sábado, 5 de outubro de 2019

CARTA DO APÓSTOLO AOS EFÉSIOS < Estudo >

CARTA DO APÓSTOLO PAULO À IGREJA DE ÉFESO
Estude com a Bíblia em mãos

Esta, pela grandeza de sua revelação, é a "santa das santas" de todas as cartas. Ao escrever aos Coríntios, Paulo disse que foi 
"arrebatado até o terceiro céu
2 Coríntios 12. 2 
O que lá prendeu está escrito na Carta à Igreja de Éfeso; o mistério que havia estado oculto desde antes da fundação do mundo.

Há referência a esta Igreja em dois outros lugares no Novo Testamento. No Apocalipse, João descreve às "sete Igrejas", uma das quais é Éfeso. ele diz que ela havia abandonado o seu primeiro amor, apesar de ter conservado a sua pureza tanto na conduta como na doutrina. Apocalipse 2.1, 7

A primeira referência ela encontra-se nos Atos dos Apóstolos, quando Paulo visitou a cidade e encontrou 12 discípulos desencorajados e espiritualmente fracos. Falou-lhes sobre a plenitude do Espírito Santo e os reorientou sobre o batismo nas águas, tendo alcançado os seguintes resultados: "e impondo Paulo as mãos veio sobre eles o Espírito Santo e tanto falavam em línguas como profetizavam".
Atos 19.6

Esta Epístola, no entanto, não é uma mensagem pessoal aos membros daquela Igreja em particular, mas uma revelação a toda a humanidade a respeito do mistério da Igreja Corpo de Cristo, do qual Jesus Cristo é a Cabeça.
A palavra em grego que significa igreja é "ecclesia", isto é, assembleia de pessoas que são "chamadas". o apóstolo Paulo havia dito que Deus "visitou o gentios, a fim de constituir dentre eles um povo para o seu nome" 
Atos 15:14

Paulo inicia esta carta dizendo que ela representa o propósito eterno de Deus. Alguns professores creem que Israel, é escolhido por Deus nos tempos do Antigo Testamento para ser o receptáculo da Sua aliança. É o povo através do qual Deus iria sempre demonstrar Seu amor ao mundo.
Paulo afirma não ser isso é verdade. as promessas e alianças de Deus não são nacionais, mas muito mais do que isto, são espirituais. Ele ensina que a Igreja é o "Novo Israel". A Igreja é o cumprimento dos propósitos e promessas de Deus.

Os judeus (Israel) estavam sempre separados de todos os outros povos do mundo (gentios) por barreiras raciais, religiosas, culturais e sociais.

Se Cristo pudesse unir, não haveria, como de fato não há, qualquer abismo tão grande que Ele não pudesse transpor. E Ele o fez, Sua morte na Cruz é o único meio de paz com Deus para todos os homens, sem distinção. E todos que pertence a Ele tem uma ligação em comum, muito mais forte profunda qualquer das antigas diferenças --- de raça, cor, status, sexo ou formação. Judeu e gentio são um em Cristo.
O primeiro capítulo desta carta, em toda sua extensão como em sua revelação, é verdadeiramente majestoso. O mistério da vontade de Deus foi revelado. Este é o cumprimento dos tempos, quando a Deus ajuntou todas as coisas em Cristo, que permanece no centro do plano divino.
Leia a Oração do Apóstolo (Efésios 15. 23), pedindo a Deus que de conhecimento é compreensão aos "escolhidos antes da fundação do mundo". 

Não há explicação mais clara para graça de Deus do que aqui encontramos no capítulo 2 desta Epístola. O resultado do pecado é a morte. Mas Deus, na Sua misericórdia, amor, deu-nos  vida nova através de Seu Filho Jesus. Leia estas palavras com entendimento:
"Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; é isto não vem de vós, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie".
Efésios 2. 8, 9
A medida que Paulo vai mostrando como todos os homens se torna um através da salvação e ligação ao Corpo de Cristo, ele nos afirma que ninguém é "estrangeiro" no Reino de Deus. Somos todos "cidadãos" e "santos" e " membros" de Sua família. Encontramos novamente aqui neste símbolos dinâmicos da Igreja: um edifício que se torna um tempo santo; no lugar de adoração a Deus.
Efésios 2. 20, 22
À luz da Epístola aos Efésios, é difícil compreender como as velhas divisões de judeus e gentios receberam novos nomes, como protestante, católico, batista, metodista, etc... 
Nos primeiros tempos, dois grupos se olhavam sempre como desconfiança e acusações. Pois é situação de hoje não é diferente. A Igreja tornou-se "igrejas": 
grupos competitivos, partido rivais, acusando-se mutuamente se não pertencer à 
"igreja verdadeira". 
Terá sido tão completamente esquecida a mensagem de Paulo que todos os homens que creem em Jesus se torna "um em Cristo"?

