quarta-feira, 25 de setembro de 2019

EVANGELHO DE LUCAS < Estudo >

INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE LUCAS

Lucas, companheiro de Paulo em suas viagens, único escritor não judeu do Novo Testamento era médico. 
Tendo recebido cultura superior diferente aliás da dos outros escritores evangélicos observou a vida de Jesus em seus mínimos detalhes. Era seu objetivo apresenta-Lo o como homem perfeito. Nesse Evangelho onde mais diretamente se fala o pecador, Lucas demonstra o infinito amor de Deus por todos que pecam, afirmando que Ele está à disposição de quantos confiam nEle.

Começa sua história mostrando a qualidade humana de Jesus. Aquele que, era o mesmo Deus manifesto na carne. Aquele que, deixando as glórias dos Céus, desceu ao nosso nível, assumindo nossa condição retornando-se sujeito aos detalhes da vida diária.
No entanto, apesar de ser aqui apresentado o Jesus humano, que andou entre nós e conviveu conosco, Ele é diferente de todos nós. Aquelas pessoas que fazem dEle um professor, um mártir ou herói, não compreenderam em absoluto Sua mensagem.
 Ouça as palavras do anjo a Maria: "o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus." (Lucas 1. 35).
Nascemos no pecado. Sendo de natureza impura, temos que nascer de novo a fim de alcançar a vida eterna. Mas Jesus era Deus desde o princípio: Deus de vestido de carne. Nascido de mulher,  parecia-se conosco. Tinha fome, sentiu-se cansado e chegou até a chorar, como nós Lucas o médico nos dá os pormenores da humanidade de Jesus ---- Deus fazendo-se homem.

Uma vez mais encontramos neste evangelho partes da narrativa não incluída nos outros: a história da visita dos pastores a manjedoura, por exemplo. Lucas é ainda o único a contar do desenvolvimento normal de Jesus na infância quando sobre os cuidados de José e Maria (Lucas 2. 40, 51, 52). Também apenas neste Evangelho é que tomamos conhecimento de Sua visita ao templo de Jerusalém quando tinha apenas 12 anos de idade.

Boas novas para o pobre e o desesperado, eis o significado de Evangelho de Lucas. 
Admiráveis e consoladoras são as histórias do bom samaritano (Lucas 10. 33).
A do publicano desprezado (18.13),
 a do Filho pródigo (15. 11,24) e a do ladrão na Cruz (23. 43) por exemplo, Mais que qualquer outro escritor evangélico, ele fala de mulheres, bem como dar mais funda compaixão de Jesus tanto por ela como pelas crianças.

Várias vezes a humanidade de nosso Senhor é evidenciada como quando chorou sobre a cidade de Jerusalém, cujo povo O rejeitara. É  ainda Lucas o único a descrever o suor de sangue no jardim de Getsêmani. Ou a narrar A misericórdia de Jesus pelo ladrão na cruz; e a conversão dos dois discípulos no caminho de Emaús.
Muito importante é também lembrar que Lucas se refere mais a explorações de Jesus que qualquer dos outros evangelistas. A razão é evidente: ele nos está falando de Sua humanidade e que é a oração senão a expressão da dependência que o homem tem de Deus ?

Mesmo sendo Jesus o seu Filho, Ele era também o Homem de Nazaré, que carecia de contato com Seu Pai Celestial.
A oração a Deus era uma parte muito importante de Sua vida e Lucas teve o cuidado de registrar esse fato.
você o evangelista um gentio (não judeu), é em termos universais, sem nada de secretário, que se o Evangelho é escrito. Ele nos conta que Jesus veio para derrubar barreiras construídas pela "religião", e nos declara que arrependimento e fé são a única e exclusiva condição de entrada no Reino de Deus.

Mensagem maravilhosa !

Quão a importante de ouvir-se de novo !

 Pois a vida em Cristo não é de forma alguma doutrina, igreja ou cerimônia. Nomes, bandeiras ou rituais que adotamos não são mais do que Barreiras separando-nos uns dos outros, e, o que é pior, amiúde nos isolando do próprio Jesus.
Lucas nos aconselha a seguirmos a Cristo e não tradições mortas ou preconceitos estáticos.

Jesus veio para salvar o perdido --- eis um tema constante neste Evangelho. O homem é não apenas um triste, mas um perdido. Ele está perdido. Como ovelha distanciada do rebanho, e exposta a perigos que nem de longe entende. Jesus, o Bom Pastor, deixa as 99 ovelhas e segurança e sai à procura daquela que está desprotegida, longe. Este é o significado de "estar perdido."
Sem Jesus o homem está perdido mesmo !

Leia por favor, com muito cuidado, o capítulo 15. Nele Lucas registra três parábolas a respeito de coisas perdidas:
A ovelha, a moeda e o filho pródigo.
A ovelha perdida sabia de suas condições, mas não atinava com o caminho de volta. Viu-se assim o pastor obrigado a sair a procurá-la e conduzi-la a casa.
Também a moeda: perdida, não havia meios de encontrar-se. Achando-a finalmente, depois de muito procurá-la, chamou a mulher dos seus amigos para comemorarem juntos. É aí que Lucas diz: "de igual modo, há júbilo diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende" (Lucas 15.10). 
E o filho pródigo ? Também ele tinha conhecimento de seu estado e do que fazer para voltar a sua casa e as bençãos do seu pai...

Cada um de nós se encontra em uma dessas três posições. Alguns, separados de Deus e cientes disso não conseguem alcançar a paz ou a salvação nos lugares onde vão, pois sempre estão nos lugares errados.

Outros simplesmente ignoram as realidades da vida eterna. São como a moeda perdida que nem sabe se está perdido ou não. Sua ignorância, contudo, não modifica o fato. Mas finalmente o filho perdido lembra as alegrias e o amor da sua casa  do seu pai. Confessando a si mesmo ter esbanjado a herança, anseia pela abundância desprezada. Toma então a mais importante decisão de sua vida, dizendo: "levantar-me-ei e irei ter com meu pai" (Lucas 15.18).

Este é o convite do qual Lucas nos fala. Deus, o Pai, está à espera dos que --- "longe de casa" --- experimentam os prazeres dos pecados que levam à companhia dos porcos, à fome e ao desespero.
 A boa notícia é que você pode ir para casa, pois o Pai o está esperando. 
Jesus procurou por você e o encontrou.

A medida que ler este Evangelho, você irá encontrando mendigos e reis, ladrões e hipócritas, doentes e moribundos --- todo tipo de pessoa e de problema. 
A mensagem, no entanto, sempre foi e continua a mesma para todos: Jesus é o Bom Pastor.
 Ele apenas deseja que você O siga até as verdes pastagens do Seu amor e da Sua proteção. 
Quando você ouvir a Sua voz e O acompanhar, só então poderá dizer como salmista Davi:
 "O Senhor é meu pastor nada me faltará."

Com amor em Cristo Jesus,
Lúcy Jorge
Serva do Deus Altíssimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão publicados comentários com os seguintes conteúdos:
- Palavrões;
- Ofensas;
Fique na Paz!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...