A PALAVRA DA SABEDORIA É UM DOM MUITO IMPORTANTE?
Dos nove dons listados em I Coríntios 12. 8-10, três são de revelação: a palavra da sabedoria, a palavra de conhecimento e o discernimento de espíritos. A palavra da sabedoria é o primeiro desses três dons de revelação, e , de fato, o primeiro na categoria dos dons espirituais, podendo ser considerado, portanto, o maior dos ons do Espírito.
COMO A PALAVRA DA SABEDORIA TEM SIDO DEFINIDA?
Alguns explicam que se trata de um dom natural de sabedoria, santificado para o serviço de Deus. Já que toda sabedoria vem do Senhor, dizem que a consagração de um dom natural torna-se uma manifestação espiritual.
É BOM ESSE ARGUMENTO?
decididamente não. O ponto fraco é que a mesma regra teria de ser aplicada a todos os outros dons também. Dessa forma, o falar em línguas não seria nada mais do que o dom do linguista consagrado a Deus., e os dons de cura seriam o serviço santificado da profissão.
DE QUE OUTRA FORMA A PALAVRA DA SABEDORIA É DEFINIDA?
Sugere-se que ela seja um mergulho profundo nas Escrituras, a habilidade de partilhar corretamente da Palavra da Verdade.
QUAIS SÃO AS OBJEÇÕES A ESSES ARGUMENTOS?
Se permitirmos que essa seja uma interpretação verdadeira da palavra da sabedoria, então cada professor da Bíblia poderia reivindicar esse primeiro e maior dom do Espírito Santo. Seria, então, muito difícil traçar uma linha de demarcação entre o professor da escola dominical, dando sua interpretação da lição, e algum intérprete da Bíblia, com bastante experiência, expondo um estudo profundo de alguma doutrina importante.
JÁ FOI DITO QUE A PALAVRA DA SABEDORIA SERIA A HABILIDADE DE FALAR SABIAMENTE?
Sim, tem sido cogitado, com frequência, que ela seria a habilidade de falar sabiamente; exercitar o juízo, dizer no tempo propício, ou auxiliar aqueles que necessitam de um conselho ou uma admoestação.
QUAL É A OBJEÇÃO PARA TAL EXPLANAÇÃO?
Se essa fosse considerada a interpretação correta da palavra da sabedoria, então o dom estaria mais em evidência do que supúnhamos, pois um grande número de pessoas de Deus é capaz de dar uma palavra de ajuda aos outros. Na verdade, todos nós devemos esta aptos a auxiliar as pessoas com seus problemas espirituais e suas dificuldades.
NÃO SE PODE SUGERIR QUE O DOM DA SABEDORIA TENHA RELAÇÃO COM AS QUESTÕES DE CONFERÊNCIA E SEJA A HABILIDADE DE DIRIGIR AS QUESTÕES DE GRANDES ASSEMBLEIAS DO POVO DE DEUS?
Se for assim, aquele apontado para a posição de liderança teria de possuir a palavra de sabedoria a fim de saber como conduzir bem as conferências. Tal interpretação pareceria limitar a maior e mais importante de todas as manifestações do Espírito; realmente, muitos homens, não nascidos de novo, têm uma notável habilidade em questões administrativas.
COMO DEVERIA SER DEFINIDA A PALAVRA DA SABEDORIA?
Pode ser definida como uma revelação sobrenatural da mente e do propósito de Deus, comunicada pelo Espírito Santo. É a sabedoria divina concedida ao homem. Pode ser designada como o dom da palavra da sabedoria do Senhor. Quando o Altíssimo revela especificamente Seu propósito a alguém, este passa a ter a palavra da sabedoria de Deus.
Completamente à parte desse dom sobrenatural do Espírito Santo, o Altíssimo deseja guiar os cristãos em seus afazeres diários e dar-lhes a sabedoria exigida para qualquer circunstância. Da mesma forma, à parte dos dons de cura, Ele deseja curar o doente.
ENTÃO, NÃO É ALGUMA SABEDORIA GLORIFICADA DO HOMEM?
Não, a palavra da sabedoria é a palavra de divina sabedoria concedida ao homem, exatamente como os dons de cura são a manifestação do poder de cura divina direcionada ao ser humano, e não a habilidade deste de curar por meio da Medicina. Observe que é a palavra da sabedoria, não o dom de sabedoria.
