTRAS LÍNGUAS É, NA VERDADE, O SINAL INICIAL DO BATISMO NO ESPÍRITO SANTO?
Sem dúvida. No Dia de Pentecostes, todos foram cheios pelo Espírito santo, e a evidência dessa experiência foi que eles falaram em outras línguas. Fica claro, por isso, que Deus tinha a intenção de que reconhecêssemos a recepção do Espírito Santo por meio da manifestação do falar em outras línguas.

ALGUNS AFIRMAM QUE O DOM DE LÍNGUAS É UM CONHECIMENTO LINGUÍSTICO CONSAGRADO...
Alguns que não estudaram seriamente o assunto afirmavam que o falar em outras línguas era um dom linguista natural consagrado ao serviço de Deus. No movimento pentecostal, entretanto, ensinamos que o aprendizado natural não ajuda de forma alguma. A articulação, quando se está falando em outras línguas, é uma manifestação sobrenatural da habitação do Espírito Santo.

OUTROS PREGAM QUE RECEBEMOS "UMA NOVA LÍNGUA" QUANDO SOMOS CONVERTIDOS E, ENQUANTO NOSSA ANTIGA LÍNGUA POSSA TER INCLUÍDO O USO DE MÁS PALAVRAS E BLASFÊMIA, NOSSA NOVA LÍNGUA É USADA PARA LOUVAR A DEUS.
Não encontramos nenhuma falha nessa fato abençoado a partir do ponto de vista da santificação, pois o verdadeiro Deus nos concede uma língua nova e limpa, mas não podemos confundir santificação com os dons sobrenaturais do Espírito Santo.

O DOM DE FALAR EM OUTRAS LÍNGUAS HABILITA-NOS A REALIZAR O TRABALHO MISSIONÁRIO MAIS EFETIVAMENTE?
Sim. Inclusive, algumas pessoas, na certeza e que Deus lhes concederia línguas, aventuraram-se nos campos estrangeiros como missiona´rios e esperaram, em oração, que o Senhor concedesse a elas o "dom de línguas", a fim de que pudessem falar com nativos em seu próprio idioma.

QUAL O RESULTADO?
Depois de muita oração e espera, eles foram forçados a abandonar seu propósito e a começar a árdua tarefa de aprender o idioma do povo com o qual eles foram trabalhar.

NÃO SERIA UMA GRANDE VANTAGEM SE DEUS LHES DESSE ESSE DOM DE LÍNGUAS PARA TAL PROPÓSITO?
Se um missionário recebesse o dom de línguas e tivesse o dom de falar no idioma do povo com o qual ele foi trabalhar, ele ainda estaria em desvantagem, pois não saberia o que ele estava expressando, visto que o dom de línguas não carrega consigo a inteligência da expressão concedida. Por essa razão, a necessidade do dom de interpretação. Lemos que quem fala em língua estranha deve orar para poder interpretá-la (I Co 14. 13,14).

ALGUÉM PODERIA DIZER QUE A DEFINIÇÃO DESSE DOM  É O PODER DE FALAR DE FORMA SOBRENATURAL PELO ESPÍRITO SANTO EM UMA LÍNGUA DESCONHECIDA PARA AQUELE QUE POSSUI O DOM.
Exatamente.

O FALAR EM LÍNGUAS, PORTANTO, É UM MARAVILHOSOS MILAGRE DE EXPRESSÃO?
Sim. Ver que uma pessoa pode clara e corretamente articular em uma língua que nunca aprendeu, e da qual ela naturalmente não conhece uma única sílaba, prova de imediato a origem sobrenatural da expressão. É o mais extraordinário, visto que ela não entende a língua mesmo quando está falando.

COMO PODEMOS SABER SE A ORIGEM DE TAIS EXPRESSÕES SÃO DIVINAS?
Todas as expressões pelo Espírito Santo fazem com que Deus se o Senhor Jesus sejam magnificados. Essa é a segura evidência e sua origem divina.

QUAIS EXEMPLOS DO FALAR EM OUTRAS LÍNGUAS EXISTEM NAS ESCRITURAS?
Na Bíblia, o maior exemplo registrado do falar em outras línguas está no Dia de Pentecostes, quando os discípulos foram revestidos de poder de modo sobrenatural A promessa de Cristo - de que isso aconteceria - foi cumprida. Lemos: E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem (At 2. 4). Aqui temos a primeira manifestação do novo e único dom do qual caracterizaria a nova dispensação e daria evidência da presença do Espírito Santo.
Mais tarde, na casa de Cornélio, o Espírito Santo desceu enquanto Pedro estava pregando a Palavra, e o apóstolo e aqueles que estavam com ele ficaram maravilhados ao ver os gentios recebendo o Espírito Santo, como também sobre nós ao princípio (At 11. 15b). 
Paulo também orou com certos discípulos em Éfeso, e eles falaram em línguas e profetizaram (At 19. 6).

