quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

O DOM DA FÉ - Parte 2



PODE O DOM DA FÉ SER OPERADO SEMPRE QUE NECESSÁRIO?
Sendo tal dom uma possessão espiritual, pode ser exercitado como qualquer outro dom do Espírito. Uma vez que os dons de Deus são sem arrependimento (Rm 11. 29), se a manifestação do dom já tiver sido evidenciada, haverá todas as razões para esperar a continuidade do dom. Se a pessoa já confiava em Deus na época do perigo real e obteve o livramento, pode esperar que haja livramento outra vez.

CADA CASO DESSE DOM SERIA OUTRA OPERAÇÃO?
Sim. Exatamente como no caso de alguém que em línguas; toda vez que as profere, há outra operação do dom de línguas.

É POSSÍVEL O DOM DA FÉ FALHAR?
Se ele aparentar ter falhado para uma pessoa que estava aparentemente confiando em Deus, temos de concluir que a fé que ela possuía não era real, ou falhou nesse teste. Por exemplo, se a fé extraordinária de Daniel não tivesse funcionado, ele teria sido devorado pelos famintos leões. Se tivesse falhado no caso de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, eles teriam sido consumidos pelas violentas chamas da fornalha. Se tivesse falhado no caso de Elias em Querite, ele teria morrido de fome.

O DOM FALHOU NO CASO DE SANSÃO?
Aparentemente não, Sansão tinha um notável dom da fé., assim como o de maravilhas. Seu dom da fé estava de tal forma em operação, que ele poderia dormir na casa de Dalila com todos os filisteus ao redor dele. Naturalmente, alguém teria presumido que seus inimigos não necessitavam mais do que levar um arco e uma flecha para matá-lo enquanto dormia. O poder protetor do dom em operação naquela época evitava que aqueles homens maus realizassem tal propósito. Então, embora desagradando a Deus pela vida não santificada que levava na época, Sansão, na realidade, agradava ao Altíssimo pela sua fé implícita. Por esta razão, encontramos seu nome registrado em Hebreus 11 entre os heróis da fé. 
Ele cria em Deus!

O DOM DA FÉ DEVE OPERAR RAPIDAMENTE OU PODE SER MANTIDO POR UM LONGO TEMPO?
No caso de Elias, esse dom teve de ser mantido em operação por um tempo considerável; na realidade, até o riacho secar. No episódio com Jonas, funcionou por três dias enquanto ele estava nas entranhas do peixe, e, com Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, enquanto eles se encontravam na fornalha, não deve ter sido mais do uma hora.

AQUELES QUE IMPÕEM AS MÃOS SOBRE AS PESSOAS PARA QUE ESTAS RECEBAM O ESPÍRITO SANTO TÊM O DOM DA FÉ, OU ALGUM DOM ESPECIAL DO ESPÍRITO?
O poder de conceder o Espírito Santo pode ser classificado, sem dúvida, como o poder de conceder a bênção que incluímos no dom da fé. Os apóstolos, em Jerusalém, ouviram que Samaria tinha recebido a Palavra de Deus e enviaram Pedro e João, os quais impuseram as mãos sobre os cidadãos daquela cidade, a fim de que estes recebessem o Espírito Santo. Presumimos, dessa forma, que a imposição de mãos é um dom ministerial (leia Efésios 4.11).

É POSSÍVEL IMPOR AS MÃOS SOBRE UMA PESSOA PARA QUE ELA RECEBA O DOM DA FÉ?
É questionável pensar que alguém pode orar, seguro de sua fé, para receber qualquer dom do Espírito que não seja o preenchimento inicial do Espírito, ou os dons de inspiração de profecia, línguas e interpretação.

SE UMA PESSOA QUE TINHA O DOM DA FÉ IMPUSER AS MÃOS EM ALGUÉM PARA A CURA, ELE SERÁ CURADO?
Como já foi dito, um dom não funciona no lugar de outro. O fato de uma pessoa ter o dom da fé não lhe dá a prerrogativa de exercitar o de cura. Embora um indivíduo possua o dom de operação de  maravilhas, não está habilitado a discernir espíritos. A fé necessária para crer que uma pessoa será curada está nos dons de cura; para que a operação de maravilhas funcione, é necessário o dom de maravilhas; para falar em línguas, o dom de línguas. Um dom não ajudará outro a operar.

