ESTUDE COM A BÍBLIA EM MÃOS
Assim como o apóstolo Paulo se sentia perturbado no seu espírito a causa de falsos mestres e perder tiram a pureza da mensagem do Evangelho, Pedro também se preocupava com a devastação da fé do povo de Deus, corrompida por falsas doutrinas.
Sua primeira carta se destinava consolar a Igreja; a segunda, a prevení-la.
Os perigos de dentro eram a heresia e a imoralidade.
Afirmando que o propósito da nossa salvação é tornarmo-nos iguais a Cristo, acrescenta que o crescimento cristão depende de conhecimento.
Esta Segunda Epístola é em parte uma repreensão a liderança da Igreja, que permitirá todo tipo de falsos mestres misturando-se ao povo e ensinando o que bem entendia:
Franca imoralidade !
Alguns usavam até mesmo sua posição nela para enriquecer.
A crença na segunda vinda do Senhor vinha sendo ridicularizada e os membros da Igreja sofreram as consequências dos abusos de seus líderes.
A crença na segunda vinda do Senhor vinha sendo ridicularizada e os membros da Igreja sofreram as consequências dos abusos de seus líderes.
Pedro começa a falando da necessidade de crescer através de um desenvolvimento que se inicia com a fé e se transforma em virtude, conhecimento, temperança, paciência, piedade, cuidados fraternais e finalmente amor.
Ele declara que, se nós não demonstrarmos tais virtudes, seremos cegos, e teremos esquecido as próprias bases da nossa salvação.
A linguagem de algumas dessas epístolas é dolorosamente direta e não deixa dúvida quanto ao destino daqueles que desviam os membros da Igreja não só por falsos ensinamentos como por maus exemplos.
Pedro diz que essas "heresias abomináveis" levam à rápida destruição.
Dá uma curta lição de história, mostrando que Deus jamais deixou de punir os culpados e que os princípios de justiça não mudaram.
A ira apostólica contra aqueles que
A ira apostólica contra aqueles que
"prometem liberdade sendo eles mesmos servos da corrupção"
é bastante evidente.
No último capítulo, Pedro retorna ao tema da segunda vinda de Cristo, afirmando que estamos vivendo na esperança da volta de Jesus, e exortando-nos a viver
"em santo procedimento e piedade"
(2 Pedro 3. 11).
conclui a epístola dizendo-nos que devemos crescer
"na graça e no conhecimento do nosso Senhor e salvador Jesus Cristo"
(2 Pedro 3. 18)
PRÓXIMO ESTUDO: AS TRÊS EPÍSTOLAS DE JOÃO
Com amor em Cristo Jesus
Lúcy Jorge
Serva do Deus Altíssimo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não serão publicados comentários com os seguintes conteúdos:
- Palavrões;
- Ofensas;
Fique na Paz!