domingo, 29 de setembro de 2019

AS EPÍSTOLAS < Estudo > CARTAS APOSTÓLICAS


CARTAS APOSTÓLICAS

As Epístolas (palavra que significa < cartas >) constituem aproximadamente um terço do Novo Testamento. São importantes porque revelam o que os apóstolos do Senhor Jesus ensinaram aos membros da primeira Igreja Cristã.
Contém ensinamentos a respeito de Deus e a mensagem do Evangelho, junto com instruções sobre como andar com Jesus em novidade de vida. Quando você as ler, lembre-se  de que elas são mensagens pessoais escritas por pessoas reais e motivadas por situações e necessidades reais. 
A força das Epístolas está no fato de terem elas surgido da vida da Igreja. Seu ensinamento é dinâmico. Aliás, nenhuma atenção é dispensada a um sistema de preceitos doutrinários. Os novos crentes estavam "vivendo o Evangelho" e não simplesmente debatendo pontos teológicos. Lendo-as cuidadosamente, vemos que o Espírito santo lhes está falando a cada um deles em particular, bem como à Igreja.
Esta é a maravilha da Bíblia: palavras escritas há dois mil anos são importantes para nós como se tivessem sido hoje. Como Jesus disse aos discípulos: 
"As palavras que Eu vos digo são espírito e vida"
João 6.63
Assim também estas "cartas evangélicas" que chamamos de "Epístolas" são na realidade histórias de homens e mulheres que estavam aprendendo como seguir o Senhor Jesus nas diferentes situações de sua vida.
As Epístolas nos apresentam também uma visão da vida da Igreja primitiva. Nossa única outra fonte de informação acurada sobre o assunto é o livro anterior, os Atos dos Apóstolos, onde Lucas não pretendeu fazer um registro completo de todos os acontecimentos daqueles primeiros anos. Mesmo assim, uma vez mais você não deve pensar que elas significam apenas simples registros  de datas e de lugares. Pelo contrário. As Epístolas falam de pessoas, que estão aprendendo como viver para Jesus, a despeito da idolatria, a imoralidade e a opressão daquele tempo.
Para aqueles que gostam de estudar a Bíblia de maneira sistemática, vou rapidamente resumir as Epístolas. Treze delas foram escritas pelo Apóstolo Paulo: uma, por autor desconhecido (Hebreus): outra, pelo Apóstolo Tiago, duas pelo Apóstolo Pedro: três pelo Apóstolo João e uma por Judas.
Quatro delas foram escritas enquanto o autor (Paulo) estava preso. 
São elas Efésios, Colossenses, Filipenses e Filemon. Contém alguns dos mais profundos ensinamentos sobre a fé cristã.
Ao escrever as "Epístolas pastorais" a Timóteo e a Tiro. Paulo referiu a assuntos práticos de liderança e organização da Igreja, apresentando instruções concernentes às qualificações dos diáconos, e a necessidade de se ensinar doutrina sadia.
Quatro de suas cartas foram chamadas "Epístolas evangélicas" devido a clareza com que explicam as verdades da salvação e da vida em Cristo. São elas as Epístolas aos Gálatas, aos Coríntios (duas) e aos Romanos,
Algumas delas foram escritas com o intuito de corrigir erros que começavam a aparecer entre os novos crentes em Cristo, outras; para prevenir  heresias que estavam provocando confusão na fé cristã por idéias e práticas não-cristãs.
Uma das mais notáveis observações sobre essas cartas, inspiradas pelo Espírito Santo para instrução e disciplina da Igreja, é que elas foram escritas com muita clareza, para você e para mim, como membros da família de Deus.
A unidade básica dessas vinte e uma cartas, compostas num período aproximado de cinquenta anos, por seis homens diferentes, é um exemplo do milagre das Sagradas Escrituras. Apesar de ligadas à grande variedade de assuntos e situações, há em todas elas uma uniformidade básica de ensinamento. Somente o poder do Espírito Santo de Deus poderia explicar tal unidade.