POR QUE PAULO REPREENDEU A IGREJA DE CORINTO EM RELAÇÃO AO FALAR EM LÍNGUAS ESTRANHAS?
Na Igreja de Corinto, parecia que praticamente todos os membros estavam falando em línguas sem ordem ou controle. Paulo sugeriu que a expressão devesse ser limitada a duas ou três , no máximo, e ser concedida de maneira ordenada ( I Co 14. 27).

PAULO TINHA O DOM DE LÍNGUAS?
Sim. Ele menciona o fato na mesma epístola. Ele escreve que estava constantemente exercitando o dom e talvez mais do que qualquer um deles( I Co 14. 18). Contudo, na Igreja, ele se continha. Isso sugeriria o quão grandemente o apóstolo estimava o dom de outras línguas visto que o utilizava continuamente.

QUAL O PROPÓSITO DESSE DOM?
O propósito desse dom é, primeiramente, ajudar-nos a adorar a Deus, como relatado em I Coríntios 14. 2a: Porque o que fala em língua estranha não fala aos homens, senão a Deus.

QUAL É A VANTAGEM DO DOM DE LÍNGUAS ESTRANHAS PARA A IGREJA?
Acompanhado do dom de interpretação, ele edifica a Igreja (V.5). Pode também ser um sinal para os infiéis que estejam presentes (V.2).

POR QUE DEUS CONTROLA A LINGUAGEM NA QUAL A PESSOA FALA?
É prerrogativa dEle fazer o que desejar. Quando o Senhor conteve os homens nas suas primitivas tentativas de chegarem ao Céu, os construtores da Torre de Babel se encontraram confusos no falar (Gn. 11. 1 - 9). Ao contrário, no Dia de Pentecostes, o gracioso derramamento do Espírito Santo em plenitude sobrenatural trouxe bênção espiritual e produziu uma unidade espiritual de todos os que participaram da experiência ( At 2 ). Além disso, é uma evidência da presença de Deus no meio da Sua Igreja.

POR QUE DEUS NOS DÁ ESSE SINAL DE SUA PRESENÇA E SEU PODER?
A fim de que possamos ser unidos, para que todos sejam um ( Jo 17. 21a). Quando o Senhor conduziu os filhos de Israel pelo deserto, Ele se manifestou no meio deles em uma coluna de nuvem, a qual, durante a noite, tornava-se uma coluna de fogo (Êx 13. 21). Desse modo, Ele conduziu Seu povo à Terra Prometida.
Agora, o povo do Senhor não é mais encontrado agrupado em uma nação; Deus não pode manifestar-Se dessa forma. Os cristãos estão, na realidade, espalhados por toda as nações e são de todas as línguas e famílias. O Senhor, então, tem-Se agradado de conceder ao Seu povo espalhado um sinal sobrenatural, uma evidência exterior de Sua presença  habitada, concedendo esse dom aos cristãos.

POR QUE O DOM DE UMA LÍNGUA ESTRANHA É DESCRITO POR ALGUMAS PESSOAS COMO O "MENOR"?
Talvez porque é quase o último na lista dos dons espirituais, e é o menor dos dons de inspiração. Não desejamos encontrar falha na designação a qual é muitas vezes usada de forma depreciativa, mas devemos pelo menos esperar que o menor dom seja aquele em evidência maior. Esse dom deve, portanto, ser de todo o povo de Deus. Se não possuímos o menor dom, como podemos esperar o maior?

QUAL A DIFERENÇA ENTRE A EXPERIÊNCIA DE FALAR EM OUTRAS LÍNGUAS E O DOM DE OUTRAS LÍNGUAS?
Quando uma pessoa recebe o Espírito Santo, o sinal inicial é o começo da experiência, a qual deve continuar a ser exercitada nas suas devoções privadas. Devemos continuar a desfrutar da grande bênção da comunhão com o Senhor que essa evidência inicial proporciona. Isso é para uso privado e pessoal. Falar em línguas na igreja é um ministério público, o qual parece ser deixado para poucos que são especialmente usados nessa direção. (I Co 12. 30b), (na igreja), que é em público? A resposta está na forma negativa. Não obstante, todos devemos falar com Deus, em particular, com o espírito, assim como com o entendimento.


PRÓXIMO POST:
O DOM DE LÍNGUAS E INTERPRETAÇÃO
Parte 2

x_3cebcff8
Image and video hosting by TinyPic


22 comentários:

  1. Oi Lucy, este assunto me interessa muito,gostei das suas respostas.
    Aguardando o próximo post.
    bjs!

    ResponderExcluir
  2. Lucy, talvez vc já conheça, mas quero indicar um livro maravilhoso que me ensinou muito sobre o dom de línguas,O andar no Espirito andar no Poder do Pr Dave Roberson vou deixar o link http://www.minamd.org.br/inicio.htm
    Que vc posso ser grandemente abençoada com este livro.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Olá amada ótimo artigo bem esclarecedor,quero dizer que é sempre bom estar aqui se deliciando deste seu blog..bjs,na paz de Jesus.

