terça-feira, 15 de outubro de 2019

A EPÍSTOLA AOS HEBREUS < Estudos >



Não sabemos quem escreveu esta obra prima na verdade cristã. Alguns creem ter sido o apóstolo Paulo e eu também creio. Contudo pelas evidências apresentadas, sabemos que o escritor tinha profunda familiaridade com o Velho Testamento e aceitara a Jesus como verdadeiro Mestre. O escolhido e Ungido de Deus.

Esta epístola foi chamada de quinto Evangelho: Mateus, Marcos, Lucas e João descreve na vida de Cristo aqui na terra, enquanto a Epístola aos Hebreus descreve Seu ministério como o de advogar nossa causa ao lado direito de Deus nos Céus.
Ela foi escrita a um grupo de cristãos, provavelmente habitantes Jerusalém, que haviam sofrido grande perseguição devido à sua fé em Jesus, e cujo maior problema era a imaturidade e a falta de crescimento. Sem condições de ensinar aos outros as verdades de Cristo, eles tinham chegado ao ponto de nem mesmo poder discernir entre o certo e o errado. 
Havia a possibilidade de que esse povo abandonasse completamente sua fé em Cristo e voltasse as leis e tradições judaicas. É evidente que essas pessoas haviam aceitado a Jesus como seu Senhor e Salvador, mas estavam "balançados" entre dois modos de vida.  
Valia pena seguir a Cristo ?
Seria Ele o verdadeiro sacrifício pelo pecado ?
Teremos mesmo que renunciar muitas coisas para nos tornar seguidores do Senhor Jesus ?
Não serão as tradições antigas tão importante quanto a vida nova que Jesus nos oferece ?
Estas são às perguntas que esta carta faz e às quais dá uma resposta.

Mas este não é um problema novo. Todas as vezes que um homem ou mulher ouvir a simples mensagem da salvação, ele ou ela se surpreende com essa decisão. Frequentemente ela representa não apenas uma decisão espiritual, mas também cultural e social. 
O que é que os amigos vão pensar ?
Não estarei traindo minhas tradições ?
Valerá a pena renunciar e tudo a tudo o que já conheço e pratico para me tornar um seguidor de Jesus ?
Se realmente fizer este rompimento com o passado, como posso ter certeza de que esta nova forma é melhor ?

Esta é a palavra chave da carta aos Hebreus: MELHOR.
É melhor seguir a Cristo do que qualquer outra coisa, fé, filosofia ou doutrina. 
Por quê ?
Por que Cristo? 
Ele próprio, é melhor do que profetas, anjos ou mestres ?

Ele é supremo, e sem Ele não há vida eterna. 
Veja como o escritor se aproxima do seu objetivo. Caminhe com ele até este templo de verdadeira adoração. Àquele que é Superior, o Único Salvador.
Deixe-me preveni-lo sobre esta Epístola. É como viajar por uma estrada nova. Na primeira viagem, você tenta chegar ao seu destino, mas ao voltar, olhando ao derredor, surpreendentemente você descobre coisas novas, que perdera da primeira vez. Aqui está meu conselho a respeito desta majestosa carta.  Leia-a toda de um só fôlego. Não se preocupe muito com coisas que não compreender. E então, de novo comece a lê-la, devagar deliberadamente. Você encontrará novas  verdades "em cada curva da estrada".

Logo na primeira leitura, entretanto, uma coisa será óbvia: 
JESUS CRISTO é proeminente em cada página. 
A muitos dos outros livros isto não se aplica. Nos Atos dos Apóstolos, por exemplo, aprendemos sobre os discípulos, os judeus, os gentios, etc... 
Aqui em Hebreus, vamos aprender sobre o Senhor Jesus Cristo. 
Ele é o tema central do livro.