Outro das grandes orações de Paulo encontrada no capítulo três (3.14, 21). Não é algo para ser repetido, mas faz parte da revelação sobre o que pode o homem ser quando se rende ao Espírito e compreende as dimensões do amor divino (ágape).
A segunda metade desta carta (capítulos 4, 5 e 6) poderia ser intitulado 
"Cristãos em ação". 
Nesses capítulos aprendemos que somos unidos por uma mesma fé, uma vida em comum, mesma lealdade e mesmo propósito. 
Servimos a um Mestre.
Cristo é a cabeça e nós os membros de Seu corpo.  
Mas desde aqui não somos idênticos, seja os dons seja nas funções, temos que aprender a trabalhar juntos.

No capítulo quatro, Paulo introduz um novo conceito de vida Cristã.
Ele chama a isto "caminhada" eu usa igual expressão em  outras cartas.
Por exemplo, aos Gálatas ele diz: 
"Andai no Espírito, e jamais satisfareis a concupiscência da carne" 
(Gálatas 5.16)
Esta figura é muito simples, e revela a vontade de Deus de que vivíamos a vida diária de maneira diferente da que viviam antes da nossa salvação: 
"... não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos" (Efésios 4. 17). 
Nosso progresso (caminhada) deve ser diário, simples e dependente do Espírito.

Depois de abrir o capítulo cinco com as palavras "andar no amor",  Paulo explica natureza dessa caminhada espiritual. Diz  que ela deve ser sem impurezas e sem idolatria. Não devemos, na verdade, ter qualquer relacionamento com as "obras das trevas", mas --- pelo contrário --- devemos distanciar-nos  dessas coisas loucas. E, somos novamente instados a andar prudentemente, "não como néscios" e sim "como sábios" Efésios 5.15

Quantas vezes terá você ouvindo a expressão "vida abundante" ?
Paulo nos explica como podemos viver abundantemente. O segredo, escreve aos Efésios, é encontrar esta vida através do Espírito Santo. Ele nos diz que podemos ser 
"cheios do Espírito". 
Que conceito magnífico !
Podemos edificar (construir) nossas vidas através do louvor e cânticos e ações de Graças.
Paulo torna-se então muito pragmático, ensinando por exemplo como homens e mulheres (casais) devem viver juntos em amor mútuo e  submissão. 
O relacionamento matrimonial é usado para descrever a união entre Cristo e a Igreja: assim como homem eu não mulher se tornam "uma carne" pelo casamento, também os membros do Corpo de Cristo são 
"membros do Seu corpo
Efésios 5. 30

É provável que o capítulo final (6) desta Epístola tenha ajudado mais cristãos a vencer batalhas espirituais do que qualquer outra passagem da Escritura. Aqui aprendemos sobre nosso inimigo espiritual, descrito como: 
"principados ... potestades ... dominadores deste mundo tenebroso ... forças espirituais do mal nas regiões celestes" 
Efésios 6. 12 

Mas não obstante Satanás e suas hostes demoníacas, nós podemos ser fortes no "poder do Todo Poderoso", se utilizarmos a armadura de Deus espiritual que está à nossa disposição. Paulo descreve os recursos disponíveis a qualquer filho de Deus: 
Justiça, paz, fé, salvação, a Palavra de Deus e a oração.
Ele nos ensina como usá-las contra as forças do mal que investem contra nós. 
Efésios 6. 13-18

A Epístola aos Efésios é uma mensagem urgente para a Igreja de todas as gerações, 
incluindo a atual.

Próximo Estudo: CARTA DO AP. PAULO AOS FILIPENSES.

Com amor em Cristo Jesus
Lúcy Jorge
Serva do Deus Altíssimo

2 comentários:

  1. Amada a paz do Senhor Jesus. Como esta excelente estes estudos, abordando e ampliando o nosso conhecimento. Louvo a Deus pela sua vida. O design também está um amor. A sua cara, sempre caprichosa com as coisas de Deus. Essa canção está em que idioma é muito espiritual. Que nunca lhe falte sabedoria. Você e um instrumento de Deus para o mundo. Beijão minha doce Lucy.

    ResponderExcluir
  2. Olá linda, voltei, estou aprendendo muito com este estudo. Abençoado seja sempre este ministério que você abraçou. Você é muito usada por Deus , te acompanhado sempre no face. Bjos querida.
    Magnífico estudo.

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários com os seguintes conteúdos:
- Palavrões;
- Ofensas;
Fique na Paz!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...