quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

O DOM DA PALAVRA DO CONHECIMENTO - FINAL




PODERIA SER DITO, PORTANTO, QUE O INSTRUÍDO OU O INCLUÍDO, VELHO OU JOVEM, PODEM RECEBER A PALAVRA DO CONHECIMENTO?
Com certeza. Até o mais tolo poderia dar a palavra do conhecimento ou a mais
 maravilhosa palavra da sabedoria se Deus a revelasse para ele. Se uma pessoa iletrada e ignorante, estivesse escutando um advogado falando ao telefone, não poderia narrar a conversa para qualquer um com base no que ouviu? Ela apenas precisa repetir o que escutou. Quem tem a palavra do conhecimento ou a da sabedoria, vinda do Altíssimo, tem ouvido o Senhor. Deus lhe tem falado, concedendo-lhe Seu conhecimento, Sua sabedoria. Tudo o que é exigido dele é que repita fielmente o que ouviu.

DESSA FORMA, ATÉ A PESSOA MAIS IGNORANTE PODE MANIFESTAR A PALAVRA DO CONHECIMENTO?
Isso mesmo. Um indivíduo não encontra dificuldades em falar em outra língua, embora lhe falte instrução, quando Deus lhe concede o dom de línguas. Se não cursou uma universidade, não importa. Um homem inculto e ignorante, como Pedro era denominado, pode manifestar a palavra do conhecimento ou a da sabedoria com perfeição.

QUAL É A EVIDÊNCIA QUE TEREMOS PARA MOSTRAR QUE ESSE DOM ESTÁ EM OPERAÇÃO?
Como já foi explicado, devemos olhar para algo sobrenatural. 
Quando Aías disse: Entra, mulher de Jeroboão! (I Rs 14. 6b), ela teve a evidência do sobrenatural, foi miraculoso. Ela tinha-se disfarçado, e o profeta era cego; portanto, ouvir seu nome e ser chamada por ele, quando ela ficou de pé à porta, foram as evidências de que a expressão foi sobrenatural. A mesma coisa no caso de Eliseu. Ele sabia, pela revelação, a posição do acampamento do rei da Síria.
O monarca sírio estava convencido de alguém que pudesse dar seus movimentos secretos para outros era seu inimigo perigoso, por isso tentou capturar o profeta.

DEVEMOS DIZER QUE, UMA PESSOA NOS CONTA ALGO QUE NÃO PODERIA SER CONHECIDO POR ELA POR QUALQUER MEIO NATURAL, DEVEMOS ACEITAR ISSO COMO UMA VERDADEIRA REVELAÇÃO DA PALAVRA DO CONHECIMENTO?
Sim. Salomão, por exemplo, surpreendeu a rainha de Sabá (I Rs 10), 
porque parecia saber tudo sobre ela. Não havia nada escondido do rei. Ele era conhecedor de qualquer coisa que ela perguntasse! É possível que ela tenha perguntado sobre questões pessoais, seu palácio, seu governo, algo de que ela sabia que ele era totalmente ignorante. De qualquer forma, as respostas dadas por ele a deixaram bastante maravilhada.

PODEMOS MANIFESTAR A PALAVRA DO CONHECIMENTO SEM NOS DARMOS CONTA?
É possível que alguém a manifeste sem reconhecer tal dom,
 exatamente como alguém pode falar em línguas sem reconhecer que etá fazendo isso. Uma pessoa pode ter a palavra do conhecimento sem ter sido esclarecida a respeito dos dons espirituais.

PODERIA EXEMPLIFICAR?
Há alguns anos, em uma igreja em Londres, o Senhor batizou no Espírito Santo uma senhora antes metodista, e ela falou em línguas. 
Logo depois, durante a reunião do testemunho, ela disse que, naquele momento, entendeu a experiência de sua irmã, que, prestes a morrer, começou a falar em uma língua que ninguém entendia. Ela relatou que os que estavam ao redor do leito acharam que a irmã dela estava delirando, mas ela entendeu, naquele instante, que a alegria da irmã não era um delírio, mas a manifestação do dom de línguas enquanto passava para a eternidade. A própria irmã, na hora da morte, negava estar delirando e afirmava que se encontrava cheia da alegria do Senhor. Ela falou várias vezes em uma língua desconhecida. Então, sem saber o que havia recebido, aquela irmã passou a eternidade falando em outras línguas pelo Espírito do Senhor. Se uma pessoa, sem conhecer o dom, pode falar em outras línguas, um indivíduo pode ter a palavra do conhecimento e a da sabedoria, e desconhecer tal fato.

