sexta-feira, 27 de setembro de 2019

ATOS DOS APÓSTOLOS < Estudo >

INTRODUÇÃO AO LIVRO DE ATOS DOS APÓSTOLOS

Assim como as cartas de Paulo, os Atos dos Apóstolos são cartas escritas pelo Dr. Lucas a seu querido amigo Teófilo, a quem dedicou também seu Evangelho. Eles cobrem um período de aproximadamente 30 anos, das origens da Igreja no dia de Pentecostes ao aprisionamento do Apóstolo Paulo em  Roma. Significam, portanto, a história do nascimento e crescimento da Igreja  primitiva, sob a direção do Espírito Santo. Mas não pense ser este um livro histórico. Como em toda Bíblia, a história, é contada através das vidas das pessoas nelas envolvidas.

É difícil imaginar o desespero dos doze apóstolos após a ascenção de Jesus, registrada no primeiro capítulo. Apesar das promessas do Mestre, a realidade é que Ele havia partido, e eles estavam "por sua própria conta". Mas o quadro se modifica totalmente quando o Espírito Santo prometido por Jesus desce num vento impetuoso e com línguas de fogo sobre 120 pessoas. Para a perplexidade da multidão, que ouvindo o barulho interpreta atônita: 
"Que quer isto dizer ?" (Atos 2.12)

Então Pedro se levantou erguendo a voz advertiu-os  de que aquilo havia ocorrido conforme havia sido prometido. O Espírito Santo viera à terra para habitar aqueles que se tornaria a Igreja de Jesus Cristo.
O poder de testemunhar, malgrado e perseguição e o perigo, era agora uma realidade. Jesus entregara a um pequeno grupo de pessoas a responsabilidade de proclamar as boas novas a todo mundo. 
Mas como seria isso possível ?
É em Atos dos Apóstolos que descobrimos a emocionante resposta a essa pergunta; a mesma resposta que vem em nosso socorro ante nossa  confusão e fraqueza: o poder do Espírito Santo.

Logo em seguida a Igreja entra em dificuldades. Para assombro do povo um coxo é curado pela autoridade do nome de Jesus (Atos 3. 1-10) e Pedro e João são presos. Espancados e advertidos a que não voltem a fazer tais coisas, reagem intrepidamente. Algo dinâmico aconteceu a essa gente desencorajada: dizem e fazem agora coisas que levam a cidade toda de Jerusalém ao tumulto. Pressentindo e temendo algo perigoso, querem as autoridades pôr um ponto final em tudo.

É estranho observar como pessoas que fazem o mal muitas vezes prosperam (ou parecem prosperar) enquanto outras que procuram só fazer o bem são levadas à prisão, são chicoteadas e até mortas. Não é mesmo surpreendente concluir que pouca coisa mudou nesses dois mil anos ?...
E assim prossegue à narrativa.
Estevão, cheio do Espírito Santo, por haver lhes falado corajosamente a verdade, é morto por uma turba furiosa. Mas já por intolerância e ignorância, eles haviam tirado a vida ao Filho de Deus. Contudo, esse Deus Poderoso e benigno O ressuscitou dentre os mortos tornando-O  o Salvador de todos quanto nEle confiaram. 

Entre os que se envolveram no martírio de Estevão, apedrejando-o até a morte, estava o jovem intelectual, um fariseu de nome Saulo, da cidade de Tarso. Tão irado se sentia ele com esse grupo de Galileus incultos, que sozinho iniciou uma campanha para colocar os todos na prisão. De fato, depois de em Jerusalém perseguir os cristãos, recebe ordem de ir a damasco e continuar a levar homens, mulheres e crianças para as prisões, gente que falasse e curasse "em nome de Jesus".
Mas Deus tinha outros planos. O oitavo capítulo deste livro conta a dramática história da conversão de Saulo. Cegado por uma luz do céu, jogado no chão e levado para cidade, lá permaneceu três dias na escuridão, sem comer e sem beber. A visita de Ananias à casa onde se achava Saulo é uma das mais tocantes histórias da Bíblia.

A conversão de Saulo modifica a natureza do grupo de crentes em Jerusalém. A igreja alcance agora uma nova dimensão de homens que, não tendo visto Jesus na carne, são "chamados por Ele" para arrepender-se dos seus pecados, receber o batismo nas águas e tornar-se seguidores do Caminho.

A proporção que você for lendo essas páginas do livro de Atos, você vai percebendo quão importante é o Espírito Santo na vida da Igreja, tanto naquele tempo como nos dias de hoje. Foi Ele Quem orientou os missionários, Ele era a presença mesma de Deus entre os cristãos, e através dEle, de Seus dons e poder, é que as curas e milagres continuarão acontecendo.

Muita gente pensou, quando Jesus voltou para o Pai, que os atos naturais de libertação cessariam, mas os discípulos puderam recordar as confortadoras palavras do Mestre quando lhe disse: 
"Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em Mim, fará também as obras que Eu faço, e outras maiores fará, porque Eu vou para junto do Pai. E tudo quanto pedirdes em Meu Nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho" 
(João 14. 12-13)

É aqui no livro de Atos dos Apóstolos que vemos que as boas novas de salvação não seriam privilégio especial ou exclusivo dos judeus, mas se destinavam a todos os povos de todas as nações em todas as gerações. Jesus asseverou que os discípulos seriam Suas "testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra" (Atos 1. 8).
Os discípulos, entretanto, não compreenderam essa mensagem. No dia de Pentecostes, Pedro pregou a todos os judeus de Jerusalém seu famoso sermão no qual lembrou: "Pois para vós outros é a promessa, para os seus filhos, e para todos os que ainda estão longe, isto é, para quantos o Senhor Deus chamar"(Atos 2. 39). 
Mas nem mesmo o próprio Pedro entendeu o que dizia.

Os discípulos eram judeus que viviam em Jerusalém, adorando no Templo e sem qualquer intenção de sair de casa, mesmo conhecendo a ordem de Jesus de que fosse ao mundo todo e pregasse o Evangelho a toda criatura.
É interessante ver como Deus força o apóstolo Pedro a fazer o que declarou que não fazia comer com os gentios (não Judeus). Veja os capítulos 9 e 10, a ação do Espírito Santo. Esse não é um Evangelho judeu, ou romano, ou grego mais Boas Novas para qualquer homem em qualquer lugar.
Afinal, Jesus Cristo veio para salvar todos os que estivessem perdidos.
Siga o apóstolo Paulo nas suas viagens missionárias, quando ele prega a mulheres na beira de um rio e aos filósofos de Atenas. Acompanhe a mudança no centro do Cristianismo de Jerusalém para Antioquia e observe como o ministério dos profetas e professores, evangelistas e pastores leva a vida de Jesus Cristo de cidade em cidade, nação após nação.

O livro dos Atos dos Apóstolos não tem conclusão própria. A razão disto é que através da ação do Espírito Santo eles ainda estão acontecendo. Pois a história toda ainda não foi completada,  nem contada.
Homens e mulheres de Deus em todo o mundo estão ainda proclamando as boas notícias, e o Senhor continua confirmando a Sua Palavra com sinais que os seguem.

Próximo Estudo:
AS EPÍSTOLAS

Com amor em Cristo Jesus 
Lúcy Jorge
Serva do Deus Altíssimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão publicados comentários com os seguintes conteúdos:
- Palavrões;
- Ofensas;
Fique na Paz!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...