quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

O DOM DE OPERAÇÕES DE MARAVILHAS - Perguntas e Respostas


EM QUAL ORDEM DE IMPORTÂNCIA VIRIA O DOM DE OPERAÇÃO DE MARAVILHAS?
É o segundo dos três dons de poder, precedendo os dons de cura em importância, como relata claramente o versículo 28 do primeiro livro de Coríntios, capítulo 12. Por isso, propomo-nos a tratá-lo como o segundo dom de poder.

COMO ESSE DOM TEM SIDO INTERPRETADO?
Ele tem sido entendido de várias maneiras, como outros dons do Espírito: para incluir experiências que não são expressamente sobrenaturais e costuma ser confundido com os dons de cura.

UMA CURA EXTRAORDINÁRIA SE CONSTITUIRIA EM MANIFESTAÇÃO DA OPERAÇÃO DE MARAVILHAS?
Como já dissemos, um dom não se sobrepõe ao outro. Cada dom é separado e diferente dos outros, assim como as velas estão destacadas no castiçal.

QUAL SERIA A DEFINIÇÃO SATISFATÓRIA DA OPERAÇÃO DE MARAVILHAS?
Podemos dizer que é a demonstração sobrenatural do poder de Deus pela qual as leis da natureza são alteradas, suspensas ou controladas (com exceção é claro, na esfera da doença).

POR QUE O DOM ESTEVE NAIS EM EVIDÊNCIA NO ANTIGO TESTAMENTO DO QUE NO NOVO?
Porque era utilizado como um sinal de presença e do poder de Jeová, e o profeta realizava um milagre estabelecia sua autoridade divina diante do povo. A Moisés foi concedido esse dom como credencial ao ser enviado pelo Senhor à corte de Faraó. (Êx 2. 1-10).

POR QUE AS CURAS PREDOMINAM NOS MILAGRES DO NOVO TESTAMENTO?
As curas predominam, sem dúvida, porque o Senhor tem-Se revelado em Cristo como o Deus do amor, e o amor sempre se preocupa com os sofrimentos dos homens e das mulheres. Os milagres demonstram o poder do Altíssimo, e as curas demonstram Seu amor e Sua compaixão.

PODERIA EXEMPLIFICAR O DOM DE OPERAÇÃO DE MARAVILHAS NA BÍBLIA?
Sim. Eis um exemplo de destaque: quando Israel se voltou para adorar a Baal e, espiritualmente, apostatou da pura adoração a Jeová (Jz 2. 13), Deus levantou o grande profeta Elias. Após trazer um terrível seca sobre a terra, ele reuniu as pessoas no monte Carmelo e pediu que decidissem, a partir de um sinal milagroso de fogo vindo do céu, se Baal ou Jeová era o verdadeiro Deus.
Os sacerdotes e profetas de Baal erigiram seu altar, e Elias construiu o seu para o Deus de Israel. Após horas de orações infrutíferas, os adoradores de Baal não produziram fogo algum. Elias, confiante no Todo-Poderoso, fez sua simples oração, crendo: Ó SENHOR, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme a tua palavra fiz todas estas coisas. Responde-me, SENHOR, responde-me, para que este povo conheça que tu, SENHOR, és Deus e que tu fizeste tornar o seu coração para trás (I Rs 18. 36b, 37). Então, um clarão de fogo riscou através da formação de sombras do céu vespertino e consumiu o altar, o boi, as pedras e a madeira; e o povo gritou: Só o SENHOR é Deus (I Rs 18. 39). Esse é um exemplo extraordinário da operação de maravilhas.

SANSÃO TINHA O DOM DE OPERAÇÃO DE MARAVILHAS?
Sim. Falamos antes sobre o caso de Sansão, quando um filhote de leão veio bramando contra ele. O Espírito de Deus apoderou-se de Sansão, capacitando-o a agarrar o leão pelas mandíbulas e a matá-lo. No entanto, quando ele voltou para os seus pais, não se referiu ao milagre (Jz 14. 5,6). Repare que a grande característica do homem que trabalha no poder do Espírito é, em geral, não se vangloriar no que que o Senhor trabalhou por intermédio dele.