É ESSENCIAL RECONHECER O DOM?
Não ser capaz de reconhecer um dom não diminui em nada o valor intrínseco do dom. 
Podemos ter uma pintura de um grande artista pendurada em uma sala, e não conhecê-la, mas nossa ignorância não muda o valor intrínseco da obra-prima. Entretanto, é mais desejável que a pessoa seja inteiramente esclarecida de suas posses espirituais, para que possa usar seus dons de maneira inteligente para edificação da Igreja.

O DOM DO CONHECIMENTO OPERA POR MEIO DA MENTE?
Em primeiro lugar, devemos corrigir o termo dom do conhecimento. 
Não há dom de conhecimento; o dom é da palavra do conhecimento, a qual virá à mente da mesma forma como a mensagem telefônica do advogado é recebida na mente. A única diferença é a comunhão: de um lado vem do homem, e, do outro, de Deus. Quando o Senhor revela ao seu servo um fragmento desse vasto conhecimento ilimitado, o qual designamos onisciência, então tal homem recebe o esclarecimento em sua mente pela operação do Espírito e pode, portanto, comunicar a revelação aos outros. Contudo, o servo de Deus não criou o pensamento, mas simplesmente o recebeu.

DEVE PASSAR ALGUM TEMPO ENTRE O MOMENTO EM QUE UMA PALAVRA DO CONHECIMENTO É RECEBIDA E QUANDO ELA É DADA?
Não importa se a questão é de caráter geral ou específico. 
Se o Senhor deu a revelação a uma pessoa para edificação ou direção de outra, ou para o bem de uma comunidade, a revelação deve ser entregue. Isso aconteceu com Eliseu, quando ele advertiu o rei de Israel sobre o campo dos sírios. Tudo o que o Altíssimo dá por revelação tem um objetivo, seja para edificação da Igreja, seja para direção de alguém. Por essa razão, tal revelação pertence espiritualmente àquela pessoa ou comunidade, e aquele a quem veio a revelação, é responsável pela sua entrega. Por isso, somos servos uns dos outros, e o mesmo acontece se tivermos os dons de cura.

OS DONS DO ESPÍRITO NÃO TÊM VALOR A MENOS QUE SEJAM USADOS?
Isso mesmo. Uma lâmpada que nunca acende não tem valor. Os dons são concedidos para serem exercitados e nos tornar canais de transmissão da bênção divina aos outros. A pessoa por intermédio da qual o dom é manifestado deve ser profundamente consagrada.

SERIA CORRETO AFIRMAR QUE A PALAVRA DO CONHECIMENTO É UM DOM MUITO IMPORTANTE, MAS NÃO TÃO GRANDIOSO QUANTO A DA SABEDORIA?
Sem dúvida. A palavra da sabedoria é o primeiro e o maior de todos os dons;
 todavia, a palavra do conhecimento nos abre vastos recursos ilimitados do conhecimento divino. 
Por meio desse dom, a absoluta e eterna soberania de Deus tem sido revelada; a queda do querubim ungido das alturas da glória (Ez 28. 14,15); a criação do mundo e a formação do homem do pó da terra.

Esse dom tem fornecido as credenciais para profetas divinamente comissionados; dirigido trabalhadores espirituais para as esfera de serviço decretados por Deus; exposto as hipocrisias entre os servos do Senhor; encorajado profetas solitários e aflitos em suas provações e guiado homens no sentido da salvação em Cristo.

As revelações recebidas podem ser pequenas ou vastas; não importa o tamanho, pois ambas são originalmente divinas. Deus tem estado sempre pronto a conceder Seu conhecimento por intermédio do Espírito, compartilhar de forma infinitesimal Sua onisciência, permitindo ao humilde cristão participar desse esclarecimento que irá equipá-lo para o serviço; direcioná-lo em suas viagens para o Senhor, e, de forma geral, a fim de que ela possa glorificar o Único que o encheu com o Seu Espírito.

Pelos dons do Espírito, compartilhamos dos poderes do mundo porvir, e, em um sentido pequeno, mas glorioso, experimentamos o funcionamento dos atributos eternos. Por eles, podemos ser guiados ao Céu, em nosso serviço para Deus, assim como o querubim favorecidos são guiados. Vamos procurar, portanto, com zelo, os melhores dons.


PRÓXIMO POST:
O DOM DA FÉ
Perguntas e Respostas

x_3cebcff8





24 comentários:

  1. Bellísima entrada como siempre.
    Un beso y buen día

    ResponderExcluir
  2. Mil gracias por la visita a mi sitio y tu bello comentario, te dejo un fuerte abrazo.
    Buen fin de semana!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela visita!

    Fiquem na paz do Senhor Jesus Cristo!

    Anderson

    http://fimdosdiasnaterra.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Seu blog é lindo e edificante, vou seguí-lo com certeza!! ( perseverai )

    ResponderExcluir
  5. Maravilhoso estudo.

    Que o Santo Espírito de Deus continue a iluminá-la para que possa expndir esse conhecimento com todos os que precisam.

