sábado, 26 de outubro de 2019

SEGUNDA EPÍSTOLA DE PEDRO < Estudo >



ESTUDE COM A BÍBLIA EM MÃOS

Assim como o apóstolo Paulo se sentia perturbado no seu espírito a causa de falsos mestres e perder tiram a pureza da mensagem do Evangelho, Pedro também se preocupava com a devastação da fé do povo de Deus, corrompida por falsas doutrinas.

Sua primeira carta se destinava consolar a Igreja; a segunda, a prevení-la. 
Os perigos de dentro eram a heresia e a imoralidade.
Afirmando que o propósito da nossa salvação é tornarmo-nos iguais a Cristo, acrescenta que o crescimento cristão depende de conhecimento.
Esta Segunda Epístola é em parte uma repreensão a liderança da Igreja, que permitirá todo tipo de falsos mestres misturando-se ao povo e ensinando o que bem entendia: 
Franca imoralidade !
Alguns usavam até mesmo sua posição nela para enriquecer. 
A crença na segunda vinda do Senhor vinha sendo ridicularizada e os membros da Igreja sofreram as consequências dos abusos de seus líderes.

Pedro começa a falando da necessidade de crescer através de um desenvolvimento que se inicia com a fé e se transforma em virtude, conhecimento, temperança, paciência, piedade, cuidados fraternais e finalmente amor.
Ele declara que, se nós não demonstrarmos tais virtudes, seremos cegos, e teremos esquecido as próprias bases da nossa salvação.

A linguagem de algumas dessas epístolas é dolorosamente direta e não deixa dúvida quanto ao destino daqueles que desviam os membros da Igreja não só por falsos ensinamentos como por maus exemplos. 
Pedro diz que essas "heresias abomináveis" levam à rápida destruição.
Dá uma curta lição de história, mostrando que Deus jamais deixou de punir os culpados e que os princípios de justiça não mudaram. 
A ira apostólica contra aqueles que 
"prometem liberdade sendo eles mesmos servos da corrupção
é bastante evidente.

No último capítulo, Pedro retorna ao tema da segunda vinda de Cristo, afirmando que estamos vivendo na esperança da volta de Jesus, e exortando-nos a viver 
"em santo procedimento e piedade"
(2 Pedro 3. 11).
conclui a epístola dizendo-nos que devemos crescer
 "na graça e no conhecimento do nosso Senhor e salvador Jesus Cristo"
(2 Pedro 3. 18)

PRÓXIMO ESTUDO: AS TRÊS EPÍSTOLAS DE JOÃO

Com amor em Cristo Jesus 
Lúcy Jorge 
Serva do Deus Altíssimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão publicados comentários com os seguintes conteúdos:
- Palavrões;
- Ofensas;
Fique na Paz!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...