Quatro são os os temas básicos das Epístolas.

DEUS
Essas cartas ensinam que Deus é um Deus Santo que pede aos Seus filhos que vivam em santidade. Nelas também aprendemos que Deus tanto criou como controla o mundo. Ele é soberano e exige obediência daqueles que querem viver sob o governo  do Seu Reino.
Igualmente importante, entretanto, é o ensino de que  Deus é o nosso Pai Celestial. Todos os seus autores falam sobre o seu relacionamento pessoal com Ele, convicção que afirmam como fundamento de sua existência individual. Deus não é de forma alguma distante: Ele está aqui. Ele não é desconhecido, ou impossível de conhecer-se. Veio tocar-nos através da pessoa do Seu Filho Amado, Jesus Cristo.
Esta compreensão de um  Deus pessoal, amoroso, cuidadoso é que impulsiona a obedecer-lhe e amá-lo. Lendo as Epístolas, procure nelas passagens que falam sobre o relacionamento entre o Pai Celeste e Seus filhos.

JESUS CRISTO
Os escritores das Epístolas expressam sua crença, em Jesus de maneiras diversas. 
O fato de ter-se Ele tornado o centro de suas vidas é muito evidente. Frequentemente você há de ter Seu título completo --- 
< Senhor Jesus Cristo >
 --- afirmação de que o homem Jesus, nascido da virgem e que viveu em Nazaré é também o Cristo, o Ungido de Deus que se tornou Mestre e Senhor de suas vidas.
Na mente dos escritores das Epístolas não havia a menor dúvida obre se Jesus de Nazaré era ou não o eterno Filho de Deus. Paulo escreve que ele era a 
"imagem do Deus invisível"
Colossenses 1. 15
No entanto, a história de  sua humanidade também é apresentada nas Epístolas. Ele se humilhou, colocando de lado sua riqueza e glória para, a despeito de Sua igualdade com Deus, torna-se homem como nós. Definição mais clara de Jesus não pode ser encontrada em qualquer outro lugar fora desas Epístolas.
Em todas as suas páginas podem encontrar-se as boas novas do Evangelho, aquelas que ensinam que Deus, o Pai Celeste, traz perdão, salvação a todos os homens, através de Seu Filho único Jesus, expressão suprema do Seu Amor por você e por mim.

SALVAÇÃO
À medida que você for lendo as Epístolas, não lhe vai restando qualquer dúvida sobre o fato de que o mundo é mau e corrupto. A única solução para esse problema é a vida nova que Jesus veio anunciar.
O tema mais importante de todas as Epístolas é o 
Novo Nascimento. 
As leis judaicas não haviam trazido libertação da pena do pecado; Jesus veio então para 
< cumprir a lei > e oferecer a libertação pela Sua graça. A filosofia grega nunca responderá às perguntas fundamentais do homem; 
Quem sou eu ?
Por que estou aqui ?
Para onde estou indo ?
Jesus nos deu as respostas.
A imoralidade da cultura romana não satisfizera à sede de felicidade do homem, Jesus veio então para mostrar-lhe que a salvação faria o que os seus prazeres jamais tinham podido fazer, ou seja, trazer-lhe esperança e satisfação.
As Epístolas ensinam que Jesus veio não só para pleitear uma nova moralidade, como também para dar-nos o poder de viver uma vida livre da corrupção. E para estabelecer uma nova comunidade onde ganância e a opressão não mais imporiam sua vontade ao homem. As novas leis de amor e fraternidade seriam mais do que palavras, seriam fatos. E um novo modo de viver foi apresentado nessas cartas.
O mais importante, porém, é que este novo nascimento, esta vida nova, esta nova comunidade não são privilégio de um pequeno grupo, mas são oferecidos a todos os homens em todos os lugares,àqueles que adotarem a vida de Cristo e O receberem com seu Senhor e Salvador.
Saiba então, à medida que você for lendo a "Epístola de Paulo aos Romanos", que ela é uma carta de Deus dirigida a você. Esta palavra escrita foi feita "viva através do Espírito", e se torna vida para todo aquele que crê.