QUANDO JESUS DISSE AOS SEUS DISCÍPULOS: MAS ESTA CASTA DE DEMÔNIOS NÃO SE EXPULSA SENÃO PELA ORAÇÃO E PELO JEJUM (Mt 17. 21), ERA UMA INDICAÇÃO DE QUE O DOM DA FÉ É MELHOR DO QUE A ORAÇÃO E O JEJUM?
Parece que há ocasiões em que os dons do Espírito exige oração e jejum adicionais antes que possam operar na totalidade. Por isso, não devemos considerar a oração e o jejum como contrastes em relação ao dom da fé, mas, sim, como suplemento. Afinal, poderiam questionar se a oração e o jejum seriam suficiente para dar aos discípulos autoridade sobre as forças do mal quando estas tivessem por um longo tempo em um corpo humano.

SE ALGUÉM ORAR POR UMA PESSOA MUITO DOENTE, MAS NÃO IMPUSER AS MÃOS ELA SERÁ CURADA?
A cura do corpo pode acontecer de mais de uma forma. Pode vir como resposta a uma oração - do próprio doente ou de outra pessoa; pode ser manifestada em resposta a orações fervorosas dos presbíteros e da unção com óleo (Tg 5. 14), ou por meio dos dons de cura, uma vez que o Senhor agrada-Se de conceder dons de cura à Igreja. A imposição de mãos não é essencial para a cura, embora pareça ajudar, e está de acordo com as Escrituras. Da mesma forma, não é necessário impor as mãos sobre os que buscam o preenchimento do Espírito, embora esse seja o procedimento usual para o qual temos a garantia da Palavra do Senhor. Entretanto, esperamos tratar dos dons de cura mais adiante.

PRÓXIMO POST:
O DOM DA FÉ
Perguntas e Respostas
Final


x_3cebcff8






10 comentários:

  1. Que tengas una semana muy bonita y espiritual

    Paz&Amor

    Isaac

    ResponderExcluir
  2. Lucy, obrigada pelo comentário no Vida & Plenitude...
    Estou conhecendo aqui e desejo que você seja um instrumento vivo nas mãos do Espírito Santo!
    Quando cremos no Amor de Deus temos fé e vivemos uma vida na Sua suficiência, fluindo o fruto do Espírito (Gl 5.22) no nosso interior e através de nós! Aleluia!

    Muita paz e crescimento na Graça do Pai!
    O meu abraço

    ResponderExcluir
  3. Você é 10 Lucy, agradeço por sua doce visita e pelos ricos comentários que sempre deixa. Agradeço tmb a divulgação vc estará sempre no meu coração e no meu cantinho. Continue sendo assim, vc é muito especial.

    ResponderExcluir
  4. Oi Lucy, ótimo post, a fé é algo muito importante para nós, devemos sempre tê-la no nosso lado.
    Tenha uma linda semana, bjs!

    ResponderExcluir
  5. Olá, amada Lucy! A Paz!

    Sua série de artigos é muito esclarecedora e bem embasada biblicamente. Parabéns!

    Tenho uma dúvida: o dom da fé é a mesma "fé capaz de transportar os montes" a qual nosso Senhor falou?


    Abraço,

    PH

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz de Cristo, irmão Pedro Henrique

      JESUS SE REFERIU AO DOM DA FÉ QUANDO DISSE: SE TIVERDES FÉ COMO UM GRÃO DE MOSTARDA, DIREIS A ESTE MONTE: PASSA DAQUI PARA ACOLÁ - E HÁ DE PASSAR; E NADA VOS SERÁ IMPOSSÍVEL (Mt 17. 20c)?
      Não, dificilmente seria o dom da fé, mas o de operação de maravilhas, como estudaremos adiante. A operação de maravilhas é um dom ativo, executa o miraculoso; o dom da fé é passivo, recebe o miraculoso.

      Espero ter conseguido sanar a sua dúvida, caso contrário, entre em contato.

      Em Cristo,

      ***Lucy***

      Excluir
    2. Muito interessante, parabéns outra vez!

      Obrigado por prontamente responder a esta dúvida!

      Abração,

      PH

      Excluir
    3. Olá, amada Lucy!


      Excelente e interessante resposta! Obrigado por prontamente me responder!

      Grande abraço, em Cristo!

      PH

      Excluir
  6. Bom dia, Lucy,
    Obrigada pela visita e pela bela mensagem. Desejo que Deus te conceda o mesmo em dobro. Já sou sua seguidora há muito tempo, é que aparece a minha foto com o link do outro blog, ou seja, Blog da pró Edenícia. Vou passar a visitar com mais frequência este aconchegante cantinho.
    Bjs
    Edenícia

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários com os seguintes conteúdos:
- Palavrões;
- Ofensas;
Fique na Paz!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...