    ResponderExcluir
  4. Olá! Passei por aqui e saí edificada. Parabéns pelo blog! Eu te convido a vim conhecer o meu, também é evangélico.

    http://elaecrista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Minhas visitas aqui no seu blog realmente me deixa muito feliz.
    È comum para quem entende a palavra da mesma forma
    e entende o quanto Deus capacita seus escolhidos.
    Deus abençoe seu final de semana beijos,Evanir.

    ResponderExcluir
  6. Olá !
    Obrigado pela mensagem carinho que deixou em meu blog..Confesso que foi muito bom ler aquelas palavras, pois estava passando por um momento delicado com a saúde de meu filho, e acredito que foi a resposta de Deus através de vcs, pois pedi muito que meu filho melhorasse e fui atendida!
    Vim conhecer e agradecer, estou seguindo!

    Deus abençoe vcs!
    Fabi Leuck
    http://fabisilvaleuck.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. A paz de cristo meus amados irmãos em Cristo. Muito obrigado pela visita no meu blog, Missões & Teologia. Que Deus continue abençoando a vida de vocês e desse maravilhoso trabalho... Abraços

    ResponderExcluir
  8. Feliz sábado!
    Quando passamos a conhecer que o verdadeiro amor não está nas coisas vistas, passamos a viver melhor, pois a nossa fé poderá ser renovada a cada dia, evoluir no pensamento bom e nas atitudes edificantes.
    Abraço fraterno
    Nicinha

    ResponderExcluir
  9. Vim aqui te desejar um dia maravilhoso que o Espírito Santo de Deus continue te abençoando e concedendo a graça de ajudar a edificar outras vidas com os ensinos da palavra. Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  10. Olá: Gostei de ler as tuas perguntas e resposta nem de propósito ontem estive a dar formação teológica sobre os Dons do Espirito Santa.
    Beijos
    Santa Cruz

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelo texto, cheio de clareza.
    Tenha uma abençoada semana.Abraço!

    ResponderExcluir
  12. Lucy, obrigada pelas palavras no Vida & Plenitude!
    Que Deus continue fortalecendo a sua fé e usando seus dons para abençoar muitas vidas...
    Muita paz e graça! Deus é Fiel e Amigão!!

    O meu abraço

    ResponderExcluir
  13. Bastante esclarecedor o post, quanto ao restante blog adorei!
    Muito bonito e cheiinho de conteúdo enriquecedor.
    Muitas bênçãos de Deus para ti, beijos.
    Estou te seguindo. Até breve!

    ResponderExcluir
  14. amei o texto me esclareceu muitas duvidas seu blog é mtu boom ja estou seguindo e te convidar a seguir o meu

    http://garotamoderninhaa.blogspot.com.br

    bjoo

    ResponderExcluir
  15. Obrigado pela vista ao Site JesusAmigo.com.br
    Estou aqui no seu blogger, e peguei o seu banner
    do seu blog e coloquei no meu site...
    Que tudo de bom aconteça na sua vida...

    Atenciosamente : Diego Silva

    ResponderExcluir
  16. Muito bom os estudos a respeito dos dons espirituais dados pelo Espírito Santo.
    Porém não defendo a mesma conclusão de que só é batizado no Espírito Santo quem fala em Línguas, porque Deus nos usa como quer, onde quer e quando quer, então o que vai nos mostrar que somos verdadeiramente ligados a Deus será o nosso coração.

    Paz!

    ResponderExcluir
  17. Lucy , amei seu comentário lá no blog ! http://papodabru.blogspot.com.br/ =) já estou seguindo aqui , se puder voltar lá te agradeço. Amei seu blog e espero voltar aqui mais vezes , bj ;*

    ResponderExcluir
  18. saludos Lucy, que Dios me la bendiga grandemente, sigamos siendo luz, paz y amor. muchas gracias por su visita y saludos en mi blog cristiano ♥ besos y saludos desde Italia

    ResponderExcluir
  19. sono entrata nel tuo blog carissima sorella, grazie ancora per il suo comento sul mio, spero possa lei continuare visitandoci cosí come noi, abbiamo portato il vostro banner, ringraziamo anche si voi lo fate. Beenedizioni tante, il vostro studio è di molto intendimento. Avanti ancora, il Signore ritona presto. Pastore Sara Gamez

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários com os seguintes conteúdos:
- Palavrões;
- Ofensas;
Fique na Paz!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...