HÁ OUTROS EXEMPLOS DA OPERAÇÃO DE MARAVILHAS?
Sim. o dom foi usado como um sinal quando Samuel pediu que trovejasse na época da colheita. Samuel pretendia que as pessoas fossem alertadas do fato de que estavam pecando contra o Senhor ao pedirem um rei, pois rejeitavam o governo vindo do Céu (I Sm 12. 17).
Outro exemplo notável da operação de maravilhas é aquele realizado pelo homem de Deus que se dirigiu a Betel e clamou contra o altar levantado por Jeroboão (I Rs 13. 2). O servo do Altíssimo profetizou que os ossos dos homens deveriam queimar sobre ele. Como um sinal de que sua profecia era realmente a Palavra do Senhor, Ele fez com que o altar se fendesse e a cinza se derramasse (v. 3).  Quando o zangado rei estendeu sua mão para o profeta, a mão do rei secou (v.4).
Isaías também deu a Ezequias um sinal de que ele se recuperaria da sua doença, e o sinal foi que os graus sobre o relógio de sol recuariam (Is 38. 8).

HÁ EXEMPLOS NO NOVO TESTAMENTO DO EXERCÍCIO DA OPERAÇÃO DE MARAVILHAS?
Sim. Jesus manifestou esse grande dom em diversas ocasiões, como, por exemplo, alimentando mais de cinco mil homens famintos a partir de cinco pães e dois peixinhos 
(Mt 14. 19-21).
Novamente, quando Paulo estava na Ilha de Pafos, e o encantador, Elimas, resistia-lhe enquanto ele pregava o Evangelho da graça de Deus para o procônsul; Paulo, no poder do Espírito, fez com que Elimas ficasse cego por algum tempo, sinal que convenceu o procônsul de que a doutrina de Paulo era a verdade de Deus (At 13. 6-12).

O QUE DEVEMOS DIZER, ENTÃO, QUANTO AOS MELHORES USOS DO DOM DA OPERAÇÃO DE MARAVILHAS?
O dom pode ser usado como um sinal da presença e do poder de Deus, a fim de prover uma necessidade temporal ou confirmar a Palavra pregada. Além disso, pode dar evidências de uma comissão divina, como no caso de Moisés e sua vara.

DIZ-SE QUE HÁ INTERFERÊNCIAS NAS LEIS DA NATUREZA PELO DOM. PODERIA EXEMPLIFICAR MAIS?
As leis da natureza são alteradas pela operação de maravilhas. A lei natural, por exemplo, a qual faz o ferro afundar, foi invertida no caso da viga que Eliseu fez nadar (II Rs 6. 5,6).
Ademais, seu grande predecessor, Elias suspendeu as leis da natureza por um tempo, e o fluir do Jordão cessou, até que ele e seu servo tivessem passado (II Rs 2. 8).
Moisés também controlou as leis da natureza quando o Egito foi infestado pelas pragas.

POR QUE SABEMOS ALGUMA COISA SOBRE ESSE DONS, FALAMOS SOBRE ELES, MAS AINDA ASSIM, NÃO VEMOS MUITOS DELES EM OPERAÇÃO?
O fato que não os desejamos fervorosamente. Jesus perguntou se encontraria fé na Terra quando Ele voltasse. Todos esses dons requerem fé, a fim de que,  se estivermos vivendo em tempos de declínio espiritual, possamos orar com mais fervor pela poderosa manifestação do Espírito Santo.

É REQUERIDO O DOM DA FÉ PARA TER A OPERAÇÃO DE MILAGRES?
Como relatado, um dom não é dependente do outro. Ora, o dom da fé chama a operação do poder de Deus em favor de alguém. Já a operação de maravilhas é o poder de Deus operando por intermédio da pessoa. Os dois são separados e diferentes. Mesmo a fé pequena como um grão de mostarda pode realizar mudanças milagrosas se for pura, pois necessitamos de pouquíssimos para maravilhosos e grandes serviços. A fé que remove montanhas seria a que reside no próprio dom de operação de maravilhas, o qual não pode ser confundido com o da fé.

TODO DOM É EXERCIDO PELA FÉ?
Sem dúvida, pois nenhum dom pode operar sem fé. Devemos, entretanto, ser cauteloso para fazermos a distinção entre a fé exigida para cada dom e o dom da fé. A fé é necessária para a palavra da sabedoria, o dom da fé, a operação de maravilhas e para falar em línguas. Ela é exigida para a manifestação de cada dom, e, como relatado, se a fé que uma pessoas possui for pura o suficiente na operação de maravilhas, então as montanhas poderão ser removidas. Isso é claramente mostrado em recentes descobertas de cientistas que constataram a estupenda energia contida em um átomo! Não há limites para o inesgotável poder de Deus; um átomo de fé é capaz de explodir uma cadeia de montanhas.

