COMO EXTRAIR OS ENSINAMENTOS DAS BOAS NOVAS DO EVANGELHO DE CRISTO PELA LEITURA DO NOVO TESTAMENTO:
Introdução aos quatro Evangelhos.
Antes de tratar de cada um dos quatro Evangelhos em particular, gostaria de esclarecer duas perguntas que normalmente são feitas.
QUE É " EVANGELHO" ?
A palavra "evangelho" significa "boas novas". Pois as "boas novas" ou boas notícias referente a Jesus, o Filho de Deus, nos são apresentados por quatro homens: Mateus, Marcos, Lucas e João. Entretanto, há um só Evangelho. Ao ouvir falar do de "Evangelho segundo Lucas", por exemplo você deve lembrar que essa expressão significa "as boas notícias sobre Jesus Cristo conforme foram escritas por Lucas" A palavra "evangelho", no entanto tem sido utilizada por dois mil anos para designar cada uma das narrativas sobre a vida de Cristo.
Mas as boas notícias da vida de Jesus não eram "escritas" em seus dias, mas "contadas" de pessoa para pessoa. E então, depois de algum tempo, fez-se necessário escrever o que Ele realmente havia dito e feito. Muitas pessoas o fizeram, não sendo contudo bem sucedidas, pois não conseguiam lembrar-se corretamente dos acontecimentos. Muitas delas nem ao menos haviam estado presentes quando Jesus falou.
É assim que Lucas explica tal situação: "Visto que muitos houve que empreenderam uma narração coordenada dos fatos que entre nós se realizaram, conforme nos transmitiram os que desde o princípio foram suas testemunhas oculares, e ministros da Palavra, igualmente a mim me pareceu bem, depois de acurada investigação de tudo desde da sua origem, dar-te por escrito, excelentíssimo Teófilo, uma exposição em ordem, para que tenhas plena certeza das verdades em que foste instruído" Lucas 1: 1-4
POR QUE QUATRO EVANGELHOS ?
Como todo mundo sabe, há quatro Evangelhos, mas a pergunta que se ouve é:
"POR QUE QUATRO ?"
Porque não terá sido suficiente uma única história contínua ? Não teria sido mais fácil de entender-se?
A resposta é muito simples. Na sua sabedoria, Deus quia apresentar os quatro aspectos diferentes da vida de Jesus:
Em Mateus, O REI
Em Marcos, O SERVO,
Em Lucas, O HOMEM DE NAZARÉ
Em João, do modo como o evangelista O sentia, e realmente era --
O FILHO DE DEUS.
É por esta razão que encontramos narrativas e ensinamentos num Evangelho que não constam dos demais. É certo que os quatro tem muito em comum:
O ministério terreno do nosso Senhor, por exemplo, Seus milagres, Seus ensinamentos, Sua morte e ressurreição. Mas é fundamental observar que cada um dos quatro evangelistas apresenta um " retrato" diferente do nosso único Senhor.
Para ilustrar este fato, lembro que uma galeria de arte em Londres há um retrato de Charles I, Rei da Inglaterra. O artista Van Dijk pintou três triângulos do Rei no mesmo quadro: num deles, ele aparece com a cabeça voltada para a direita; noutro, para a esquerda; finalmente no centro, com o rosto visto todo de frente. A finalidade dessa pintura foi apresentar um estudo para o escultor Bernini, que, não tendo jamais visto o Rei Charles, teria agora três facetas dele, nas quais se inspiraria para esculpir sua cabeça.
Assim, apresentado os quatro evangelistas ângulos diferentes da pessoa e da vida de nosso Senhor, chegam a eles a compor juntos Seu fiel retrato.
PRÓXIMA POSTAGEM IREMOS FALAR SOBRE O EVANGELHO DE MATEUS
Este estudo será uma benção para aqueles que amam estudar o Novo Testamento.
Com amor em Cristo Jesus,
Lúcy Jorge
Serva do Deus Altíssimo
Serva do Deus Altíssimo
A PAZ MINHA AMIGA MISS.LÚCY, PARABÉNS POR ESSE ESTUDO SOBRE O NOVO TESTAMENTO.CONCERTEZA VAI SER DE GRANDE VALIA APRENDER COM VOCÊ SOBRE A SANTA PALAVRA DE DEUS.😘❤️
ResponderExcluirQue maravilha Jesus, eu só tenho a agradecer ao Senhor pela oportunidade. Que Ele cresça e eu diminua sempre. Bjos Ceci
Excluir