quinta-feira, 26 de setembro de 2019

EVANGELHO DE JOÃO < Estudo >


INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE JOÃO

Este é o mais extraordinário dos quatro Evangelhos e foi escrito por João, "o discípulo amado".  João pescador, irmão de Thiago, seguidor de João Batista.

Escrito uns 55 anos depois da morte do Senhor Jesus, quando já há muito tinham sido escritos e eram conhecidos os outros, não tinha por propósito reproduzir "a vida de Jesus". Mas tentou interpretá-la, e o fez como nenhum outro Evangelista.
O tema do livro gira em torno do fato de ser Jesus de Nazaré o Filho de Deus. Seu objetivo, levar o leitor a ter fé em Cristo como único que pode salvá-lo de seu pecado. 
Observe como a palavra "crer" em apenas 21 capítulos aparece 98 vezes !

Alguém já afirmou ter João concentrado a mensagem completa do Evangelho num só versículo --- João 3. 16: "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna". Ao Espírito Santo agradecemos pela profundidade de entendimento desses quatro retratos do Senhor Jesus, mas se necessário fosse escolher um deles, sem dúvida teríamos de ir a este Evangelho de João, pois é nele que mais claramente se manifesta a história da salvação.

Novamente aqui, para melhor compreensão, torna-se importante destacar as muitas coisas que o apóstolo escreveu. Sobre a herança real de Jesus como descendente de Abraão ou Davi, por exemplo, nada há escrito. Ou seu nascimento em Belém, Sua infância, Sua tentação, Parábola alguma sobre o Reino aparece e palavra alguma é dita a respeito da pregação do Evangelho em todo o mundo.

A preocupação única de João é de declarar absoluta superioridade e autoridade de Jesus como Ungido de Deus que veio para tirar os pecados do mundo. Mas apesar da profundidade da mensagem, o livro foi escrito na maneira tão transparente e singela como a do Evangelho de Marcos. É nessa linguagem fácil e acessível que as verdades eternas que libertam o homem, são aqui explicadas.

É importantíssimo lembrar que quando João registra as palavras de Jesus, "Eu sou o caminho, a verdade e a vida", não se pode confundir Sua afirmação.  Sabemos muito bem o que é o caminho. Há muita gente convencida e tentando convencer outros de que há muitos "caminhos" diferentes, todos levando a Deus. Mas João é fiel em nos trazer a reveladora notícia de que Jesus, Ele só, é o Único Caminho, a Única Verdade absoluta e a Única fonte onde encontramos a Vida Eterna.

Na leitura deste Evangelho você vai encontrar várias vezes a expressão de Jesus EU SOU
Tais afirmações são como janelas de entendimento através das quais se desenha a verdadeira pessoa de Cristo.

Ao lermos as palavras de Jesus "Eu sou a Luz do mundo" devemos deter-nos e pensar no verdadeiro significado da palavra "Luz". 

Você já pensou no que haveríamos de fazer se ela não existisse ?

Que brotaria do chão e cresceria se não houvesse a luz do sol ?

Como encontraria alguém um caminho na escuridão sem qualquer tipo de luz ?

Indague então desse mesmo como é possível viver, crescer, andar --- existir ! --- sem a Luz da Vida ? 

Pois assim como a luz é essencial a qualquer tipo de vida, também Jesus é absolutamente necessário à Vida.

O que o mundo seria sem a luz e o que o homem seria e é sem Jesus Cristo.

Eis aqui uma lista dos "EU SOU" para que você possa parar, refletir e fazer o estudo especial sobre eles:

Eu Sou o pão da vida ....... João 6 35
Eu Sou a luz do mundo....... João 8:12
Antes que Abraão existisse, Eu Sou....... João 8:58
Eu Sou o bom pastor....... João 10 11
Eu Sou a ressurreição e a vida....... João 11 25
Eu Sou o caminho, e a verdade, e a vida....... João 14 6
Eu Sou a videira verdadeira....... João 15 1

