segunda-feira, 23 de setembro de 2019

EVANGELHO DE MATEUS < Estudo >


INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE MATEUS

Mateus, um dos doze discípulo, foi o de evidenciar a seus conterrâneos que Jesus era sem nenhuma dúvida o Messias, e Sua vida cumpria cabalmente as profecias do Velho Testamento.
 de Jesus, era fiscal de profissão. Seu objetivo específico, ao escrever o Evangelho, foi de evidenciar a seus conterrâneos que Jesus era sem dúvida o Messias, e Sua vida cumpria cabalmente as profecias do Velho Testamento.

Muitos dos judeus estavam esperando um líder político ou militar que os libertasse do domínio romano. Empenha-se então Mateus em duas tarefas: primeiro, mostrar que Jesus descente das famílias reais de Davi e Abraão, depois provar que Ele veio a fim de estabelecer o Reino de  Deus aqui na Terra.
Mais que os outros três escritores dos Evangelhos, Mateus enfatiza não ser o governo de deus de cunho político mas exclusivamente espiritual.
Neste Evangelho você encontrará muitas citações do Velho Testamento. Treze vezes lemos que certas coisas aconteceram, "para que se cumprisse a profecia". Tão arraigadamente era o povo judeu ligado às suas tradições e cerimônias religiosas, que difícil se lhes tornava não só aceitar Jesus como "O que estava para vir", como lhes serem reveladas as bençãos do Reino de Deus.
Quanta semelhança com nossa condição atual !

As religiões continuam tentando 'fazer coisas' que agradem a Deus; tentando "descobrir o caminho da Luz", quando na verdade Jesus já nos deu tudo que era necessário: Ele nos deu a Luz da Vida. Isto impulsiona a aprender sobre Ele, a conhecê-Lo como Aquele que Deus enviou para trazer-nos a vida eterna.
Contribuição muito importante de Mateus para o conhecimento da história de Jesus é o maravilhoso Sermão da Montanha, que você encontrará nos capítulos 5, 6 e 7. Em linguagem transparente e singela Ele nos ensina como orar, como confiar no nosso Pai Celestial e como viver num mundo cheio de maldade, de agressão e de medo. Com algumas das mais belas expressões jamais escritas, Ele começa o "Sermão". Repousada e cuidadosamente, leia as "bem aventuranças" de Mateus 5. 1-12.
Mateus é o escritor que registrou as parábolas contadas por nosso Senhor com fito de explicar a maneira como Seu "governo" seria estabelecido, como Seu Reino se implantaria aqui na Terra. Ao dizer 'meu reino não é deste mundo', Jesus declarava que esse Reino não significava de forma alguma mais um sistema econômico ou político.

É muito simples a linguagem das parábolas. No capítulo 13 você vai encontrar sete histórias sobre o Reino, nas quais Jesus fala de agricultura, pescaria e serviços domésticos. Ele deseja que entendamos que as boas novas não são complicadas, como imaginam alguns, e que a nova vida é algo experimentado todos os dias, onde quer que os encontremos, e inclui cada aspecto da nossa vida. Religião para muita gente é algo para "praticar aos domingos". Mas Cristianismo real transcende qualquer medida, pois é viver com Jesus cada dia. Mateus em seu Evangelho transmite fielmente essa verdade.
Uma de suas importantes mensagens é ainda a que condena a mera "aparência" de religião. O Mestre ensina que motivos, pensamentos, "o que vai dentro" é o que realmente importa a Deus e nunca "atitudes de religiosidade". Ele jamais nos recompensa por elas. Ao contrário --- Ele nos ensina que nossas preces devem ser simples, que temos que ser como crianças para nosso Pai, conscientes de nossas falhas, carentes de Sua ajuda e perdão.