PODEMOS DIZER QUE LEVANTAR ALGUÉM DOS MORTOS É UM MILAGRE?
Pode-se pensar que restaurar a vida de um defunto deve ser classificado sob o dom da fé. Contudo, se a pessoa morreu de uma doença, a concessão da vida sozinha não seria suficiente. A pessoa precisaria ser curada também. Caso contrário, faleceria novamente da doença que causou a morte da primeira vez. Isso parece sugerir que dois dons podem ser necessários no caso de levantar uma pessoa morta.



PRÓXIMO POST:
O DOM DE OPERAÇÕES DE MARAVILHAS 
Perguntas e Respostas
PARTE 2


x_3cebcff8





 

28 comentários:

  1. Respostas
    1. Realmente esse conteúdo é riquissimo6em conhecimento e muito esclarecedor, parabéns

      Excluir
  2. Querida irmã Lucy, muito obrigado pela visita em meu blog, e pelo carinho demonstrado com meu trabalho, parabéns pelo seu abençoado blog, gostei muito de tudo, que DEUS continue lhe abençoando grandemente, já estou seguindo seu blog e ficarei muito feliz caso queira participar de meu blog também, caso queira o link é:http://blogadrianormontes.blogspot.com.br/
    desde já agradeço, a paz de CRISTO.

    Adriano Montes.

    ResponderExcluir
  3. Com certeza eu te sindo sim, minha flor. Eh sempre muito bom ouvir, ler e saber mais sobre a palavra de Deus. Parabens pelo blog lindo que tens. Tbm convido a vc a me seguir, assim, tbm poderás acompanhar as minhas postagens e mantermos contato nos tornando amigas. http://www.minhafamiliaehminhavida.blogspot.com.br

    Fique com Deus !

    Bjos!

    ResponderExcluir
  4. Olá Lucy, passei prá deixar um beijo carinhoeus te abençõe mais e mais e continue a te usar para abençoar.

    ResponderExcluir
  5. Oi Lucy, ótimo post, como sempre. Tenha um ótimo começo de dezembro e uma boa tarde de sábado, tenha um ótimo fds, que Deus te abençoe, bjs.

    ResponderExcluir
  6. Olá Multiplicadora Lucy, boa tarde! Venho em nome do blog Educadores Multiplicadores.
    Educadora, você já conhece nossos novos parceiros?

    Estamos convidando você a:
    - Conhecer os novos blogs divulgados;
    - Saber quem são os multiplicadores do mês;
    - Retribuir comentário em sua postagem (caso tenha), (encontre seu blog de forma fácil através de página ‘índice’);
    - Deixar um comentário para outro blogueiro e ele o retribuirá;
    - Aproveitar a visita e fazer novas parcerias/seguidores;
    _ E Também saber as novidades.

    http://www.marquecomx.com.br/
    http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/

    O projeto crescerá com a união e a divulgação de todos nós. Mais uma vez, obrigado pela parceira e amizade.
    Excelente semana, fiquemos na Paz de Deus e até breve.

    ResponderExcluir
  7. Que doçura, e tamanha gentileza! Muito obrigada pelo seu comentário em meu cantinho (blog). Realmente sem o Espírito Santo nada disso seria possível! Já estou te seguindo, e obrigada pelo carinho! Beijocas no coração!

    ResponderExcluir
  8. Hola Lucy....te agradezco de corazón que pasaras hacerme una visita a mi pequeño mundo de las letras.....
    Me encanta tu blog, lleno de amor....de paz....que tanto necesitamos.
    Un beso y feliz semana. Vuelve cuando quieras las puertas siempre las tendras abiertas. Gracias por tus bonitas palabras..... Muckkkkssss

    ResponderExcluir
  9. Lucy!

    Os Dons DEUS deu aos Homens para os acompanhar e

    fortalecer na fé, frutos do Espiríto!

    DEUS te abençoe com sua Páz!

