terça-feira, 24 de setembro de 2019

EVANGELHO DE MARCOS < Estudo >

INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE MARCOS 

Marcos não foi "um dos doze", 
mas era um discípulo do Apóstolo Pedro que ele chamava "meu filho". 
Nascido em Jerusalém acompanhou o Apóstolo Paulo em algumas de suas viagens missionárias. O objetivo deste evangelho era mostrar Jesus como servo obediente de Deus. Ele mesmo afirmou "pois o próprio filho do homem não veio para ser servido mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos" Marcos 10.45 

Marcos não estava preocupado com as profecias do Velho Testamento, Ele simplesmente queria narrar, o mais singelo e claramente possível, os fatos, sobre Jesus. Mais interessado no que o Mestre fez do que Ele disse, não expôs em seu Evangelho muitos de seus ensinamentos, nem narrou, as histórias dos encontros entre Jesus e o pobre, o sofredor e o pecador. Este é pois o evangelho da ação que retrata um Jesus atuante nos três curtos anos de Seu ministério terreno.
O Evangelista não registrou nenhuma lista de pessoas famosas, de profetas e reis Seus antepassados. Ninguém deve estar muito interessado na família de um servo, nem mesmo em seu nascimento, mas "naquilo que ele pode fazer". Pois é justamente a isto que ele se prende.

Mateus usa dois capítulos para dizer  o que Marcos queria nos dois primeiros versículos de seu Evangelho. Logo no início de sua história, Marcos afirma que Jesus é o Filho de Deus. Como fato consumado, entretanto, não tentou nem mesmo prová-lo.

Contendo apenas 16 capítulos, é este ou mais curto dos Evangelhos. Nele o evangelista não perde tempo em discutir doutrinas com judeus ou filosofia com os gregos, mas quer tão somente falar sobre Jesus como Ele era. E aí que ouvimos sobre os anjos ministrando a Jesus. 
Para apreciar o livro é interessante observar as coisas que o autor inclui em sua narrativa.

Não existe qualquer referência ao Nascimento virginal, qualquer registro do Sermão da Montanha nem citações dois profetas do Velho Testamento. Mas doze vezes em que nos quatro evangelhos a palavra "Evangelho" é usada, oito pertencem a este livro. 
Na realidade ele contém as boas novas.

 Esta, a mais simples das quatros narrativas da vida de Jesus, é delas a mais dramática.
Da mesma maneira como o Mateus enfoca com grande ênfase os ensinamentos e parábolas de Jesus, Marcos enfatiza Seus milagres, apresentando-nos com minúcias vinte deles. Encontramos um rei que fala enquanto o servo trabalha.  Jesus encarna as duas coisas: trouxe-nos a mensagem, mas também mostrou-a em ação.
O quadro da vida de Jesus não estaria completo sem a narrativa de Marcos, que nos conduz sem pausa de um acontecimento ao outro, para explicar a razão de tudo. Para ele era suficiente mostrar um Jesus que demonstrava Seu amor, poder e compaixão perdoando ao pecador, curando doente e confortando aflito.

Contudo, não obstante as diferenças de estilo e ênfase, a mensagem central dos quatro Evangelhos é a mesma. Marcos, por exemplo, escreve: 
"apareceu João Batista no deserto pregando o batismo de arrependimento para remissão de pecados" Marcos 1. 4 .
Estes dois temas arrependimento --- de pecados e perdão de Deus --- aparecem várias vezes. Representam eles o âmago das boas notícias. É preciso insistir neste ponto:( nós não somos salvos dos nossos pecados por causa do nascimento virginal de Jesus, por Seus ensinamentos ou mesmo por Seus milagres, mas unicamente pela confissão de de nossos pecados e a súplica do perdão de Deus. 

Quando você estiver lendo sobre as coisas maravilhosas que Jesus fez, não se desvie da mensagem central do Evangelho: salvação através da fé no único que pode salvar --- Jesus, o Filho de Deus.
Jesus é retratado nesse Evangelho como um "ungido de poder".
Basta lembrar fatos como expulsão de demônios (Marcos 11. 21 a 28)
Cura de febre (1. 29 a 31) e de doenças várias (1. 32 a34) 
Purificação de leprosos (1. 40 a 45) 
Restauração de paralítico (2. 1 e 2)
Cura de mão mirrada (3. 1-5) e de multidões (3. 6 a 12) 
Calma após grande tempestade no mar (4. 35 a 41) 
Mudança de mente maníaca (5. 1 a 5)
Cura de hemorragia (5. 21 a 34)
Ressurreição de uma menina, e etc..

Apesar de nem tudo será ação, temos a impressão de estarem os fatos acontecendo diante dos nossos olhos.
Marcos revela-nos fatos a respeito de Jesus esquecido pelos outros evangelistas, como por exemplo ter sido ele um carpinteiro. Conta-nos que Jesus "tomou criancinhas em Seus braços", que uma vez estava "aflito" e que "suspirou". Ainda em seu Evangelho ele nos conta que Jesus amou, que Ele estava zangado e era "tocado pelos sentimentos das nossas enfermidades" 
Há tão pungente toque humano no Cristo deste livro, que chegamos a sentir-nos bem perto do Senhor.
 Leia a passagem em que Ele foi à Sinagoga e pregou (Marcos 1. 21 a 34), sendo interrompido por um endemoninhado. Expulsando o espírito demoníaco, fez da cura um exemplo visual daquilo que pregava. Depois que saiu da Sinagoga foi até a casa de Pedro, cuja sogra tinha febre alta.

Durante toda a tarde Jesus passava horas em conversas tranquilas.
À noitinha, chegavam homens trazendo pessoas oprimidas por todo tipo de enfermidade. Jesus impunha as Suas mãos sobre elas e grandes milagres aconteciam !  ---aleijados largando muletas e saltando de alegria; cego abrindo seus olhos e vendo o Curador.

Que quadro magnífico d'Aquele que veio para servir, perdoar libertar e curar !,
No capítulo oito Marcos explica como Servo foi rejeitado por aqueles a quem veio ajudar:  história espantosa de ingratidão e traição  !
Enquanto alimentava o povo com pães e peixes, todos O seguiam, mas quando declarou que deveríamos ser também servos, o povo O rejeitou.
O maior pecado de todos é justamente rejeitar a Jesus.
Assim como o povo de seu tempo fez a sua escolha, nós também temos que fazer a nossa. 

Que significa afinal Jesus para você ? 
Será Ele apenas um nome, ou Ele é seu Mestre ?
 Enquanto lê o Evangelho segundo Marcos, vá ficando preparado para aceitar Jesus como seu Salvador.
Mas lembre-se: Ele quer ser mais que isso: 
Ele quer ser seu AMIGO.

Próximo Estudo:
EVANGELHO DE LUCAS

Com amor em Cristo Jesus,
Lúcy Jorge
Serva do Deus  Altíssimo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão publicados comentários com os seguintes conteúdos:
- Palavrões;
- Ofensas;
Fique na Paz!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...