Jesus nos ensina que podemos escolher onde colocar nosso coração, no dinheiro e nas coisas materiais, ou  em Deus e nas coisas espirituais, mas nunca em ambos. Temos que decidir nossas prioridades. Se colocarmos Deus em primeiro lugar, podemos estar certos de que Ele, conhecendo todas as nossas necessidades, não falhará em supri-las. Os que tem  o seu coração e a sua mente postos na matéria, entretanto, esses não gozarão das bençãos de  Deus nem receberão de Sua provisão divina para atender suas carências.
No capítulo três do Evangelho de Mateus surge um de seus mais importantes personagens, João Batista, que se descreve a si mesmo como uma "voz" que clama.
"Voz que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as Suas veredas" 
(Lucas 3.4).
Contínua e insistentemente é o povo ensinado a arrepender-se, a fim de fazer parte do Reino de Deus. As boas notícias são ainda hoje as mesmas: todo aquele que abandona seus pecados, sua velha natureza, e se arrepende, esse recebe a promessa de uma nova vida sob o amor e o cuidado do Pai  Celestial.

A mais importante indagação que um homem pode ouvir de Jesus é aqui registrada: 
"Quem diz o povo ser o Filho do homem ?"
Mateus 16.13
Esta é ainda hoje a mais importante pergunta: 
Quem é Jesus ?
Sua resposta determinará o que você há de ser e fazer. Observe bem como as idéias que temos a respeito de dinheiro, governo e religião moldam nossa vida e transforma nossa sociedade. Pois a força mestra do mundo hoje é, mais do qualquer outra coisa, o que o povo pensa de Jesus Cristo. É esse pensamento que influência nossa vida e molda nosso caráter.
Quando Jesus fez essa pergunta a Seus discípulos, eles lhe responderam expressando opiniões do homem comum, mas a Ele elas não satisfaziam. Ter uma opinião generalizada sobre Jesus não é suficiente.
Afirmar simplesmente que ele era um homem, um professor de moral ou um grande líder não vai afetar sua vida, não trará significado nenhum para ela. Jesus perguntou: 
"e vocês quem pensam que Eu sou ?"
Faça você mesmo essa pergunta. Ela exige uma resposta. Impossível uma resposta neutra: ou Jesus é o Filho de Deus, ou Ele é um impostor e um mentiroso. 
E você, quem diz você que Ele é ?...
O Evangelho de Mateus termina com a narrativa da morte e ressurreição e de tudo quanto disse e fez em preparação para o mais importante acontecimento da história:
A Cruz do Calvário -- lugar de sacrifício e salvação. Lá onde, pelo sangue de Jesus, fomos gloriosamente purificados de todo pecado.
O Evangelista nos apresenta nessa altura algum retrato do preço da nossa salvação. Você será fundamente ferido quando chegar ao derradeiro capítulo. A zombaria das multidões dilacerará seus ouvidos, a coroa de espinhos o angustiará e a agonia e o sofrimento do Salvador hão de tocá-lo até as profundezas de sua alma.
O irônico e cruel sinal na Cruz 
"Rei dos Judeus",
mandado pregar pelo imperador romano foi a mais mesquinha mensagem de escárnio e sarcasmo. Mas o que Pôncio Pilatos não alcançou nem mesmo suspeitar foi que a morte do Messias, o Escolhido e Ungido de Deus, fazia parte do Plano Divino de que através dela nascêssemos  para o Reino e pela fé em Jesus alcançássemos a vida eterna.
A paixão do nosso Senhor Jesus foi o preço da nossa salvação. A agonia da Cruz foi a fonte e a origem da nova vida que temos em Jesus Cristo.
Mateus foi fiel em contar-nos o drama do Calvário e tantas outras coisas maravilhosas a respeito dEle. 
Leia, pois, seu Evangelho, como mensagem pessoal para você.


Com amor em Cristo Jesus,
Lúcy Jorge
Serva do Deus Altíssimo



2 comentários:

  1. A PAZ, PARABÉNS PELO ESTUDO, ESTÁ SENDO MUITO EDIFICANTE E PROVEITOSO PARA MIM.😘❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz minha flor perfumada. É muito gratificante receber seu comentário. Feliz por poder compartilhar essa inspiração do Espírito Santo. bjos Ceci

      Excluir

Não serão publicados comentários com os seguintes conteúdos:
- Palavrões;
- Ofensas;
Fique na Paz!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...