A IGREJA
O "mistério ... o qual em outras gerações não foi dado a conhecer, 
como agora foi revelado ... pelo Espírito Santo" 
Efésios 3.4,5 é a Igreja de Jesus Cristo, que não reconheceria fronteiras culturais, raciais ou nacionais, mas adotaria "todos aqueles que o Senhor nosso deus chamar".
Jesus havia declarado aos seus discípulos que construiria a Sua Igreja, mas nos ensinamentos registrados nos quatro Evangelhos não ha´quase nenhuma referência a respeito de como o faria, nem a sua composição ou administração. Aos escritores das Epístolas foi entregue a tarefa de tornar tais verdades conhecidas.
A descrição mais familiar da Igreja, encontrada nas Epístolas, é a do Corpo de Cristo. Tanto na sua carta aos Coríntios (1 Coríntios 12. 12-27) como naquela aos Efésios (4.12-16), Paulo escreve que cada crente é como membro de um corpo, cuja Cabeça é o Senhor Jesus. Somos ensinados a trabalhar e crescer juntos, a ajudar-nos uns aos outros. Com estas palavras, Ele apresenta este retrato maravilhoso da Igreja: 
"Ora, vós sois corpo de Cristo; e, individualmente, membro desse corpo"
(1 Coríntios 12.27)
Outros símbolos são usada para descrever a Igreja. Pedro escreve ela como um edifício, que somos "pedras que vivem" e "casa espiritual" (1 Pedro 2.4).
Paulo usa também essa forma de expressão para descrever nossa unidade e aos Efésios ele escreve que nós somos um "edifício bem ajustado, (que) cresce para santuário dedicado ao Senhor, no qual também vós juntamente estais senso edificados para habitação de Deus no Espírito Santo" (Efésios 2. 21,22).
A leitura cuidadosa das Epístolas nos revelará a diferença chocante entre nossa compreensão presente da Igreja e o que a Bíblia ensina sobre ela. Quando as Escrituras se referem a ela, fazem-no sempre no singular: A Igreja de Jesus Cristo. Um adjetivo é às vezes usado para descrevê-la, mas sempre por causa  da localização do corpo de crentes, nunca por divisão de doutrinas.
Como estamos longe das Igrejas de Jesus Cristo, tal como é descrita nas Epístolas ! 
Nossas "Igrejas" tem nomes inspiradores de lealdades que deveriam prometer somente a Cristo. Temos doutrinas usadas para manter o povo impossibilitado de se tornar membros da "Igreja". A história nos diz que milhares de pessoas foram assassinadas porque não aceitaram seus dogmas.
É tempo de ler novamente as Epístolas, e assim descobrir o que o Espírito Santo ensina sobre a Igreja de Jesus Cristo. Nossas divisões e desuniões seguramente não são o plano de deus para Seu povo. 
Mas aonde retornar ?
Devemos acaso colocar todos esses nomes numa bolsa para então escolher 
"a qual pertencer ?"
Seguramente não.
Ou teremos que unir-nos sob a bandeira de uma igreja multinacional em nome da unidade e da paz ?
Alguém já tentou fazer isso, e falhou miseravelmente.
A chamada para a unidade entre os crentes em Cristo é a chamada do Espírito Santo. Ela transcende nomes e dogmas, ultrapassa lealdades e tradições e nos convida a nos tornarmos um em Cristo. Ela é sem dúvida a única opção para unirmos e o único mediador para as nossas diferenças.
As Epístolas nos dizem o que a Igreja é.
Vamos ler suas páginas reverentemente e com o coração aberto.

PRÓXIMO POST:
O APÓSTOLO PAULO

Com amor em Cristo Jesus,
Lúcy Jorge
Serva do Deus Altíssimo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão publicados comentários com os seguintes conteúdos:
- Palavrões;
- Ofensas;
Fique na Paz!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...