Esta Epístola se abre com uma afirmação tremenda da divindade de Cristo. Num contraste dramático, o capítulo dois declara sua total humanidade. Em nenhum outro lugar, na Bíblia inteira, a realidade da humanidade nos é apresentada melhor do que nos capítulos um e dois.  Deus na carne. 
Ele que é "superior aos anjos" (Hebreus 1.4) é feito "por um pouco menor que os anjos" (2.9), a fim de que possa sofrer e morrer pelos pecados do mundo inteiro. 

Esta dupla natureza divina e humana é o grande mistério da fecundação no ventre de uma virgem. O homem Jesus, nascido de Maria, foi concebido pelo Espírito Santo. Temos que admitir que este mistério nos confunde: Jesus não é um compromisso entre o divino e o humano, possuindo um pouco da natureza de cada um, mas Ele é ao mesmo tempo totalmente divino e totalmente humano, Sua divindade não O afastou da dor e do sofrimento, nem sua humanidade O obrigou a compartilhar da natureza pecaminosa do homem.

Leia novamente estes dois primeiros capítulos, e você verá que a obra da salvação se tornou possível através da humilhação voluntária de Cristo, que em forma de homem foi tentado sofreu, a fim de nos trazer a vida eterna.

Como você já deve ter notado esta apresentação do Estudo do Novo Testamento não é uma análise de seu conteúdo, capítulo por capítulo.
No entanto, quero realmente chamar a sua atenção para o capítulo 4 da Epístola aos Hebreus.
Ele contém uma admoestação sobre as sérias consequências de não crer. O exemplo que o escritor apresenta é o de Israel, a quem foi dada a grande promessa, e que gozou da provisão de Deus, durante as gerações passadas.

Israel recebeu a promessa de uma "terra" onde teria uma trégua dos seus inimigos. Mas o "descanso" prometido por Deus não é apenas de um lugar onde se goza uma vida segura. É descanso do espírito; lugar de paz,  um dom de Deus. 
Salvação não é recompensa por duros trabalhos, mas consequência da aceitação das promessas de Deus e a entrada na "terra da promessa" pela fé.
A promessa foi feita aqueles que formam o povo de Deus. Devemos estar atentos para que, por nossa descrença não percamos seus benefícios.

Esta Epístola é um templo de adoração a Jesus Cristo. Nela você aprende que Ele é o nosso Sacerdote que não só nos compreende como nos representa diante de Deus. 
Ele é compassivo para com os nossos problemas, e apesar de imperfeitos, nos convida a achegarmo-nos confiadamente a Deus "a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna"
(Hebreus 4. 16).

Nos últimos quatro versículos do capítulo 5 lemos a severa  reprovação feita aos indolentes que não ouvem corretamente o que Deus diz, que são bebês espirituais e nem mesmo conseguem discernir entre o bem e o mal. Mas a solução aparece nos primeiros versículos do capítulo 6.
Se você ainda não lançou os fundamentos de uma vida cristã adequada, faça-o. 
Estes são: 
arrependimento das obras mortas, fé diante de Deus, batismo, imposição de mãos e conhecimento da ressurreição e do julgamento.
Se tais fundamentos foram lançados, não continue a fazer sempre as mesmas coisas de forma repetitiva. Deixe-as, e alcance a maturidade, a perfeição espiritual.

A trágica realidade é que muitas pessoas entraram na Igreja "pela janela" e nem mesmo conhece os princípios básicos da vida cristã. O fato de haver nascido numa família cristã parece ser sua maior reivindicação de espiritualidade. E se na sua infância houver sido feita sobre seus pequenos corpos alguma cerimônia religiosa, então o problema da religião já terá sido resolvido, adquirindo elas o direito de se auto-denominarem "cristãs" ainda que nem mesmo "praticantes" sejam.