    Meu esposo Reginaldo (Blog Deus é Fiel) já é um seguidor deste blog e agora estou seguindo também.

    Lutamos pela mesma causa.

    Deus a abençoe.

    Missionária Marlene Barbosa

    ResponderExcluir
  6. Seu blog é adorável! Retribuo a visita e o elogio! Muito obrigada *-* Beijo

    ResponderExcluir
  7. Bom dia!!

    Eu tomo posse das bençãos desejadas e digo amém por todas nós.

    Aqui estou para agradecer sua visita no profetizando e rogar ao Pai Celestial que te abençoe com ricas bençãos.

    Obrigada pelo convite, já te seguindo e te espero no www.profetizandotudoposso.blogspot.com.br

    Que a paz doSenhor abençoe seu kit familiar,viu?

    Abraços fraternos

    ResponderExcluir
  8. Muito obrigado, pelo comentário motivador. Que Deus continue a te abençoar, a sua família e sua vocação.

    ResponderExcluir
  9. Olá Fruto do Espírito, estou retribuindo visita ao meu blog "Um Ministério de Amor" www.umaverdade.org. Seu blog esta repleto de sabedoria...Espero que Deus te use cada vez mais neste projeto que idealiza-se sobre sua vida...Graça e paz!
    Servo Dilson Goulart de Mendonça

    ResponderExcluir
  10. a paz, que benção, este texto esclarendo a verdade.
    obrigado pela visita em meu blog.

    ResponderExcluir
  11. A paz amada, muito obrigada pelo seu carinho demostrado no meu blog cantinhodaester.blogspot.com
    que Deus te abençõe grandemente.

    ResponderExcluir
  12. São mudas as neblinas nesta ilha
    É de pobreza o pão que alimenta o meu sentir
    Oiço o mar com os meus próprios dedos
    Parti do desencontro dos meus derradeiros medos

    Parti e deixei no cais mil dúvidas
    Lembrei tempos que corri feliz pelas amoras
    Nesses dias bebi sofregamente a vida
    Nesses dias a minha alegria era incontida

    Uma radiosa semana


    Doce beijo

    ResponderExcluir
  13. Estou com muitas saudades
    como estou resolvendo no momento
    problemas pendentes que preciso realmente
    decidir.
    Com muitas saudades venho deixar meu carinho
    e agradecer sempre pela sua linda amizade.
    Quantas vezes ao me sentir sozinha entro
    no meu blog vejo um recado carinhoso
    minhas forças se renova a cada dia.
    Uma abençoada semana beijos na sua alma
    pra sempre sua amiga,Evanir..

    ResponderExcluir
  14. Lovely blog!!! I appreciate your wonderful gift left at my blog. Many blessings to you!!! :)

    ResponderExcluir
  15. Hi Lucy!
    Thank you for visiting my blog, I live in Sweden, as you probably understand,
    More specifically in the southwestern part of the country, our home is located right along the ocean.
    I add me among your other contacts, and I wish you a lovely day with only positive events.
    Hugs to yoy my friend!

    ResponderExcluir
  16. Laélia Marques06/11/2012, 12:52


    Lucy# vim te ver. . . Amada quantos conteúdos excelentes, pena que não dá pra ler tudo de uma vez kkkkk . .. Vou seguir vc, espero que vc me siga também,bj bj bj PAZ!!!!

    ResponderExcluir
  17. Oi Lucy, lindo post. Tenha uma ´tima semana, bjs.

    ResponderExcluir
  18. Oi!!! Estou passando pra devolver a gentileza da sua visita. Gostei de tudo por aqui. Seu blog é muito bonito e altamente edificante. Já fui logo me identificando, pois onde existe tanta coisa boa a gente já fica a vontade. Um xerim pra vc. virei mais vezes.

    ResponderExcluir
  19. Oi!!! Estou passando pra devolver a gentileza da sua visita. Gostei de tudo por aqui. Seu blog é muito bonito e altamente edificante. Já fui logo me identificando, pois onde existe tanta coisa boa a gente já fica a vontade. Um xerim pra vc. virei mais vezes.

    ResponderExcluir
  20. Sabio é aquele que busca preencher a sua necessidade espiritual e reconhece ser servo de seu semelhante, mesmo que este te magoe e o trate com desprezo.
    Bjs
    Nicinha

    ResponderExcluir
  21. Muy bonito su blog !GRACIAS!
    Dios le bendiga.

    ResponderExcluir
  22. graça e paz seja contigo ! lindas e edificantes sao seus posts! parabens!!

    ResponderExcluir
  23. muito lindo a sua blog também e com um excelente conteúdo bíblico meus parabéns que o senhor jesus abençoe ainda mas este ministério.

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários com os seguintes conteúdos:
- Palavrões;
- Ofensas;
Fique na Paz!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...