PODE ESCLARECER MELHOR A DIFERENÇA ENTRE A PALAVRA E O DOM?
Talvez possamos tornar esse assunto mais claro com um exemplo. Suponha que um homem desejasse comunicar-se com seu advogado sobre uma importante questão legal. Ele está em dúvida sobre como agir e precisa ser dirigido por alguém dotado de conhecimento profissional; então, ele telefona para o advogado e faz uma consulta. Este, com toda a experiência em questões legais, comunica o sábio rumo que o cliente deve tomar.O advogado não dá sabedoria ao homem, mas concede-lhe a palavra da sabedoria por meio de uma expressão que o guie. Então, o homem fica livre para utilizar a informação e a sabedoria concedidas a ele.
COMO ESSE EXEMPLO PODE SER APLICADO À PALAVRA DA SABEDORIA?
Vamos sugerir, então, que o advogado seja, para o homem no exemplo, o que Deus é para nós na realidade. Estamos perplexos com respeito à determinada situação, por isso, em oração, comunicamo-nos com o Senhor. O Pai, em Sua misericórdia, nos orienta acerca daquela questão. Quando o Altíssimo nos dá uma direção sobre qualquer assunto, Ele nos concede Sua sabedoria ou, pelo menos, a palavra e Sua sabedoria. Deus nos instrui, e, ao seguirmos Suas ordens, temos a manifestação do primeiro e maior dom do Espírito Santo.
HÁ ALGUM EXEMPLO DA PALAVRA DA SABEDORIA NAS ESCRITURAS?
A palavra da sabedoria estava em operação quando Deus deu a Lei para Israel por intermédio de Moisés no monte Sinai. Os filhos de Israel eram governados teocraticamente. Todas as leis e todos os mandamentos deles vinham de Deus. O Senhor comunicava Sua mente e Seu propósito para Moisés, portanto, era pela palavra da sabedoria que Deus dava toda a lei.
O QUE MAIS A PALAVRA DA SABEDORIA REVELA?
A palavra da sabedoria revela o propósito do Altíssimo para o mundo todo, pois não podemos esquecer que Deus governa nos reinos dos homens. Quando o Senhor revela algo de Seu propósito, tal como a destruição de Sodoma e Gomorra, a respeito daquele para quem chega tal revelação pode ser dito que lhe foi concedida a palavra da sabedoria. É por esse dom, portanto, que o Espírito de Deus revela os acontecimentos vindouros acerca do mundo, das nações, cidades ou pessoas.
CONTINUAÇÃO NO PRÓXIMO POST!
CONTINUAÇÃO NO PRÓXIMO POST!

oi Lucy
ResponderExcluiré sempre edificante ler os seus posts. Que texto soberbo minha amiga. Tem homenagem lá no meu blog http://gracitamensagens.blogspot.com.br/2012/10/parabens-mestre.html
Beijos com meu carinho
Gracita
Prezada irmã Lucy Araujo,
ResponderExcluirA paz amada!
Importante matéria, tão necessária, aos que desejam orientação do Alto.
Conhecemos que sábio é o que ganha almas, e sábio é o que teme ao Senhor.
O crente que se envolve com a busca constante por sabedoria, tenta se envolver juntos aos irmãos na busca por4 conselhos, pois, na multidão de conselhos há sabedoria.
Atuas como em Provérbio 9:9: Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio; ensina o justo e ele aumentará em doutrina.
Como igreja verdadeira e invisível produziremos resultados com conselhos que residem e enaltecem a Deus, produzidos por uma coração dedicado e envolvido coma santificação diante da responsabilidade diante dos homens e o desejo de ser verdadeiramente uma carta que pode ser lida pelos homens.
O Senhor seja contigo,
O menor dos teus irmãos.
Muito interessantes os textos que tu postas. Estava lendo esse e outros postados anteriormente. São bastante reveladoras e reflexivas. Beijinhos.
ResponderExcluirEducador Lucy, Feliz dia dos Professores!
ResponderExcluirApesar das dificuldades existentes na profissão, é gratificante fazer parte da construção do saber de uma outra pessoa.
Os Educadores Multiplicadores agradecem por sua colaboração e participação no aprendizado dos brasileiros.
http://www.marquecomx.com.br/
http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/
Os Professores/Educadores construíram o passado, executam o presente e projetam o futuro do país!
Fiquemos na Paz de Deus e até breve.
Thanks for sharing.
ResponderExcluir