domingo, 6 de outubro de 2019

CARTA DO APÓSTOLO PAULO AOS FILIPENSES < Estudo >

ESTUDE COM A BÍBLIA EM MÃOS 

Esta é uma pequena e encantadora carta.
Paulo estava próximo do fim da vida. Senta-se numa cela escura e escreve uma saudação final em amor ao grupo de cristãos que aceitaram a jesus quando fazia uma segunda viagem missionária.

A cidade de de Filipos era uma colonia romana - Estas colonias tinham grande características própria. Onde quer que existiam, continuam com pequenos fragmentos de Roma.

Se você ler cuidadosamente  a oração inicial (1. 3-10), você terá uma alegria profunda é a tônica de todos os quatro capítulos. 
No primeiro, vemos que há alegria na vivência cristã;
Na segunda, no serviço do  Senhor; 
Na terceira, na convivência entre aqueles que seguem juntos na caminhada cristã.
Finalmente Paulo diz aos filipenses que há alegria nas recompensas diárias da vida cristã.

É impossível para Paulo escrever a uma das Igrejas sem retornar ao tema central de toda a Escritura Sagrada: 
JESUS CRISTO
Nem os sofrimentos pessoais nema preocupação com os assuntos da Igreja local podem desviá-lo do objetivo de tornar Cristo conhecido. A descrição da humilhação e exaltação de Cristo,no capítulo dois, é mais um aspecto d'Aquele que veio para salvar-nos dos nossos pecados.

Na sua preocupação com a Igreja em Filipos, Paulo promete enviar seu filho na fé, Timóteo, para visitá-los. Menciona também Epafrodito, outro "irmão". Pouco a pouco nos é ensinado no Novo Testamento sobre o relacionamento  entre aqueles que trabalham juntos no Evangelho.
Só ocasionalmente,  como nesta carta, encontramos um rápido comentário de como é importante "ter a mesma  mentalidade" e "lutar juntos".

Descobrimos ainda nesta Epístola que Paulo não era um "isolado". Ele não tocava todos os instrumentos da banda sozinho. Dependia de homens como Barnabé e Silas, Timóteo e Epafrodito, para ajudá-lo a continuar sua missão. 
Que este exemplo sirva de advertência a todos que se sentem 
"auto-suficientes".
Uma das preocupações constantes do Apóstolo Paulo era com aqueles falsos mestres do "legalismo" que corrompiam o Evangelho por sua insistência na observância da lei. Aqueles que confiavam mais nas obras da carne que a graça de Deus, ele os chama de "cães" (filipenses 3. 2),  "afastem-se desta gente", diz Paulo, "eles querem modificar a base da Salvação fazendo da vida eterna o resultado da fé com obras ao invés de fé somente".

Paulo diz à Igreja que ela é o verdadeiro Israel, ou seja, a "circuncisão" que não consiste na carne (Filipenses 3. 3). Volta a este tema repetida vezes: Não é por qualquer das nossas obras que somos salvos; nem mesmo pelas melhores cerimônias religiosas, mas pela fé em Jesus Cristo.
Chamo a sua atenção para um homem que depois de apedrejado, espancado e chicoteado, aguardando a morte na prisão, tem ainda assim fibra e vigor espiritual apara enviar estas palavras finais aos cristãos filipenses: 
"Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez vos digo, alegrai-vos" 
(Filipenses 4. 4). 
Que espírito indomável !

Não leia muito rapidamente o capítulo 4, medite nele, porque ele contém algumas "jóias" do Apóstolo Paulo que certamente enriquecerão  a sua vida. Atente bem para o versículo 8, onde você há de encontrar o segredo para a saúde mental. E leia cuidadosamente o versículo 13, que é um grito de vitória de um homem cujas perseguições se tornaram motivos de regozijo. E não deixe passar o versículo 19, que declara o suprimento abundante do nosso Pai Celestial, cujas "riquezas em glória por Cristo Jesus
pertencem a todos que O amam e O servem com humildade.

Próximo Estudo: Epístola aos Colossenses
Com amor em Cristo Jesus
Lúcy Jorge 
Serva do Deus Altíssimo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão publicados comentários com os seguintes conteúdos:
- Palavrões;
- Ofensas;
Fique na Paz!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...