Entre as revelações especiais da Verdade, só encontradas no Evangelho de João, está a promessa do Espírito Santo, feita por Jesus aos Seus discípulos e à Igreja. Quando Ele lhe disse que os deixaria, encheram-se de tristeza e medo, pois Jesus se tornara  sua esperança, sua própria vida.
Mas Ele os consolou dizendo-lhes amorosamente que lhes seria melhor que voltasse para o Pai, porquanto quando Se fosse, o Espírito Santo viria em Seu lugar.
Nos capítulos 14 e 16, João vai aos mínimos detalhes para demonstrar-nos a obra do Espírito Santo como nosso Guia à verdade e como nosso Consolador --- Aquele que nos revelaria o Cristo. Não obstante ter estado com Seus discípulos por três anos, eles não chegaram a compreendê-Lo. Mas Ele afirmou que o Espírito Santo de Deus lhes revelaria as verdades que até então lhes  haviam sido ocultas, que ainda não entendiam.

Pois agora, meu prezado amigo e leitor, tenho a grande alegria de poder contar-lhe que as boas novas anunciadas por João em seu Evangelho são as mesmas que pregamos. Aquelas que nos revelam que o Espírito Santo veio. 
Ainda nos Atos dos Apóstolos leremos sobre isso. As boas novas não são completas sem a vinda do Espírito Santo. Agora que Ele veio, podemos então entender a mensagem que Jesus pregou.

 Jesus não é simplesmente uma palavra a mais numa página; nem uma figura histórica; nem um homem pregado a uma cruz. Não, Ele é muito mais: 
Ele é o nosso Senhor e Salvador. .
Isto compreendemos tão só pela revelação do Espírito Santo.

Tais coisas você encontrará no Evangelho de João. Algo mais, contudo, algo que só um amigo querido de nosso Senhor poderia registrar: a história completa de Sua paixão.
Começando pelo capítulo 13 ele nos prepara para o grande final; o fim e o início, a tragédia e o triunfo. Toda história humana é centralizada naquele dia dramático e glorioso em que Jesus foi pendurado na Cruz do Calvário. Cada vez que alguém se refere a uma data, volta-se instantaneamente para este fato. 
2019 --- por exemplo --- significa dois mil e dezenove anos depois de Cristo. Ele separa, identifica os "antes" e os "depois". Lembremos que uma vida sem Cristo, é uma vida sem ressurreição, com apenas medo da morte. 
Cada acontecimento na vida de Jesus, um após o outro, nos mostra quanto era a submisso à vontade de Seu Pai, dando-Se a Si mesmo para ser substituído pelos nossos pecados. Lemos nesse Evangelho sobre a traição de Judas, a vergonha de um falso julgamento, a dor das chicotadas. João nos mostra com minúcias a agonia da coroa de espinhos e dos pregos que O cravaram na Cruz.
 Cheiro de Amor e Sangue é exalado dessas linhas. 
Nada é deixado para trás nessas páginas inesquecíveis do Evangelho: 
o ódio das pessoas, as mentiras saídas de "interesses religiosos especiais" são parte da história. Nada é esquecido até que o Filho eterno de Deus é crucificado.

Como uma cena cheia de tal ternura que chega a ser dolorosa, abre-se o capítulo 20. 
Sozinha ao nascer do sol, a mulher prostituta. 
Ela não tem para onde ir. 
Aquele que lhe expulsara os demônios e lhe perdoara os pecados estava morto. 
Ela ali, sem esperança... 
Mas vá você mesmo ler sua história. 
E sinta a realidade dessa esperança: 
esperança vinda da ressurreição. Esperança para Maria Madalena, para você e para mim.
Porque Ele vive, nós podemos viver também.

Com amor em Cristo Jesus,
Lúcy Jorge
Serva do Deus Altíssimo

Um comentário:

  1. Parabéns querida, você é realmente uma benção de Deus, uma preciosidade.
    O Estudo está excelente. Que através dele muitas pessoas venham conhecer verdadeiramente o Novo Testamento. A Nova Aliança de Cristo. Estou lendo desde do início, que o Espírito Santo continue te inspirando neste lindo ministério de Evangelização através das redes sociais.
    A paz do Senhor Jesus seja contigo !

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários com os seguintes conteúdos:
- Palavrões;
- Ofensas;
Fique na Paz!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...