    ResponderExcluir
  10. Es un placer pasar por su blog


    Saludos desde Abstracción texto y Reflexión

    ResponderExcluir
  11. Oi Lucy,muito bom conhecer vc,gostei do post e que vc continue assim divulgando a Palavra de Deus.
    Uma ótima semana!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  12. Lindo blog!!!
    Gracias por tu comentario!!!

    Abrazos!!!

    ResponderExcluir
  13. Muito obrigado pelo esclarecimento de uma duvida que eu tinha a anos. Mente e visão mais aberta!

    ResponderExcluir
  14. Ola! Quero agradecer pela aula aqui aprendida. Tirei muitas dúvidas, mente e visão melhor agora. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz,
      Gostaria muito de saber mais sobre o irmão. Seu comentário me alegrou e confirmou mais ainda o propósito deste post: Tirar dúvidas!
      No seu perfil não consta nada...

      Em Cristo,
      ***Lucy Jorge***

      Excluir
  15. Olá minha amada irmã lucy! A Paz do nosso Deus seja contigo hoje e sempre. Que o nosso Pai Todo-Poderoso e Santo e digno de louvor continue te abençoando sempre com a manifestação do Espírito Santo em sua vida. Que vc em nome de Jesus Cristo seja agraciada cada vez mais com o sobrenatural de Deus em sua vida. Deus te abençoe minha irmã! Vou está de joelhos intercedendo por vc. Mais não se esqueça de mencionar minha pessoa nas suas orações. Lembre de mim e de minha família quando orar. Ore sempre apresentando esse irmão que vos traz esse comentário. Lembrando que sou conhecido por Nando Abreu, mais me chamo de Fernando Sobreira Abreu. Ore por mim que estarei orando por vc é sua família em nome de Jesus Cristo. Amém

    ResponderExcluir
  16. A paz, irmão Nando.

    Sou grata a Deus por ter enviado o amado a fazer tal comentário, realmente estou precisando muito de suas orações, passo por uma fase difícil, por conta de estar cuidando de minha mãe que se encontra acamada, precisando de mim para tudo, e isso tem me deixado cansada demais, precisando ser renovada no corpo, na alma e no espírito. E por isso peço que ore por mim e pelo meu esposo, pois ele tem sido uma benção cuidando tanto de mim quanto de minha mãe. Louvo a Deus pela sua vida e creia que não me esquecerei de ti em minhas orações...

    Em Cristo,

    ***Lucy Jorge***

    ResponderExcluir
  17. Minha amada irmã em Cristo, Deus é contigo por onde quer quê vc for. Deixo aqui meu número do WhatsApp pra gente tentar entender manter contato, de forma que possamos nos ajudar com uma palavra divina da parte do nosso Deus. Anota ai (89)81314082 ou (89)99338741 e que Deus te abençoe irmã Lucy

    ResponderExcluir
  18. Gloria a Deus por essa materia que Deua continue te usando minha amada!a apz e graça.

    ResponderExcluir
  19. Eu tenho o dom de maravilha> Eu escuto o Senhor falar comigo e converso com ele.E quando os profetas me entregam as profecias para mim é confirmacão, pois o Senhor já falou comigo. meu email monicaalves676@gmail.com

    ResponderExcluir
  20. Gostei muito manda mail para mim

    ResponderExcluir
  21. Paz do Senhor, preciso saber sobre o dom de maravilhas de cura no louvor, pode me ajudar? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida atraves do louvor muitos recebem a cura. Porque o propósito da criação foi a Adoração, para isto nos criou o Eterno, portanto Sinais , prodígios e maravilhas acontecem sim no louvor. Um beijo, minha flor !
      Espero que esteja seguindo o meu espaço.É importante esta interação.

      Excluir
  22. Oi bom dia como posso usar este dom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não deixou seu nome, não sei se é homem ou mulher. Mas este dom é um presente que o nosso Deus nos dá. Basta buscá-lo de todo coação e você verá as maravilhas de Deus fluir em sua vida. Um abraço.

      Excluir
  23. Que precisa ser usado no don de maravilha.

    ResponderExcluir
  24. Foi citado em uma resposta A fé que remove montanhas seria a que reside no próprio dom de operação de maravilhas, o qual não pode ser confundido com o da fé.entao qual a diferença do dom da fé c o dom de operação de maravilhas??

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários com os seguintes conteúdos:
- Palavrões;
- Ofensas;
Fique na Paz!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...