Que cruel decepção !
Como pode receber o perdão de Cristo alguém que nunca se arrependeu ?
Que sabe uma criança sobre "fé em Deus" ?
Ter a fé nos sacramentos substituído essas coisas ?
Se a tradição espiritual diz que sim, você deve saber que a Palavra de Deus afirma justamente o contrário.
A Bíblia nos ensina que devemos "crer e ser batizados". 
Batismo sem fé pessoal não faz sentido. 
Este tem sido sempre o problema. Os Hebreus a quem se destinava esta carta, não tinham lançado corretamente seus fundamentos, e por isso ainda eram bebês. 
Colocavam sua fé no "pai Abraão" (capítulo 6), numa ordem sacerdotal (capítulo 7), ignorando ser a fé em Cristo a única esperança da salvação eterna.

Três capítulos (8, 9 e 10) São dedicados a demonstrar que a Nova aliança
 (salvação por Jesus Cristo) é melhor do que a tradição da velha aliança a (lei de Moisés).

O escritor nos diz que vale a pena renunciar algumas coisas boas para receber algo melhor. Ele está respondendo a pergunta que muita gente faz ainda hoje. 
Por que a minha "tradição espiritual" não resolveu meu problema espiritual ? 
A razão é que a fé em Cristo não deve ser misturado a outras coisas, outros Santos agora mortos.  Nossa adoração exclusiva Ele é a nossa garantia de paz e nossa esperança de salvação eterna.
Chegamos ao capítulo clássico sobre a fé a Galeria dos Heróis a "exposição"da fama. 
O capítulo 11 desta epístola nos fala de fé e de suas consequências. 
Poucas virtudes cristãs são apresentadas com tantas particularidades. Você que afirma ter "muita fé em Deus', meça-as pelas definições deste capítulo. 
Lembre-se de que ter informação sobre fé cristã não é o mesmo que colocar sua confiança em Jesus como seu Senhor e Salvador.

Constantemente me surpreendo com o número crescente de pessoas de vidas confusas, cheias de vícios e tormentos, que declaram ter sempre depositado fé em Jesus. 
Será que "a fé não funciona" ? 
Ou representará ela apenas uma das palavras-código do Cristianismo, parte de um vocabulário religioso ?

Jesus ensinou-no que se tivermos fé, "todas as coisas serão possíveis". 
Ele disse aos discípulos que "se pedissem qualquer coisa ao Pai, com fé, receberiam". 
Será esse tipo de fé que você possui ? 
Fé é mais do que coragem para encarar a vida; é mais do que resignação em face dos problemas da existência diária; é mais do que habilidade para resolver situações difíceis.

Fé uma força dinâmica que nos transforma. 
Este capítulo vai ajudá-lo a compreender um pouco melhor sobre esse assunto.
Os capítulos finais deste livro contém um convite a caminhar com o Senhor nesta vida nova de fé. Pondo de lado aquelas coisas, aqueles pesos que impedem nosso progresso. 
Aprendemos que o sofrimento vem não porque Deus não cuida de nós, mas por que Ele cuida tanto que permite que sejamos testados, disciplinados.
Não devemos desencorajar e desistir.
Nestas páginas aprendemos que Deus se preocupa com todos os aspectos de nossa vida; como usar nossa casa; como atender as necessidades dos outros; como nos comportar no casamento; como usar nosso dinheiro.

Lendo estes capítulos você vai aprender que ninguém se torna crente firme através de um código de observância religiosa, mas através da obediência a Deus.
Cristo oferece salvação a todos, mas há uma exclusividade no âmago da mensagem cristã que muita gente julga difícil de aceitar:
Há um e apenas um sacrifício pelo pecado; há um caminho e somente um caminho para Deus.
somos convidados a aceitar a resposta de Deus as necessidades humanas:
SALVAÇÃO PELA FÉ EM JESUS CRISTO SOMENTE.

Próximo Estudo: A Epístola (carta) de Tiago
Com amor em Cristo Jesus
Lúcy Jorge
Serva do Deus Altíssimo



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão publicados comentários com os seguintes conteúdos:
- Palavrões;
- Ofensas;
Fique na Paz!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...